08 outubro 2019

Resenha | O Destino de Tearling - Erika Johansen


Livro: O Destino de Tearling
Série: A Rainha de Tearling #3
#1 - A Rainha de Tearling
#2 - A Invasão de Tearling
Gênero: Fantasia, Distopia
Autora: Erika Johansen
Editora: Suma
Páginas: 360
Ano: 2018

Esse livro é o terceiro de uma trilogia e contêm spoilers dos livros anteriores.

Resenha:
Para salvar seu povo, Kelsea Glynn tomou uma decisão desesperadora, ela entregou as safiras e ela própria para a Rainha Vermelha em troca da mesma se retirar com o exército Mort sem causar nenhum dano a Tear. Mas a Rainha Vermelha  acaba dando um tiro no pé, pois as Safiras não funcionam com ela e os soldados se revoltam por voltar para casa sem nenhum despojo de guerra. E não é só com a revolta dos soldados que a Rainha Vermelha tem que se preocupar. A coisa sombria esta a solta graças a Kelsea, e está cada vez mais perto de Mortmesne. Por onde ele e suas crianças passam só sobra destruição. E apesar das pessoas estarem se referindo a ele como O Órfão por causa de uma lenda local, seu nome na verdade é Rowland Finn.

E é Row aos quinze anos que Kelsea vai conhecer através dos olhos de Katie Rice, que viveu no pós-travessia. Mesmo sem as safiras, Kelsea continua tendo as visões do passado, dessa vez alguns anos antes do sonho de um Mundo Melhor de William Tear desmoronar. Row é o melhor amigo de Katie e mesmo sendo um adolescente, já dá para ver o homem que ele iria se tornar. E voltando ao presente temos Row buscando a coroa que está na posse do Padre Tyler, que também está desaparecido e com uma recompensa sendo oferecida pela sua captura pelo Arvath. De mãos atadas sem saber como se defender de Row, a Rainha Vermelha acaba pedindo a ajuda de Kelsea, já que é responsabilidade dela ele estar solto.

Já em Tearling temos Clava como regente do reino no lugar de Kelsea e ele não sabe se faz o que Kelsea pediu ou se vai em uma missão de resgate por sua rainha. Como está com o exercito desfalcado, por enquanto ele decide cumprir um dos desejos de Kelsea que é acabar com a Creche e contrata os Carden para fazê-lo. E quem mais tem ajudado Clava na ausência de Kelsea é Aisa, isso antes dela decidir seguir seu próprio caminho. E além de todas as dificuldades, Clava ainda está enfrentando a marcação acirrada do Santo Padre, que aproveitou a ausência de Kelsea para querer fazer valer seus "direitos". O cerco está se fechando e Kelsea precisa encontrar uma solução antes que seja tarde e ela tem certeza de que a resposta está em suas visões do passado.

"Ninguém mais no Tearling conseguia ver o mundo melhor de Tear, muito menos arrumar coragem para lutar por ele.”

Finalmente eu li esse livro. A Rainha de Tearling e A Invasão de Tearling, primeiro e segundo livro da trilogia respectivamente, foram livros que me arrebataram e amei a história criada pela autora. Mas quando finalmente o volume final foi lançado por aqui ele custava em média 50 reais, coisa que só pago pelos livros ilustrados do Harry Potter. Então esperei baixar o preço. Mas enquanto esperava fui lendo as resenhas para saber o que o povo estava achando e confesso que desanimei muito porque quase todas as resenhas que li foram negativas e o ponto crítico, o que mais o povo detestou, era o final do livro. Por isso mesmo com o livro comprado, comprei ele em agosto do ano passado e paguei 20 reais, eu não me animei a ler, até agora.


E concordo com as pessoas que desgostaram do livro, mas meu problema com ele não foi com o final, que surpreendentemente foi a unica coisa que gostei no livro. Antes de mais nada devo alertar que provavelmente vou soltar spoilers do livro então se você pretende ler o livro pare agora e comente em outra postagem. Continuando. A autora construiu uma história incrível em A Rainha de Tearling e ela só cresceu e melhorou em A Invasão de Tearling e terminei o segundo livro com o coração na mão. Mas quando comecei o terceiro a impressão que eu tive era de que estava lendo outra história porque nada do que vinha sendo construído até então, teve uma continuidade.

Ela pegou arcos que eram maravilhosos e personagens que me ganharam e acabou com eles em um piscar de olhos. Em compensação ela encheu muita linguiça com personagens e histórias que não tiveram nenhuma relevância para o destino final da história. A grande vilã dos dois primeiros livros, a Rainha Vermelha, foi transformada em um bichinho assustado e sua história foi esquecida. O santo Padre, outro vilão que prometia, também foi esquecido no churrasco e fora uma cena irrelevante, ele nem apareceu no livro. Fetch, o personagem misterioso dos livros anteriores, não passou de um covarde chorão nesse terceiro. Clava só andou de um lado para o outro feito barata tonta e também teve seu personagem desconstruído. E temos muito outros que vinham tendo seu destaque na história e que mal foram citados nesse.

E o que dizer do grande mistério de quem era o pai de Kelsea? Tosco. Era melhor ter deixado em aberto do que ter sido como foi a revelação. E só não dei nota menor porque como disse, o final foi muito bem feito. Não era o que eu teria escolhido, mas foi a melhor coisa que a autora escreveu nesse terceiro livro. E também gostei das revelações sobre o passado. Me senti como se Kelsea estivesse visitando o nosso presente, porque se a gente for olhar é o que está acontecendo agora. As criticas politicas e religiosas foram super relevantes. Mas infelizmente termino essa série com aquela sensação horrível de decepção. Quanto a capa, achei tão bonita quanto as outras. E até indico a série para quem gosta do gênero, mas não vá com muita sede ao pote nesse terceiro livro.


Nota:









14 comentários:

  1. Oi, Sil como vai? Que pena que o livro não tenha lhe causado satisfação na leitura, mas às vezes acontece né, infelizmente. A capa desse livro é bastante atraente. Adorei sua resenha, abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil. Uma pena o livro não ter te surpreendido, a premissa dele é super interessante. Triste não ter sido bem desenvolvido! =/

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  3. Gostei da capa do livro, amo livros que tem continuação, que são séries. E, amei a sua resenha, pena que não foi tão bom como se imaginava. Tem coisas que poderiam ficar em aberto. Ainda não li a sequencia mas, resolvi colocar na minha lista de leitura.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil! Sinto pelas ressalvas porque a história da trilogia parece tão boa, sem contra as capas! Uma pena a sua decepção!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil! Eu esperava um destino melhor para a protagonista, achei muito injusto o que aconteceu e como ela se viu no mundo depois de tudo que enfrentou. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Ainda não conhecia a trilogia, mas li mesmo assim a resenha haha, eu detesto quando um desfecho deixa a desejar, e acabo ficando bem triste com isso.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  7. Oi, Sil

    Que pena que você ficou decepcionada. Eu amei o livro e favoritei, pois achei a história super coerente. Realmente o mistério do pai deixou a desejar, mas isso não prejudicou a minha experiência. Também não senti essa questão com a continuidade e achei que a Erika fechou bem toda a história. Uma pena ter sido ruim pra você, mas acontece. :)

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil, eu infelizmente flopei no primeiro volume, li todo, mas não me ganhou, achei enfadonho e pouco atrativo.
    Pena que não foi tudo que esperava, mas curti a resenha, sinto que não perdi muito!

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
  9. Oi, Sil!

    Ainda não li nada da série, mas é uma pena que esse terceiro volume tenha te desapontado, parece que a história tem potencial, mas a autora acabou se perdendo um pouco :(

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Confesso que tenho o primeiro livro aqui e ainda não me animei a ler. Acho que perdi a vontade.. mas gostei de saber que o primeiro e o segundo você adorou mais que esse..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sil! Tudo bom?
    TRAUMA DA MINHA VIDA quando eu amo muito uma história e chega no último volume dela e a autora consegue estragar tudo (né @ Veronica Roth).
    Quebrar desenvolvimento de trama e personagem é a maior tristeza; uma pena que ela tenha se perdido no fim assim :/

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  12. Ai, Sil! Eu passei por essa experiência recentemente e até hoje não me recuperei :(
    Você foi a única pessoa que curtiu o final do livro que eu conheço.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  13. Oi
    o pessoal falavam tão bem dos dois primeiros, pena que o último acabou decepcionando um pouco, pelo menos ainda curtiu algo da história.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Fico triste em saber que uma série antes tão boa tenha terminado dessa forma. Eu não conheço os livros porém sei como é a sensação de esperar super animada pela conclusão de uma série antes tão boa e amada e no último livro a mesma ir lá e nos decepcionar. É super frustrante.

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo