16 janeiro 2020

Resenha | A Duquesa Feia - Eloisa James

Livro: A Duquesa Feia
Série: Contos de Fadas # 3
#1 - Quando A Bela Domou A Fera
#2 - Um Beijo À Meia-Noite
Gênero: Romance de Época
Autora: Eloisa James
Editora: Arqueiro
Páginas: 272
Ano: 2018

Resenha:
James Ryburn, conde de Islay e herdeiro do ducado de Ashbrook, está prestes a tomar uma das decisões mais difíceis da sua vida. Seu pai, o Duque Tolo como é conhecido, tanto fez que acabou levando eles a falência. Foi um mal negócio seguido de outro e para tentar rever o dinheiro perdido, ele acabou usando uma parte da herança de Theodora Saxby, filha de um amigo que lhe confiou a tutela da garota após sua morte. Mas mesmo Theo, como ela prefere ser chamada, não sendo um exemplo de beleza, algumas propostas de casamento começaram a chegar, que ele rejeitou antes que a mãe de Theo ficasse sabendo, porque se alguém descobrir que ele roubou o dinheiro de Theo, eles estarão arruinados. Mas o duque já sabe como resolver a situação, basta James fingir que está apaixonado por Theo e se casar com ela. James vê Theo como uma irmã e só aceita a ideia do pai porque sua mãe está enterrada em uma das propriedades que eles vão perder se a verdade vier a tona.

Theo também considera James como um irmão e fala sobre tudo com ele, inclusive de seu interesse em se casar com o Lorde Geoffrey Trevelyan. E para chamar a atenção de Geoffrey, Theo propõe que James finja lhe fazer a corte sem nem imaginar que ele já ia fazer isso mesmo a mando de seu pai. Mas essa encenação toda faz com que James olhe para Theo com outros olhos e percebe que deseja ela como mulher. Então em um evento na casa do príncipe, James agarra Theo e a beija e quando os dois são flagrados pela mãe de Theo e pelo próprio príncipe, James se declara e pede Theo em casamento. Theo que também nunca tinha sentido por James nada mais do que carinho de irmão, fica devastada com o beijo e aceita o pedido. Mas apesar da declaração de James, as pessoas não acreditam que o casamento é por amor, afinal como alguém lindo como James se apaixonaria por Theo, que recebe da imprensa o apelido de duquesa feia. E mais, as pessoas acreditam que o casamento não vai durar nem seis meses.

Theo fica bastante chateada quando ouve os rumores a seu respeito, mas ela sempre soube que era feia, que somente sua mãe e James que a chama de Daisy (margarida), que a veem diferente. Porém apesar de tudo ela está feliz. Seu casamento vai muito bem em todos os sentidos. James divide tudo com ela, até a parte administrativa do ducado. Mas então o duque volta para casa e Theo tem seu coração partido em dois quando ouve uma conversa entre pai e filho, onde fica claro que James só de casou com ela a mando do pai. Destruída por dentro Theo manda os dois embora de sua casa e diz a James que nunca mais quer falar com ele. Então James parte em uma viagem de navio onde acaba virando um pirata. Quase sete anos depois Theo conseguiu fazer os negócios darem lucro e depois de uma temporada em Paris voltou para Londres, não mais como um patinho feio e sim um cisne em todo seu resplendor. E quando James está prestes a ser declarado morto, ele volta para Londres disposto a ter de volta tudo o que perdeu, principalmente sua Daisy.

“Nas semanas e nos anos seguintes, quando olhasse para trás, ela identificaria aquele instante como o momento exato em que seu coração se partiu em dois. O momento que separou Daisy de Theo, o tempo Antes e o tempo Depois. No tempo Antes, ela tinha fé. Tinha amor. No tempo Depois… teve a verdade.”

Esse é o terceiro livro da série da Eloisa baseada em contos de fadas e o conto/fábula da vez é O Patinho Feio. Eu amei Quando a Bela domou a Fera e minhas expectativas para Um beijo à meia-noite estavam lá em cima e infelizmente o livro foi uma decepção. E quando lançou A duquesa feia e comecei a ler somente resenhas negativas dele, minhas expectativas que já eram quase nulas, deixaram de existir completamente. Acho que até por isso eu acabei apreciando grande parte da leitura, só não gostei de algumas coisas da segunda parte do livro, que se passa após os sete anos. Nessa segunda parte a personalidade dos personagens mudam bastante, talvez para mostrar o quanto a separação mexeu com eles e também por tudo o que eles viveram nos anos separados. E isso deu um choque em quem tinha amado os dois na primeira parte da história.

Mas o meu problema não foi nem esse, e sim a correria com que a autora juntou os dois novamente. O livro bem que poderia ter mais umas cinquenta páginas e desenvolvido melhor a parte final da história que eu teria gostado bem mais do que gostei. Mas como um todo e como disse sem nenhuma expectativa, acabei gostando bem mais do que achei que iria gostar do livro. A primeira parte da história é muito boa, vemos dois amigos cada um com seus defeitos e qualidades que o outro conhece de cor e que se amam e ainda não se deram conta disso. É preciso uma tramoia do pai dele para que eles percebam o que sentem. Mas esse mesmo pai que junta os dois, acaba por separá-los com seus comentários fora de hora e com seu senso de dono da razão. Ele simplesmente não consegue aceitar que seu filho vê a beleza de Theo.


Nem Theo na verdade, ela não se acha bonita e por isso não acredita que alguém possa achar. Isso de beleza na minha opinião é bem relativo porque cada um tem um gosto e o que é belo para um, é feio para o outro e vice-versa. Mas existe um padrão estabelecido sim pela sociedade que atualmente é bem diferente do que era na época que se passa a história, se fosse hoje ela seria considerada linda e as outras feias hehe. Mas essa baixa autoestima dela está enraizada e mesmo após a reviravolta em sua vida, onde ela se mostra uma empreendedora, ela continua insegura por dentro no que se refere a sua aparência. E muita gente criticou esse ponto, que a mudança nela só foi por fora. Mas eu particularmente gostei, porque quantas vezes não acontece isso de verdade? A pessoa se mostra uma fortaleza por fora e só ela sabe como está se sentindo por dentro.

Já o James eu ainda estou na duvida sobre o que achei dele. Me irritei bastante com sua covardia. Então ele trai sua melhor amiga e quando ela fica magoada com o que aconteceu e tem uma reação bem esperada de mandá-lo embora, ele vai e fica sete anos longe fazendo o que tem vontade e só volta porque vai perder o título de duque e não porque queria consertar as coisas. Que tipo de amor é esse? Não me convenceu. Por isso que citei sobre ter mais algumas páginas na história, para que James conseguisse provar isso para o leitor, porque tenho certeza de que muita gente concordou comigo. Quanto a capa está tão ou até mais linda que as outras da série. E claro que vou ler o próximo porque diferente desse, eu li muitas resenhas positivas dele e minhas expectativas estão altas dessa vez hehe.

Nota:







15 comentários:

  1. Oi, Sil como vai? Espero que você goste dos outros livros dessa série, assim como gostou desse aí. A capa desse livro é muito bonita. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil
    Apesar de eu gostar de releituras, não sei porque esta série não me despertou interesse a ponto de querer ler sabe? Aliás, nunca li nada da autora e acho que prefiro começar com algum romance que não sejam releituras. Eu adoro estas capas.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil,

    Eu tentei ler o primeiro livro da série, mas confesso que o enredo não me agradou e eu desisti. Que bom que apesar das resenhas negativas você curtiu a história. Eu acho que eu vou passar essa série, quem sabe um dia me animo em ler rs.

    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Confesso que a história em si não me chamou muita atenção, e o fato do autor não ter convencido, me deixou com o pé atrás. Mas, que bom que você gostou da história! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil
    Muita gente não gostou desse livro KKKK Eu li ele quando não tinha sido lançado aqui e até curti, mas senti que a autora se perde um pouco no reencontro dos personagens. Gostei mas não gostei tanto, sabe? Falta ler o segundo e o último dessa série.
    Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil, às vezes eu acho que as pessoas exigem autoestima das outras quando no fundo nem elas tem, ou fingem que tem. Eu gostei da honestidade da protagonista, me chamou bastante atenção e realmente se fosse mais longo eu não reclamaria rs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Oi, não vejo muita gente falar dele. Aliás só sabia dos outros dois, e queria muito ler eles, mas tinha até esquecido da existência deles -_- mas agora lembrei e amo esse gênero <3
    Sua resenha tá maravilhosa e que bom que leu sem expectativas haha
    Eu achei bem fofa a história do livro, principalmente o início, mas tenho que concordar que sete anos depois é muito tempo e... Teria que se esforçar muito pra ele mostrar pra gente que ainda gostada dela mesmo. Acho que minha opinião com relação a esse livro será a mesma que a sua quando eu o ler.
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil!
    Acho que foi o segundo livro dessa série que o pessoal fez resenha negativa direto né? rs
    Aí eu nem me interessei muito em ler a série, vc é guerreira e tá insistindo, hahah
    Mas as histórias que pegam essa vibe do Patinho feio geralmente são bacanas de acompanhar!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Amei a resenha. Amo 'releituras' de contos de fadas e já quero ler essa série. Uma pena a personalidade dos personagens mudar
    Beijos
    www.dearlytay.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil, tudo bom?
    Vou te falar que meu primeiro contato com a Eloisa não foi lá muito incrível. Teve uma cena de "Quando a Bela Domou a Fera" que me incomodou demais e eu nem tentei ler o restante dos livros da autora. Agora, você falando que James é covarde, penso que sempre terei algum problema com os protagonistas, rs.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sil!
    Ainda não tive a oportunidade de ler a série, mas adoro releituras, então quero conferir em breve. Apesar das ressalvas desse livro, acho que se for lido sem muitas expectativas, possa ser que agrade tbm.

    Beijos
    Construindo Estante || Instagram

    ResponderExcluir
  12. Olá...
    Eu adoro romances de época, porém, por algum motivo não identificado não tenho lido muito do gênero nos último meses kkkk...
    Ainda não li nada da Eloisa James, mas, pretendo ler essa série em breve!
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Acho que gostaria da experiência com está leitura. Sou masoquista, gosto de me ver em personagens com autoestima baixa.
    Mas no geral, quero conhecer toda série.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  14. Oii Sil.
    Adorei sua resenha. Ainda não li nada dessa autora, mas tenho muita vontade de fazer isso. Embora seja um final corrido, sinto que o romance iria me agradar.
    Beijos.
    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo