05 junho 2020

#7 | Da Netflix - É importante falar sobre o Racismo

Oi povo lindo como vocês estão? Acredito que cada um está nesse momento tentando assimilar tudo que vem acontecendo. Vivemos um momento em que temos que usar máscaras, porém, as máscaras sociais estão caindo. E isso é serio e importante.
Não vivemos mais no século passado, onde o preconceito racial era tolerado. O ano é 2020, o ano em que era pra vivermos o futuro. E ele chegou! mas trazendo em sua bagagem tanta coisa triste e ruim.

Fazia um tempo que estava querendo colocar alguns filmes de abordam o racismo. Porém, em alguns momentos a gente se cala por receio de abordar um assunto por não se sentir no direito de fala. Portanto, creio que se eu abraço a causa posso e devo falar. Racismo Não!

Bora lá ver o que encontrei na Netflix pra compartilhar com vocês?
O cinema vem trazendo ao longo dos anos, temas importantes para serem abordados e discutidos. Tem muitos filmes bons e muitos outros já saíram do catalogo, uma pena.

"Numa sociedade racista, não basta não ser racista. 
É necessário ser antirracista." Angela Davis


Corra (2017)



“A pele clara era preferida nos anos passados. Mas agora está mudando.
Negro está na moda.”

Olhos que condenam (2019) Série




"Não se trata mais de justiça. E sim de política. A política está relacionada a sobrevivência. E não há nada de justo na sobrevivência."

Tem uma resenha sobre ela aqui 

12 anos de escravidão (2013)




“Não quero sobreviver, quero viver.”

O menino que descobriu o vento (2019)




"Não me insulte hoje só porque sou pobre, 
você não sabe o que meu futuro reserva!"

Mãos talentosas (2009)




“Sempre dê o seu melhor e tente encontrar maneiras de fazer um trabalho ainda melhor.”

A vida e a Historia de Madame C.J Walker (2020) Serie




"Precisamos trabalhar pesado, ser mais inteligentes e sonhar alto."

Coach Carter - Treino para a vida (2005)




"...E, quando nos libertarmos dos nossos próprios medos, a nossa presença automaticamente libertará os medos dos outros."

A procura da felicidades (2006)




"Filho, nunca deixe que ninguém impeça você de sonhar, nem se essa pessoa for o seu pai"

A espera de um milagre (1999)




" Estou cansado da dor que sinto e ouço no mundo todo dia"

Minha Historia (2020) Documentário




"Quero todas as garotas deste planeta tenham as mesmas oportunidades que tive para seguir sua educação e seus sonhos. Mas agora, mais de 98 milhões de meninas adolescentes em todo o mundo não estão na escola"

Irmandade (2019) Serie




"A gente não vai abaixar a cabeça pra sistema opressor não, rapaz!"

Moonlight sob a luz do luar (2016)




"Em algum momento, você tem que decidir quem quer ser. Não pode deixar que ninguém decida por você"


Um maluco no pedaço (1990) Serie




“Cale a boca, cara! E vê se tira essa porra de bigode de leite.”

...


Porque é importante assistir temas como esse? Para que de uma forma possamos assimilar o sofrimento e tentar o mínimo que seja nos colocar no lugar do outro. E entender que todos merecem respeito. E que ninguém é melhor que o outro por ter a pele mais clara, classe social elevada ou porque teve uma educação melhor.
Todos nós temos algum preconceito enraizado, é importante olhar fundo e se desprender dele. Alguns levam um tempo pra se vê livre. Porém, o racismo é um preconceito que já passou da hora de acabar.

E você que chegou até aqui.
Já viveu ou presenciou um momento de racismo? Se sim, compartilha conosco esse momento nos comentários.

Um grande abraço para todos e se cuidem!.








21 comentários:

  1. Ótimas indicações...
    Olhos que Condenam é uma minissérie fantástica. Vale muito a pena conferir
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  2. Olivia, esse post foi extremamente necessário. Depois dos últimos acontecimentos, quero tentar ler e assistir mais filmes e séries sobre o tema! A gente nessa posição que não sente o que o outro sente, não significa que não possa fazer nada, né? E acho que procurar entender melhor é um grande passo. Até para mudar algumas atitudes, que não são de propósito, mas sem querer acabam ferindo o outro. Como termos que podem ser substituídos! E acrescentaria nessa sua listinha, que se eu não me engano tem na Amazon, no Now e Telecine Play: Green Book e A luta por justiça! E tem dois livros que abrem a mente também: "O ódio que você semeia" e "Na hora da virada". ♥ Ah! Vou tentar assistir hoje mesmo o documentário da Michelle Obama!

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Olivia
    Achei super válido e interessante você fazer essa seleção maravilhosa de filmes, séries e documentários a respeito do tema. Acho que quanto mais informações temos, mais podemos nos posicionar. Eu já assisti alguns desses, mas o que mais gosto é A procura da felicidade, que é incrível e A espera de um milagre. Muita gente me indicou Olhos que condenam, então imagino que também seja maravilhoso.
    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Assisti alguns filmes e séries citados aqui. É muito importante essa discussão e que bom que você trouxe ela.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil, ameei demais essas indicações, que muito ver Os olhos que condenam. Amo demais A espera de um milagre, choro todas às vezes que eu vejo. E gosto também de Corra! filme inteligentíssimo.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Amei ot ema, ja assisti varios.
    Corra esta sendo muito falado!


    juliamodelodemodelo.blogspot.com
    instagram.com/juliamodelodemodelo

    ResponderExcluir
  7. Oi Olívia. Tudo bem?
    Gostei muito do seu post e das suas indicações. Sempre se faz necessário que tenhamos empatia, que possamos no colocar no lugar do outro antes de tomarmos qualquer atitude precipitada, e como você mesma falou o racismo está enraizado em nosso cultura e temos a obrigação de fazer a nossa parte para que ela seja erradicada de nossa sociedade.
    Bjus

    ResponderExcluir
  8. Oi, Olívia! Tudo bom?
    Só história poderosíssima nessas indicações! Eu já assisti quase todos, só não reuni forças pra aguentar Olhos que condenam porque passei mal com o trailer. Sei que vai afetar minha ansiedade e_e
    Super recomendo Infiltrado na Klan. Tem no Telecine e aaaaaaaaaa que filmão maravilhoso! E assustadoramente atual também.

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Olívia
    Acho um post extremamente necessário principalmente para que as pessoas entendam tudo que está acontecendo. Quero muito assistir Olhos que condenam mas ainda não estou preparada para isso.

    Beijinhos!!
    https://focadasnoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Esta série da Ava é maravilhosa, até hoje não esqueci nenhum pedaço dela.
    Ótima lista, espero conferir a da Octavia em breve.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  11. Oi, Olivia como vai? Suas indicações são maravilhosas, embora eu não as tenha assistido tenho certeza de que são excelentes e de suma importância para sociedade. Adorei. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi Olívia e Sil,
    Também acho super necessário falarmos sobre o racismo e espalhar amor por todo esse mundo!
    Da sua lista, eu assisti '12 anos de escravidão', o clássico 'Um Maluco no Pedaço' e 'Moonlight'. Já vou muita gente elogiando Corra e A Vida e a história de Madame C.J.Walker. Quero ver em breve!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Olá,

    É muito importante falarmos sempre o racismo, e mesmo não tendo lugar de fala, nos espaços nossos, podemos sim abordar sobre isso, indicar quem pode falar melhor que nós, quem está tendo sua voz abafada ou deixada de lado, oferecer nosso lugar e espaço para essas pessoas que justamente possuem seu lugar de fala. Produzir conteúdo assim é interessante, para consumirmos cada vez mais as produções, as artes, as linguagens produzidas pela comunidade preta. Já assisti alguns dos filmes mencionados, gosto de Moonlight e tô doida pra assistir sobre a história da Michele Obama <3

    https://monautrecote.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Fabiano, eu vi esse filme e recentemente o livro. É uma história incrível.

    ResponderExcluir
  15. Olá Olivia,

    Também acho importante levantar esse tema para que as pessoas entendam o que está acontecendo, gostei das dicas, assisti a quase todos.

    Bjs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Acho que independente de qualquer coisa, é sempre importante contribuir com o movimento antirracista. Eu sou branca, filha de pai branco e mãe negra, e desde criança eu sempre vi minha mãe passando por inúmeras situações por ser negra, já começa pelo fato de quando andávamos juntas na rua, alguém sempre suponha que ela era minha babá ¬¬', com cinco anos eu ficava fula de raiva e gritava que ela era "MINHA MÃE caramba!" Mas enfim, gostei muito do seu post, e não sei se tem na Netflix, mas um filme ótimo sobre o assunto é Estrelas Além do Tempo.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Histórias Cruzadas também é maravilhoso, e a última vez que vi, tinha na Netflix.

      Excluir
  17. Já vivi algo parecido com o seu testemunho Leslie. É muito triste. Os dois filmes que vc citou são ótimos mesmo. Pena que não estão na Netflix.

    ResponderExcluir
  18. Amei essa postagem! Muito importante e tem vários filmes que eu não tinha visto. 'Corra' me deixou com um misto de nojo e medo, não sei explicar, mas é uma produção muito forte. 'Um maluco no pedaço' eu acho incrível também. E 'A história de madame C.J. Walker' eu ainda pretendo assistir. Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  19. Oi Olívia.
    Muitos desses citados fazem parte dos meus filmes favoritos. Tem alguns que preciso assistir e outros que desejo reassistir para contemplar mais uma vez suas críticas sobre nossa sociedade racista.
    Adorei as indicações.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo