29 agosto 2021

Resenha | Fantasmas: Os mortos só querem paz - Tiago Toy

Livro: 
Fantasmas: Os mortos só querem paz
Série: Não
Gênero: Suspense/Terror
Autor: Tiago Toy
Editora: Faro Editorial
Páginas: 272
Ano: 2021

Resenha:

Quando foi embora de Monte do Calvário há sete anos, Victoria pensou estar livre para sempre daquela cidade horrenda, que lhe dá calafrios o tempo todo. Mas devido as circunstâncias ela foi obrigada a voltar. Além de precisar e muito do dinheiro do seu pai, Victoria pretende encontrar sua melhor amiga Uiara, que desapareceu há cerca de três meses. Victoria é filha adotiva de Tarso Casagrande, o homem mais poderoso de Monte do Calvário e dono do cafezal cultivado às margens do lago Lameiro, que não é um lago de fato. Quase trinta anos antes aconteceu a história conhecida por todos como a Tragédia da Barragem, que afundou um vilarejo inteiro, incluindo as quase cem pessoas que moravam no local, e que hoje está submerso no fundo do lago. 

E foi só colocar os pés na cidade e Victoria volta a sentir a energia opressiva subindo por seu corpo. Victoria sempre teve uma sensibilidade aflorada e era como se pudesse sentir as emoções de todas as pessoas que já viveram ali, principalmente as emoções ruins. Mas ela sempre soube disfarçar muito bem e agora não vai ser diferente, mesmo que as coisas tenham mudado bastante em sete anos. Seu pai está muito doente e Barão, o funcionário de confiança do seu pai, acredita ter mais direito a herança do velho Tarso do que Victoria, já que foi ele quem ficou e manteve tudo funcionando desde então. 

E Barão não vai deixar uma garota que voltou do nada, sabe se lá com qual intenção, tomar o que é seu, nem que para isso ele tenha que chegar às últimas consequências. Mas no momento Victoria não tem tempo para se preocupar com Barão já que ela precisa encontrar a amiga, pois parece que ninguém mais na cidade esta preocupado com o desaparecimento dela. E quanto mais Victoria procura, mais distante ela parece estar de alcançar seu objetivo. E se os vivos não estão dispostos a ajudar, quem sabe os fantasmas não lhe indiquem o caminho?

Eu conheci a escrita do Tiago no livro Vozes do Joelma, onde é ele quem faz a ligação entre as quatro histórias contadas no livro. E confesso fiquei arrepiada com o que li. Fiquei com mais medo das partes que ele escreveu do que das histórias em si. Por isso quando vi esse livro sendo anunciado pela editora já fiquei louca para ler ele e assim que chegou aqui em casa já furou a fila. São raros os livros de terror que li e realmente me deram algum medo. E confesso que sou medrosa para assistir terror, mas ler eu gosto. Mas esse livro no caso acredito que puxou mais para o suspense do que para o terror propriamente dito. Apesar de ter um, até dois pés no sobrenatural.

A história se passa em 1989 e logo me vi transportada para meu final de infância e começo de adolescência com gírias que eu usei muito na época, e musicas que eram o top. E não sei se foi essa associação que me fez sentir que estava lá junto com a protagonista vivendo tudo aquilo. E acabei sentindo o que ela sentia também. O livro não deu medo, mas por vezes fiquei aflita e em algumas cenas me deu foi uma agonia, um negócio sufocante mesmo. Por isso indico a leitura para quem está acostumado com esse tipo de coisa. Algumas cenas achei bem forte.

E o suspense pega a gente logo de cara. Você fica o livro todo tentando descobrir o que realmente aconteceu com Uiara. Se ela está viva ou morta, se virou fantasma, fazendo alusão ao título do livro, ou se é tudo coisa da cabeça dos personagens. E ainda tem uma tal planta lá que pode ser a responsável pelas visões ou até mesmo se eram os fantasmas que estavam aparecendo. Desconfiei de tudo e de todos. Tinha hora que achava que era tudo culpa do Barão, outras vezes achava que o culpado era o Tarso. Mas também desconfiei da Victoria e de outros personagens que aparecem na história. Porque não tem ninguém realmente santo aqui.

E só perto do fim que comecei a entender a verdade. Mas ainda teve algumas coisas que não acabei ligando e só fiquei sabendo pelas revelações finais mesmo. E terminei o livro satisfeita com o que encontrei. O autor conseguiu unir vários elementos no livro que juntos fizeram da obra algo bem regional e não vou falar mais nada porque posso acabar falando mais do que devia e soltar spoilers. Só me resta indicar o livro para quem gosta de histórias do gênero. Quanto a edição está que é um capricho só. Mas falar isso é ficar me repetindo porque a Faro se supera a cada lançamento. 

Nota:





14 comentários:

  1. Oi Sil! Eu também gosto de ler terror, mas de filmes eu passo longe. Eu fiquei bem interessada nesta obra, especialmente por saber que há um bom suspense. Em breve quero conferir. Valeu a dica. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Oii, já amei o livro. Amo suspenses e terror vou anotar para lê-lo.
    Beijos
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  3. Oie ! Não conhecia o livro, geralmente eu leio sobre auto-ajuda e romances, são meus favoritos. Mas eu amei sua resenha ♡

    www.blogresenhando.travel.blog

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sil! Tudo bom?
    Eu não conhecia o livro, e no momento não tô conseguindo ler terror, então deixo a dica passar. Mas adorei a história!

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil, eu não tive coragem de ler Vozes do Joelma, mas fiquei interessada nesse, parece muito bem desenvolvido!! Quero ler!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil,
    Confesso que assim como você, pra mim é tranquilo ler livros de terror, já dos filmes eu corro, haha.
    Eu me apaixonei pela capa desse livro assim que fiquei sabendo do seu lançamento, mas eu não gosto de histórias que envolvem o sobrenatural, então com certeza, pra ler esse livro eu teria que receber um spoiler pra saber se vale a pena a leitura pra mim.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  7. fiquei mega curiosa com esse livro adoro livros deste género
    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sil!
    Achei essa capa linda demais! Apesar de não gostar de suspense, eu fico sempre curiosa quando o autor envolve sobrenatural no meio, deixa a trama mais interessante ainda. Não conhecia as obras do autor, mas fico animada de ver que a leitura é tão gostosa assim.
    Beijo!
    https://capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Sil. Tudo bem?
    Eu vi o outro livro do Tiago pela internet, mas ainda não tive oportunidade de ler ainda. Gostei ainda mais da sinopse e do estilo desse. Coloquei na minha lista do skoob.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
  10. Oi, Sil. Como vai? Me parece um ótimo livro. Que bom que gostou. Fiquei tentado a lê-lo. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil,

    As edições da Faro realmente são incríveis!
    Para quem curte o gênero tenho certeza que vai gostar do livro, eu folheei Vozes do Joelma e realmente o autor escreve muito bem.
    Não sei se leria por não ser muito meu estilo, mas fiquei curiosa com a história pela sua resenha.

    Bjs
    https://diariodoslivrosblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi
    primeiramente eu acho essa capa linda, eu não sou muito fã de terror só que de vez , mas por envolver um suspense eu leria, parece ser uma leitura que mexe muito com a cabeça do leitor. Que bom que gostou da leitura.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Eu recebi Vozes do Joelma por esses dias, das trocas do Skoob, mas estou me planejando para ler perto do dia das bruxas, que tem mais clima para isso, haha. Sou como você, passo longe de assistir coisas de terror, mas eu leio. Vai entender, haha. Gostei da sua resenha, ainda mais pelo livro ter mais suspense do que terror propriamente dito. Quero ler ele também.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil,
    Tive o prazer de conhecer o Tiago Toy pessoalmente, e ele é um querido!
    Gostei bastante da edição e por mais que não seja muito meu estilo de leitura, gostaria de ler pelo autor. Agora, ainda mais depois dos seus elogios!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo