21 agosto 2021

Top 5 | Spoilers

Esses dias estava pensando nos ditos spoilers. E cheguei a conclusão de que existem alguns tipos deles. Tem uns que até dá para a gente fugir, mas tem outros que fica quase impossível não pegar.
Eu particularmente não ligo, desde que não entregue o ouro, se for contar algumas coisas que me deixem mais interessada na história, tudo bem. O ruim é quando vem com aqueles spoilers enormes que contam o ápice da história, dai a gente até perde a vontade de ler o livro.

Mas vamos aos spoilers. Mentira não vai ter spoilers hehe.

Obs. As imagens são somente para ilustrar a postagem

5 - Livros que são continuações.
Aqui não tem como não pegar spoilers. Por mais que a pessoa tente resenhar livros de série sem falar de algo que aconteceu no primeiro ou no livro anterior, não tem jeito, sempre vai soltar uma ou outra coisa. Por isso se não leu o livro anterior e pretende ler a série/duologia/trilogia, não leia a resenha.


4 - Livros que não são séries propriamente ditas, mas que contam a história de pessoas da mesma família ou tem um personagem que está em todos os livros.
Aqui se encaixa os famosos romances de época que geralmente são séries que "dá para ser lida fora de ordem" porque as histórias tem começo, meio e fim. Mas não se engane. Os casais sempre aparecem nas histórias um do outro e você fatalmente vai pegar spoilers. Aqui também se encaixa as famosas séries com algum detetive que está em todos os livros, mas que cada um tem uma história diferente. Você vai pegar spoilers da vida dele.
Lembro que quando conheci o Harlan Coben, meu primeiro livro dele foi da série com o Myron Bolitar e sem saber comecei pelo 10º livro da série. E quando li outro estranhei que o nome da mulher dele fosse diferente nos dois livros. Dai que percebi que era uma série, os anos tinham se passado e ele já tinha trocado de esposa hehe. Mas nesse caso em especial o erro não foi só meu, mas da editora também, que lançou todos os livros fora de ordem.


3 - Spoiler nas sinopse do livro.
Já cansou de me acontecer isso. Mas sou dessas que não consigo ler um livro sem ter lido a sinopse antes. E tem vezes que a sinopse acaba contando quase o livro todo. E algumas contam mesmo hehe


2 - Spoiler em adaptações
Aqui também é outro caso que não dá para fugir se você insistir em assistir antes de ler o livro. Até tem alguns que dá para assistir e até quando você vai ler, vê quantos detalhes a adaptação deixou de fora. Mas em alguns casos como em filmes de suspense por exemplo, se você assistir o filme antes, o livro perde toda a graça.


1- Spoiler deliberados em resenhas e redes sociais
Tenho um ódio de quando as pessoas não avisam que tem spoilers nas resenhas. Dai você lê toda inocente e pronto, perdeu a graça a leitura. E tem aqueles que não dá o spoiler propriamente dito, mas diz, é parecido com tal livro ou tal filme e é como se tivesse dito o que vai acontecer. Lembro que me aconteceu isso com o livro Mentirosos onde a pessoa citou o nome de um filme e pronto, foi-se o mistério.
E tem aqueles spoilers de redes sociais que além de soltar o bendito, a pessoa ainda coloca em fundo vermelho que é para todo mundo ler mesmo. Aconteceu comigo na época da série GOT e a pessoa é uma blogueira muito conceituada. Que ódio que fiquei hehe.


E então, você gosta de spoiler, foge dele, já pegou algum que te fez desistir da leitura?







14 comentários:

  1. Oi, Sil! Tudo bom?
    Dependendo do meu hype com a coisa que quero ler/ver, spoiler pode funcionar tanto pra me deixar com raiva por saber o que acontece e ai nunca chego perto (Divertidamente foi assim, me deram O MAIOR SPOILER de uma parte triste fiquei com raiva nunca assisti KKKKKKKKK) ou pode me atrair porque eu não estava TÃO interessada e o spoiler me ajudou.
    Mas super concordo com a listinha, tem alguns que são inevitáveis, especialmente falando de séries ou séries complementares; o aviso é sempre necessário, tho!

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil
    Eu acho que o unico tipo de spoiler que me incomoda um pouco tem haver com livros de suspense .
    A leitura de "Mentirosos' não é a mesma quando você tem ideia de qual seja o desfecho.

    Porém posso estar enganada, porque um dia fui assistir um video sobre aquele filme "A ilha do medo " (não sei se você ja leu ou assistiu) pois eu queria saber se era de terror e no final levei um monte de spoiler sobre o filme e achei que não ia aproveitar o filme , mas quando resolvi o assistir e aproveitei do mesmo jeito.Só que desssa vez procurando os sinais que a narrativa nos deu ao longo do filme.

    Nossa , e tem os spoiler dos memes que não da para fugir , as vezes acho que ja li a serie inteira de "Harry Potter " e "Acotar " de tanto que eu vejo o povo falando na internet.

    Amei o post
    Beijos

    https://mundinhoquaseperfeito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil,
    Não gosto de sinopse que entrega toda história, pq aí você nem precisa ler, pois já sabe tudo pela sinopse.
    E outra coisa chata são as resenhas com spoiler, às vezes não tem o spoiler propriamente dita, mas a pessoa escreve tanto que acaba que o livro perde a graça.
    Adorei o post.

    Beijinhos
    https://tecendoaliteratura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oie, spoiler me dá ainda mais vontade de ler o livro, mas nem sempre é assim. Eu tenho uma relação boa quando pego spoilers, mas tento não dar para ninguém. Os mais comuns dos que citou, para mim, é spoiler do livro anterior na resenha das continuações.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil! Eu fujo de spoilers, nem sinopse gosto de conferir. Realmente tem alguns que são impossíveis de escapar, acho que estes de romances de época são os únicos que relevo, já que sabemos que o casal sempre vai ficar junto no final. É como isso acontece que me encanta. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sil! Tudo bem?
    Eu adoro spoiler. Eu mesma procuro inclusive e sem falar da minha mania de pegar e ler a última página do livro para saber que tudo terminou bem. Ai eu realmente não me importo com outras pessoas dando spoiler, até incentivo se puder hahaha do tipo o que vai acontecer com fulanooooooooooo? porque para mim, não importa realmente o que acontece, mas como acontece. Quanto mais spoiler, mais vontade eu tenho de ler para saber como chegaram em determinado ponto.
    Acho que o spoiler que mais vejo é em relação a resenha de séries. As últimas sinopses que li não tinham nada a ver com plot e eu fiquei passada hahahahahaha
    beijos! Adorei o post

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil, tudo bem? eu não dou a mínima para spoiler rsrsrsrs mas estou rindo com o Sparks porque nunca tinha percebido que os títulos são muito spoilers rsrsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sil. Tudo bem?

    Eu gosto tanto de spoilers. Quando alguém me conta algo que vai acontecer numa série, livro ou filme é aí que me dá vontade de consumir aquilo para chegar naquela parte específica, porque por mais que a pessoa conte, quando estou vendo/lendo a experiência é outra. Então, spoilers só aumentam minha ansiedade e curiosidade e realmente nunca escapamos dele.

    Quem não lembra na infância assistindo Power Rangers e outros desenhos com aqueles finais se liga nos próximos episódios e aparecia um monte de spoilers, hahahaha.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
  9. Eu tivesse essa sensação mesmo com Garota Exemplar
    hahaha eu li antes, mas o filme foi tão bem feito que a pessoa até desiste de ler =P

    ResponderExcluir
  10. Oiiii, pra mim dependendo do spoiler não estraga em nada a leitura, só se o spoiler for muito grande e eu ficar sabendo do plot da história hahaha.
    Beijinhos
    www.cafecommands.com

    ResponderExcluir
  11. Oi
    resenha de série de livro é bem complicado de se fazer, sempre sofro, olha tem um livro como eu era antes der você até hoje não consegui ler, porque fico lembrando do final do filme.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Sil. Como vai? Prefiro não saber de spoiler, no entanto spoiler jamais me fará desistir de ler um livro. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  13. Eu gosto na medida do possível. Nem de mais nem de menos.

    Boa semana!

    O blog está em Hiatus de Inverno de 02 de agosto à 02 de setembro, mas comentaremos nos blogs amigos nesse período. Mesmo em Hiatus o blog tem um post novo, não deixe de conferir e comentar.

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil,
    NOSSA, QUE RAIVA, SIM!
    Quando é de autora que eu gosto, eu nem leio sinopse, ou se tem alguma adaptação, além de não assistir ao filme, eu não vejo o trailer, porque muitas vezes o final está ali escondido e quando a gente vai lendo, adivinha o caminho que o autor seguiu.
    Acho que grande parte do meu ranço com a Cassandra Clare é por isso, porque eu vi o filme Shadowhunters antes do livro 1 e a Clare era diferente, bem irritante e eu queria gostar mais dela do que gostei, sabe? kkkk
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo