12 agosto 2021

Resenha | De Olho Nela - Kate Stayman-London

Livro: 
De olho nela
Série: Não
Gênero: Chick-Lit
Autora: Kate Stayman-London
Editora: Paralela
Páginas: 384
Ano: 2021

Resenha:
Desde cedo Beatrice Schumacher aprendeu a ser discreta e passar despercebida, o que não é nada fácil para alguém do seu tamanho. Seu look consistia basicamente em jeans, moletom e peças escuras e largas. Até porque não tem muitas opções de compra quando se é uma pessoa plus-size. Isso até seu intercambio na França há dez anos. Bea encontra uma peça incrível em um mercado de pulgas e acaba tirando várias fotos e incentivada pelas amigas decide criar uma espécie de diário de viagem sobre moda que acaba virando um blog, onde Bea fala sobre a dificuldade de encontrar roupas legais para mulheres plus-size. No começo o blog só era acessado por amigos, mas quando Bea consegue um emprego em uma agencia de talentos e conhece uma atriz famosa que acaba tuitando sobre o blog, Bea acaba ganhando milhares de seguidores e vê sua carreira deslanchar. 

E mesmo que tudo não sejam flores, porque ela ainda tem dificuldade para encontrar roupas legais do seu tamanho, sem falar nos comentários de ódio que ela recebe todos os dias em suas redes sociais, pelo menos agora ela não se esconde como fazia antigamente. E enquanto sua carreira vai de vento em popa, sua vida amorosa anda mal das pernas. Por mais que Bea tente, não consegue esquecer Ray Moretti, um amigo com quem ela trabalhou na agencia de talentos. A única coisa que rolou entre eles foi um beijo em uma noite de bebedeira e uma transa anos depois quando Ray já estava noivo e desde então eles nunca mais se falaram. Para se distrair Bea começa a acompanhar o reality show É pra casar, onde vinte e cinco mulheres disputam o coração de um homem. 

Indignada pela falta de diversidade do programa, onde todas as participantes são modelos magérrimas e louras, como se todos as outras pessoas não fossem merecedoras do amor, Bea acaba fazendo criticas severas ao programa e sua postagem acaba viralizando e o programa tem uma das piores audiências de todos os tempos, fazendo com que até o responsável pelo reality seja demitido. E para tentar cair nas graças do publico novamente eles acabam convidando Bea para ser a protagonista da nova temporada. E Bea só aceita porque o programa além de alavancar sua carreira vai ajudar muita gente que vive na mesma situação que ela. E que mal tem já que ninguém se apaixona em um reality show mesmo?

"Uma parte de mim ainda acha que eu deveria me sentir grata pela atenção de vocês, mesmo se for de um jeito que não tem nada a ver com a maneira como eu quero ser amada."

Quando vi esse livro sendo divulgado eu já quis ler ele porque afinal o físico da protagonista me representa. Mas fiquei receosa sobre o que iria encontrar. Esse é o terceiro livro que leio com protagonista gorda, e confesso só conheço 4, se alguém souber de outros me indiquem nos comentários. É até uma vergonha termos tão poucos livros com protagonismo gordo em meio a tantas publicações que temos por dia. E não estou falando só dos livros não, quantos filmes com protagonistas gordos você conhece. Só me vem a mente alguns de comédia onde a pessoa gorda serve para fazer as pessoas rir e não mostrar a real situação e não representa ninguém.

Eu já tinha lido um livro com esse mesmo tipo de cenário, um programa onde uma pessoa escolhe alguém para casar entre vários pretendentes e apesar de ser algo que não acredito que funcione realmente no quesito se apaixonar de verdade, é algo que gosto de ler como entretenimento. Como em todo programa de TV, eu acho muito improvável alguma coisa ser real ali. A audiência é quem manda e tudo é manipulado e direcionado para agradar ao publico que está assistindo. A atração é claro que existe, mas o sentimento amor acho bem difícil de acontecer. E no livro mesmo temos várias amostras de como as coisas são manipuladas para levar o publico a sentir o que eles querem pela protagonista.

Mas apesar de meu pé atrás com a realidade da coisa, a história é boa e funciona como um divertimento, já como um livro representativo deixa a desejar em alguns quesitos, mesmo que além da protagonista gorda temos personagens negro, bissexual e um arromântico, o que eu ainda não tinha visto em nenhum livro. E não pude dar nota máxima mesmo tendo gostado bastante porque, eu que não sou tão ligada a moda achei muito chato ter que ver a Bea descrever todas as roupas e acessórios que ela usava, inclusive citando marcas, e achei tudo muito previsível no final. Eu já tinha certeza da "reviravolta" que ia acontecer no programa, já sabia como ele ia terminar e quem seria o escolhido da Bea no final. Que aliás não seria o meu porque odeio homem ciumento. A pessoa vai para um reality com outros 24 candidatos e se acha no direito de ter ciúmes da protagonista? Me poupe.

E agora vou falar de um ponto que vi algumas pessoas comentando que é sobre a desconstrução da Bea durante o programa. Bea é apresentada como uma pessoa empoderada que superou tudo e hoje não liga mais para o que pensam dela. Mas durante o reality ela se mostra diferente, e vi muita gente comentando sobre isso de forma depreciativa. Aqui tenho que falar sobre minha experiência pessoal que é: gente não existe isso de superar ódio gratuito das pessoas. Você pode até fingir que as ofensas e os comentários não machucam, mas machucam sim e dependendo da situação e do momento machuca e muito. Ninguém "supera" ouvir que alguém tem nojo de você por causa do seu peso.

Eu já passei por cada situação que não sei como ainda estou de pé hehe. Eu sempre fui uma pessoa acima do peso e grande mesmo na verdade, antes mesmo de ser gorda. Eu me lembro do constrangimento de ter que ficar na fila dos meninos na escola porque era muito alta para ficar na fila das meninas. Uma vez fui humilhada em uma loja de sapatos porque o 39 ficou apertado e sapato de mulher é só até o 39 segundo a vendedora. Já ouvi que não podia trabalhar com o publico porque minha aparência não era agradavel para os clientes. E fora outras muitas situações que passei como a bulimia que desenvolvi por um tempo tentando me adequar ao padrão que os outros achavam aceitável.

Infelizmente temos uma ideia de que todo gordo é doente e somente quem é magro é saudável. O que não é verdade. Eu conheço muito magro com diabetes, pressão alta, colesterol e triglicérides fora de controle enquanto meus exames vai tudo bem obrigado. E a questão das roupas então? Hoje em dia ainda temos setores plus-size, mas até uns anos atrás comprar roupas era um pesadelo. Se você usa maior que 44 pode esquecer. Ou você vai achar aquela peça horrível que não deveria nem ter sido feita ou vai pagar o dobro do preço. E nem vou falar sobre espaços então, porque alguém já viu o tamanho das catracas dos ônibus? Tudo feito para pessoas magras. 

Mas voltando ao livro. Eu entendo cada atitude dela, entendo cada vez que ela chorou ou se fechou, só não entendo porque ela aceitou participar do programa se não entendeu que ela era que mandava na coisa toda. Não era ela que precisava ser aceita, eles é quem tinham que agradar se queriam ser o escolhido. Mas de novo entra a insegurança e rejeição de toda uma vida e a autora foi muito bem em mostrar sem enfeites o que uma pessoa gorda pensa de si mesma. E uma coisa que gostei bastante na narrativa foi que além do texto propriamente dito, temos transcrições de twites, podcast, email, conversas e comentários em redes sociais que ajudaram a deixar a história mais leve. Quanto a capa eu gosto muito. E por fim finalizo a resenha que ficou enorme pedindo que se puderem leiam o livro, sei que vai mudar sua visão sobre o assunto.

Nota:








15 comentários:

  1. Me interessei pelo livro pelo tema, mas ainda não li. Espero conseguir ler e ter uma experiência bacana.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sil.
    Sinto muito por tudo que você já passou... a humanidade é muito mesquinha e sempre alguém está destilando o seu veneno sem se importar com que a pessoa humilhada tem sentimentos.
    Gostei bastante de De Olho Nela e diferente de muitas críticas que li sobre a desconstrução de Bea, discordo totalmente também... não existe alguém forte o suficiente pra não ligar para as coisas que Bea ouvia.
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi querida,
    eu gostei do livro, como você ressaltou que falta pouca representatividade da personagem, mas tem de sobre por outros personagens (até mesmo um arromântico), eu me interessei e pretendo ler em breve.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  4. Parece ser uma personagem bem verdadeira, que dá para a gente se identificar. Nunca tinha ouvido falar desse livro. Gostei da indicação :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro Chick-Lit, mas ainda não li esse livro.
    Também amo livros com protagonistas gordas porque realmente temos muito poucos. Você pediu pra dar algumas indicações. Lembrei de "Nove regras a ignorar antes de se apaixonar" da Sarah Maclean que a protagonista é gorda e empoderada, apesar de o mocinho me irritar um pouco por ser mandão. Lembro também de um livro que eu li sobre Rockstar chamado "Lick" em que claramente a protagonista era gorda, mas acho que a autora teve medo de usar a palavra propriamente dita então sse você procura fanarts do livro o povo só idealiza ela magra o que me deixa revoltada. Também me disseram que em Teto para dois a Beth descreve a Tiffy como uma mulher gorda, eu amei o livro mas sinceramente não lembro das descrições dos personagens.
    Enfim, divaguei muito aqui hahaha mas amei sua resenha!

    Beijos,
    www.nandadoria.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sil!
    Eu já tinha visto a capa desse livro por aí, mas não sabia direito do que se tratava. Olha, acho que só conheço/li uns dois livros onde as protagonistas eram gordas, ainda falta muita representatividade nesse sentido principalmente porque a mídia em si é gordofobica. Como uma criança que nasceu e cresceu gordinha, também sofri muito bullying nesse aspecto e lido com as consequências até hoje no que diz respeito à autoimagem.
    Apesar das ressalvas, gostei muito da proposta do livro e acho que leria sim. Mas sei que não vou gostar do escolhido também haha. Amei a resenha!

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil, tudo bom?
    Concordo com você, temos pouquíssimas protagonistas gordas e muitas vezes, quando as temos elas são secundárias, aquela melhor amiga bem caricata, até como alívio cômico.
    Mas o que sinto mais falta é tratar o assunto com normalidade, sabe? As vezes, eu só queria alguém que me representasse sem tantas problemáticas a serem levantadas para eu conseguir me ver sem lembrar de tudo o que já ouvi... E olha que nem devo ter passado por muita coisa perto de outras pessoas, mas são simples frases que nos magooam e marcam para sempre.
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Eu já estava com muita vontade de ler esse livro e essa vontade só aumentou. E concordo com você, concordo muito com vários pontos e o que mais me chamou atenção foi quando você falou sobre não ter como ficar bem recebendo ódio gratuito. Real, não tem como. Quem fica bem lendo comentários negativos e desrespeitosos? ninguém.
    Eu gostei muito da resenha e também fiquei bolada com o escolhido só de ler aqui.

    beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi, Sil. Como vai? Que bom que você gostou da obra, apesar das ressalvas. Parece interessante. Muito boa sua resenha. Abraço!



    http://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil! Eu gostei bastante da obra, não esperei por romance, mas por ver a Bea se sentindo melhor em vários aspectos de sua vida. Preconceito é algo muito venenoso e infelizmente nos cerca em todos os lugares. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil!
    Que absurdo amiga , não acredito que te enfiaram na fila dos meninos por você ser mais grande , que coisa mais sentido e humilhante .
    E essa garota da loja de sapatos , que garota ridicula !
    Realmente essa questão da moda pluss size esta mudando , mas ainda tem muita coisa para ser mudada .

    Sobre o livro eu ja vi a Aione Simões falando sobre esse livro e assim como você ela gostou bastante. Eu só não sei se eu iria gostar por causa do reallity show.Até hoje reallity show não funcionou comigo nem ao menos em livro .

    Beijos

    https://mundinhoquaseperfeito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Sil, tudo bem?
    Em primeiro lugar, sinto muito que você tenha vivido tudo isso que você descreveu. Faz pouquíssimo tempo que a gordofobia tem sido criticada e sendo alvo como algo que precisa ser desconstruído, então entendo 100% quando você fala das inseguranças que você sentia, mas também que a protagonista sentia. Afinal, se ainda hoje existe todo esse preconceito, é porque estamos muito longe do ideal de aceitação e igualdade que queremos.
    Um outro livro que eu recomendo se você não leu ainda é Acorda Pra Vida, Chloe Brown. A protagonista é gorda e negra, mas a obra não foca nisso, são só características da pessoa foda que ela é! =)
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  13. Oi, Sil. Tudo bem?
    Situações desagradáveis como a que você passou são horríveis mesmo, as pessoas perdem a noção de humanidade.
    A Becky Albertalli tem dois livros muito legais que gostei Os 27 Crushes de Molly e Leah Fora de Sintonia.
    Sobre sua resenha, achei o livro super interessante, com algumas ressalvas, mas gostaria de ler para ver mais. Fiquei interessada.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
  14. Oie Sil!

    Esse eu consegui baixar ♥ Mas ainda não consegui ler
    CONCORDO
    geralmente o protagonismo gordo vem associado a algumas coisas que não são o que representa - sabe que eu estava vendo sua resenha e no ensino médio, uma amiga era mais alta e ela usava 40 e sempre comentava sobre a dificuldade de sapato
    E ESSAS PESSOAS QUE VOCE FALOU... Nossa, fiquei indignada!!!!!
    Um livro que eu lembro que foi bem divertido e também trouxe o tema com muito carinho foi As Grandes aventuras de Daniela da L.L. Alves ♥
    Anotei para ler esse também! Já quero depois da sua resenha ♥

    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  15. Eu conheço esse livro apenas por outra resenha, mas nunca li de fato. Eu gostei bastante de sua resenha, especialmente por falar com propriedade sobre o assunto. Eu também não conheço muitos livros com protagonistas gordas, a não ser A descoberta de Jana, que é um dos contos da antologia Femme Fatale (que li e gostei, apesar de ter algumas ressalvas), e Poder extra G, da Thati Machado, que nunca li.
    Bjks1

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo