24 agosto 2021

Resenha | O Timbre - Neal Shusterman

Livro: 
O Timbre
Série: Scythe #3
Gênero: Ficção-Científica
Autor: Neal Shusterman
Editora: Seguinte
Páginas: 560
Ano: 2020

Contêm spoilers dos livros anteriores. 

Resenha:
O mundo é perfeito. A capacidade computacional se tornou infinita e a nuvem evoluiu para a Nimbo-Cúmulo, que controla tudo e todos ao seu redor e por isso não existem mais desigualdades, nem doenças e a imortalidade é uma escolha. Mas a superpopulação se tornou um problema e para resolver essa situação foi criado um grupo de pessoas que teriam a dificil missão de coletar vidas aleatoriamente, a Ceifa, que é a única coisa no mundo que a Nimbo-Cúmulo não pode intervir. Quem morre pelas mãos de um ceifador não pode ser revivificado. A Nimbo-Cúmulo é responsável pela vida e a Ceifa tem o domínio sobre a morte. E uma não pode interferir nos negócios da outra. E quando o homem tem algo tão importante em suas mãos é claro que a coisa vai sair do eixo.

Alguns ceifadores começam a se corromper, sentindo prazer em seu trabalho e fazendo ele com o máximo de violência possível. Um deles é o Ceifador Goddard, que em um golpe de mestre mata todos que poderiam fazer alguma frente contra ele ao afundar Perdura e agora é o Alto Punhal de MidMérica do Norte e sua primeira decisão é abolir a cota de coletas dos ceifadores, assim eles podem matar quantas pessoas tiverem vontade. E para ajudar no momento em que Perdura afundou, a Nimbo-Cúmulo declarou todos os humanos infratores e não responde mais ninguém. A única exceção é Greyson Tolliver, que está refugiado entre os tonistas que acreditam que o ruído que todos ouviram antes da Nimbo-Cúmulo se calar é o sinal que eles esperavam por todo esse tempo, a Grande Ressonância.

E como Greyson é o único que a Nimbo-Cúmulo ainda responde, as pessoas começam a acreditar que provavelmente ele é o enviado para salvar o planeta, um novo messias: o Timbre. Sem a orientação da Nimbo-Cúmulo as pessoas estão desesperadas e se apegam a um fio de qualquer coisa e os tonistas começam a aumentar chamando a atenção de Goddard e seus seguidores. E não é só com os tonistas que Goddard tem que se preocupar porque Citra e Rowan são resgatados com vida depois de três anos presos no fundo do mar e eles são os únicos que sabem a verdade. E ainda tem o Ceifador Faraday que enquanto todo mundo acredita que ele está morto, na verdade estava a procura de respostas para acabar com a corrupção da Ceifa em um ponto cego da Nimbo-Cúmulo, incentivado pela mesma na verdade.

"— Somos seres imperfeitos — Munira disse. — Como poderíamos nos encaixar em um mundo perfeito?"

Eu relutei bastante em começar essa série porque o gênero não é um que está entre os meus favoritos. Mas depois de tantos elogios eu me rendi e encontrei uma história espetacular em O Ceifador, que continuou primorosa em A Nuvem e terminou... bem falemos mais sobre isso. Neal Shusterman tem se mostrado um autor genial e são poucos que conseguem escrever algo tão fora da casinha dentro de um tema tão batido, Inteligência Artificial, principalmente pelo cinema, e surpreender pela qualidade e imprevisibilidade. Eu confesso que comecei a ler esse terceiro livro sem ter nenhuma ideia de como as coisas iam terminar e diferente das resenhas que li, eu gostei bastante de como tudo terminou.

Mas não vou dizer que tudo foram flores. Acredito que boa parte dos leitores da trilogia se apegaram aos personagens Citra e Rowan e a demora deles em aparecer nesse terceiro livro e quando apareceram foi basicamente para fazer figuração, pode ter decepcionado a muitos. Aconteceu comigo. Até sabemos que eles foram encontrados com vida, mas cadê deles aparecem na história e fazer o que todo mundo estava esperando deles. O Rowan é meu personagem favorito da trilogia e foi com dor no coração que vi um personagem tão promissor sendo tão mal aproveitado. Outro que eu esperava muito também e ficou só na promessa foi o Ceifador Faraday e apesar dele e da Citra até terem um papel importante na história, poderia ser qualquer um no lugar deles que não teria feito diferença.

E acredito que até por isso, pelo meu casal favorito ter sido ignorado, até mesmo o Greyson que eu tinha gostado bastante no livro anterior acabou sendo apenas passável nesse. E a Nimbo-Cúmulo que foi o grande destaque do segundo livro foi um dos poucos personagens que continuaram no mesmo nível. E por vezes me vi admirada por seu papel na história toda. Ela foi construindo tudo aos poucos, movendo as peças aqui e ali e quando a gente percebe temos um xeque-mate. Outro personagem que gostei bastante foi um que apareceu nesse livro, Jerico Soberanis, de gênero fluido, que confesso precisei pesquisar para saber o que era e isso que é legal em não ficar somente nos personagem padrões, conhecimento. 

E enquanto vi as pessoas reclamando sobre o final do livro, eu achei a solução do autor pertinente. Eu não consigo pensar em nada diferente para resolver os problemas que o autor apresentou durante a história. O que me incomodou mesmo foi a primeira metade do livro. Foram quase trezentas páginas de lentidão com um ou outro acontecimento sendo jogado aqui e ali, mas que se fosse pensar mesmo ele poderia te contado aquilo tudo em menos de cem páginas. E esse foi o motivo de eu ter dado uma nota 4 para o livro. E ainda porque não levei meu gosto pessoal em consideração, sim estou falando do Rowan, se não a nota teria sido menor. Quanto a edição o título ficou bom traduzido, mas se tivessem deixado o original teria mais significado para a história. E a edição física apesar do material ser de boa qualidade, é bem aquém dos dois primeiros livros da trilogia. 

Nota:



 



10 comentários:

  1. Não conhecia esta sequela
    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil,
    Ainda não conferi essa trilogia e eu mal sabia sobre o quê ela se tratava. Mas, achei muito bacana a base da história, creio que é aquele tipo de livro fantasioso que por trás ensina bastante e crítica a sociedade atual.
    Apesar das ressalvas parece ter sido um livro bom para terminar a trilogia, mas concordo com você em diminuir a nota por causa da enrolação, haha. Também não suporto livros que mantém a história linear quando seria possível resumi-la em poucas páginas.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sil! Tudo bom?
    Dei uma pulada na resenha porque tenho interesse em ler essa trilogia, só não sei quando. Como é o último, tento não ler nada a respeito pra não perder surpresas. Mas, pela sua nota, foi um final bom né! Não é aquele surto de cinco estrelas favorito, mas vale.

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oii, quero muito ler essa triologia faz um tempo até agora nada, quem sabe até o final de ano eu consiga.
    Beijos!
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil,

    Quando eu terminei de ler A Nuvem estava bem empolgada para ler O Timbre, mas como levou um tempinho para a editora lançar ele por aqui (da época que li o segundo) acabei deixando de lado.
    Agora vou ter que reler o segundo para continuar com esse, pois tem pontos que não lembro direito rs.
    Que bom que o livro no geral foi até bom, vi algumas resenhas negativas dele.

    Bjs
    https://diariodoslivrosblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil,
    eu amo essa trilogia e estou louca pra ler esse terceiro. Não consegui ler toda a resenha porque não quero pegar spoiler, mas pelo que li ele finaliza a trilogia com chave de ouro. Espero gostar tanto quanto você.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  7. Oi, Sil!
    Eu também me decepcionei um pouco com essa finalização. Não foi ruim, mas pelo que prometia do final de A Nuvem, foi beeem fraquinha
    Beijos
    https://www.balaiodebabados.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil,
    Aqui em casa, quem lê essa série é minha mãe. A Pamzinha até nos deu esse livro, para terminarmos a coleção, mas eu não li ainda nenhum! KKKKK
    Está na meta, ainda mais agora que dá para ler em sequência, mas sei que não é exatamente o que estou acostumada, então vou ter que ter paciência.
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho um livro desse autora, mas ainda não li nadinha dele até o momento. Eu já tinha visto essa série, mas nunca tinha lido uma resenha sobre ela (na verdade, não conhecia nem a sinopse). Que tudo esse plot! Amo histórias assim! Fiquei com vontade de ler, agora.

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    Romantic Girl

    ResponderExcluir
  10. Oi, Sil. Como vai? Tenho enorme em conhecer esta obra, pois me parece ser boa. Ótima resenha. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo