03 setembro 2020

Resenha | A Nuvem - Neal Shusterman

Livro: A Nuvem
Série: Scythe #2
#1 - O Ceifador
Gênero: Ficção Científica
Autor: Neal Shusterman
Editora: Seguinte
Páginas: 496
Ano: 2018

Contêm spoiler do livro anterior nos três primeiros parágrafos.

Resenha:

Foi no ano de 2042 que a humanidade se tornou uma sociedade utópica. O ano em que a capacidade computacional se tornou infinita e a nuvem evoluiu para a Nimbo-Cúmulo, que controla tudo e todos ao seu redor e por isso não existem mais desigualdades, nem doenças e a imortalidade é uma escolha. Mas criou-se um novo problema, a superpopulação. Para manter o equilíbrio formou-se um grupo de pessoas que teriam a dificil missão de coletar vidas aleatoriamente, a Ceifa, que é a unica coisa no mundo que a Nimbo-Cúmulo não pode intervir. Quem morre pelas mãos de um ceifador não pode ser revivificado. A Nimbo-Cúmulo é responsável pela vida e a Ceifa tem o domínio sobre a morte. E uma não pode interferir nos negócios da outra. 

Mas enquanto a Nimbo-Cúmulo é perfeita e não pode violar suas próprias regras, grande parte dos ceifadores começam a se corromper e a se utilizar da posição de ceifador para seu bel-prazer. O Ceifador Goddard, era um deles e mesmo ele tendo sido morto por seu aprendiz Rowan Damisch, sua doutrina ainda tem muitos seguidores. Por isso Rowan tomou apara si a tarefa de eliminar esses ceifadores. Com o nome de Ceifador Lúcifer, Rowan vem tirando o sossego da Ceifa e nesses dez meses que se passaram desde que ele e Citra Terranova lutaram e Citra se tornou a Ceifadora Anastássia, Rowan já coletou treze ceifadores. E enquanto Rowan é caçado pela Ceifa por seus atos, Citra tenta fazer seu trabalho de maneira justa.

O que também começa a irritar alguns ceifadores pois, ela dá um aviso prévio de um mês para seus coletados e ainda deixa eles escolherem a forma como desejam partir. E de repente ela e a Ceifadora Curie também estão correndo risco de vida e a unica que sabe disso é a Nimbo-Cúmulo que não pode fazer nada para impedir. É ai que entra na história Greyson Tolliver, um garoto que foi criado pela Nimbo-Cúmulo. Mesmo sabendo que é errado tomar qualquer ação em favor de um ceifador, ele salva a vida delas e acaba se tornando um infrator. Para a Nimbo-Cúmulo é impossível quebrar suas regras, mas nada impede que ela encontre brechas para atingir seu objetivo. Ainda mais quando quebrar essas regras significa salvar a humanidade, que é só o que ela tem feito esse tempo todo. 

"Conclui que existem apenas dois atos perfeitos. São os atos mais importantes que conheço, mas me proíbo de realizá-los e os deixo a cargo da humanidade.
São o ato de criar a vida... e o ato de tirá-la."

Como o terceiro e ultimo livro dessa trilogia está prestes a ser lançado, o físico porque o e book já saiu, eu resolvi ler logo o segundo para já ir me preparando. Eu amei o primeiro livro e confesso vi tanta gente elegendo A Nuvem como Melhor livro do ano, Melhor continuação do ano, Melhor personagem, que minha expectativas estava lá nas alturas para essa leitura. E gostei muito da história, até favoritei o livro. Mas sabe quando você está esperando algo a mais e não acontece? Então, foi com esse sentimento que terminei o livro. Se eu for comparar ele com livros como Godsgrave: O Espetáculo SangrentoO Rei PerversoCrooked Kingdom - Vingança e Redenção, continuações que li esse ano, não achei nada demais em A Nuvem. 

O começo do livro achei ainda mais parado do que de O Ceifador. São umas boas duzentas paginas sem muitos acontecimentos que nos façam ficar grudados na história. Eu esperava mais, ainda mais se for levar em conta tudo o que aconteceu no final do primeiro livro. Já esperava umas bombas logo no começo. Mas dai em diante foi uma reviravolta atrás da outra. Tanto que li as ultimas duzentas páginas de uma vez porque não conseguia largar. E que final foi aquele. Meus pensamentos e teorias sobre o que ia acontecer não chegaram nem perto daquilo. E agora estou com o coração na mão para ver como tudo vai se resolver no ultimo livro da história.

E essa é uma das coisas que amei nessa história. Você não consegue prever o que autor vai fazer. Como disse na resenha do primeiro livro, por mais que uma ou outra ação dos autores te surpreenda em algum momento, ainda assim não é nada muito fora da casinha, ou seja do esperado dentro daquele roteiro seguido pelo gênero. Mas aqui não, eu duvido que alguém tenha esperado o que aconteceu no final do livro. Ou até mesmo antes. Porque já no meio temos uma baita surpresa, e depois outra, e mais outra e lendo um capitulo não dá para saber o que esperar no próximo. E por falar em capitulo, enquanto no primeiro eles eram intercalados com relatos dos diários de coleta de alguns ceifadores, em sua maioria da ceifadora Curie, nesse temos a própria Nimbo-Cúmulo contando sua história.


E gente que "personagem" interessante. Quando eu pensava em inteligencia artificial já me vinha a mente a Skynet de O Exterminador do Futuro ou a Red Queen de Resident Evil e já pensava que ia dar ruim para a humanidade. Mas ao conhecer a Nimbo-Cúmulo vi o outro lado da moeda. Pelo menos nesses dois primeiros livros, tudo o que ela fez foi pensando no bem da humanidade. E mesmo vendo que coisas ruins vão acontecer, ela não consegue quebrar suas próprias regras. É interessante de acompanhar um IA com mais integridade e caráter do que o ser humano. Por enquanto melhor personagem da história sem duvida e coçando a cabeça aqui para ver como ela vai resolver as coisas no terceiro livro.

E falando em personagens, Rowan e Citra continuam arrasando. Mesmo com novos personagens entrando na história os dois ainda continuam sendo o centro de tudo e suas ações continuam definindo o que vem a seguir. E não tem como não desejar um romance entre eles mesmo que nesse segundo livro teve ainda menos interações entre os dois. Agora um personagem que entrou nesse segundo livro e já se tornou queridinho foi o Greyson. Ele é uma das crianças que foram praticamente criadas pela Nimbo-Cúmulo porque seus pais só queriam ter filhos e não criá-los. Então pensem que todos os valores dela passaram para ele. E quando ele se vê entre fazer o certo ou ficar dentro da lei, imaginem o dilema.

E temos outros personagens já conhecidos tendo um certo destaque nesse segundo livro, como a Ceifadora Curie e Tyger, antigo amigo de Rowan. E fui surpreendida também pelo vilão da história. Pensei em mil possibilidades de quem estava por trás do que estava acontecendo, mas nunca imaginei que era quem era. E já prevejo momentos difíceis para a humanidade no próximo livro nas mãos dessa pessoa. Mas enfim, vou parar por aqui para não soltar nenhum spoiler para quem vai ler o livro. Quanto a edição, eu amei essa capa tanto quanto a primeira. E fico aqui na espera para o lançamento do terceiro na edição física. E também para a trilogia finalizar da mesma maneira genial que o autor escreveu até aqui.

Nota:






18 comentários:

  1. Oi, Sil!
    O terceiro livro já vai sair e eu nem vi o primeiro socorro, hahaha.
    Fiquei um pouco cismada porque as 200 primeiras páginas são mais paradas.. haja paciência pra seguir com a leitura! Que bom que pelo menos o restante compensou!

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil, eu ainda nem li o primeiro, mas ele está na lista.
    Fiquei receosa com essa demora no livro para fluir, mais de 200 páginas? Que bom que teve reviravoltas atrás da outra!
    Eu adoro livros surpreendentes e ainda pretendo ler a série, adorei sua resenha!

    PS: Amei O Rei Perverso!

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil,

    Estou com altas expectativas para o terceiro livro, já que com esse final do segundo é impossível não querer ler o próximo.
    Espero muito que o autor mantenha o mesmo nível nesse último livro, pois será só sucesso.


    Bjs
    https://diarioelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sil! Tudo bom?
    Como eu decidi ler O Ceifador pra ver se me dou bem com essa história, com o tanto de elogio que tem, eu dei uma puladinha na sua resenha pra escapar dos spoilers.
    Não curti muito a escrita do Neal em outra série, mas vai que essa funciona!

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oiii Sil

    O Rei perverso é um arraso das continuações, acho que foi a melhor que li esse ano, mas tenho expectativas para essa do Neal também, até porque eu amei O ceifador. Infelizmente li O Ceifador faz uns bons 2/3 anos, e lembro pouco, acho que vou ter que reler pra poder realmente curtir a leitura e pretendo ja embalar e ler a trilogia logo completa antes que esqueça de novo.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  6. Gostei da resenha! Eu não conhecia essa trilogia e também não sei se leria (tenho um pouco de preguiça pra ficção científica hahaha). Eu tenho um grande problema com livros paradinhos no começo, sempre acabo desistindo, mas pelo visto valeu muito a pena você continuar a leitura, parece ser uma história muito bem planejada!
    Beijoss, Blog Seja Agridoce ♥️♥️♥️

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Essa é uma trilogia que eu tenho curiosidade de ler, mas geralmente só lembro da existência dela quando está perto do lançamento de algum livro, aconteceu com este e aconteceu com o anúncio do terceiro.
    Fiquei bem curiosa por ter um POV bom com uma IA, pois eu adoro ver/ler IA e robôs filosofando, por outro lado é uma pena ter um começo arrastado.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Essa capa está linda e parece que o livro fecha bem a série.
    Eu amei a resenha e quero muito ler quando tiver coragem de encontrar trilogias
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  9. É tão bom ler livros nos surpreendem a cada capítulo, eu adoro um clichê, mas eu amo mais ainda ser surpreendida de maneira positiva. O livro O Ceifador está na minha wishlist há um tempo, estou afim de ler, e agora vou acrescentar essa sequência também. Ótima resenha ♥

    Beijos
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Sil como vai? Esta obra deve ser incrível. Pretendo ler este livro futuramente. Que bom que gostou da leitura, espero que o próximo livro seje ainda melhor. Ótima resenha. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sil!

    Adoro essa trilogia e adorei também esse segundo volume, é fácil de se envolver e ficamos vidrados querendo saber o que vai acontecer em seguida. Ansiosa pra ler o terceiro!!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Tenho uma amiga que vive indicando para ler esses livros. Legal saber que você gosta tanto da narrativa, e que esse segundo livro também é ótimo como o primeiro. Não vejo a hora de começar a ler.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  13. Eu estou louca pra ler essa trilogia, pois todos só falam bem dela. Mas estou esperando sair o terceiro para ler tudo de um vez ^^

    Abraços
    http://www.auniversitaria.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi, Sil!
    Ainda não li esse livro, mas o primeiro tá na minha lista!
    Sou apaixonada nessas capas...
    Que bom que tem gostado dos livros, espero gostar também!

    Beijinhos 😘
    Thay - Sankas Books

    ResponderExcluir
  15. Oi, Sil
    Eu ainda quero ler o primeiro da trilogia. Eu vi muita gente falando bem da obra, e por isso me interessei, mas não é aquela leitura primordial, por isso ainda não li. Mas dizem que essa trilogia é ótima né? Eu acho que senti o mesmo com algumas continuações, onde eu claramente esperava mais.
    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi, Sil

    Que pena que você não viu nada demais na continuação. Agora entendi pq você não elegeu ele como melhor do mês. Eu achei sensacional e na época foi meu melhor tudo. Hahahaha A Seguinte só enrola nesse lançamento e eu me recuso a ler em eBook. Vou esperar o físico porque quero gastar todos os meus post-its com a Nimbo-Cúmulo maravilhosa.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  17. SILVANA,
    Eu vou ler essa série. Real e oficial. Esse comentário não é um comentário, é uma promessa, ok? Até o final do ano eu preciso ler O Ceifador, PELO MENOS.
    Eu tenho o livro 1 e 2 em formato físico aqui em casa que minha mãe comprou pra ela.
    Pode pegar no meu pé, eu deixo.
    beeeeeeeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Oi Sil.
    Que bom que a leitura te agradou e ainda favoritou. Mas ao mesmo tempo uma pena que ele não tenha sanado toda a sua alta expectativa.
    Bjus

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo