04 setembro 2019

Resenha | Vozes do Joelma - Marcos DeBrito, Rodrigo de Oliveira, Marcus Barcelos e Victor Bonini


Livro: Vozes do Joelma
Série: Não
Gênero: Terror
Autores: Marcos DeBrito, Rodrigo de Oliveira, Marcus Barcelos e Victor Bonini
Editora: Faro Editorial
Páginas: 288
Ano: 2019

Resenha:
Eu confesso que até ouvir os rumores sobre esse livro escrito por alguns de meus autores favoritos juntos que a Faro ia publicar, eu não sabia sobre o incêndio no edifício Joelma. Para os desinformados como eu, em 1974 um curto-circuito em um aparelho de ar condicionado no 12° andar do Edifício Joelma deu início a um incêndio, que rapidamente se espalhou e em quinze minutos já era impossível sair do prédio em chamas. Foram quase 200 mortos e mais de 300 feridos. As pessoas desesperadas começaram a pular do prédio sem nenhuma proteção, porque a escada dos bombeiros não alcançava o prédio todo. E até hoje ele é considerado o terceiro pior incêndio em arranha-céu por número de vítimas fatais.

Antes de pegar o livro em mãos eu achei que ele seria uma espécie de releitura do ocorrido, mas conhecendo os autores que participaram do projeto eu já poderia imaginar que algo diferente vinha por ai. São quatro histórias que se relacionam entre si por causa da tragédia, mas ai em cada história cada autor deu seu toque especial e por isso temos quatro histórias ligadas entre si, mas completamente diferentes uma da outra, cada uma com seu tom, mas todas viajando pelo sobrenatural. O que me surpreendeu no caso do Victor Bonini, que até então eu só tinha visto ele sendo pé no chão em suas histórias. 

Sempre que acontece alguma tragédia com mortes em algum lugar, as pessoas já tem o hábito de dizer que aquele lugar ficou mal-assombrado, ou amaldiçoado. E uma com essas proporções então, imagine o tanto de rumores e histórias que o acidente já gerou. Eu fui pesquisar e vi muita coisa, algumas de arrepiar. Uma das lendas que cercam o local diz que o terreno do Joelma serviu como palco de execução para escravos indisciplinados que trabalhavam na região entre os séculos XVIII e XIX. Negros teriam sido torturados até a morte, gerando a primeira série de mortes no local. E foi mais dessas "histórias" que os autores trouxeram nesse livro.


São quatro histórias intercaladas por uma outra, um narrador que não sabemos quem é liga as histórias entre si e já fiquei com medo logo ai. Esse narrador que a meu entender é alguma espécie de demônio, fala um pouco sobre mortes e maldades em geral e sobre as ações do ser humano. Essas partes que no livro estão destacadas com folhas pretas, foram escritas pelo Tiago Toy, que eu ainda não conhecia, mas fiquei bastante curiosa para ler algo dele depois disso.

A primeira história Os Mortos Não Perdoam foi escrita por Marcos DeBrito, ela se passa em 1948, quase 30 anos antes do incêndio e vamos conhecer a história de Pablo Ferreira de Camargo que matou sua mãe e suas irmãs e tentou esconder os corpos em um poço. O problema é que elas não ficaram "mortas" por muito tempo. O conto tem 46 páginas, por isso não vou falar muito sobre ele, sobre nenhum dos quatro na verdade, que o interessante é o leitor ir sentindo as emoções conforme vai lendo. Eu confesso que esperava mais do autor, dos quatro contos esse foi o mais fraco, mas ainda assim ele é excelente.

Na segunda história Nos Deixem Queimar, temos o autor Rodrigo de Oliveira dando sua versão para o ocorrido no fatídico dia. Segundo ele o incêndio não aconteceu por um curto-circuito e sim foi responsabilidade de sua personagem principal, a Samara. Em também 46 páginas vemos uma história genial onde o leitor é levado a duvidar do que está lendo. É a história com mais ação e desespero porque é onde temos a visão dos momentos em que aconteceu o incêndio. Foi meu segundo conto favorito, e só por um detalhe que já explico, mas sou suspeita para falar porque adoro tudo o que o Rodrigo escreve.


Já a terceira história Os Treze, escrita por Marcus Barcelos, curiosamente o autor que eu menos esperava, foi a história que eu mais gostei. Ela é a que mais dá medo e confesso fiquei com os pelos dos braços arrepiados durante a leitura. Mas tem um porém, o autor deu um final feliz para a história que tem 60 páginas e como sou a louca dos finais felizes acabei gostando mais dessa do que das outras. A história acontece durante e depois do incêndio e se passa em um cemitério para onde alguns dos corpos do incêndio foram levados, em especial Treze corpos que foram encontrados em um elevador completamente torrados. 

E por fim a ultima história O Homem Na Escada escrita por Victor Bonini que conta com 87 páginas e é o maior dos quatro contos. A história acontece supostamente anos depois quando o edifico abandonado é ocupado por moradores de rua. Também fiquei desesperada durante a leitura porque assim como as outras ela conta com aquele misto de sobrenatural, mas ao mesmo tempo dá a entender que aquilo tudo só está acontecendo na cabeça da pessoa que está contando a história. Então fica aquela dúvida. Aconteceu mesmo aquilo que estou lendo ou a pessoa está louca, existem fantasmas ou não existe. 

Eu indico o livro é claro para todos que adoram histórias com esse clima de terror onde paira a dúvida se aquilo está acontecendo mesmo ou não. E as histórias contadas pelos autores, são reais ou não? Leia e tire a sua conclusão. E antes de terminar tenho que elogiar novamente o trabalho impecável da editora com a edição do livro. Eu sempre fico aqui babando o ovo da editora não porque sou parceira deles, já que se vocês lerem resenhas de antes da parceria, vão ver que sempre elogiei o ótimo trabalho que a editora faz com suas publicações. Mas nesse livro eles se superaram. Está tão perfeito que dá gosto de ler o livro. E a capa então que tem um efeito de fogo, que infelizmente não dá para mostrar nas fotos.

Nota: 










20 comentários:

  1. Oi, Sil como vai? A capa está bonita realmente, ficou perfeita! O livro parece ser bem assustador não é? Eu gosto de às vezes ler terror, muito embora faz um tempinho ja que não leio esse gênero. De qualquer modo a obra despertou meu interesse. Ótima resenha, abraços!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sul!
    Achei super legal a proposta desse livro. Contar histórias que deixam em dúvida se são reais ou não. Eu tbm não sabia desse incêndio.

    Beijos
    Construindo Estante || Promoção de aniversário do blog

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Esse incêndio ficou marcado na história do Brasil
    Várias vezes passavam as cenas de triste episódio ,das pessoas pulando do prédio
    Eu que nem tinha televisão em casa até eu me casar já ouvia relatos desse incêndio através das notícias de rádio jornais
    Deve ter sido uma leitura bem tensa
    Se tiver oportunidade quero adquirir sim

    ResponderExcluir
  4. Oiii Sil

    Esse climão de terror do livro me chama muito a atenção, mas assim como vc também pensei que fosse uma espécie visão / ponto de vista do ocorrido, com alguns testemunhos e tals, nunca pensei que fossem histórias sobrenaturais ali. De qualquer maneira, quero ler, até porque os autores todos estão na minha meta de leitura e quero conhecer a escrita deles. A capa está linda.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil, com certeza que a editora arrasa em suas edições, a capa realmente parece saltar aos olhos, a parte do fogo.
    Eu curti a sua resenha, mas no momento eu não leria este livro, não é bem meu estilo literário!

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
  6. Eu passo para o próximo livro, não curto muito livros de terror
    Beijos ♡ Blog | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil!

    Ah!! Só de ler a sua resenha fiquei com medinho. rs... Como você sabe sou espiritualista e em vários grupos já li relatos sobre o Joelma e as pessoas que perderam suas vidas.

    Fico feliz que você tenha aproveitado a leitura, mas vou deixar essa dica passar.

    Beijos;***
    Ariane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sil!
    Eu sou cachorrinho do Bonini, né hahaha então tudo que ele publica, eu leio. Quando vi que o livro seria mais puxado pro terror, quase chorei. Sou medrosa DEMAIS e é pior ainda quando espíritos e demônios são colocados no meio. Porém, como já disse, Victor está no meio, então provavelmente eu vou tentar a leitura haha Sua resenha só me deu o empurrãozinho que eu precisava!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil
    Eu tô pasma que isso realmente aconteceu, como assim gente. Nunca fiquei sabendo! Eu já ouvi falar muito do Victor Bonini, ele é um bom autor, e ótimo que a leitura se mostrou prazerosa e surpreendente, é sempre legal quando isso acontece.
    Beijo
    Te convido a responder meu questionário para o TCC, vai ajudar muito! RESPONDER
    Capítulo Treze
    INSCREVA-SE NO CANAL
    Sorteio de aniversário dos blogs O que tem na nossa estante e Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil! eu até tenho vontade de ler, mas o lugar não é muito longe de onde eu moro e tb moro em prédio, acho que não tenho muito psicológico pra ler, mas que bom que eles arrasam!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  11. Gosto quando os autores conseguem deixar seu traço na história com a narrativa continuado. Primeira vez que vi sobre esse livro. Interessante.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Sil!
    Apesar dos excelentes elogios esse nao e um tipo de livro que eu me arriscaria. Nao gosto de terror e sinceramente nao me atrai. Sou medroso demais e era muito provavel eu abandonar. Mas que bom que curtiu tanto.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. a capa do livro ficou mesmo perfeita, o Joelma foi mesmo uma tragédia! com certeza fiquei com vontade de ler esse livro!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  14. Do Joelma, eu só lembro que uma vez passou no Linha Direta justiça e uma doida lá dizia falar com as almas de quem morreu no incêndio. Enfim... foi realmente uma tragédia e agora fiquei curiosa de como os autores trabalharam isso nas histórias.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio de aniversário Balaio de Babados e O que tem na nossa estante. Participe!

    ResponderExcluir
  15. Eu já li umas resenhas desse livro pela internet e desde então tenho ficado louca para ler. Até porque antes de ver as resenhas, eu achava que era um livro contando a história do Edifício e tudo mais e não que eram contos envolvendo o sobrenatural.
    Amo histórias que deixam a gente de cabelo em pé e com medinho então to doida pra ler o livro.

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  16. Oi Sil, tudo bem?
    Fiquei surpresa com a resenha porque, pela capa e pelo nome, achei que fosse um livro de não-ficção. Adorei a proposta do livro, me lembrou O Vilarejo, do Raphael Montes (que também tem contos independentes, mas que se conectam). Já vou inclusive anotar o nome pra não perder de vista!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  17. Falei que queria ver sua resenha desse livro, e posso dizer que amei! Também adorei as fotos e estou apaixonada por essa edição bem dark!

    Beijo
    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  18. Sil, sua resenha retrata muito o que eu achei da obra.
    Nossos favoritos foram iguais e para mim, o do Marcos quanto menos você souber, melhor é.
    E o Tiago Toy me deixou arrepiada em diversas partes com a força da sua escrita, foi uma bela surpresa.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Alessandra! Saber que a leitura te causou arrepios já me basta. Quando escrevemos terror esperamos traumatizar nossos leitores, mas um calafrio também é bem-vindo, rs
      Beijão!

      Excluir
  19. Poxa, que resenha legal! Ainda melhor de saber que despertei seu interesse com meu Devorador de Almas, rs (ego de escritor) Adorei trabalhar nesse projeto com o quarteto fantástico e a Faro Editorial. Espero que tenha sentido pelo menos um pouco de calafrios. Obrigado pela divulgação <3

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo