03 agosto 2019

Resenha | Torre do Alvorecer - Sarah J. Maas


Livro: Torre do Alvorecer
Série: Trono de Vidro #5.5
#1 - Trono de Vidro
#2 - Coroa da Meia-Noite
#0.5 - A Lâmina da Assassina
#3 - Herdeira do Fogo
#4 - Rainha das Sombras
#5 - Império de Tempestades
Gênero: Fantasia
Autora: Sarah J. Maas
Editora: Galera Record
Páginas: 664
Ano: 2018
Resenha:
Dorian Havilard sempre foi mais do que o Príncipe Herdeiro para Chaol Westfall. Dorian é seu melhor amigo, é seu irmão. E Chaol sempre soube que se precisasse daria sua vida pela de Dorian. E foi o que ele fez ao enfrentar o Rei, mesmo sabendo que não teria nenhuma chance de vencer, mas se com isso Aelin teria o tempo que precisava para salvar Dorian, Chaol o fez com prazer. E por um milagre ele saiu vivo da luta contra o Rei, mas seu corpo foi quebrado e mesmo Rowan fazendo o que pode, não conseguiu consertar sua coluna. Agora sua única chance de recuperação reside nas lendárias curandeiras da Torre Cesme em Antica, a fortaleza do poderoso império do continente do sul. E além de ir em busca de cura para seu corpo quebrado, Chaol, agora Mão do novo rei de Adarlan, também está em uma missão diplomática.

Com a guerra prestes a estourar, Aelin e Dorian vão precisar de toda ajuda possível e Chaol e Nesryn Faliq, agora a nova Capitã da Guarda Real, recebem a dura tarefa de convencer o khagan e os seis potenciais herdeiros a lutar com seus exércitos contra Erawan. E enquanto Chaol está incomodado por ter que encarar o Grande Khagan em uma cadeira de rodas, Nesryn está que é só nervos por voltar a sua terra natal. E eles não poderiam chegar em pior hora. A filha mais nova do khagan acabou de falecer, e eles sabem a verdade sobre Aelin. E mais, sabem que Adarlan foi destruído pelas bruxas e que Dorian sumiu. Mas mesmo negando ajuda para a guerra, o khagan diz que é decisão da Torre aceitar curar Chaol ou não. E quem vai decidir isso é Yrene Towers, que está na Torre a apenas dois anos, mas que já terminou seu treinamento com nota máxima e está pronta para ir para casa.

Mas antes dela ir a alta-curandeira, que cogitava ter em Yrene uma substituta, pede que ela cure Chaol, o que deixa Yrene mortificada pois ela sabe que Chaol era Capitão da Guarda Real de Adarlan, e acredita que ele compactuava com as atrocidades do Rei. Mas Yrene aceita o trabalho e se assusta com o que encontra em Chaol. O ferimento não é apenas físico, mas existe dentro dele uma sombra de algo que ela não consegue identificar. E enquanto tenta descobrir uma maneira de curar Chaol, Yrene percebe que sua vida está em risco e Chaol é obrigado a lhe contar sobre os valgs. E enquanto Chaol passa pelo processo de cura, Nesryn parte na companhia do príncipe Sartaq para descobrir mais sobre o mal que os rodeia e eles descobrem que a coisa toda é bem pior do que eles imaginavam.

"Chaol ainda tinha muito que fazer. Juramentos para manter.
E ao olhar para ela, para aquele sorriso...
Vida. Tinha a vida para saborear, pela qual lutar.
E a destruição que começara e terminara ali... Sim, pertencia a ele. Tinha permissão de se destruir, para que o conserto pudesse começar.
Para que ele pudesse começar de novo."

Depois do final arrasador de Império de Tempestades, eu dei um tempo na série para me recuperar psicologicamente. (Quem está comentando sobre eu ler os livros muito rápidos, eu não li tudo de uma vez não, só as resenhas que estou publicando uma atrás da outra hehe). Terminei Império de Tempestades em lagrimas e mesmo acreditando que Torre do Alvorecer não seria tão forte quanto seu anterior, resolvi esperar um pouco para começar a leitura. Ledo engano. Torre do Alvorecer não é apenas mais um livro, daqueles que geralmente tem nos livros em séries, onde o autor escreve um ou mais livros só para encher linguiça. Torre do Alvorecer é essencial para a finalização dessa história magnifica criada pela autora. E mais uma vez comprovei o quanto a Sarah é gênio, porque depois de tantos livros ficou comprovado que ela já sabia o que ia escrever e como ia finalizar a história desde o começo.


Ela não se deixou levar pelo crescimento da história, e olha que a história cresceu, ficou gigante, e foi "criando" as coisas conforme os livros iam sendo lançados, como é costume de quase todos os autores. Ela sabia bem o que queria contar desde o primeiro livro. Tanto que nós leitores vamos sendo surpreendidos a cada novo livro, porque tem coisas lá do primeiro livro que só agora que começamos a entender, mas que se encaixam perfeitamente em tudo o que foi sendo revelado. Trono de Vidro é como ir montando um quebra-cabeça aos poucos, é só ir encaixando as peças, porque todas elas estavam lá desde o começo, só precisava ser encaixada para que a gente pudesse enxergar a grandeza dessa história.

Confesso que nos últimos volumes, Chaol era o personagens que estava lá no fim da fila na minha lista de preferencia. E nem senti falta dele em Império de Tempestades. Por isso acreditei que esse livro teria uma leitura mais fácil, que não ia me envolver tanto com a história e seus personagens, tolinha eu. Chaol me conquistou de uma maneira que ele subiu lá para o começo da lista. Sua lealdade é uma coisa que leitor nenhum discute, mas nesse livro descobrimos um Chaol que é acima de tudo humano em um mundo onde todos que ele conhece tem alguma habilidade especial ou um "dom". Ele é a esperança da humanidade, é aquele sentimento de que se ele consegue, eu também consigo.


E foi lindo ver seu processo de cura, não somente física, mas principalmente a cura de sua alma. A culpa que alimentava sua enfermidade e que ele vai aceitando e acreditando nele mesmo. E falando em cura temos aqui outro personagem que também entrou para minha lista de favoritos. Uma personagem que conhecemos lá em A Lamina da Assassina, e que vi tanta gente desprezando e achando que seu conto em especial era desnecessário. Ah Sarah, como eu te amo por ter escrito A Assassina e a Curandeira e ligado duas personagens maravilhosas como Yrene e Aelin. Yrene será fundamental na guerra que está por vir. Queria ficar aqui horas falando sobre esse dois, mas como quero que vocês leiam o livro, só vou dizer mais uma coisa, de todos os casais que a Sarah juntou nos últimos livros, Yrene e Chaol foi o que mais eu torci para que desse certo.

E falando em casal temos Nesryn e Sartaq que foi outro casal que torci como louca para que ficassem juntos. Eles são tão fofos juntos que dá até aquele quentinho no coração. E Nesryn mostrou a que veio nesse livro. Eu já gostava muito dela antes, mas aqui ela viveu tantas aventuras ao lado do príncipe que eu praticamente queria me tornar um personagem para voar nos rûk, as aves gigantes comandadas por Sartaq. E foi dela a descoberta que me deixou sem folego. Eu nunca que imaginei uma coisa daquelas. As ultimas 100 páginas do livro a gente lê com o coração na mão. E teve uma cena em especial que foi tão linda que me acabei de chorar. Agora só resta um livro para terminar a série e já estou sentindo a ausência dela hehe. Quanto a capa vi muita gente reclamando por ela ser diferente das outras. Mas como ia ter a Aelin na capa sendo que ela nem está no livro? Enfim, leiam essa série agora hehe.

Nota:










15 comentários:

  1. Oi Sil, impressionada como a autora consegue manter bem essa série. Mais um livro que vc curte e fiquei curiosa com as cenas finais!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil,
    Eu achei que ia gostar menos desse livro, por não suportar o Chaol. Mas aí a Nesryn cresceu e eu adorei!!!! rs Também torcid demais por ela e Sartaq!!!!
    Até a entrada da Yrene me surpreendeu positivamente.
    Beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sil!
    Chaol sempre foi um dos meus personagens favoritos justamente por ele ser bastante humano; erra, faz as besteiras, mas se arrepende.
    O processo de cura dele e da Yrene, de certa forma, é muito lindo de se acompanhar.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil! Eu nunca gostei do Chaol, até que esse livro me fez mudar de opinião. Fora que esse livro traz revelações bomba sobre tudo que a Aelin vai enfrentar. Os novos personagens que entraram foram maravilhosos. Boa semana. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil
    Você praticamente devorou essa série né? EU não tenho interesse nenhum nela, infelizmente, ainda falta algo que me faça querer lê-la, ainda mais quando a obra é um calhamaço desses.
    Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil!
    Pra mim esse livro e bom mas tem varias ressalvas. Acho o começo muito arrastado e confesso que tem muita informacao que a mim era sem necessidade. Ele podia ser mais fino e direto. Talvez se fosse do tamanho de Lamina da Assassina, teria funcionado melhor pra mim.

    Abraços
    Emerson
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil, tudo bem?
    Uma coisa que admiro muuuito nos autores é quando eles sabem onde querem chegar e não vão aumentando a história só por dinheiro, sabe? E a cada resenha sua que leio sobre a série, me convenço de que é esse o caso: a autora é competente e leva muito a sério sua trama. Adorei.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil, você está devorando está série, isso me deixa feliz, gosto de livros assim!
    Vc tem razão quanto a capa, não teria lógica né, eu achei essa bem bonita, é diferente do que estamos acostumados, mas não deixa de ter seu valor!
    Enfim, estou doida para pegar os livros e devorar tb!

    Beijos Mila

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil.
    Espero terminar essa série somente ano que vem, porque estou esperando um box. Se não sair vai ser o jeito comprar separadamente.
    Pelo visto, Torre do Alvorecer vale muito a pena. Diferente do 0.5 de Corte.
    Adorei a resenha.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  10. É tão bom quando encontramos uma série de livros que nos surpreende assim, né? Confesso que esse gênero não é meu favorito, mas é impossível não querer ler essa história depois da sua resenha!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  11. Eu tive um receio enorme antes de ler esse livro. Confesso que Chaol não é um personagem do qual morro de amores e temia odiar a leitura por conta dele. Mas adorei me surpreender com esse livro. Adorei a história , Chaol teve choques de realidade que me fizeram odiar ele menos haha, mas foi um livro ótimo com certeza. Adorei suas considerações sobre a leitura ♥️
    Bjo
    https://www.imersaoliteraria.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  12. Oiii Sil

    Eu queria tanto voltar a ler esses livros, parei no terceiro, ams toda vez que olho me da preguiça pelos calhamaços que são...rsrs, quem sabe futuramente quando estiver mais tranquila de tempo.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  13. Amei a resenha. Adoro essas séries de livros que são mais longas, pois sempre tem algo para ler depois que o último acaba, mas dá um medinho de começar rs.
    Amei essa evolução do personagem e o livro parece tá otimo
    beijos
    www.dearlytay.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi, Sil!

    Essa capa é super linda! Ainda preciso ler essa série, a cada resenha que leio sua fico mais curiosa com a história haha parece ser maravilhosa!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi, Sil!
    Estou morrendo de curiosidade para conhecer melhor essa história. Achei que seria um enredo um pouco mais fraco sem Aelin, parece que estava enganada!

    Beijos
    Construindo Estante

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo