14 agosto 2019

Resenha | Algo Maravilhoso - Judith McNaught


Livro: Algo Maravilhoso
Série: Sequels #2
#1 - Agora e Sempre
Gênero: Romance de Época
Autora: Judith McNaught
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 406
Ano: 2019

Resenha:
Alexandra Lawrence adorava o chão que seu pai pisava e como sabe que ele preferia ter um filho homem, fez aulas de esgrimas e aprendeu a caçar e pescar e raramente usava um vestido, preferindo usar roupas masculinas que a deixavam parecidas com um garoto. E foi isso que salvou Alex e sua mãe de morrer de fome depois que seu pai faleceu e elas descobriram que além de falido, ele tinha outra família em Londres. Aos catorze anos Alex caça por necessidade e usa roupas masculinas porque não tem vestidos para usar. Depois de três anos vivendo assim, sua mãe decide que só tem uma saída, Alex terá que se casar e marca um jantar com um pretendente. Fugindo do jantar Alex vai para a casa de uma amiga participar de um torneio de justas, vestindo uma armadura enferrujada. 

Na volta ela escuta uns barulhos e pensando ser algum animal comestível, Alex vai investigar e acaba encontrando um assalto em andamento. Em uma sequência de fatos inusitados Alex acaba matando um homem e salvando a vida de Jordan Townsende, duque de Hawthorne, que ao ver Alex desmaiada acredita dever a vida a um garoto e leva Alex nos braços até uma estalagem. Jordan descobriu aos oito anos que o casamento de seus pais era uma farsa. Os dois tinham uma longa fila de amantes. E desde então ele descobriu que o "amor" só existe em cima de uma cama. É por isso que ele decidiu que só vai se casar com uma garota que vai servir somente ao propósito de lhe dar um herdeiro e mais nada. Mas seus planos precisam ser revistos, porque quando ele levou Alex até a estalagem, Jordan acabou com a reputação dela. 

Como tem uma dívida de vida com Alex, Jordan aceita se casar com ela. Mas Jordan sabe que Alex viveu a vida toda em um vilarejo e se ele a levar para Londres, sua ingenuidade e inocência que ele aprecia tanto nela, serão extintos em um minuto e decide que vai deixá-la morando com todo conforto em Devon. O problema é que no meio da viagem Jordan desaparece e todos acreditam que ele está morto. E o que Jordan temia acontece. Alex é ridicularizada pela sociedade londrina e ao mesmo tempo descobre o verdadeiro caráter de Jordan e decide se tornar uma dama impecável, deixando para trás a garota simples e alegre que um dia ela foi. E é essa nova Alex que Jordan vai encontrar quando finalmente conseguir fugir do local onde estava preso. Mas ele vai fazer o que estiver ao seu alcance para reconquistar e trazer de volta a garota com quem ele se casou.


Agora e Sempre, primeiro livro dessa trilogia que até esse segundo livro não vi nada em comum entre as duas a não ser o gênero, foi meu primeiro contato com a autora. E apesar de não ter gostado do protagonista masculino do livro, gostei muito da escrita dela e assim que recebi esse livro da editora passei ele na frente de todos. E esse também teve algumas ressalvas com relação a história, mas amei ela e não pude dar menos que a nota máxima para o livro. Sem falar nessas capas que são um arraso. Eu que já tinha achado a capa de Agora e Sempre maravilhosa, babei nessa de Algo Maravilhoso. E pelo que vi a capa do terceiro, Alguém Para Amar, não vai ficar atrás das outras não.

Em primeiro lugar, o livro é enorme para os padrões do gênero. A média de romances de época é de 250 a 300 páginas e esse passa das 400. Por isso acabei demorando mais na leitura. Não só pelo tanto das páginas, mas também porque o livro é pesado e ainda mais junta esse clima de friozinho, debaixo de cobertas e quando percebia já estava dormindo hehe. Mas isso não quer dizer que o livro não seja bom, pelo contrário. A história não é inédita, já vi enredos parecidos, mas a autora deu seu diferencial e isso acabou deixando o livro único. Eu amei os clichês usados, e principalmente os personagens que foram me conquistando ao longo do livro. Mas em contrapartida a história teve vários pontos que me decepcionaram e ainda assim eu dei nota máxima para ele. Como isso?

Temos aqui aquele velho problema que sempre cito nos livros de romance. Os protagonistas não falam o que estão sentindo. Custa abrir a boca e falar a verdade? Não, é muito melhor eu imaginar no que o outro deve estar pensando e agir de acordo com minha imaginação. Outro problema que é sempre recorrente é o protagonista masculino que faz o que lhe dá na cabeça e a mocinha perdoa tudo só com uma frase de eu te amo. E por fim, outra coisa que estou cansada de ver são enredos que prometem que a protagonista vai sofrer uma reviravolta e mudar e tals e isso dura uma página. Bastou o cara pegar ela de jeito que ela já esquece tudo e seu "amadurecimento" vai para o saco.

Mas se vi tudo isso de problema no livro porque dei nota máxima? Porque isso tudo que citei não é exclusividade desse livro. Isso acontece em 99% dos romances que leio, e não é só nos de época não, mas em todos os subgêneros do romance. Por isso apesar de me incomodar com essas coisas, eu acabo relevando. Ainda mais quando temos uma história gostosa de ler como essa e personagens cativantes que nos fazer torcer por eles. Alex é uma personagem que eu gostei muito. Ela é tipo camaleão que muda conforme a situação. O pai dela queria um menino, então ela se transformou em um. Jordan queria uma esposa devota e apaixonada, foi o que ele encontrou. A sociedade pediu uma dama refinada, ela se tornou uma. O problema é que com isso ela não sabia mais qual era sua própria identidade.

Não tem como não ver o quanto Alex estava perdida e não querer ajudar. E foi isso que o Jordan fez e acabou se apaixonado no processo, mesmo ele negando isso até para ele mesmo. E foi um jogo de gato e rato entre os dois o tempo todo. Jordan é o tipico mocinho de romance de época, apaixonante mas com algumas atitudes machistas. E por isso achei que a Alex foi muito boazinha no final, devia ter feito ele sofrer mais um pouco para ele parar de ser tão cabeça dura. Os personagens secundários são tão interessantes quanto os protagonistas e os criados da casa, dois em especial, um que está cego e o outro surdo, me fizeram rir bastante durante a leitura. Enfim, eu recomendo muito o livro. Para quem gosta de um bom romance de época, esse vai agradar com certeza.

Nota:






19 comentários:

  1. Eu AMO esse tipo de trama, quero ler! hahahah E já tem tempos q quero conhecer a escrita dessa autora 😍
    Bjs
    A Colecionadora de Histórias - Blog

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil, nunca li nada da Judith McNaught, e adorei a capa também, ela rouba a cena, confesso que também fui fisgada por esta apresentação diferente da personagem, aprendendo a caçar, a pescar e assim sendo uma mocinha diferente do convencional, também curti porque é romance de época né!
    Pena que é tão grande rsrs
    E você está certa, clichês desse tipo se encontra em qualquer romance, é um saco, mas é real!
    Apesar das ressalvas, gostaria de ler, fiquei curiosa!!

    Beijinho Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
  3. Que legal ver que você gostou do livro, pois que tinha visto alguns comentários negativos em alguns blogs. Realmente uma personagem bem diferente na história. Gostei!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sil!
    Gostei da premissa do livro, mesmo sendo um romance de época. Vou deixar na minha lista para procurar o primeiro e seguir a ordem direitinho. Entendo os pontos negativos que você destacou e a nota, porque me sinto da mesma forma quanto a isso. Gostei muito da sua resenha!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sil!
    Ainda não conheço a escrita da autora, mas adoro um bom romance de época, não resisto!
    Apesar das suas ressalvas fiquei curiosa com a história da protagonista.

    Beijos
    Construindo Estante || Promoção de aniversário do blog

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o livro, mas fiquei bastante curiosa para ler!
    www.styledays.pt

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil!! Não é o meu preferido da autora, mas eu tb gostei bastante. Concordo com as partes dos clichês, mas Judith é excelente em nos prender em suas histórias, né?

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil!
    Nunca li nada da autora mas confesso que ja vi algumas resenhas que dizem q a escrita dela nao e facil e nao sao todos que conseguem levar. Pessoalmente nao me atrai.

    Emerson
    Abraços
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi
    ainda não li nada da autora, os clichês que você citou acima realmente acontece em vários livros, apesar disso super fiquei curiosa para realizar a leitura, 400 páginas é muita para o gênero, esses dias li um de um pouco mais de 200 e achei que pro final foi dando uma enrolada.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Sil.
    São tantos livros de época que fico até meio perdido rsrsrs
    O gênero teve uma alta muito grande nos últimos cinco anos
    e o pior é que ainda não li nenhum. :(
    Pelo que percebo nas resenhas eles são quase todos bem parecidos
    e geralmente com os mesmos defeitos apontados por você.
    Mesmo assim, gostaria de ler alguns porque gosto de livros com romance,
    mesmo clichês ou bobinhos, pois eles são leves e divertidos.
    Bela resenha.
    Abraços.
    Diego || Visite Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  11. Amei sua resenha, ainda não conhecia esse livro, mas apaixonada por histórias de época como sou, já o coloquei na minha lista. Bom saber que ele é clichê, mas tem um diferencial que o torna único!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, Sil!

    Mais de 400 páginas pra um romance de época é mesmo muita coisa, livros do gênero costumam ser bem leves e envolventes, mas pra tantas páginas a história tem mesmo que ser muito boa para não se tornar cansativa e maçante. Também odeio ver a mocinha progredindo pro mocinho aparecer e "estragar" tudo. E essa mania de não falarem o que estão sentindo realmente incomoda, ainda mais quando pegamos muitos livros seguidos com essa situação. Mas adorei a sua resenha e fiquei curiosa pra ler a obra!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. oi Sil
    Li a versão de banca do primeiro livro mas não lembro nada, confesso. Estou apaixonada por essa capa e quero muito ler essa história, eu me diverti muito com sua resenha, e entendo esses negócios de romance, tem uns que eu também preciso relevar senão a leitura não flui.
    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Que resenha SENSACIONAL! Apesar dos clichês, fiquei louca pra ler. Adoro personagens que chegam quebrando paradigmas e as entrelinhas parecem ser incríveis.

    semquases.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, Sil!
    Nossa, realmente 400 páginas é demais pra um romance de época.
    Esses casais que não conversam, dá vontade de dar um sacolejo!!!
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  16. Oi Sil! Metade dos problemas seriam solucionados se eles falassem, mas sempre demora séculos até acontecer e isso, de fato cansa. Eu também relevo clichês em romances, ainda mais quando gosto dos personagens. Não vejo a hora de ler esse livro.Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  17. Oi Sil, tudo bem?

    Gostei bastante da resenha apesar de não ler muitos romances de época. Mas quem sabe eu não inicie por essa série?

    bjo
    https://www.imersaoliteraria.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Mais uma resenha maravilhosa. Parabéns pela leitura.
    Não sabia que era uma trilogia, vou esper ela estar toda lançada então para investir.
    As informações sobre o tamanho e qualidade das páginas (400 páginas e livro pesado) já me mostraram o pq ele ser um livro caro. Mas enfim, amei suas impressões e já está na lista de desejo. Beijos

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo