18 agosto 2019

Resenha | Algo Sinistro Vem Por Ai - Ray Bradbury


Livro: Algo Sinistro Vem Por Ai
Série: Não
Gênero: Horror
Autor: Ray Bradbury
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 266
Ano: 2019

Resenha:
A amizade entre James Nightshade e William Halloway começou antes deles nascerem. Suas mães eram vizinhas de porta e ficaram grávidas na mesma época e foram para o hospital no mesmo dia. E apenas dois minutos separam o nascimento dos dois garotos. Will nasceu faltando um minuto para a meia-noite no dia 30 de outubro e Jim um minuto após a meia noite, no dia 31, em pleno Halloween. E essa história é uma que eles já contaram muito ao longo do seus treze, quase quatorze anos de vida, já que falta apenas uma semana para seus aniversários.

E é nessa semana que eles vão viver a maior aventura de suas vidas. Os dois amigos são como todo garoto de treze anos, correndo para todo lado, brincando com tudo, fazendo travessuras com os vizinhos e passando em casa só para comer e dormir. E tem também a visita a biblioteca todo dia após o jantar onde o pai de Will, Charles Halloway, trabalha como zelador. E é nesse cenário que chega à cidade um parque de diversões. O estranho é que ele chega as três horas da manhã e tanto Jim como Will acordam na hora com um pressentimento muito estranho. 

O parque conta com várias atrações como o Anão, o Esqueleto, o Senhor Elétrico, a Bruxa do Pó, a Cigana do Tarô, e o mais esquisito deles o dono do parque o Senhor Dark, o Homem Ilustrado. Mas o que chama a atenção dos dois amigos são duas atrações do parque: O Labirinto dos Espelhos que mostra várias faces da mesma pessoas e o Carrossel que supostamente está quebrado, mas que ao ficarem escondidos no parque após o mesmo ser fechado, eles descobrem que funciona sim, mas de uma maneira bem bizarra, cada volta aumenta ou diminui a idade de quem está usando ele, depende de para qual lado o carrossel gira. E tudo tem seu preço. 

"Agora me diga, desde quando você pensa que ser bom significa ser feliz?"

Faz um bom tempo que li Fahrenheit 451 meu primeiro e até então único contato com o autor. E não sei se foram as altas expectativas ou se o problema foi comigo e eu não compreendi direito o que o autor queria dizer com a história, mas o certo é que não gostei da leitura e achei o livro bem chato. Por isso que quando Algo Sinistro Vem Por Ai chegou aqui em casa e vi que era dele, hesitei em ler. Mas a edição está tão bonita e a sinopse é bem chamativa e por isso decidi ler. E tendo terminado o livro, ainda não sei dizer se gostei ou não. E também fiquei na dúvida se indico o livro para adultos ou para pessoas mais jovens. E vou tentar explicar o porque da minha dúvida.

A história que foi escrita originalmente como um roteiro de filme, foi publicada como um romance em 1962 e foi levada finalmente para as telonas em 1983 pela Disney, com o título de No Templo das Tentações (em português). E porque eu disse estar em dúvida sobre o livro. Porque temos duas maneiras de ler e interpretar essa história. Ela pode ser vista como uma história de terror ao estilo dos livros do Stephen King mas voltada para um publico mais jovem, ou interpretada como uma alegoria, aqui no caso seria para um publico mais adulto porque é onde vai fazer o leitor pensar e repensar as atitudes que temos diante da vida.


Eu particularmente preferi olhar para ela como uma boa história de terror. Atualmente podemos ver o sucesso que Stranger Things vem fazendo e a história de Algo Sinistro Vem Por Ai lembra bastante a história da série citada. Mas eu poderia citar também programas mais antigos como Contos da Cripta que tinham o mesmo clima que senti lendo o livro. Não espere tremer de medo, mas como diz o próprio título, é algo sinistro e chocante o que acontece no parque de diversões. E mais chocante ainda o preço para quem quer usar o carrossel. Eu terminei as páginas aflitas para saber o que ia acontecer e como os amigos iam resolver o problema.

Temos praticamente quatro personagens principais nessa história e cada um deles se destaca pela sua personalidade marcante e objetivos diferentes. Will é o mais pé no chão dos dois amigos e é quem consegue enxergar as coisas antes de todo mundo. Já Jim é o mais aventureiro e como quer ser um adulto logo, ele é o primeiro a ser seduzido pelo carrossel. Charles já quer o contrário, porque se sente muito velho no papel de marido e pai. E temos nosso vilão, o Senhor Dark, que eu achei que poderia ter sido melhor aproveitado, mas ainda assim é um vilão de respeito. A história gira praticamente em torno deles e de suas decisões.

Enfim, espero ter conseguido explicar um pouco do porque da minha confusão. Mas no fim acredito ter sido uma história muito boa e essa foi minha nota final. Quanto a capa achei ela maravilhosa. Como o livro tem cerca de 250 páginas, ele é bem fino e dá para ser lido rapidamente. Os capítulos curtos também ajudam bastante a leitura fluir. Isso se você for ler o livro visando apenas a história, porque se não, você vai ter bastante coisa e questões que foram levantadas pelo autor para pensar. Até mesmo depois do livro ter terminado.

Nota:








14 comentários:

  1. Oi Sil,
    Não havia visto esse livro ainda, mas essa pegada de Stranger Things me deixou animada!
    E o engraçado é que não lia terror até uns 2 meses atrás, rs. Acho que estou amadurecendo meu gosto literário e tentando outros gêneros.
    A capa é linda e parece que o livro é enorme, mas a leitura curtinha também anima.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sil!
    Não conhecia esse lançamento, mas gostei de lembrar Stranger Things. Eu adoro histórias de terror e ultimamente está difícil achar uma boa
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil,
    Estou com esse livro aqui para minhas próximas leituras e foi ótimo ler sua resenha. Vi muitas opiniões parecidas e gostei bastante quando assemelhou ele um pouco a Stranger Things. Espero gostar muito da leitura.

    bjo
    https://www.imersaoliteraria.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi
    pela foto a capa está linda mesmo, que com que curtiu a leitura e confesso que não chamou muito a minha atenção para ler esse, mas tenho curiosidade com outro livro do autor


    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia esse livro, mas fiquei curiosa pra ler ele. Achei a capa linda e essa pegada Stranger Things me chamou bastante atenção.
    os relatos de uma jornalista

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil,

    Quando recebi esse livro essa semana a primeira coisa que veio na minha mente foi Stranger Things.
    Confesso que estou curiosa para ler, mas ao mesmo tempo não muito, pois sai muito da minha zona de conforto, o que é bom é claro, mas no momento não estou confortável para ler então estou deixando por último na lista.
    Fiquei curiosa pela sua analogia, mas acho que eu vou achar confuso a história rsrs.

    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  7. Oi, Sil!
    Acho que você me pegou quando fez a comparação com Stranger Things e por avisar que não é uma trama em que o terror fala muito alto. Gostei muito da capa e acho que eu seria convencida só por ela hahaha Fiquei curiosa para fazer a leitura e acho que vou arriscar, principalmente pela quantidade de páginas.
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil
    Eu nunca me interessei pelo autor, acredita? Não faz nem um pouco minha vibe, gosto mais de romances. Mas que bom que gostou, é o que importa.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Sinistro o preço do Carrossel rsrsrsrs eu ri. Achei bem interessante a sinopse e esse ano estou me aventurando em outros gêneros!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. eu li Farenheit no começo do ano e adorei a leitura... tbm gosto demais dessa temática de circo, parque de diversões, e como ele é fininho acho que vou me aventurar a ler sim

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil, amei a foto que tirou lendo o livro, ficou ótima!
    Achei o enredo interessante e se fosse meu estilo favorito de leitura, só pelo inicio da resenha eu já estaria fisgada, só ficaria com dúvidas, como vc ficou ao final da leitura, mas, este não é meu estilo favorito de leitura e apesar de ter amado a capa, não leria no momento!

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
  12. Oi Sil.
    Ainda não conhecia esse livro apesar de o fazer com o autor. Parece ser uma história interessante e eu gosto muito dessas versões mais alegóricas que trazem ensinamentos. Como também é um gênero de interesse, espero ler a obra em breve
    Adorei a resenha.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  13. Oi, Sil! Tudo bom?
    Eu vi essa capa em algumas publicações do IG e achei tão lindaaaaa, mas jurava que era mais um terrorzão do que essa pegada de ST. Gosto bastante, então! Amo histórias que envolvam essa aventura de amigos se envolvendo com alguma atividade misteriosa e meio medonha, Stranger Things me ganhou demais por isso.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil!
    Eu nunca li nada desse autor, mas tenho muita vontade de ler Fahrenheit 451 pra conhecer!
    Não sei se leria Algo sinistro por agora, mas curto esse clima de terror "jovem"!
    Bjs
    A Colecionadora de Histórias - Blog

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo