19 agosto 2019

Resenha | Ofélia - Lisa Klein


Livro: Ofélia
Série: Não
Gênero: Romance, Releitura
Autora: Lisa Klein
Editora: Verus
Páginas: 266
Ano: 2019

Resenha:
Ofélia conheceu Hamlet quando tinha oito anos, mas só dois anos depois conseguiu falar com ele pela primeira vez. Poucas crianças conseguiam a atenção do príncipe, que estava sempre com o melhor amigo Horácio. Ofélia não conheceu sua mãe, que morreu no seu parto, e o pai ignorava ela e seu irmão Laertes, quatro anos mais velho que ela. Por isso quando Ofélia conheceu o príncipe, teve muita inveja do amor que sua mãe Gertrudes lhe dedicava. Seu pai quase levou a família a falência até que descobriu informações relacionadas ao inimigo da Dinamarca, o rei Fortinbrás e conseguiu a posição de ministro do rei Hamlet, que foi quando eles se mudaram para dentro do castelo de Elsinor e ela conheceu o príncipe. 

Mas Ofélia só conseguiu a atenção do príncipe Hamlet mesmo, no dia em que ele a encontrou brigando com seu irmão e um tempo depois quando ele a defendeu de um ataque de Edmundo, um amigo de seu irmão, enquanto estava nadando no rio. Mas não foi só o príncipe que a notou. Seu pai percebeu enfim que Ofélia estava virando uma mocinha e precisava de cuidados de uma mulher e Ofélia foi levada para ser uma das dama da rainha Gertrudes. No começo foi bem difícil porque Ofélia não sabia fazer nada que uma dama faz, como costurar e bordar, mas quando a rainha Gertrudes descobriu que Ofélia era alfabetizada em latim e francês, ela foi "promovida" e começou a ler em voz alta para a rainha e suas damas. E Ofélia foi ficando cada vez mais próxima da rainha, a quem amava como uma mãe.

Os anos se passaram e Ofélia agora com quinze anos é a mais leal das damas. E companhia constante de Gertrudes, que sente a ausência do príncipe Hamlet que está estudando e velejando pelo mundo. Mas quando o príncipe, agora com vinte e dois anos volta para Elsinor, não é só Gertrudes que fica radiante. Ofélia se apaixona assim que coloca os olhos em Hamlet. E o príncipe parece sentir a mesma coisa. E assim passam-se os meses com os enamorados trocando poemas e beijos roubados. Mas as coisas mudam drasticamente quando o rei Hamlet vem a falecer e Cláudio seu irmão assume seu lugar no trono e na cama da viúva, despertando a ira e a desconfiança de Hamlet. Então Ofélia se vê presa em uma trama de vingança e chegará o momento em que ela vai ter que escolher entre seu amor ou sua vida.

"Meus olhos encontraram os de Horácio, e vi que seus pensamentos seguiam o mesmo caminho que os meus. Ele se afastou, mantendo o braço alto para evitar que eu falasse.
— A peça de Hamlet nos colocou em perigo mortal — disse. — A senhora não deve parecer minha amiga; não, seja uma estranha. Agora vá"

Há uns 16, 17 anos atrás eu trabalhei em uma escola e como não tinha nada para fazer na hora do almoço, além de comer é claro, e a escola tinha uma vasta biblioteca, uni o útil ao agradável e li muitos livros durante o ano que trabalhei lá. E um dos autores que eu conheci lá foi Shakespeare. Eles tinham quase todas as peças dele e de vários formatos, livros, HQs, ilustrações... E eu li todas hehe. Minha favorita é Sonho de Uma Noite de Verão, porque tem final feliz. Quem não conhece Shakespeare, ele passou boa parte da sua vida escrevendo tragédias, como a famosa Romeu e Julieta. E Hamlet é sua peça mais extensa. Então quando vi Ofélia entre os lançamentos e vi que era uma releitura de Hamlet pelos olhos de Ofélia, sua amada, fiquei com muita vontade de ler o livro.

E não sei se fui com muita sede do pote, porque mesmo tendo gostado muito da história, faltou alguma coisa que me fizesse amar o livro. Achei que por ser uma releitura, a história fosse ser diferente, principalmente as mortes que acontecem na peça. Mas logo no prólogo já dá para ver que o fim trágico de Hamlet foi mantido pela autora, o que me entristeceu um pouco, sou a louca dos finais felizes hehe. E a história segue basicamente a mesma da peça original, a diferença mesmo é na narrativa, pois aqui podemos ver a história através dos olhos de Ofélia. E não apenas pelos olhos dela, a historia se torna a história de Ofélia. Então afirmo que esse livro não é uma releitura de Hamlet e sim de Ofélia. E ai sim temos um final diferente e um final que gostei bastante.


A autora usou uma abordagem bem diferente da original. Aqui vamos conhecer Ofélia, uma garota esperta que não se conforma com as regras do mundo que vive. Ela não aceita ser propriedade de ninguém e se questiona o tempo todo o porque da mulher ser tão menosprezada. Ela vai de vítima a heroína ao longo do livro. E o machismo foi um dos assuntos que a autora mais abordou no livro. Eu sou feminista, e totalmente contra o machismo, mas não gostei da forma como a autora abordou os personagens do livro. Todos os personagens masculinos, com exceção de Horácio, são uns escrotos. Está certo que na época em que se passa a história o patriarcado era lei. Mas acho impossível de acreditar que não existissem homens que não concordavam com aquilo. A autora generalizou. Até por isso Horácio que era o único que não era descrito como um machista arrogante, se torna "perfeito", o queridinho de quem vai ler o livro.

Mas da mesma forma que ela fez Ofélia lutar contra o machismo, ela fez um desserviço ao escrever uma terceira parte na história onde Ofélia está em um convento e a mesma personagem que não se conformava com a tirania dos homens, abaixa a cabeça para as regras da Igreja. Não estou aqui criticando religião, só estou usando o exemplo para mostrar como a autora foi contraditória. E essa terceira parte foi a que menos gostei do livro, mesmo tendo gostado do final que já citei ali acima. Mas enfim, o livro é um romance/drama que acredito vai agradar quem gosta do gênero. Quanto a capa, achei muito linda. E mesmo não tendo tido uma ótima experiencia com esse livro, se surgir a oportunidade lerei outros livros da autora, que já vi tem outros livros desse mundo Shakespeariano. 

Nota:








18 comentários:

  1. Oi Sil
    Eu nunca gostei do autor, por causa justamente dos finais, eu odeio tragédia, gosto de acreditar que coisas boas vão acontecer. Já ouvi falar do livro mas eu nem sei direito a história de Hamlet, então já não me interesso tanto né?
    Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o que você disse, a autora acabou sendo contraditória
    Beijos ♡ Blog | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  3. Já tinha ouvido falar que o livro era uma releitura. Uma pena esses pontos baixos, e eu também não gosto de fins trágicos hehehe

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oiii Sil

    Eu li algumas obras do Shakespeare e tive dificuldade porque todas que li eram tragédias e achei tudo muito dramático e trágico especialmente Hamlet. Quando comecei Ofélia, já não sabia o que esperar. Hamlet nunca foi uma peça que me conquistasse e eu embarquei no livro mais de curiosa, pra conhecer um ponto de vista feminino de Ofelia. Embora algumas coisas me desagradaram também, como a escrotice dos personagens masculinos como vc citou muito bem, outras coisas me prenderam e eu gostei bastante. A parte do convento eu até que curti muito, talvez por estar mais imersa na leitura e ter gostado das irmãs do convento, havia uma mistura de várias personalidades em cada freira que achei interessante e notei Amélia bem madura, eu gostei de ver essa evolução nela. Eu dei acho que 4 estrelas pra esse livro, mas justamente por não ter tido expectativa que acho que me surpreendi. E quanto ao final trágico do Hamlet, pra ser honesta ele sempre foi um personagem que nunca despertou muita empatia em mim, então sei lá, fiquei meia indiferente sabe?

    beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil! De Shakespeare eu li Sonho de uma noite de verão e Romeu e Julieta. Gostei do primeiro e do segundo não. Hamlet eu não li e assim Ofelia vai ser uma surpresa para mim em vários aspectos, apesar de ficar meio desanimada por antecipação por saber sobre esta parte dela baixar a cabeça para a Igreja.Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil, uma pena que não foi tudo que vc esperou. Eu não li o original, então talvez pra mim a experiência seja diferente rsrsrrss

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Oi, Sil!

    Sempre tive curiosidade de conhecer essa releitura, mas fico com receio de não gostar tbm. Um dia eu tomo coragem e leio de vez!

    Beijos
    Construindo Estante || Promoção de aniversário do blog

    ResponderExcluir
  8. Hamlet é uma das poucas obras de Shakespeare que ainda não li porém apesar da resenha não ter sido total positiva, eu leria o livro. Sabendo, claro, que passaria um pouco de raiva com a contradição da autora com relação ao comportamento de Ofélia e também com os caras escrotos no livro. Esse inclusive é um dos motivos de eu não curtir mto romances de época.

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil,
    Achei bacana a ideia da releitura, talvez eu leia futuramente, mas vi que tem filme, capaz de assistir primeiro.
    Uma pena isso da autora se tornar contraditória, principalmente em relação a protagonista. Acredito que essa parte iria me incomodar tb.
    To rindo do "além de comer" na escola hahahaha

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  10. Meu fascínio por Hamelet e o fato de Ofélia ser... Ofélia hehehe vão me fazer ler esse romance. Espero que esteja à altura da protagonista.

    Sempre gosto de vir aqui.

    estranhome.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil, nunca li nada de Shakespeare, não sei se leria este livro, mas ao mesmo tempo fiquei encantada com a sua resenha, mesmo com as contradições ao final!

    Beijinho Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
  12. Oi, Sil!
    Infelizmente nunca li nada de Shakespeare, mesmo gostando bastante de tragédias. Porém, não sei se gostaria desse livro e de como o assunto todo foi abordado. Espero que suas próximas experiências com a autora sejam melhores.
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  13. Esse livro está na minha lista há um tempo mas, acabo adiando sempre, ainda nem sei porque. Gostei muito da sua resenha e quando ler não irei com tanta sede ao pote. Vou sem expectativas para ver se o livro me surpreende.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, Sil!
    Não conheço a história de Hamlet, então por isso essa releitura não me despertou muito interesse...
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  15. Que capa mais linda esse livro tem, ainda não conheço a história de Hamlet, mas vou pesquisar mais sobre para poder ler essa releitura!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  16. Oi
    achei interessante a premissa dessa releteitura, já vi pessoas citarem Hamlet, mas não conheço a história, pena que o final é triste, também gosto de final feliz

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia a autora nem essa adaptação. Mas achei interessante os pontos discutidos por vc e concordo que não seria necessário desmerecer os homens para empoderar as mulheres. Nos dois lados temos pessoas do bem e do mau. Enfim parabéns pela leitura e amei saber desse tempo que vc trabalhou e aproveitou para ler muito na biblioteca que teve acesso, parabéns.

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo