18 novembro 2021

Resenha | A Era da Escuridão - Katy Rose Pool

Livro: 
A Era da Escuridão
Série: Era das Trevas #1
Gênero: Fantasia
Autora: Katy Rose Pool
Editora: Suma
Páginas: 376
Ano: 2020

Resenha:

Por gerações, os Sete Profetas guiaram a humanidade com suas visões do futuro, até cem anos atrás quando eles desapareceram. Mas com esse desaparecimento o mundo virou um caos, tomado pela corrupção, pela morte e por pessoas de má fé. Mas antes de desaparecerem os Profetas deixaram uma ultima profecia que prevê a Era da Escuridão e o nascimento de um novo Profeta destinado a salvar o mundo. Essa profecia está guardada com os Paladinos e ela só deve revelada quando o novo Profeta for encontrado.

Entre o povo existem algumas pessoas que são Agraciados com alguns dons. A graça do coração (que aumenta a força, a agilidade, a velocidade e os sentidos), a graça do sangue (que é capaz de extrair energia para curar ou ferir), a graça da mente (capaz de criar objetos) e a graça da visão (capaz de sentir e localizar seres vivos). Mas assim como tudo o que é diferente gera oposição e existe um grupo intitulado como Testemunhas, lideradas por Hierofante, que atualmente governa em Herat, e eles querem acabar com todas essas pessoas que eles veem como aberrações.

E nessa história vamos conhecer e acompanhar cinco pessoas que vão se unir sem saber que entre eles um está destinado a salvar o mundo e o outro a destruí-lo. São eles: Ephyra, uma assassina conhecida como Mão Pálida que está fazendo de tudo para salvar sua irmã Beru, que está a beira da morte; o caminho delas vai cruzar com o de Anton, um jogador que tem a graça da visão e que pode encontrar um artefato que pode ajudar a salvar Beru; Hassan, um príncipe que está escondido após Hierofante tomar seu país e Jude, que acaba de ser consagrado Guardião da Palavra e capitão da Guarda Paladina e que será responsável pela segurança do novo Profeta.

Confesso que foi uma luta para eu conseguir terminar de ler esse livro. Mas essa dificuldade não tem nada a ver com a qualidade da história e sim com minha falta de vontade de ler livros de fantasia. Não sei se já aconteceu com vocês, mas assim que comecei a ler ele eu perdi completamente a vontade de ler livros do gênero. Eu lia dez páginas por dia na base do sofrimento porque a coisa não rendia. Mas consegui terminar finalmente depois de quase dois meses de leitura e como um todo gostei bastante do que encontrei no livro.

Tem alguns elementos no gênero que eu amo e profecia é um deles. Falou que tem uma profecia para se cumprir eu já quero ler. E ainda aqui temos outras coisas que gosto bastante, como as pessoas com dons e um grupo de pessoas prestes a cumprir um destino pré-determinado. Mas ao mesmo tempo em que já fico animada quando vejo alguns desses elementos, eu também já crio expectativas e não é sempre que elas são alcançadas. Além de tudo ainda tem aquela coisinha na cabeça da gente que fica comprando todos os livros que lemos com alguns do gênero que são nossos favoritos e acaba determinando minha opinião sobre o livro.

E eu gostei de bastante coisa nele, temos alguns plot-twist que me pegaram muito desprevenida e temos alguns personagens que acabaram me surpreendendo tomando algumas atitudes totalmente fora do que eu esperava. Mas por outro lado faltou um algo a mais na história para que eu ficasse desesperada para ler o próximo volume. Quero ler ele sim e assim que der vou começar a leitura porque já o tenho aqui e casa, mas não estou sentindo aquela necessidade boa de saber o que o futuro reserva aos protagonistas. Falando neles, os capítulos se dividem entre os cinco, ainda que o seja em terceira pessoa, o que eu prefiro na verdade.

Dos cinco meu personagem favorito foi Beru com uma doença incurável e que vê a irmã indo por um caminho sem volta para tentar salvá-la. E o que menos gostei foi Hassan, o príncipe exilado que ainda não entendeu a verdadeira situação em que se encontra. Ephyra e Jude eu fiquei em cima do muro porque teve horas que gostava bastante deles e outras que achava eles uns teimosos sem noção. E Anton também gostei bastante mas foi o personagem mais complexo e a autora não o desenvolveu completamente nesse primeiro livro. Mas não posso falar muito sobre eles porque todos eles fazem parte da profecia e grandes revelações são feitas ao longo da história sobre cada um deles.

Mas pode ser que essa minha preferência mude no segundo livro porque no final desse eles sofreram um grande impacto cada um a sua maneira e suas atitudes podem ser outras no próximo livro. Mas espero que um casal que eu shippei muito nesse vire de fato um casal no próximo porque por enquanto tivemos zero romance. Até tem uns beijos entre dois personagens que em minha opinião não conta porque não teve química nenhuma. Quanto a edição do livro está muito bem feita como em todos os livros da editora. Apesar de não ser uma das melhores histórias de fantasia que eu já li, ainda assim eu recomendo para quem gosta do gênero. E espero que no próximo essa nota aqui embaixo seja bem maior.

Nota:





10 comentários:

  1. nossa, se o livro tem um mapa eu ja amo! hahaha adoro uma boa fantasia e gostei mt de conhecer o começo dessa série

    www.tofucolorido.com.br
    https://www.instagram.com/liviaalli/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sil
    Eu fiquei bem animada com a resenha porque essa é uma fantasia que eu tenho vontade de conhecer, mas assim, nada muito extravagante também então quando der, eu leio e se não der, tudo bem. Eu também sinto isso quando leio fantasia e nesse momento, qualquer livro kkk estou passando por uma ressaca literária horrível então nada tem me prendido atualmente, então entendo mesmo o negócio de não sentir ânimo para ler nada do gênero :/
    Beijo!
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil, tudo bem?
    Adorei a premissa e o livro parece muito interessante, mas entendo 100% seu sentimento. Não ando na vibe da fantasia e do sci-fi também, tanto que levei meeeses pra terminar Dormir em um Mar de Estrelas (que, além de tudo, é enorme rs). Espero que o livro 2 engaje mais você!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  4. Eu senti essa mesma sensação da leitura não render com um chick lit. E a história não era ruim. Acho que a gente não pode se forçar a um gênero que não é muito fã mesmo...
    Nunca tinha ouvido falar desse livro mas amei esse mapa ai...

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil, como você está?
    Ai, vou te falar que depois que li 'Sangue & Mel' e me decepcionei, eu dei uma desanimada com as fantasias. Não posso pegar ranço por conta de uma decepção, mas talvez esse livro não seja o certeiro ainda para eu voltar a amar o gênero, rs.
    Apesar que a capa é maravilhosa, né?
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá, Sil!
    Às vezes acontece mesmo da gente saturar de determinado gênero.
    O príncipe parece ser meio perdido né? É uma pena qnd o primeiro livro não faz o leitor ficar esperando ansioso pelo segundo, isso é essencial.

    Beijos,
    Anni

    ResponderExcluir
  7. Oi, Sil! Tudo bom?
    Eu tô assim, mas pra romance e contemporâneos. Se a história não é de fantasia ou scifi eu não estou conseguindo chegar perto, zero pra negativa a vontade de ler ._. Já me enfiei nesse buraco faz tempo, espero que o novo da Beth O'Leary me salve disso.
    Mas quero muuuito ler essa trilogia. Fiquei com medo de ser abandonada porque não foi um bafafá tão grande por aqui, mas agora que saiu o 2 tô animada.

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Silvana, tudo bem?
    Não leio fantasia com frequência, mas o livro parece ter uma proposta interessante. Também gosto de tramas que reúnem um grupo de pessoas que tenham de certa maneira um objetivo em comum, então acredito que iria gostar de acompanhar a jornada dos cinco.

    *Bye*
    Marla
    http://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil! Ainda não consegui ler o segundo volume, mas quero conferir em breve e ver como esta história seguiu. Eu gosto bastante de fantasia, mas antes eu lia bem mais do que hoje. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  10. Oi, Sil. Que pena que a obra nao tenha sido o que esperqva. Abraço!

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo