28 novembro 2021

Resenha | Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo - Benjamin Alire Sáenz

Livro: 
Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo
Série: Aristóteles e Dante #1
Gênero: Jovem Adulto
Autor: Benjamin Alire Sáenz
Editora: Seguinte
Páginas: 392
Ano: 2014

Sinopse:

Dante sabe nadar. Ari não. Dante é articulado e confiante. Ari tem dificuldade com as palavras e duvida de si mesmo. Dante é apaixonado por poesia e arte. Ari se perde em pensamentos sobre seu irmão mais velho, que está na prisão.

Um garoto como Dante, com um jeito tão único de ver o mundo, deveria ser a última pessoa capaz de romper as barreiras que Ari construiu em volta de si. Mas quando os dois se conhecem, logo surge uma forte ligação. Eles compartilham livros, pensamentos, sonhos, risadas - e começam a redefinir seus próprios mundos. Assim, descobrem que o amor e a amizade talvez sejam a chave para desvendar os segredos do Universo.

Resenha:

Eu não ia fazer resenha desse livro, mas precisei. Sabe quando um livro fala tanto com a gente que você quer que todo mundo conheça e leia e sinta tudo o que você sentiu também? Mesmo que esse livro já não seja tão novo e muita gente já o conheça. Eu me lembro desse livro na época que lançou, porém acabei não lendo ele. Mas agora recebi a continuação dele e resolvi ler. E foi sem dúvida uma das melhores leituras do mês. Eu que já tinha me encantado com Charlie e Nick de Heartstopper, acabei me apaixonando perdidamente por Ari e Dante e agora não sei mais qual casal é meu favorito. 

A história é narrada por Ari, e se passa ao longo de dois anos da vida dele e de Dante. Ari é um adolescente de quinze anos perdido em seus sentimentos. Sua família não tem o hábito de se abrir e Ari acaba se calando também e está quase sufocando com tantos segredos que o rodeia. Seu pai voltou da guerra diferente e não fala sobre o que passou por lá. Seu irmão mais velho está preso e todos agem como se ele estivesse morto. Ari não tem ninguém, até conhecer Dante, uma pessoa completamente oposta e com uma família totalmente diferente da de Ari.

Dante fala abertamente sobre seus sentimentos, beija seus pais e diz que os ama, em suma é tudo o que Ari queria ser e não consegue. E uma grande amizade acaba surgindo de suas diferenças. E claro que a veia romântica fala mais alta e a gente torce para que aconteça mais do que somente uma bela amizade entres eles. Porque separados eles são personagens incríveis, mas juntos eles se completam e se tornam um casal inesquecível. E uma das coisas que mais gosto neles é que eles são perfeitos em suas imperfeições. 

Ari é um personagem que carrega muita raiva dentro se si. Raiva do pai que ele não consegue conversar, da mãe que impõe mil regras diferentes, raiva por ter que ser o filho perfeito para compensar o irmão que não foi. Mas com Dante ele vai aprender que pode ser quem ele quiser ser, mesmo que os velhos hábitos ainda estejam enraizados dentro dele. Ari é o personagem que mais cresce nessa história. Sua evolução é visível e ao final fica aquela sensação de conquista, como se tudo o que Ari passou fosse mérito nosso também, tipo um pai orgulhoso do filho.

Já Dante é aquele personagem extrovertido que fala o que pensa e os momentos cômicos do livro ficam por conta dele. Enquanto que com Ari temos um clima mais dramático, com Dante temos aquela leveza de que só uma pessoa com tanta bondade no coração pode trazer. E até por isso uma das cenas mais pesadas no livro corta o coração da gente, é inconcebível que um ser humano que só traz alegria para o mundo possa passar pelo o que ele passou. Mas apesar da cena super forte o autor soube abordar a homofobia de uma maneira delicada, por conta da classificação indicativa do livro.

A narrativa do autor é lenta e bem poética, mas nada que deixe a história chata, pelo contrário, acompanhar a trajetória desses dois garotos é um prazer indescritível, ver como a amizade deles vai evoluindo, a descoberta da sexualidade, as cenas mais românticas, as engraçadas que a gente ri feito bobo. E no final é claro que chorei. A forma como ele foi conduzindo tudo vai mexendo com a gente até chegar em um ponto que aquilo tudo já é tão natural que a gente só quer que tudo termine bem para todo mundo.

E engraçado que quando olhei esse título pela primeira vez tive certo preconceito, confesso. Sou dessas que não gosta muito de títulos imensos. Mas ao final de tudo a gente vê o quanto ele é significativo e como descreve tão bem o que vamos encontrar na história. Quanto a edição, eu li em ebook, então não posso falar como está o livro físico. Mas a capa é uma das minhas favoritas. E termino essa resenha indicando o livro é claro. Se você ainda não o leu, não perca mais tempo e descubra os segredos do universo junto com esses personagens maravilhosos.

Nota:








8 comentários:

  1. Oi Sil, pela resenha parece uma história bem sensível. Bom saber que é um pouco mais poético para eu poder me preparar melhor e entrar no clima. Quero conferir.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Eu não sabia que era uma continuação. Eu também fiquei assustada com esse título comprido num primeiro momento, haha, mas a história que traz compensa qualquer susto. Parece ser aquele livro que dá um quentinho no coração e a gente fica suspirando depois. =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Eu sempre vejo esse livros no site, que bom que gostou de reler a história e que te conquistou, nem sabia que tinha continuação, gostei da capa da continuação.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Silvana acredito que seja um livro que nos deixa com muitas reflexões no decorrer da leitura.
    Achei bacana você ler apesar de não gostar tanto de títulos grandes rs
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ii, Sil. Como vai? Que vom que gostou. Alguns livros nos trazem surpresas agradáveis, não é mesno? Ótima resenha. Abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sil! Tudo bom?
    Eu era apaixonada por essa história e estava muito ansiosa pelo livro, mas depois que as acusações e as provas da transfobia do autor vieram à tona, deixei de lado. Parte meu coração quando autores queridos são preconceituosos, e eu esperava mais de alguém que escreveu uma história de amor tão linda.

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Amei a resenha. Eu vi esses dias sobre a continuação e estou doida par reler o livro já que não lembro de nenhum detalhe da história.
    As capas estão lindas
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil, alguém já leu esse e não gostou????
    Está na minha lista de desejados e quando eu vi o 2 no netgalley até pensei em pegar, mas como não ia ler o 1 por agora, perdi a oportunidade!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo