22 novembro 2021

Resenha | A Irmã do Sol - Lucinda Riley

Gênero: Romance
Autora: Lucinda Riley
Editora: Arqueiro
Páginas: 688
Ano: 2020

Resenha:

Electra D’Aplièse é a mais nova das seis filhas adotivas de Pa Salt, um milionário que acaba de falecer, e todas receberam nomes em homenagem a Constelação das Plêiades. Pa Salt deixou para cada filha uma chance de procurar suas famílias biológicas, se assim for da vontade delas. Cada irmã recebeu uma carta, uma citação, objeto que remete às suas origens e uma esfera armilar onde estão as coordenadas de onde cada uma delas foi adotada. Mas Electra nem abriu sua carta já que acredita que o passado deve ficar onde está. Electra sempre fez jus a seu nome e desde criança deu bastante trabalho, pois parecia carregar uma raiva dentro de si prestes a explodir.

Com dezesseis anos Electra decidiu que não precisava mais estudar e foi trabalhar como garçonete em Paris onde foi descoberta por uma agente e se tornou uma modelo muito famosa. Mas nem tudo foram flores em sua carreira e Electra acabou recorrendo à bebida e as drogas para ter algum alívio e o vício só piorou com a morte do pai e o recente término de um relacionamento. Electra nunca foi próxima das irmãs e não tem com quem se abrir. E nem poderia falar com elas já que cada uma parece ter encontrado a felicidade quando foram em busca de seus passados. Mas Electra ainda tem uma chance de mudar tudo o que está errado em sua vida, pois apesar de não ter aberto a carta do pai, o passado acaba indo ao encontro dela.

Electra recebe uma carta de uma mulher que diz ser sua avó biológica, Stella Jackson, que lhe conta a história de Cecily Huntley-Morgan que após ter seu coração partido saiu de Nova York em 1939 para passar uma temporada no Quênia com sua madrinha. No meio do caminho ela ainda tem uma grande decepção e quando os rumores de uma grande guerra ficam cada vez maiores e ela faz uma inesperada descoberta, Cecily acaba aceitando uma proposta de Bill Forsythe, um inglês que vive no Quênia criando gado, e acaba indo morar em Wanjohi Valley. Cecily passa seus dias praticamente sozinha, até que conhece Njala, uma princesa do povo maasai e acaba fazendo uma promessa que vai mudar completamente sua vida.

"A vida só pode ser entendida olhando-se para trás, mas só pode ser vivida olhando-se para frente."

Esse é o sexto livro da série As Sete Irmãs e quando a gente acha que a Lucinda não tem mais onde surpreender ela prova que a gente estava errada. Desde o primeiro livro da série eu me apaixonei por ela e a cada livro a história só melhora. Mas confesso que estava com um pé atrás com esse sexto livro, não pela escrita que é uma das melhores que já tive o prazer de conhecer, mas pela protagonista do livro. Electra não aparece muito nos outros livros, mas quando aconteceu foi para criar confusão e gerar atrito entre as irmãs. Por isso eu estava achando que não ia gostar muito dela. Ledo engano. No começo até temos aquele choque sim, porque Electra não é uma pessoa muito agradável, mas ao longo das páginas não tem como não se apaixonar por ela e todas as mulheres incríveis que compõem essa história.

Novamente temos aqui a mesma formula usada nos outros livros da série, é uma característica da autora na verdade, temos uma história no presente e outra no passado que se entrelaçam. E não dá nunca para escolher qual das duas é mais fascinante. Quando passa de uma para a outra a gente fica frustrada porque parou, mas logo engata na outra e não quer mais parar de ler. E também assim como nos outros livros temos uma viagem pelo mundo e dessa vez vamos conhecer um pouco sobre o Quênia e os Estados Unidos da década de 40 com o foco no racismo da época. Quando a gente olha para trás é que vemos como muita coisa já foi conquistada, por isso que a luta deve sempre continuar.

Outra coisa que me surpreendeu foi que a autora abordou sobre a dependência das drogas, no caso aqui a cocaína e, o álcool, com foco na Vodca. Eu li algumas resenhas do livro que não concordaram com a rapidez com que a protagonistas "se curou", mas eu não concordei. Além de o vício ser uma doença que não existe cura, ela vai enfrentar ele a vida inteira, o problema dela estava mais na cabeça do que nos instrumentos que ela usava para resolver eles. Sem falar no choque que ela passa na história que é para colocar qualquer um nos trilhos novamente. E o apoio de todos a sua volta, que sempre é fundamental nesses casos e na vontade dela mesma em querer mudar.

E além do tema forte dos vícios, ainda temos a abordagem do racismo em uma época onde os negros estavam começando a lutar por seus direitos. Ainda era proibido um casal branco adotar uma criança negra, por exemplo, ainda existiam escolas separadas e os negros ainda tinham que ceder seu lugar no ônibus para um branco. Sem falar que tinham que servir os brancos que chegavam em suas próprias terras, aqui no caso, no Quênia. É tão revoltante ver que quase cem anos se passaram e muita coisa continua igual, com brancos acreditando que tem mais direitos que os negros, mesmo muita coisa tendo sido conquistada. Parece que a cada conquista, onde muitos negros precisam dar sua vida para que isso aconteça, várias derrotas seguem no caminho.

Agora falando dos personagens. Temos a participação de vários personagens dos outros livros, que só abrilhantam a história, e claro temos as duas principais Electra e Cecily. Eu não via a hora de chegar logo ao ponto onde a ligação entre elas era revelada e quase passei algumas páginas de tanta ansiedade. Electra, como disse anteriormente, começou sendo bem intragável, mas dentre as irmãs acabou sendo a que teve o maior crescimento até agora. Ela foi amadurecendo, tratando suas feridas físicas e psicológicas e enxergando a vida de outra forma. E deu para ver a mudança em seu comportamento. Já Cecily que mulher incrível. Enfrentou o machismo e o racismo de quase todos ao seu redor e foi firme o tempo todo em suas convicções. É uma personagem notável. E ainda temos Stella, mais uma mulher forte que figura entre os queridos personagens criados pela Lucinda.

Mas não favoritei o livro apesar de ter achado ele ótimo. Como romântica incurável que sou, achei que faltou algo nos romances das duas histórias. Mas é algo puramente pessoal, porque um amor não é medido pelo tempo que dura, ou pelos arroubos que os protagonistas demonstram. Existe amor de todos os tipos e de todas as formas, era eu mesmo que queria algo mais meloso hehe. E com essa resenha enorme, só me resta dizer que minhas expectativas estão nas alturas para o sétimo livro da série. Eu já o comprei e iniciei a leitura, mas não li nem a sinopse para ser totalmente surpreendida. Quem será a sétima irmã? E finalizo lamentando a morte da autora, que sem dúvida nenhuma era uma das melhores da atualidade, e arrisco a dizer a melhor autora de romance que já li.  

Nota:






13 comentários:

  1. Oi,Sil. Tudo bem? Que bom que gostou. Parece ótimo. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá...
    Eu adoro os livros da Lucinda, mas, ainda não li nenhum dessa série, mas, é claro está naquela interminável lista de desejados haha... Eu amo essa capacidade da autora de escrever sobre o passado e o presente em seus livros e eu também´sempre fico com essa sensação de nem conseguir saber qual é minha favorita!
    Te entendo nessa questão do romance, também prefiro aquele romance mais meloso haha... Agora, sobre a questão da abordagem do vício, fiquei um pouco incomodada com essa abordagem da autora, pois, já convivi com o vício em alcool bem de perto e é muito difícil conseguir vencer um vício, é preciso muita dedicação, apoio, cuidado e algo pra se cuidar por toda a vida, pois, uma recaída sequer pode fazer tudo voltar de novo.

    Enfim, amei sua resenha.

    Bjo

    http//coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Ahhh, parece um romance bem envolvente. Nossa, sétimo livro? Tem quantos livros essa série? Adorei a resenha, apesar de não ser um gênero que eu leia muito.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu anotei a coleção aqui já faz um tempinho por causa das suas resenhas, espero conseguir ler ano que vem, acho muito bacana ler série de livros e ultimamente eu tenho gostado bastante.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Nunca me interessei tanto pelos livros da Lucinda Riley, mas gostei dos temas abordados e que bom que a Electra foi uma personagem que surpreendeu, pois livros com protagonistas que a gente já conheceu e não gostou tanto é um esforço para pegar para ler né?

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil.
    Triste mesmo a partida dela. Eu não era fã, mas senti muito a sua perda, pois deixa um vazio na literatura. Dela só li A Casa das Orquídeas e lembro que gostei da história. Que bom que a leitura funcionou bem para você, te deixando ansiosa pelo próximo.
    Bjus

    ResponderExcluir
  7. Oi, Sil! Tudo bom?
    Nunca tive vontade de ler nada da Lucinda. Acho que li um drama romântico lá em 2014, na época que a Novo Conceito ainda era viva, e não rolou pra mim. Mas que bom que foi uma leitura tão boa pra você!

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  8. fiquei curiosa com o livro
    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Eu nunca li nenhum livro da Lucinda, mas fiquei bastante curiosa com sua resenha e acho que vou tentar. Andei vendo postagens no instagram do livro sobre natal e pensei em comprar porque adoro natal, mas agora tô pensando nessa série tb hahaha
    Achei ótimo a personagem ser surpreendente porque é horrível quando a gente detesta completamente um personagem, mas o livro é bom e meio que ficamos forçados a conviver com ela durante o livro inteiro hahahahahha

    beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Silvana, tudo bem?
    Acho essa série muito interessante e o fato de cada livro conseguir ser melhor do que o outro, só me deixa mais animada para lê-la.

    *bye*
    Marla

    http://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil,
    Eu li uns 2 livros da autora e gostei bastante, minha mãe é mais viciada nela, já leu vários e começou a comprar essa coleção das Sete Irmãs, mas só temos até o 2.
    Certeza que vamos devorar quando começarmos, as histórias da Lucinda sempre são muito bem construídas!
    beeeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi Sil! A Lucinda e o Zafon foram cedo demais, dois grandes autores que amo demais as obras. Ano que vem quero ler esta série e me encantar com as histórias de cada uma das irmãs. Li bastante Lucinda em 2021 e foi maravilhoso. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  13. Acho que nunca li nada da autora, mas confesso que fiquei bem curiosa, especialmente pela volta ao mundo que as histórias dão. Eu gostei bastante de saber mais sobre a Electra e, mesmo ela sendo encrenqueira, eu acho que não teria problemas em acompanhar sua trajetória.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo