22 fevereiro 2022

Resenha | A Camareira - Nita Prose

Livro: 
A Camareira 
Série: Intrínsecos #041
Gênero: Suspense
Autora: Nita Prose
Editora: Intrínseca
Páginas: 336
Ano: 2022

Resenha:
O conceito geral é de que as pessoas deveriam aspirar a serem médicos, advogados e magnatas do mercado imobiliário, e que algumas profissões como camareiras por exemplo, deveria ser a última opção da lista. Mas não para Molly Gray. Ela tem prazer no que faz. Todo dia quando ela chega para trabalhar no Regency Grand, um hotel boutique cinco estrelas, é como se o mundo ficasse colorido como uma tela de cinema. Sua avó sempre dizia: Se você amar seu trabalho, não vai trabalhar nenhum dia da sua vida, e é exatamente assim que Molly sente. Ela nasceu para fazer isso. Ama fazer faxina, ama seu carrinho de limpeza e seu uniforme. E seu trabalho é seu porto seguro agora que sua avó faleceu. 

Molly tem vinte e cinco anos e desde que se conhece por gente ela precisou da ajuda da avó para interpretar o mundo a sua volta. Molly tem uma grande dificuldade com situações de socialização. Ela não entende as expressões faciais das pessoas, nem do porque as pessoas falam uma coisa quando querem dizer outra. E o pior, porque as pessoas acham a verdade mais absurda do que as mentiras. Sua avó sempre deu um jeito de deixar as coisas mais simples, de uma maneira que Moly entendia, mas agora ela não está mais aqui. Ela não se foi como dizem por ai, ela morreu. As pessoas tem esse costume de morrer, até mesmo no hotel isso acaba de acontecer. Ao entrar na suíte dos Black para terminar de arrumar o quarto, Molly encontra o Sr. Charles morto.

Ela já havia limpado a cobertura mais cedo, mas como a Sra. Gisele, segunda esposa de Charles, estava ocupando o banheiro, Molly precisou voltar para terminar o serviço. A princípio Molly achou que Charles estava dormindo na cama, e o que chamou sua atenção na verdade foi a bagunça no quarto, porque provavelmente ela teria que limpar tudo de novo. Mas então ela percebeu que Charles não estava respirando e rapidamente pediu ajuda. Todos no hotel conhecem Molly e sabem sobre seu jeito diferente, mas a polícia não, e por causa de suas peculiaridades Molly acaba se tornando a principal suspeita de ter cometido o crime. 

Dos últimos recebidos do Clube Intrínsecos esse foi o que mais chamou a minha atenção e comecei a ler logo que chegou aqui em casa. E ele atendeu as minhas expectativas porque gostei muito do que encontrei. Mas fiquei sem saber o que fazer na hora de dar a nota para o livro. Livros de suspense e mistérios são meus favoritos na vida e quando o livro é vendido assim pela editora eu já crio altas expectativas. E se for olhar pelo gênero, ele deixou muito a desejar. Não temos aquela ânsia de descobrir o culpado, ou a forma como o crime foi cometido porque basicamente já sabemos o que aconteceu. Mas se for avaliar o livro como um todo, principalmente a protagonista, ele merece e muito receber nota máxima.

Molly claramente tem TEA, provavelmente Síndrome de Asperger e por isso ela chama atenção por suas diferenças. Ela tanto vê a vida de forma diferente, como julga as pessoas por ela mesma, o que ela faria, ou o que ela entendeu é o que ela acha que os outros entenderam também. Por isso foi agoniante ver como ela se enrolava cada vez mais e não percebia o que estava acontecendo. Eu fiquei o tempo todo tentando pensar em uma solução, no que poderia acontecer para Molly sair dessa confusão porque se dependesse dela ia acabar pegando prisão perpétua e se abusar uma pena de morte. Porque além de tudo Molly é sozinha no mundo e as pessoas que ela achava que eram suas amigas, só se aproveitavam de sua inocência.

Molly é um personagem que a gente quer cuidar e que nervoso que deu de ver como as pessoas se aproveitam de quem é mais vulnerável. A história é narrada pelo ponto de vista da Molly, mas dá para ver claramente a situação a sua volta. Logo no começo já percebemos os mui amigos que ela tinha e a armadilha que ela estava caindo, mas Molly não percebe e vai lá andando que nem um carneirinho para a boca do lobo. Mas confesso que fui surpreendida com algumas revelações no final. Eu fiquei o livro todo achado que na verdade a Molly estava me fazendo de trouxa, que a autora tinha escolhido recorrer ao já famoso no gênero, o narrador não confiável, e se é isso mesmo que aconteceu você vai ter que ler para saber.

E como disse apesar do livro não ser aquela referência do gênero e se não fosse pela Molly receberia um 3/5 ou até menos, a autora ainda conseguiu me surpreender no final. Eu realmente não esperava por duas revelações que aconteceram. Uma eu não tinha nem chegado a cogitar aquilo e a outra eu não fazia a menor ideia de que deveria sequer ter pensado nisso. E por isso tudo e pela Molly, é um livro que vou indicar aqui, principalmente para quem não está acostumado a ler livros do gênero e quer começar. Quanto à edição, eu particularmente não gosto muito desse tom de verde, mas a contra guarda está tão linda que dá gosto.

Nota:






11 comentários:

  1. Eu ia ler esse mês mas acabei me enrolando em outras leituras. Espero conseguir mês que vem.
    Eu espero não me decepcionar com esse porque geralmente histórias nesse estilo eu acabo ficando p da vida com o final.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Tudo bem?
    Que livro mais incrível, adorei a resenha bem completa.

    Beijos da Kah
    Blog Mundo da Kah
    Canal Blog Mundo da Kah
    Instagram

    ResponderExcluir
  3. Oii, aí meu Deus! Preciso ler esse livro já me conquistou.
    Beijos
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  4. Oi
    eu vi comentarem desse livro no youtube, a história parece ser boa, pena que deixou a desejar no quesito suspense, mas gostei da resenha.
    Assinei ontem a Intrínsecos , mais não fui pelo plano anual, porque minha atenção é só assinar por alguns meses, mas quem sabe se eu gostar eu assine o anual.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Amei a resenha. Eu já estou super querendo ler esse livro por ter uma personagem diferente.
    Que pena que o gênero do livro deixa a desejar, mas acho que se for ler sem expectativas dá certo
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Eu gostei bastante da proposta e simpatizei com a moça lendo a resenha.
    As vezes é bom pegar um ponto de vista diferentão de uma coisa que a gente gosta e se surpreender. Espero curtir.

    até mais :D
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  7. Oi, Sil! Tudo bem?
    Eu já lendo a resenha com um aperto no coração pensando que o final iria ser trágico etc espero que tenha sido revelado quem de fato era o assassino. Fiquei bastante curiosa em saber como ela será inocentada.

    beijos

    https://duquesaazarada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sil. Como vai? Parece interessante. Que bom que gostou. Ótima resenha. Abraço!




    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil,
    Ainda não tinha visto qual era o Intrínsecos do mês antes da sua postagem.
    Pessoalmente, não estou muito animada a conferir essa obra. Eu já te contei que estou meio travada, então pegar um gênero que não flui tão facilmente para mim, acho que iria me atrapalhar ainda mais agora.
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Eu também não gosto quando a editora vende um livro dizendo ser uma coisa, mas entrega outra. Me sinto vítima de propaganda enganosa. Mas que bom que, mesmo não sendo o que você esperava, a leitura ainda foi positiva. Acho que só li três livros onde o protagonista tem TEA: Passarinha Projeto Rosie e Efeito Rosie (os dois últimos dão uma duologia). Que recomendo, aliás. Achei interessante a premissa desse livro e vou ler, agora já avisada que não tem aquele suspense, mas que vale a leitura ainda assim.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  11. A Camareira me prendeu ate o final, o que mais cativa nessa história é a presença de Molly gostei bastante da personagem.

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo