03 fevereiro 2022

Resenha | Aristóteles e Dante Mergulham nas Águas do Mundo - Benjamin Alire Sáenz

Livro: 
Aristóteles e Dante Mergulham nas Águas do Mundo
Série: Aristóteles e Dante #2
Gênero: Jovem Adulto
Autor: Benjamin Alire Sáenz
Editora: Seguinte
Páginas: 448
Ano: 2021

Sinopse:
Na aguardada continuação de Aristóteles e Dante descobrem os segredos do Universo, Ari e Dante vão lutar com todas as forças para transformar o mundo em um lugar onde possam ser livres juntos e sem medo.

A vida de Aristóteles mudou completamente desde que conheceu Dante Quintana. Com Dante, Ari aprendeu a achar graça nas pequenas coisas da vida e descobriu o coração enorme que tem, capaz de amar muitas pessoas ― inclusive outro garoto.

Agora, os dois estão prestes a começar o último ano do ensino médio e, mesmo sabendo que em breve terão que fazer escolhas importantes para o futuro, estão se abrindo para novos amigos, novos lugares e para as próprias famílias ― até que Ari sofre uma perda terrível e, mais do que nunca, precisará do apoio de Dante.

Nesta continuação de Aristóteles e Dante descobrem os segredos do Universo, reencontramos nossos heróis no momento em que o primeiro romance termina, para seguir com eles pelas águas de um mundo novo, que pode ser perigoso e difícil, mas também vasto e cheio de possibilidades.

Resenha:

"Pensei no dia em que o conheci. Foi um encontro acidental, não planejado. Eu não era o tipo de cara que fazia planos. As coisas simplesmente aconteciam. Ou, na verdade, nada nunca tinha acontecido. Até eu conhecer Dante. Era um dia de verão como hoje. Encontramos desconhecidos todos os dias - e normalmente os desconhecidos continuam desconhecidos. Pensei no som da sua voz na primeira vez que a ouvi. Eu não sabia que aquela voz mudaria minha vida. Pensei que ele só me ensinaria a nadar nas águas da piscina. Mas ele me ensinou a nadar nas águas da vida."

Eu recebi esse livro em parceria com a editora Seguinte e como não tinha lido o primeiro ainda eu li e resenhei ele aqui. E sabe quando você se apaixona tanto por um livro, mas sente que não tinha necessidade de uma continuação? Aconteceu aqui, por isso eu nem sabia o que esperar desse segundo livro e o medo era que o autor estragasse alguma coisa na história maravilhosa que ele escreveu tantos anos atrás. Mas não é que ele conseguiu escrever uma história ainda melhor do que a primeira. Algo que já era ótimo, se tornou espetacular. E se tem uma palavra para descrever esse segundo livro é intenso.

Nesse segundo livro vamos acompanhar Ari após ele ter assumido sua paixão por Dante e consequentemente sua homossexualidade. Mas as coisas não se tornam mais fáceis para ele, pelo contrário. A história se passa na década de 80 e se hoje as coisas já são difíceis imagine naquela época então, ainda mais com uma pandemia de AIDS tomando conta e sendo conhecida como a doença de gay. O único consolo de Ari e de Dante é que seus pais os apoiam desde o primeiro instante, até mesmo antes de Ari admitir o que sente.

"Eu não sabia o que dizer. Ele estava certo - e dai? A maior parte do resto do mundo não via as coisas como nós a víamos. O mundo olhava para aquele menino e aquela menina, sorria e pensava: Que fofo. Se o mundo me visse do mesmo jeito com Dante, faria uma careta e pensaria: Que nojo."

E assim como no primeiro livro temos em Ari um personagem que não entende seus sentimentos e agora a coisa agravou porque ele não compreende nem seu próprio corpo e a vontade de transar com Dante que parece ter tomado conta da sua mente, e por isso resolve colocar seus pensamentos em um diário como se estivesse escrevendo para Dante. E é no diário principalmente que podemos ver a linguagem poética usada pelo autor. Esse livro nos faz suspirar e é para romântico nenhum colocar defeito de tantos sentimentos que transbordam das páginas.

Mas diferente do primeiro livro, a continuação não foca somente no relacionamento Ari/Dante, e no amor romântico, também temos sua relação com seus pais e é tão bonito ver como a amizade entre pai e filho cresceu desde o primeiro livro. E como o próprio Ari disse, ele se tornou um louco por seus pais. Também teve um maior desenvolvimento na relação de Ari com seu irmão preso, que até então era um assunto tabu em sua casa. E uma das melhores coisas desse segundo livro, temos uma nova personagem, Cassandra, que foi o grande destaque e a segunda responsável por me levar as lágrimas em boa parte da história.

É com Cassandra que o autor abordou, além das questões já relevantes como homofobia e xenofobia apresentadas no primeiro livro e dando sequencia nesse, o tema feminismo. Mas como nem tudo são flores, uma coisa que já tinha sentido falta no primeiro livro e senti ainda mais nesse, é que só temos a visão de Ari da história. Queria tanto ter lido alguma coisa pelo ponto de vista de Dante. e dos outros personagens, Mas ainda assim não posso deixar de dar nota máxima e favoritar um livro que me trouxe tantos sentimentos. Sem falar que Ari é um personagem que apesar de ser tão complexo, é alguém que a gente se identifica fácil.

"Ás vezes, quando estava na presença de Dante, sentia saber tudo. Mas, para mim, uma coisa era amar. E outra, a mais difícil de todas, era se permitir ser amado."

Seus medos, suas inseguranças, é algo que eu e acredito que quase todos adolescentes já sentiram em algum momento da vida nessa transição para a fase adulta. Por isso é impossível não se acabar de chorar nos momentos finais da história. Ver todo amadurecimento de Ari ao longo desses dois livros é algo gratificante e que nos traz esperança. Isso sem falar que Ari ainda passa por um momento onde tem que viver o luto e mais uma vez me identifiquei porque já passei por isso também e me senti exatamente como ele. 

A história de Ari e Dante é sim mais de Ari do que de Dante, porque Dante foi aquela pessoa que entrou na vida de Ari para fazê-lo florescer, Dante é como se fosse uma porta que se abriu para toda uma vida que Ari estava deixando de viver. Tem vezes que uma pessoa passa por nossas vidas exatamente para isso, e não precisa ser exatamente de forma romântica como é o caso aqui. Mas enfim, essa é uma história que recomendo muito, mesmo que depois de ler eu tenha descoberto que o próprio autor não acredita no que escreveu, já que ele está envolvido em algumas questões de transfobia. Quanto a edição, esse segundo livro traz uma capa ainda mais linda do que a do primeiro livro. E ela segue no padrão de qualidade da editora.

Nota:







9 comentários:

  1. Oi Sil, tudo bem?
    Fiquei com uma dúvida: o Dante chega a brilhar por conta própria, ter um desenvolvimento? Fiquei receosa se ele serve "somente" pra ajudar o Ari a florescer. Curti a resenha e fiquei com vontade de conhecer os dois livros!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil, eu não li o primeiro, mas desde o lançamento me pareceu uma história bem bonita. Bom saber que a continuação é boa!

    Bjs, Mi

    Na Nossa Estante

    ResponderExcluir
  3. Eu não tive muito interesse nessa continuação. Não lembro quase nada do primeiro e eu acho que teria que fazer uma releitura para ler esse kkkkkk
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  4. Olá, Sil, tudo bem? Eu ainda não conhecia esse livro, nem li o primeiro, mas me pareceu interessante. Eu também fico bem receosa quando um livro que nem precisa de continuação acaba tendo uma, porque o risco de estragar aquilo que tava tão perfeito é enormeee. Ainda bem que a sua experiência foi positiva.
    Não sei como o autor escreveu sobre um tema que ele não concorda... estranho, né?
    Ótima resenha!

    Beijos,
    Dear Masen

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil, como você está?
    Essa é uma série de livros que eu não vejo NINGUÉM falando um A contra.
    Pessoalmente, demorei um pouco para ter interesse em lê-la, então perdi a opotunidade de pegar o 2 no netgalley. Mas já estou de olho nas promoções do livro 1.
    Acho que vou gostar bastante!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. OI Sil! Eu também achei o livro bem intenso, a carga de sentimentos que os personagens estão carregando, o cenário que estão vivendo, tudo é muito forte e serviu para deixar a história excelente. Amei a duologia. Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Que bom que o autor deu esse presente, mesmo depois de tanto tempo do primeiro volume. E melhor ainda que ele conseguiu "manter a trama nos trilhos'. Apesar dos pesares, é um bom livro, que tenho bastante vontade de ler um dia.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  8. Menina, adoro suas dicas!
    Gostei da resenha, mais um livro excelente.
    Anotando...

    Beijos! 😘🌺

    ResponderExcluir
  9. Amei a resenha. Eu estou doida para ler esse livro, mas não lembro de quase nada do primeiro e teria que reler.
    É muito bom ver o amadurecimento dos personagens e ter temas importantes sendo debatidos, que pena que o autor seja problemático, mas hoje ta cada vez mais comum né.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo