07 agosto 2013

Resenha | Elantris - Brandon Sanderson

Elantris era chamada de cidade dos deuses: um lugar de poder esplendor e magia. Era uma cidade magnifica. Mas não mais do que seus habitantes. Eles tinham os cabelos brancos brilhantes e a pele quase no tom de prata. Os elantrinos pareciam resplandecer como a própria cidade. As lendas diziam que eram imortais ou muito perto disso. Seus corpos se curavam rapidamente e eram abençoados com grande força, sabedoria e velocidade. Faziam magia com um simples mover de mãos. Eles eram como divindades. As pessoas vinham visita-los em busca de cura, comida ou sabedoria. E qualquer um podia se tornar um deles. A transformação era chamada de Shaoud. Quando ela chegava, a vida da pessoa terminava e recomeçava. Ela mudava-se para Elantris onde ia ser venerada por toda a eternidade. Mas a eternidade terminou a dez anos.

O príncipe Raoden de Arelon, reino vizinho de Elantris, estava de casamento marcado com Sarene, princesa  do reino de Teod. O casamento arranjado, era uma forma de aliança entre os dois reinos. Mas uns dias antes do casamento ele passa pela Shaod. Mas o que a alguns anos era uma benção, hoje é uma maldição. A antiga cidade de Elantris agora nada mais é do que uma enorme tumba para quem passa pela transformação. É como se fosse um enorme cemitério para quem esqueceu de como morrer. Mas Raoden não vai se deixar vencer tão fácil pela fome e pela dor, comum nos elantrinos e assim que chega a cidade, ele pede a ajuda de um dos habitantes que a seu ver não está tão mal quanto os outros. Em troca de comida ele pede a Galladon que lhe apresente Elantris e lhe conte tudo o que sabe a respeito do que a cidade se tornou.

A princesa Sarene pensa em fazer uma surpresa para seu noivo chegando alguns dias antes do casamento para que eles possam ir se conhecendo. Mas a surpresa quem tem é ela. Ao chegar em Arelon ela tem a triste noticia da morte do seu noivo. Mas de acordo com o contrato, mesmo com a morte de um dos noivos o casamento continua válido. Logo que chega ela percebe que nessa cidade as mulheres não tem muito valor, mas como ela não é uma pessoa que se conforme com esse tipo de situação, ela vai achar um jeito de se fazer respeitada. Quase ao mesmo tempo em que Sarene chega a Arelon, chega também Hrathen, gyorn de Jaddeth, senhor de toda criação, enviado por Wyrn Wulfden. Ele chega todo resplandescente em sua armadura vermelho-sangue. Ele tem três meses para fazer com que o povo de Arelon e o povo de Teod se convertam ao Shu-Dereth, antes que Jaddeth destrua todos.

Enquanto Raoden tenta mudar as coisas dentro das muralhas de Elantris e descobrir o que houve, porque a magia se acabou, a missão de Hrathen não vai ser nada fácil fora das muralhas. Ele vai ter que enfrentar não apenas um povo fraco, mas sim Serene que foi criada por seu pai para pensar por si mesma. Ela não vai deixar que o gyorn faça com Arelon o mesmo que já fez em outras cidades por onde ele passou, destruição total. Se fazendo de ingenua e estupida, ela está conseguindo ganhar a confiança das pessoas. Mas Hrathen, é um adversário a sua altura e já percebeu que a princesa não é tão burra quanto aparenta ser.

A história é narrada por Raoden, Sarene e Hrathen, um capitulo cada um respectivamente. Ora estamos dentro de Elantris com Raoden tentando mudar a horrível situação que a cidade e os elantrinos estão passando, ora estamos fora de Elantris com Sarene e Hrathen, acompanhando o jogo de poder em que eles se encontram. Como não tinha lido nenhuma resenha desse livro e também não li a sinopse, não sabia o que esperar do livro. Uma grata surpresa. Teve uma noite que li 200 paginas de uma só vez, não conseguia largar o livro.

Raoden e Sarene são aquele tipo de personagem que cativam e nos faz torcer por eles. Eu ficava o tempo todo torcendo para que houvesse uma cura e Raoden conseguisse sair daquela situação. Hrathen, apesar de não ter o mesmo carisma, a sua inteligencia e o jeito que ele faz as coisas, também faz com que a gente torça para ele. Eu ficava pensando em um jeito dele se dar bem, sem prejudicar os outros. Recomendo para quem gosta de fantasia, mas não aquelas à que estamos acostumados e sim uma fantasia onde o jogo pelo poder, transborda nos diálogos bem construídos e nos personagens fortes criados pelo autor. E o melhor de tudo é volume único! Nota: .




15 comentários:

  1. Você me conquistou quando falou: "volume único". <3
    Parece ser exatamente o tipo de livro que me conquista, to nessa onda de fantasia. *-*

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse livro e fiquei encantada com a sua resenha. Parece ser uma livro muito bom, e os personagens já me conquistaram! Fiquei curiosa para saber o desfecho dessa trama, e se a cidade irá voltar a ser como era.
    Abraços,
    Raquel - Viajando com Livros.

    ResponderExcluir
  3. Oie :)

    Apesar de conhecer esse livro pela capa nunca tinha me interessado muito nele, mas agora estou doido para ler !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha! A capa do livro também é fantástica.

    Abraços!

    www.universodosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi como vai?
    Parece ser bem a minha cara..rs
    Gosto de histórias assim, sem contar que gostei da capa.
    Ta aí, gostei!
    Valeu a dica...

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oie Sil =)

    Aiw *--------------* Estou simplesmente doida para ler esse livro, desde que ele foi lançado!
    Sua resenha só me deixou com mais vontade ainda de ler Elantris, já que pelo visto ele cumpre a promesa de ser um livro de fantasia realmente fantastico.

    Adorei!!!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  7. Parece um ótimo livro, mas confesso que não me chamou atenção.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  8. Confesso que livros desse gênero não me chama muito a atenção, mas este, com a sua resenha, tem algo que me faz querer ler! Nao sei o que! hahaha
    Mas deve ser uma historia que me prenderia e torceria MUITO! hahahha
    Beijinhos, querida!
    Jennifer
    http://queridamaiscafe.com/

    ResponderExcluir
  9. Meu 2° gênero favorito, amo muito. Me interessei.

    http://momentoliterario1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito da resenha e já me interessei pelo book, agora.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Vc me conquistou com sua resenha, amei!!
    nao conhecia esse livro, e amoo esse gênero, entao mais um para a wishlist

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
  12. Esse parece um bom livro, a capa é até bonita. Não sei se leria por agora, fantasia não tá na minha parada de sucessos do momento. kkk
    Ótima resenha!
    Beijo

    ResponderExcluir
  13. Gostei do enredo do livro, ao mesmo tempo complexo e interessante, e a resenha ficou ótima, parabéns! Fiquei com vontade de conhecer Elantris, rsrs...

    Abraços!

    pecasdeoito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Uau, que delícia de resenha Sil. Quando vi a capa e comecei a ler a resenha tive a impressão de ser um livro do George Martin, algo bem fantasioso e mirabolante. Fiquei louca de vontade de ler. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  15. Adorei a resenha, não conhecia o livro, mas já me interessei.

    Bjus.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo