15 junho 2014

Resenha | Quem É Você, Alasca? - John Green

O Primeiro Amigo, A Primeira Garota e As Ultimas Palavras

Essa frase resume bem o conteúdo do livro. Miles Halter é um adolescente frustado que está se mudando para um colégio interno e na sua festa de despedida já vemos que ele não tem nenhum amigo. Ele é todo certinho e organizado e fica horrorizado com seu companheiro de quarto Chip Martim, que logo que chega, joga seus pertences nas gavetas, se apresenta a ele com o apelido de Coronel e já lhe dá um também, Gordo, em uma referencia a sua magreza. Quando ele vê o mapa que Miles colou na parede, começa a dizer o nome dos países em ordem alfabética. Ele diz que é seu talento e pergunta a Miles qual é o dele. Miles lhe diz que coleciona Ultimas Palavras. É isso que você entendeu mesmo, são as ultimas palavras ditas antes da pessoa morrer. 

Logo em seguida Chip diz que precisa de um cigarro e fala a Miles que Alasca pode conseguir para eles. Alasca, é uma das internas, que agora tem um quarto só para ela depois que sua companheira de quarto foi expulsa. Miles fica encantado com Alasca. Alem de linda, ela tem uma personalidade extrovertida e deixa Miles bem a vontade. Ao saber que Miles coleciona ultimas palavras, ela mostra o livro que está lendo sobre Simón Bolívar. E pergunta se ele sabe quais foram as suas ultimas palavras. Miles diz que não sabe e ela lhe diz que foram: "Como sairei desse labirinto?". Miles pergunta o que é o labirinto e Alasca diz que esse é o mistério e lhe faz uma proposta. Se ele descobrir o que é o labirinto e como sair dele, ela lhe arranja uma transa. Miles concorda.

Mas nem tudo são flores. Miles acorda com alguns garotos em seu quarto e quando percebe  já está sendo arrastado só de cuecas para fora. Eles levam Miles para a água, mas antes amarram ele inteiro e jogam ele lá dentro. Miles quase não consegue se soltar e fica furioso com o que aconteceu. Quando volta para o colégio ele procura Alasca que trata ele mal. Chip diz a ele que um banho não faz mal a ninguém e diz que todos passam por isso. É quando Miles diz que o banho foi amarrado. Logo depois eles ficam sabendo que isso foi por ele ser companheiro de quarto de Chip, a quem todos pensam ser um dedo duro, a pior coisa que alguém pode ser. Mas agora Chip quer vingança e eles não irão deixar isso barato.

-x-

Vou confessar. Só li esse livro por estar no Desafio literário em que estou participando. Quando peguei ACEDE para ler me decepcionei com ele, pois, esperei algo que não veio. Podem me crucificar mas não gostei. E como todos falavam que esse é o melhor livro do autor resolvi ler ele. Bom eu tentei, juro que tentei, não foi má vontade da minha parte, fiz um esforço enorme, mas sabe quando não vai? Eu que nunca pensei em abandonar uma leitura no meio, quase deixei essa de lado, só li até o final mesmo para cumprir o desafio. Mas mesmo assim, pretendo ler outro livro do autor ainda, uma hora eu acerto.

Os capítulos começam com uma ordem decrescente de uma data, coisa que vai até o meio do livro mais ou menos. Então já esperamos que algo importante irá acontecer nesse dia. Não vou dizer o que acontece só que o livro até melhora um pouco depois, mas já estava tão chato que nem compensou. Eu não tenho nada contra livros que mostrem o cotidiano na vida de adolescentes no ultimo ano escolar antes da faculdade, mas tinha que ser com adolescentes que não fazem nada além de fumar? De cada três paginas, duas e meia eles estavam fumando. E a outra meia eles estavam ficando bêbados. Não teve jeito, eu não gostei da história. Nem consegui ver as reflexões abordadas pelo autor que tinha lido em outras resenhas. Por isso é um livro que se você tem o gosto parecido com o meu, você não irá gostar.
Nota: .


27 comentários:

  1. Li A Culpa é das Estrelas do autor e não amei tanto quanto todo mundo. Não tenho pelo menos por enquanto, pretensão de ler as outras obras dele.

    Beijos!

    http://jessicadventuretime.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Hola!
    Ninguém entende meu desprezo por este livro, mas eu o acho muito forçado para agradar o público alvo, sem nenhum componente que realmente atraia o leitor para chegar ao final. Isso na última metade do livro. Porque a primeira parte é uma coisa linda que parece um filme americano. Ou seja, amei metade do livro, e a outra metade, bom... nem tanto.
    Beijos.
    http://leituraassidua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Silvana :)

    VOCÊ NÃO CURTIU? Esse é meu livro preferido do Green. Concordo com você a respeito de fumar e tals... Isso irrita. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda não conhecia este livro, mas pela resenha parece não ser tão incrível assim :/

    Beijocas,

    www.nossoglamour.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Fiquei mais curiosa ainda para ler esse livro do Jonh Green, está na minha lista de espera!

    novo endereço do meu blog!: http://amorawithchocolate.blogspot.com
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi,
    Do Jonh Green só li "A culpa das estrelas". Confesso que não li os outros, pois sempre me decepciono com autores que estão na moda! Pelo jeito aconteceu com vc! Rsrs
    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  7. Oi Silvana..
    Tenho muita vontade de ler este livro, ele de fato parece ser bom.
    Bom, assim como você quando li ACEDE, até gostei, mas não foi toda aquela coisa. Mesmo assim gostei bastante e pretendo ler outros livros de John. Espero gostar mais desse do que você gostou..rs Quem sabe eu consigo..rs

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Vou ler este livro por causa do desafio também. Que pena que você não gostou :(

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie Sil
    Tão ruim quando a gente deposita muita expectativa em um autor ou livro, e acabamos não achando aquilo tudo.
    Eu amei esse livro, mas não são todos os livros do John que me cativam.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  10. Olá
    Já li Cidades de Papel e A Culpa é das estrelas e sou apaixonada pelos dois e principalmente pelo John. Tenho esse livro, porém, ainda não li hahaha mas com certeza irei em breve, pois tenho muitas expectativas e espero amar como os outros haha.
    Que pena que não gostou da leitura :c

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/06/lancamento-do-livro-o-jogo-perfeito-por.html

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho grande vontade de ler quem é você alasca, mas me decepcionei -também- com A culpa é das estrelas então estou deixando a febrezinha de john passar pra ler outras obras dele "não é você, sou eu" ehuahe acontece mt com livros ç.ç

    Sobre isso que você falou "De cada três paginas, duas e meia eles estavam fumando. E a outra meia eles estavam ficando bêbados." é tipo, pior coisa de um livro, falar a verdade, só me interessei por causa da frase que as pessoinhas escrevem por ai "vocês fumam pra saborear, eu fumo pra morrer." MAS TIPO, é mt chato quando o livro só aborda a porra das merdinhas adolescentes, sem falar que, nem todo adolescente fuma, nem todo adolescente bebe, grande maioria pode, mAS GENTE, VAMO PARA, ISSO ME DA UM ODIO QUE DEOSMELIVRE!!!!!
    -melhor eu nem continuar que se não o comentario vai ficar enorme-

    Adorei a resenha :3

    XOXO
    onthislastday.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. eu li a culpa é das estrelas e adorei, mas n sei se vou gostar desse.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  13. Estou louca para ler esse,
    dos livros do John esse é o único que não tenho na minha estante,
    apesar de só ter lido a culpa é das estrelas fiquei curiosa pelas outras escritas do autor.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Aaah sua sinceridade <3

    Eu estava super afim de ler, assim como ACEDE, mas as pessoas tem uma mania maldita de estragar tudo com os spoilers... Não sabia ao certo do que se tratava, só queria um livro do John pra poder entender o que ele tem de tão especial... Acho que vou riscar da lista hahaha

    Beijinhos,
    entrechocolatesemusicas.blogspot.com.br
    EC&M

    ResponderExcluir
  15. Que pena que você não gostou, eu adoro esse livro justamente por ser a quebra de um padrão que sempre vimos nos livros do John Green. Também não posso falar muito porque sou super fã do autor haha
    Leia O teorema Katherine, numa dessas você gosta do autor!
    Beijo
    http://www.gemeasescritoras.com/

    ResponderExcluir
  16. Tenho vontade de ler esse livro, parece ser interessante, pena que você não gostou da historia, já vi muitos falarem, primeira resenha negativa que e leio, mais mesmo quero ler. È bom saber de opiniões diferentes.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Eu tenho vontade de ler esse livro, exatamente porque dizem que é melhor do que A Culpa é das Estrelas. Uma pena você não ter gostado. Espero não me decepcionar tanto assim com a leitura.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho

    ResponderExcluir
  18. Sou apaixonada pelo os livro do john, amo. Deve ser ótimo esse <3
    www.arianneoliveira.com

    ResponderExcluir
  19. Amei a resenha, estou louca pra ler esse livro, e fiquei ainda mais curiosa depois dessa resenha
    Beijos
    http://segredosdacahlima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oie Sil =)

    Do John Green só li ACEDE eu adorei, mas infelizmente não sinto vontade de ler os outros livros do autor. Dá para entender? rs... Ouço falar muito bem de Quem é você Alasca?, e se tiver uma oportunidade é bem capaz que eu leia, mas não tenho muitas expectativas em relação ao livro.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  21. Eu gostei do primeiro livro dele, e pretendo ler os outros. Deve ser questão de gosto! haha :P Mas eu verei...

    ResponderExcluir
  22. Oi Sil!
    Eu tenho esse livro no Kobo, mas ainda não li. Tenho curiosidade, mas vou ler sem esperar muita coisa. Eu li ACEDE e gostei, mas esperava mais. Achei a história bonita, mas não me emocionei (e olha que sou uma pessoa chorona).
    Não sei quando lerei, mas espero gostar. Sei que não irei me decepcionar, já que não estou cheia de expectativas, mas espero que seja uma leitura proveitosa.
    Beijocas
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  23. Eu tenho vontade de ler esse livro, mesmo vendo muitas resenhas negativas.
    Eu sou apaixonada por A culpa é das estrelas e odeie Theorema..
    Então quero ler esse pra tirar uma conclusão sobre o autor.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  24. Eu li ACEDE e adorei, e eu estava até querendo ler este, mas agora fiquei meio desanimada. Eu também não gosto de desistir do livro, então pra evitar essa fatalidade vou deixar pra ler um pouco mais pra frente rsrsrs
    Adorei sua resenha, muito bem escrita como sempre ;)

    Beijos
    http://www.culturaliteraria.com/

    ResponderExcluir
  25. Já li o livro e gostei da sua resenha.
    Se não me engano esse é o primeiro livro do autor; e segundo ele é o mais sujo ou pesado. A parte que mais gostei está na última página. Não foi um dos meus livros preferidos, mas agora, algum tempo depois de tê-lo lido, gosto mais dele do que quando terminei a leitura.
    Acho que a grande sacada do livro é mostrar as consequências das nossas escolhas, e como a gente tem que seguir em frente. Talvez o autor precisasse mostrar com mais clareza que a bebida e o cigarro trazem consequências negativas.
    Sorteio: kits do livro Intenso Demais (últimos dias para participar) e livro Fahrenheit 451 no blog petalasdeliberdade.blogspot.com , participe.

    ResponderExcluir
  26. Oi Sil, sinto muito por você não ter gostado. É tão frustrante quando lemos um livro que tantos amam e simplesmente não conseguimos nos conectar com ele. Sou muito fã do JG, mas este ainda não li. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  27. Esse livro é muito ruim mesmo, comprei, e to meio zzzzz mas Cidades de Papel, é sensacional, do inicio ao fim.

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo