04 setembro 2014

Resenha | Um certo verão - David Baldacci

Como começar de novo quando o amor de sua vida se foi?

"Seis meses; oito, se o senhor tiver sorte."

Depois de sobreviver a duas guerras, Jack achou que iria morrer bem velhinho. Mas quando ele começou a sentir muitas dores e ficar cansado sem fazer muito esforço, ele procurou um médico, que veio com a terrível noticia. No começo, Jack entrou no período de negação, mas depois viu que aquilo não ia dar em nada e resolveu que seus últimos momentos com sua família, seriam os mais felizes possíveis. Agora seu único objetivo é conseguir viver até o natal. Ele não consegue fazer mais nada sozinho. Ele respira por aparelhos, se alimenta por uma sonda e vive a base de remédios, pois sem eles a dor é insuportável. Nas ultimas semanas ele tem escrito uma carta por semana para sua esposa, escrevendo aquilo que ele não consegue dizer. A ultima carta, ele pretende escrever na véspera do natal, depois que todos já tiverem ido dormir.

Mas ele não consegue escrever essa sétima e ultima carta. Com a agitação toda do natal, sua esposa Lizzie esquece de comprar seus remédios. Ela diz que vai até uma farmácia. Jack diz a ela que deixe para depois, mas ela nem ouviu, pois, já estava saindo. Jack dorme um pouco e quando acorda o inimaginável aconteceu. Um policial vem até a sua casa dizer que Lizzie, furou um sinal vermelho e foi atingida por um limpa-neves, morrendo na hora. Sempre que imaginava um velório, era ele que estaria no caixão e não sua amada esposa. As coisas ficam horríveis, pois, em pouco tempo seus filhos serão órfãos dos dois pais. Ele não tem outra alternativa senão aceitar a sugestão de seus sogros. Ele vai esperar a morte em um asilo e seus filhos irão viver cada um em um lugar, com parentes.

E quando a esperança não existia mais, David despede-se dos seus filhos e depois que eles se vão, ele percebe que está respirando sem o aparelho. E aos poucos o milagre acontece. David está curado. Depois de recuperar a saúde, seu objetivo é recuperar a sua família. Ele decide passar o próximo verão na casa onde Lizzie cresceu, e que era uma vontade dela antes de morrer. Jack vai ter que reconquistar a confiança e o amor de seus filhos, Cory e Jackie, e principalmente de sua filha mais velha, Mikki. Alem de ter que enfrentar a desconfiança das pessoas, em especial de sua sogra, que não acreditam em sua recuperação.

"Mas lembre-se: a cada dia que você acordar e deparar com seus três filhos tão queridos, estará vendo as coisas mais preciosas que você e Lizzie fizeram juntos. Não estou dizendo que o tempo cura todas as feridas, mas o passar dos anos nos ensina a lidar com a dor."

Eu não esperava nada desse livro, mas como amei a história. Me lembrou muito A ultima música do Nicholas Sparks, um livro que amei demais. A parte de passar o verão juntos, das cartas e principalmente do relacionamento entre pai e filhos é muito parecido. Mas diferente do livro do Nicholas, Mikki não era tão intragável quanto Ronnie. Em Um certo verão, quem é um pouco insuportável é o pai. E assim como em A ultima música, chorei litros com o livro. Mas não foi só pelos momentos tristes, mas com os momentos de superação e com as lições que o livro nos mostra. Recomendo com certeza para quem gosta de um bom romance regado a lagrimas.
Nota:


12 comentários:

  1. Oi, Silvana.
    Parece ser um livro lindo, acima de tudo. Fiquei bastante curioso com a história, faz tempo que eu não leio um livro com uma história assim de superação.

    Abraços,
    Diego.

    pecasdeoito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que história incrível! Cheia de reviravoltas! Acho que quando eu for ler vou precisar de lencinhos! me parece ser uma história de muita superação! mas sempre me sinto triste com história com mortes!

    Parabéns pela resenha!

    Bjs, Michele

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Até a capa parece dos livros do Nichollas né??

    Eu não conhecia, mas confesso que não é o meu tipo favorito de livro não. Poderia ler para sair da rotina.

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  4. Gente que estória incrível???
    Menina nunca li nada do autor mas lendo sua resenha, pude sentir uma dor terrível, imagino como não deve ser ler esse livro... A príncipio imaginei que não teria interesse em lê-lo por se tratar de um protagonista doente, já lido diariamente com doença no meu trabalho, mas após concluir desejei conhecer mais a fundo essa estória.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia este livro, e achei o enredo ótimo, parece ser mesmo uma estória linda e tocante! Fiquei curiosa para acompanhar, vou colocar na lista. Adoro livros que nos trazem lições e nos colocam para refletir, este parece fazer isso. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br | Venha participar do sorteio que está rolando no blog, valendo um livro nacional incrível aqui!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sil!
    Agora eu realmente quero ler esse livro. Até o momento nenhuma resenha havia me deixado curioso a ponto de querer o livro. Será meu primeiro contato com o autor. E o fato de você ter comparado com "A Última Música" já me deixou inquieto e querendo-o. Amei o livro do Sparks.
    Espero gostar tanto assim como você.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia essa história, pela sua resenha parece ser lindo. Quero saber mais sobre o livro e ler para saber como é o verão de um pai tentando reconquistar os filhos.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil, tudo bom?? ^^
    Não conhecia o livro, mas fiquei animada com a sinopse.
    Até a capa parece um dos livros do Nicholas, rs!
    "A última música" não é o meu preferido do autor, mas vi o filme e concordo que há semelhanças entre as duas histórias.. ;)


    Beijinhos,

    Thati;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
  9. Tenho muita vontade de ler esse livro, gosto bastante de leituras mais sensíveis do tipo e a comparação com "A Última Música" me parece um bom sinal.

    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Quando vi o nome do autor, pensei que fosse um livro de suspense, pois já li um dele nesse estilo.
    A princípio tinha me interessado em ler, apesar de ser um romance, mas a comparação com A Última Música me desanimou. Li esse livro e achei péssimo.
    Infelizmente, dessa vez passo a leitura

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro

    ResponderExcluir
  11. Ótima dica, parece ótimo, quando ver em alguma livraria comprarei.
    Meniiiiiiina, que blog incrível, adorei, sucesso demais, estou seguindo sem dúvidas.
    Beijinhos!

    http://isabelariosa.blogspot.com.br/
    http://instagram.com/belaarios

    ResponderExcluir
  12. Sil, to lendo ele e amanda, mas cheguei numa parte tão chata, que tá dando tudo errado pra essa família, que olha, parei um pouco, preciso me acalmar!
    Mas você falou que lembrou A Última música, pela amor de Deus, terá mais mortes???
    bjo^^
    Ana,
    elvisgatao.blogspot.com

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo