13 maio 2015

Resenha | A Escrava Isaura - Bernardo Guimarães


Livro: A Escrava Isaura
Serie: Não
Autor: Bernardo Guimarães
Gênero: Romance
Editora: Martin Claret
Paginas: 193
Ano: 2012

Resenha:

Hoje dia 13 de maio, é comemorado o Dia da Libertação dos Escravos, o dia em que foi assinada a Lei Áurea pela Princesa Isabel. Foi em 1888, mas infelizmente ainda temos trabalho escravo no Brasil, e racismo então nem se fala. Mas esse não é o assunto da postagem. Se formos falar sobre isso, esse assunto vai durar até o fim do mês.

O livro em questão foi lançado em 1875 em plena campanha abolicionista. Conta a história de Isaura, uma escrava branca. Isaura foi criada com todos os mimos por sua senhora, que por não ter uma filha, tratava Isaura como tal. Isaura teve tudo o que uma moça de bem poderia ter, somente a liberdade lhe foi negada. Um pouco antes de morrer, sua senhora fez com que Malvina esposa de seu filho Leôncio lhe prometesse libertar Isaura, coisa que ela não conseguiu fazer por medo de ficar sozinha, sem a companhia daquela que ela considerava sua filha de alma.

Mas Leôncio tinha outros planos para Isaura. A escrava era de uma beleza estonteante e logo que sua paixão por Malvina arrefeceu, ele colocou os olhos sobre Isaura. Mas Isaura era leal a Malvina, a quem considerava uma amiga e não cedeu as investidas de Leôncio. Leôncio ficou possesso e cada dia seu desejo por Isaura só crescia. É quando Malvina descobre seu interesse por Isaura e exige que ele ou liberte Isaura ou aceite a oferta de compra de Miguel, o pai de Isaura que quer a todo custo a liberdade de sua filha. Mas Leôncio está obcecado e não faz nenhuma coisa, nem outra. Ele tira as mordomias de Isaura achando que assim ela vai aceitar seus galanteios. O que ele não sabe é que Isaura sempre foi muito simples e a forma como ela era tratada nunca lhe subiu a cabeça.

E mesmo junto com as outras escravas, Isaura não cede a seus impulsos. Então Leôncio diz a Isaura que ou ela aceita seu amor por bem, ou ela vai para o tronco. Quem salva Isaura é seu pai, que aproveita uma saída de Leôncio e foge com Isaura. Dois meses depois, vemos Isaura e seu pai escondidos de Leôncio, que colocou a polícia atrás deles. Mas a beleza de Isaura não passa despercebida e atrai os olhares de Álvaro, um jovem abolicionista, que cai de amores por Isaura sem saber ser ela uma escrava fugitiva. Será que esse amor vai sobreviver quando ele descobrir a verdade? E Isaura terá sua tão sonhada liberdade?

Acho que não tem ninguém que não conheça essa história, seja pelo livro em questão ou pelas adaptações para a tv. O livro virou novela em 1976, tendo Lucélia Santos em seu papel principal, papel esse em que ela é reconhecida até hoje.. Foi exibida pela Rede Globo, sendo  reprisada 5 vezes e foi vendida para quase 80 países. Em 2004 foi novamente adaptada pela Rede Record, com Bianca Rinaldi no papel principal. A edição que eu li, foi a da Martin Claret. São edições de bolso, com capas simples e bonitas. Confesso que clássicos não me atraem, só li ele mesmo por causa do desafio em que estou participando. Mas confesso, a história é ótima. O livro é curto, mas a leitura não é tão rápida quanto pareceu ser no inicio. A linguagem é bem difícil, com palavras que nunca vi na minha vida, por isso a leitura demorou um pouco, eu parava para ver o que significava as palavras que eu não conhecia. Em contrapartida, aprendi um monte de palavras novas hehe. 

A história, mesmo com um pano de fundo mais pesado como a escravidão, torna-se leve, pelo romantismo contido nela. Isaura é uma pessoa doce e meiga e faz com que torçamos pela sua felicidade. Leôncio em compensação é o tinhoso em pessoa. Temos muitos personagens que poderiam ter sido mais explorados, e que por acaso foram em suas adaptações, como Malvina e Rosa, uma escrava invejosa. Até mesmo Álvaro, bem pouco aparece. Se você assim como eu, tem um certo receio em ler clássicos, por ter tido más experiencias durante o período escolar, indico A Escrava Isaura, acho que você irá gostar.

Nota: 




13 comentários:

  1. Eu adoro esse livro, assim como adoro a moreninha! Gosto de reler sempre que posso. A minha edição é essa também, estilo de bolso, gosto muito!
    Nunca vi as novelas mas tinha muita vontade de ver
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sil! Tudo bem? Eu já vi alguns capítulos da versão que a Rede Record fez para A Escrava Isaura e gostei bastante. Creio que o livro (apesar das palavras difíceis) seja bem bacana. Adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu já vi tantas adaptações desse livro que ler ele vai ser quase estranho. Hahahaha
    Beijos

    http://itsfangirltime.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil! Eu li essa obra quando era muito novinha, me surpreendi na época pq eu gostei muito, achava que não ia curtir a história, e acabei me surpreendendo! Parabéns pela resenha! Beijos
    Ps: Acabe com a Ansiedade antes que ela acabe com você
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2015/05/resenha-acabe-com-ansiedade-antes-que.html

    ResponderExcluir
  5. Oi Silvana!
    A última frase da sua resenha foi pra mim, detestava esses livros clássicos na época da escola, mas hoje vejo que eu era nova demais para entendê-los.
    Esse livro eu ainda não li, mas gostei da sua resenha e me interessei!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  6. Que eu me lembre, não existe nenhum clássico com leitura clássica mesmo. Até porque o padrão da época eram livros mais trabalhados, com mais descrições e que se arrastaaaaaaaaaaaaaaaaaavam até não acabar mais. Mas eu adoro clássicos.
    Esse é realmente excelente. Um livro e tanto. A quantidade de adaptações só comprova o potencial.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de maio. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Sil!
    Infelizmente ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas pela premissa e todo o conhecimento que ele nos transmite, é impossível não querer conhecer essa história melhor.
    Adorei a resenha.
    Beijos

    Construindo Estante || Curta a fan page
    Sorteio de caneca personalizada de A Culpa é das Estrelas. Participe!

    ResponderExcluir
  8. Olá Sil,

    Ainda não li esse livro, mas está na minha lista e que edição linda essa hein, show de bola, ótima dica...bjs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oláá!
    Eu também não tive boas experiências com clássicos kkkk mas fiquei com vontade de ler esse (primeira vez que fiquei com vontade de ler esse livro, acredita?)
    Beijos
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá Sil,

    adoro seu blog, sempre tenho ótimas dicas aqui. Amei saber de um bom clássico, tentei ler alguns, mas a linguagem era tão difícil que desisti. Vou dar uma chance para esse.

    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil,
    Ótima resenha, ainda não havia lido opiniões sobre o livro e fiquei bem curiosa.
    A parte das palavras novas, em certo ponto até anima, pois dificilmente será uma leitura para esquecer.
    Eu só assisti a novela, com a Bianca e até gostei. Essa com a Lucélia minha mãe vivia comentando haha

    bjs e tenha uma ótima sexta
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  12. Oi, Silvana.

    Nunca ouvi ninguém comentar nada sobre esse livro, que retrada uma época tão triste da nossa história!
    Na época que passava na Record minha mãe assistia e eu vi alguns pedaços algumas vezes, mas nunca cheguei a ver um capítulo todo.
    Todos os clássicos tem essa leitura mais complicadinha, né?

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  13. Oi Sil,
    Ainda nao li Escrava Isaura apesar de gostar de livros clássicos. Apesar de achar interessante a discussão que o livro se propoe, a premissa simplesmente nao me atrai. Sabe quando vc le a sinopse e nao ve nada demais?
    Acho curioso que os classicos da literatura brasileira tem um linguajar mais rebuscado que classicos ingleses, por exemplo.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo