02 janeiro 2016

Resenha | Para todos os garotos que já amei - Jenny Han


Livro: Para todos os garotos que já amei
Série: Para todos os garotos que já amei #1
Autora: Jenny Han
Editora: Intrínseca
Gênero: Romance
Páginas: 320
Ano: 2015


Sinopse: Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos.
Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.


Resenha:
A primeira resenha do ano, é de um livro que eu não tinha dado nada por ele, nem tinha me interessado na verdade, até ler uma resenha em um blog que eu não me recordo qual foi na verdade e fiquei curiosa com o enredo e como surgiu a oportunidade de ler ele, eu aproveitei. Para todos os garotos que já amei conta a história de Lara Jean. Ela tem dezesseis anos e é a irmã do meio de três irmãs. Margot é a mais velha com 18 e Kitty a mais nova, tem 9 anos. Elas perderam sua mãe muito cedo e vivem apenas com seu pai, um genecologista muito ocupado mas que apoia as filhas em tudo. Margot como é a mais velha, tomou as rédeas da situação e mantém tudo sobre controle. Kitty é a mais espevitada das três, fala o que pensa e aparenta ser bem madura para sua idade. E Lara Jean é a mais calma das três. Ela praticamente vive a sombra de Margot, fazendo tudo o que a irmã manda.

Só que agora Margot vai fazer faculdade na Escócia e vai caber a Lara Jean assumir o lugar dela. Mas Lara Jean sabe bem seguir as ordens da irmã, mas não tem muita iniciativa e sem falar que ela morre de medo de dirigir. Ela é uma pessoa bem cautelosa, tem medo de demonstrar seus sentimentos, até por isso ela nunca namorou, apesar de já ter se apaixonado por cinco vezes. E para lidar com essas desilusões amorosas, ela escreve uma carta para o garoto em questão, onde coloca todos os seus sentimentos e diz porque se apaixonou por ele. Mas ela nunca envia as cartas, ela guarda elas em uma caixa que ganhou de sua mãe, um dos raros presentes que só ela ganhou, porque geralmente ela ganhava presentes iguais aos da Margot. Mas o destino resolve brincar com ela, e misteriosamente as cinco cartas são enviadas aos destinatários.

E agora além de lidar com essa nova responsabilidade em sua casa, ela terá que enfrentar os garotos que receberam as cartas. Peter Kasinski, com que ela deu o primeiro beijo, é o primeiro a receber a carta e vem tirar satisfações com ela. Peter namora uma das garotas mais populares do colégio, a líder de torcida Genevieve. Mas parece que ela acabou de trocá-lo por um cara mais velho. Mas a maior preocupação de Lara é outro dos destinatários, Josh, que namorava sua irmã até ela ir para a Escócia e terminar com ele antes. Ela era apaixonada por Josh, mas quando descobriu que Margot gostava dele, ela abriu mão desse amor por sua irmã. E quando Josh vem lhe falar sobre a carta, ela desconversa e diz que já está com outra pessoa. E bem na hora Peter vem passando pelo local, ela então tasca um beijo em Peter e pede sua ajuda. Ele que acabou de ser chutado por Gen, aceita fingir ser o namorado de mentira de Lara para fazer ciumes em Gen. Será que essa farsa vai longe?

A primeira vista o enredo é bem clichê, até por isso que eu não tinha me interessado por ele antes, por achar que não teria nada de novo, mesmo gostando muito de um bom clichê. Mas a autora conseguiu me surpreender, o livro, que li em um dia por sinal, além de ter todos os elementos de um bom clichê, tem seu foco no amadurecimento de Lara. A narrativa é em primeira pessoa, sob o ponto de vista dela e no começo vemos uma garota que vive a sombra de sua irmã e que tem medo de tudo, desde falar alguma coisa errada, até a demonstrar o que sente realmente. Não tem como não se apegar a Lara e torcer por ela. E adorei acompanhar sua trajetória e ver o quanto ela mudou ao longo da história. teve uma hora que eu pensei, essa é a Lara lá do começo da história? E esse foi um dos pontos fortes do livro. Sem falar na narrativa ágil e leve da autora e nos capítulos curtos que faz com que a leitura seja muito agradável. Se você está na duvida sobre ler esse livro ou não, leia, eu recomendo.

Lara foi uma das minhas personagens favoritas, mas também caí de amores por Kitty. Ela é a personagem que motiva Lara e grande parte da mudança de Lara se deve a ela. Margot me irritou em alguns momentos. Eu entendo ela ser mandona e querer o bem das irmãs, mas do jeito que ela agia só estava deixando elas cada vez mais dependentes dela. Sem falar que achei nada a ver ela terminar com Josh pelos motivos que ela terminou. E quanto ao triângulo, é tem triângulo amoroso, eu fiquei dividida durante boa parte da história. Josh é aquele bom menino que toda mãe quer para genro. E quando Margot sai de cena, enfim parece que ele enxerga Lara. Mas Peter não é nada daquilo que ele mostra para todo mundo e no meio do livro estava torcendo para que eles se apaixonassem de verdade e ficassem juntos. Até por isso, odiei Genevieve com todas as minhas forças. E agora estou com meu coração despedaçado, porque quando terminei o livro, descobri que na verdade ele é uma duologia e ainda não tem o segundo lançado. Fazer o que, só me resta esperar para saber como vai terminar essa história.

Nota:




26 comentários:

  1. Oi, oi!

    Essa é a segunda resenha desse livro que eu leio hoje, e por coincidência do destino, ele está na minha wishlist do ano passado.

    Eu gostei muito da história principalmente por parecer demais comigo. Geralmente quando tô gostando de alguém, eu fico bem bobão ao ponto de escrever cartas.

    Acho que irei gostar.

    Bjs!

    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sil! Tudo bem? Adorei a resenha! Eu estava com uma baita vontade de ler esse livro, daí li uma resenha negativa e me desanimei, mas você veio e fez minha vontade de lê-lo aumentar novamente. Obrigado! <3

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ha Sul tive que vir aqui ler sua resenha. É isso que gosto nos livros o poder que eles tem de passar mensagens diferentes para cada um. Como eu disse não achei a leitura ruim, mas ela ficou longe de ser perfeita. Mas estou ansiosa pelo segundo para ver o que ira acontecer.
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sil!
    Esse livro parece ser bem clichê e, ao mesmo tempo, fofo.
    Quero muito ler, mas vou esperar lançar logo o segundo pra não ficar na curiosidade.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  5. Heey!
    Eu não tenho muito interesse em livros desse tipo, mas a premissa de Para Todos os Garotos que Já Amei me pareceu interessante. E essa mudança de personalidade da personagem, por assim dizer, durante a narrativa é sempre algo que aprecio muito nos livros.
    Vai entrar para a minha wishlist <3
    Abraços!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
  6. Sil, tudo bem? Eu voltei hahaha. Agora com outro Blog, espero que dê uma visita por lá.
    Enfim, falando da sua resenha, uau, que fantástica!
    Confesso que eu olhava torto para esse livro, não é um título que tenha me chamado a atenção, pelo contrário, mas pelo desenrolar da história com essa mudança de conduta da personagem, gostei bastante e fiquei interessada para conhecer. Concordo com você que isso irrita um pouco, esse jeito meio mandona, mas a história parece bem atrativa do ponto de vista que você explicou.

    Revelando Sentimentos

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil! A trilogia que começa com O verão que mudou minha vida, que é desta mesma autora foi uma decepção que tive, mas a outra série dela, lançada pela NC, eu curti, é por isso e por tantos elogios que quero ler este livro. Eu vi que a sequencia está em pré-venda, assim que eu comprar já leio os dois de uma vez só. Eu não me importo com clichês, desde que bem apresentados, serão bem-vindos.

    Feliz 2016! Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil! Tudo bem?
    Nossa, eu também não dava nada por esse livro, mas eu AMO um clichê sem querer querendo me convenceu a ler rsrsrs só que sé uma duologia vou esperar sair o segundo pra não morrer de ansiedade kkkkkk

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Olá, Sil! =) Tudo bem? Como foi de ano novo?
    Bem, pra não dizer que não li nada da Jenny Han, digo que li os dois primeiros livros da trilogia "Burn For Burn", escrita por ela e a Siobhan Vivian.
    Gostei muito, apesar de achar muito louca a reviravolta que houve no segundo livro. Ainda não li o terceiro. Quer dizer, li "mais ou menos". Baixei o livro em inglês e tentei entender algumas coisas. E é mais louco do que o segundo. Fiquei totalmente "de cara" com as revelações sobre a Mary, a criatura mais inocente das três meninas.
    Esse aí que você resenhou agora parece ser bem bom. A escrita da Jenny é mesmo bem fluida e a leitura se dá rapidinho. Gosto de um bom clichê também. Vou ver se consigo ler esse livro esse ano.
    Beijo!

    Blog || Fan Page

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Esse livro parece ser um amorzinho! Ele já está na minha lista de desejados, e você falando que ele chega a surpreender, me anima muito!
    Feliz 2016!
    apenasumaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá, Sil!
    Quero muuuuito ler este livro! Parece ser mesmo ótimo. Minha amiga leu e ta louca para a continuação. Adorei sua resenha, é bem de acordo com o que minha amiga me contou. aushas

    blogexplicita.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Sil!
    Tenho muita vontade de ler este livro, parece ser tão leve e cativante! Não gosto muito de triângulos amorosos, mas ainda assim pretendo ler. Ótima resenha. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, Sil!
    Eu sei bem como você se sentiu quando descobriu que o livro ainda não foi lançado. Eu li uma vez que era uma trilogia, mas só o primeiro foi lançado no Brasil e os outros não serão nunca. E triste. rs
    Quanto ao livro, eu nunca tinha ouvido falar, mas parece ser bom (e olha que eu neeem gosto de romance. rs). :D
    Beijo

    http://canastraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá, Sil.
    A premissa é para lá de clichê, então preciso gostar tanto da Lara quanto você para conseguir me envolver com a obra. Caso contrário, acho difícil a obra fluir para mim.
    Talvez acabe dando uma chance.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de janeiro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
  15. OOi, sou novo aqui no seu blog e já ameei tudinho!
    Os posts, o layout, tudooo!
    Já estou seguindo seu blog, segue o meu?

    Beijos!
    Visite o Blog do Math

    ResponderExcluir
  16. Oi, Sil!
    Adorei a resenha, fiz uma no blog esses dias e também gostei muito do livro!
    Concordo com você sobre a Margot, realmente me peguei pensando a mesma coisa que você, o jeito que ela estava lidando com as coisas só fez com que as irmãs dependessem ainda mais dela...
    E, assim como você disse, eu terminei o livro chateada por ter um segundo, porque eu estava louca pra saber como tudo ia terminar hahahah
    Beijoss
    www.vidaemmarte.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi, Sil!
    Esse livro tem sido muito comentado e recomendado, mas acho que ele não faz muito o tipo de leitura que eu gostando no momento. Talvez eu leia mais pra frente, pois gostei muito da sua resenha e de como você demonstrou que a personagem principal evolui.
    Beijos!


    Borboletas de papel Ƹ̴Ӂ̴Ʒ

    Conheça o novo projeto literário #12HistóriasBrasileiras e participe!

    ResponderExcluir
  18. Quero tanto ler esse livro!
    Eu, ao contrário, já gostei dele logo de cara <3
    Só vejo elogios nas resenhas por aí!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Quero tanto ler esse livro!
    Eu, ao contrário, já gostei dele logo de cara <3
    Só vejo elogios nas resenhas por aí!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Sabe que também não tinha interesse nesse livro exatamente por ter achado clichê? Mas essa é a segunda resenha positiva que me deixa com vontade de ler.
    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  21. O livro me parece ser legal para ler em uma tarde tediosa, mas não seria uma leitura pra mim atualmente.

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi Sil!
    Tenho visto muitos bloqueios elogiarem esse livro.
    Quanto aos clichês, é aquela coisa: se o autor sabe extrair algo bom deles, por que não?
    Que bom que a continuação já está chegando :)
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Oi, Sil, tudo bem?

    Assim como você, eu não dava nada pelo livro - e continuo não dando! hahahahah
    Apesar de você ter gostado (e nós temos gostos parecidos) eu continuo sem dar muita bola pra ele e eu nem sei o motivo!
    Mas gostei de saber que a personagem se desenvolve e amadurece...vamos ver se eu paro de implicância e leio! hahahahah

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  24. Oi, Sil! Tudo bem contigo, moça? Feliz 2016!

    Cara, gostei muito da sua resenha, que inclusive é a primeira que leio sobre esse livro. Também não dava nada por ele - até agora. O que me chamou atenção no que disse a respeito foi o amadurecimento da Lara e algumas das suas antigas características...

    Um beijo,
    Doce Sabor dos Livros docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Olá Sil! Fiz essa resenha há um tempo, será que foi no meu? Hahahahaha. Eu adorei a Lara Jean, ela é toda destrambelhada e confusa, me identifiquei muito. Achei de verdade que ela ia terminar com o Josh, mas fiquei surpresa com aquele final no Natal. Comecei lendo achando q era livro único, mas me surpreendi quando cheguei no final e vi que teria continuação. Haha. Só me basta esperar agora por PS: ainda te amo.
    Menina da Livraria


    ResponderExcluir
  26. Oi, Sil! Assim que esse livro foi lançado eu fiquei curiosa sobre a história, mas depois comecei a ver muitos comentários negativos sobre ela e perdi o interesse. Apesar de também ver muita gente falando bem desse livro, não pretendo lê-lo. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo