08 março 2016

Especial | Dia das mulheres

Empoderamento Feminino é algo que mais temos ouvido falar nos últimos anos. Desde muito antes de todas nós nascermos, temos conhecimento que muitas mulheres lutaram por todas nós. Existem casos famosos como, as operarias do setor têxtil nova-iorquino que perderam suas vidas em prol de melhorias de trabalho, outras enfrentaram a oposição e o governo pelo direito de voto (e hoje nós reclamamos...), muitas mulheres que enfrentaram todo o preconceito da sociedade e separaram de seus maridos opressores. Hoje em Hollywood as mulheres tem lutados por mais espaço e por papeis que as respeitem, assim como melhorias de salários e igualdade. São muitos casos que podemos citar porem, para não ficar somente em minhas palavras deixarei sugestões de filmes que abordam temas importantes para todas (os) nós!

Tomem nota!

Os garotos da minha vida (2000)
Drew Barrymore faz o papel da adolescente Beverly, uma garota alegre, inteligente e com um futuro promissor como escritora. Porem vê seu sonho ser adiado com uma inesperada gravidez. Beverly interrompe seus sonhos para ser mãe, esposa e ajudar no sustento da casa. Ambientado nos 60 é um filme que aborda um tema tão serio como, gravidez na adolescência, drogas, drama familiar e superação. Recomendo!!!

Revolução em Dagenham (2011)

Inglaterra 1968 uma das funcionarias da Ford Rita O'Grady (Sally Hawkins) lidera uma greve pelo direito de melhores condições de trabalho e melhores salários. Greve que abala até mesmo os mais conservadores, uma sociedade e um país. Vale a pena!


Historias Cruzadas (2012)
Acredito que você já deve ter assistido ou no minimo ouvido falar sobre essa emocionante historia ambientada nos anos 60. Skeeter é uma moça da sociedade que retorna a sua cidade determinada a ser escritora. Ao voltar encontra todas suas amigas casadas, onde se torna alvo de muitos "cupidos" afinal ela "ainda" está solteira. Skeeter tem a ideia de escrever um livro relatando historias das empregadas domesticas negras, que largam suas vidas para criar os filhos de seus patrões. É claro que a sociedade local não fica nem um pouco feliz com essa ideia. Emocionante!


As Sufragistas (2015)
No início do século XX, após décadas de manifestações pacíficas, as mulheres ainda não possuem o direito de voto no Reino Unido. Um grupo militante decide coordenar atos de insubordinação, quebrando vidraças e explodindo caixas de correio, para chamar a atenção dos políticos locais à causa. Maud Watts (Carey Mulligan), sem formação política, descobre o movimento e passa a cooperar com as novas feministas. Ela enfrenta grande pressão da polícia e dos familiares para voltar ao lar e se sujeitar à opressão masculina, mas decide que o combate pela igualdade de direitos merece alguns sacrifícios.

Alexandria (2011)
Em Alexandria, no ano de 391, Hipátia é professora de astronomia e matemática, além de filósofa. Um dos seus alunos, Orestes, está apaixonado por ela, assim como o seu escravo Davus. Juntos, eles deverão lutar contra extinção da biblioteca local e outras grandes instituições, que não devem sobreviver quando o Cristianismo ganha poder político na cidade. Grandioso!

A fonte das mulheres (2012)
Em um pequeno vilarejo, situado entre o Norte da África e o Oriente Médio, as tradições islâmicas são seguidas a risca. As mulheres é quem são responsáveis por buscar água para o vilarejo, um trabalho árduo. Enquanto isso os homens estão em si conversando e bebendo tranquilamente. Até que um dia umas da moças que é alfabetizada encontra um meio de fazer com que esse trabalho seja dos homens, porem para que a manifestação seja sentida por eles, elas fazem greve daquilo que eles mais gostam sexo. A polêmica decisão do grupo acaba interferindo nas relações entre os habitantes e provocando provocar uma verdadeira revolução cultural no povoado e mudando para sempre as suas vidas. Não deixe de assistir!

E para finalizar...

A verdadeira historia de Lena Baker (2008)
Século 40, Lena Baker é uma mulher negra livre cheia de sonhos e vontade de viver, até que um dos moradores locais Ernest Knight 67 anos se vê viúvo e sozinho. E passa a olhar Lena com outros olhos e a torna "escrava sexual". O filme conta a historia da primeira e unica mulher a ser condenada a cadeira elétrica no estado da Georgia. Em 2005 apos 60 anos de sua morte, foi concedido perdão e incondicional a Lena Baker. Protagonizado pela "mãe do Chris, Rochelle" Tichina Arnold.



Hoje indiquei filmes com temas fortes, para enxergamos como a luta de muitas nos trouxeram uma vida mais maleável hoje. Porém que essa luta ainda é constante e que tenhamos forças para encara-las de frente e não se deixar abater diante das barreiras que nos é imposta. Pois infelizmente, ainda vivemos numa sociedade machista e sem respeito e que ainda há muito para ser conquistado. Sem esquecer de valorizar as conquistas de  nossas antecessoras, sabendo assim, usufruir de forma consciente.

Nós do blog Prefacio, desejamos a todas mulheres um dia maravilhoso e também de reflexão e gratidão. Somos obra prima de Deus, fortes e de beleza incomparável. 

PARABÉNS PELO SEU DIA MULHER!



14 comentários:

  1. Oi, Olivia!
    Eu assisti Os Garotos da Minha Vida quando criança e na época gostei muito.
    Histórias Cruzadas está na lista, assim como As Sufragistas.
    Não sabia desse filme da Lena Baker, mas vou já procurar na netflix.
    Adorei suas indicações.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio do livro Marianas | Participe do sorteio Mês das Mulheres em Dobro
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
  2. Amei as sugestões! Parabéns para nós, mulheres, e que sejamos ouvidas todos os dias, não só neste 8 de março!
    Beijos
    Blog Moleca de 20

    ResponderExcluir
  3. Olá, Olívia.
    Dos filmes mencionados, conheço apenas As Sufragistas. Não assisti ainda, mas sei o enredo e quero muito conferir. Os demais filmes também parecem ser ótimos.
    Adorei as dicas.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de reinauguração. Serão quatro vencedores!

    ResponderExcluir
  4. Ótima dicas e desejo tudo de bom, querida ;)

    ResponderExcluir
  5. Oie
    Uauu, adorei as indicações! Histórias de mulheres fortes, quero assistir!
    Feliz dia da Mulher!!

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Adoro "Histórias Cruzadas", apesar de ter uma ou duas criticas a ele, é um filme sobre mulheres que se ajudam e superam obstaculos. Quero muito vê "As sufragistas" gostaria de ter ido vê no cinema, mas o trabalho me impediu, também quero ver "Alexandria" já ouvi falar desse filme e acho que é um daqueles que não tem erro é bom! Também amo "A fonte das mulheres" foi uma daquelas histórias que me seduziram a ler o "Alcorão" e o "Livro das Mil e Uma Noites", ambos estão em minha estante hoje!

    E sobre "A verdadeira historia de Lena Baker" preciso vê esse filme! Pena que o perdão dela veio tão tão tão tarde e tão sem utilidade... coisas assim me fazem pensar na Idade Média, quando se jogava uma mulher no rio, se afogar é inocente se sobreviver é bruxa, queima ela.

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. As sugestões parecem muito boas.
    Confesso que não assisti nenhum deles. Mas tô louca pra procurá-los e assistir nesse final de semana pelo menos um deles. Adoro indicações de filmes novos!

    Beijos!

    http://perolairregulaar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Histórias cruzadas é um excelente filme. As empregadas eram as verdadeiras mães dos filhos das dondocas brancas.
    Por isso que eu digo hoje eu não quero receber parabéns, não quero receber imagens pelo whatsapp, nem rosas quando for no supermercado e nem bombons. O que eu quero mesmo é poder sair sozinha sem ser julgada, voltar pra casa tarde sem me preocupar em ser possível vítima de abusos e assaltos por ser mulher e estar na rua tarde da noite. E por ai vai
    bjux Sil

    http://karinapinheiro.com.br/velhos-conhecidos/

    ResponderExcluir
  9. Oi! As indicações estão ótimas e válidas para todo o ano. Os garotos da minha vida é ótimo. Um Feliz dia da Mulher para todas nós.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  10. Que textão incrível!!
    Feliz dia da mulher Olivia
    <3
    Bj


    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oooi! Tudo bem?

    Eu gosto muito da Drew e conheço a maioria dos seus trabalhos, mas nunca assisti Os garotos da minha vida. Vou ver se tem na Netfllix haha. Revolução em Dagenham e Histórias Cruzadas são dois filmes maravilhosos que assisti recentemente e me emocionaram. Os Sufragistas e Alexandria são outros que ainda não tive o prazer de assistir, mas já deixei anotadinho aqui pra procurar também na Netflix, que aí coloco a minha lista e não esqueço de ver depois. A fonte das mulheres eu não assisti, mas o plot me parece muito familiar... Não sei se já vi um trailer dele, ou se alguém o recomendou pra mim... Mas não me é estranho! A verdadeira história de Lena Baker é maravilhoso! Bom... Eu sei que estou atrasada, mas um feliz dia da mulher pra você, minha flor.

    Beijinhos, te espero lá no http://amendoasefelpices.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Olívia! Como vai?
    É a minha primeira visita aqui e já "topo" com um post tão bacana! Que relação linda de filmes!
    De todos, só vi Alexandria, mas fiquei super interessada nos demais!
    Tomei nota e pretendo vê-los o mais rápido possível!
    Obrigada pela dica e pelo texto incrível!

    Estou seguindo o blog e aguardando a visita de vocês, hein!
    Rs...

    Beijos!
    Fabi Carvalhais
    Pausa Para Pitacos

    ResponderExcluir
  13. Oi, Olívia! Tudo bem? Adorei o post e sua homenagem, mas infelizmente ainda não vi nenhum dos filmes citados. Contudo, tenho muita vontade de ver "Histórias Cruzadas"! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oláá Sil
    Nossa, amei esse post, ficou incrível, muito especial e repleto de boas dicas!
    Muitos destes filmes ainda não assisti, para ser bem sincera a maioria deles, mas amei o filme A Fonte das Mulheres.
    Arrasou!
    Bjoos

    Jovem Literário

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo