08 abril 2016

Resenha | Golem & O Gênio - Uma Fábula Eterna - Helene Wecker


Livro: Golem & O Gênio
Série: Dark Love # 1
Autora: Helene Wecker
Gênero: Fantasia
Editora: DarkSide Books
Páginas: 514
Ano: 2015

Resenha:
Otto Rotfeld é um judeu prussiano de Konin, filho de um próspero fabricante de móveis. Ele quer muito se casar, mas a sua aparência e sua arrogância não ajudam muito. Quando os negócios de família iam bem, até que ele recebeu algumas propostas de casamento, mas depois que ele perdeu tudo, as propostas acabaram. Então ele tem a ideia de procurar o velho Yehudah Schaalman, um rabino caído em desgraça que dizem fora possuído por um dybbuk ( espírito do folclore judeu ) e pede que ele lhe faça um golem mulher, para ser como se fosse sua esposa. Sua ideia é ir para a America e começar uma nova vida onde ninguém o conheça. Primeiro Shaalman diz que não dá, mas depois diz que mediante a uma boa quantia de dinheiro ele consegue.

Então a Golem fica pronta, e é quase impossível diferenciar ela de um humano. Até a pele é humana. Rotfeld embarca no navio com a golem ainda adormecida dentro de uma caixa, mas no meio da viagem ele muda de ideia e diz as palavras para despertá-la. A Golem acorda e sabe que Rotfled é seu mestre e que deve obediência e proteção a ele. Ela sente todos os seus desejos e sente que ele está muito doente. E quando Rotfeld desmaia, ela corre com ele para o médico do navio, que chega a operar Rotfeld, mas ele morre em seguida. E a Golem que foi criada especificamente para servir a Rotfeld, fica perdida, sozinha no mundo. Ela só lembra de uma coisa dos desejos de Rotfeld, ele queria muito estar na América. É assim que ela acaba em um bairro judeu na America

Perto do local onde a Golem desembarca, mas em um bairro sírio, vive um funileiro chamado Arbeely. Além de fabricar, ele também conserta as coisas e no momento ele tem em mãos uma velha e amassada garrafa de cobre que foi trazida para conserto. Mas quando ele começa a soldar, uma coisa muito estranha acontece: um choque violento joga ele para trás e aparece um homem nu em sua sala. O homem pergunta pelo feiticeiro, dizendo que precisa matá-lo por tê-lo prendido em um corpo humano. É ai que Arbeely percebe que o que está diante dele é um Djim (criatura do fogo). Pelos cálculos de Arbeely, ele ficou preso durante mil anos. E o Djim fica desesperado por não conseguir sair daquele corpo e não ter nenhuma ideia de como fazer isso. As histórias dessas duas criaturas acabam se cruzando em algum momento e elas descobrem que apesar de serem o oposto uma da outra, eles se completam.


Primeiro vamos falar da edição do livro, já que foi o que me fez comprá-lo. Está belíssima como todos os livros lançados pela DarkSide ultimamente. Eu não li nem a sinopse do livro antes, então tudo que fui lendo foi uma surpresa para mim. A autora uniu duas criaturas de culturas diferentes, a judaica e a árabe e criou uma fábula incrível. Eu já conhecia os golem dos livros do Rick Riordan, apesar de só o conceito ser o mesmo, agora sobre os djims eu não conhecia nada. Até quando comecei a ler sobre ele, achei que era alguma releitura de Aladim. E foi muito interessante aprender um pouco sobre essas culturas tão diferentes da nossa. O livro é um aprendizado nos costumes de cada povo. E é interessante ver como cada povo reage a outra cultura. Para o rabino acreditar na existência da golem é fácil, mas praticamente impossível acreditar em um djim e vice-versa. 

A Golem, Chava como é chamada, foge ao padrão da sua espécie. Talvez por ter sido criada com características como a curiosidade e pelo seu mestre ter sido morto logo que ela foi despertada. Mas o fato é que ela é diferente e consegue se controlar, porque a certeza para todos os golens é que um dia todos eles acabam em um acesso de raiva. O Djim, Ahmad também foge aos padrões. Sua espécie não vive tanto tempo quanto ele e quando ele conhece a golem, vê-se que ele é bem diferente do que até ele mesmo pensava. Mas não espere um romance nem nada, a ligação entre eles é de outro tipo. Enfim o livro é maravilhoso, daqueles que a gente lê 100 páginas sem perceber de tanto que a leitura absorve a nossa atenção. Indico para quem procura um livro de fantasia diferente. O valor é até um pouco salgado, mas o investimento vale a pena.

Nota:







24 comentários:

  1. Não li essa série, mas como você deu 5 estrelas fiquei muito ansiosa, gostei da resenha e suas observações foram positivas, a sinopse chama a atenção e a capa é linda de mais

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sil!
    Eu só via a capa desse livro, mas não entendia do que se tratava.
    Sua resenha ficou ótima. Fiquei super curiosa pra ver essa mistura de cultura judaica e arábica.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil
    Tenho muita vontade de ler este livro, mas confesso que o tamanho dele me assusta.
    Mas sei que é um livro de que eu iria gostar muito, o enredo é ótimo!!
    Essa diagramação está perfeita, eu amo os livros da Darkside.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá Sil, tudo bem?

    Esse livro está na minha lista de desejados, todas as resenha que li são super positivas e estou esperando alguma promoção para enfim comprar....bjs.

    http://www.devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ai Jesus amado que vontade que eu fiquei desse livro D: a Darkside sempre ganha a gente pela capa, mas nesse eu fiquei meio insegura – talvez por já conhecer um pouco da mitologia por trás de golems e djins, da mesma forma que estou insegura com o novo da editora que envolve cavaleiros cavalgando… dinossauros. Sei lá, a primeira impressão é que é fantasioso ~demais~, e olha que eu adoro uma fantasia! Mas a resenha me deixou super na vibe! De repente tô aceitando pagar pra ver, hahaha! Eu no momento estou lendo “A Sombra do Vento”, e já fica aqui a recomendação se você ainda não tiver lido e estiver atrás de um livro novo, dá vontade de comer o livro de tão bom que é. E da ilustração a gente nem precisa falar nada né? Fofíssima como sempre, dá vontade de apertar.

    bjs!
    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil,
    Essa capa é linda mesmo. Tbm fiquei tentado a comprar só pela capa rsrs
    Muita criativa a ideia de juntar duas criaturas de culturas diferentes. Esses "choques" entre as culturas deve gerar muitas reflexões.
    Só fico com um pé atrás por ser uma série.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem? Que edição maravilhosa! Tinha que ser da DarkSide, né?! Hahahaha. Essa editora é sensacional. O livro parece ser muito bom, parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  8. Olá, Sil.
    Sempre fiquei interessado pelo livro por causa da edição, mas não imaginava um enredo tão rico e com criaturas tão diferentes. Fiquei bem curioso, principalmente com a Golem.
    Ótima dica, Sil. Quero ainda mais o livro.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de abril. Serão três vencedores!

    ResponderExcluir
  9. Oie...
    Tenho que concordar com você em relação a Darkside... Ela arrasa, mesmo! Pra editora não existe diagramação mediana, tem que ser perfeita!
    Porém, como nem tudo são flores... Acho que não lerei esse livro, pois, não curti a história em si, acho que não faz muito o meu estilo, pois, não curto fantasia :(
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Um dos livros mais lindos que já li.
    E olhem que sou leitora compulsiva desde os quatro anos de idade, e agora já sou uma mocinha de 41 verões ^~

    O Golem e o Gênio é um daqueles livros que pretendem entrar no seu coração desde o momento em que você bate o olho nele - fiquei maluca quando vi a capa, a editoração do livro, as ilustrações (poucas, mas fantásticas) e mais ainda, quando li a sinopse.
    A história não tem um mundo destruído ou pós-apocalíptico, não tem super vilão, não tem personagens adolescentes fazendo mimimi.
    A autora não estraga o roteiro inserindo um romance meloso - graças!!
    O Golem e o Gênio é o tipo de livro no qual os personagens são a força da narrativa - eles ganham você de uma forma encantadora, firme e apaixonante. É o destino deles que te faz ler cada linha, deslizar por cada parágrafo, mergulhar em cada página e devorar o livro até o último ponto final.
    O preço, de fato, é horrendo, urgh.
    Mas sério... a leitura é absolutamente fantástica, coisa de outro mundo mesmo.
    Vale cada centavo.

    Illy
    illyana.himura@gmail.com
    https://www.fanfiction.net/u/554504/Illy-chan-H-Wakai

    ResponderExcluir
  11. Achei interessante o livro, acho que até vou acrescentar na lista de deseajdos. Eu estava amando como ia então me deparo que ele morreu, nossa isso fi até um susto hahaha e eu pensando que ele ficaria vivo pelo menos até o final do livro. Só não entendi uma coisa, tipo, Golem e Djim podem morrer? Pois o outro está em um corpo por mais de mil anos...
    Entendo a parte em que fez comprá-lo pela edição, eu achei ele lindoo, tanto a capa como o acabamento nas folhas, DarkSide só lança livros lindos. Meio que entendi porém ainda estou confusa o por quê dele viver mais que os outros de sua espécie.
    Realmente é meio salgado, tem lojas(online) que chega quase em $60, mas acredito que pelo design e o livro(pelo menos na resenha parece ser um ótimo livro) vale a pena.

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Esse livro está na minha lista de desejados desde o lançamento, porque além da história parecer ser incrível e prender atenção, como de fato a sua resenha comprova, a DarkSide tem livros maravilhosos. Amo ver o capricho dessa editora em cada edição, o que faz até a gente relevar o preço salgado, né? Acho que vai me agradar bastante.
    Beijos!

    www.nemteconto.org.br

    ResponderExcluir
  13. Oi
    Primeiramente a capa desse lindo é linda mesmo, a história parece ser bem interessante e que bom que a leitura foi boa para você, fiquei curiosa para conhecer esse personagens tão diferentes.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil, sua linda, tudo bem?
    Eu sempre quero os livros da Darkside primeiro pelas capas, risos... As edições da editora estão arrasando!!! Eu adoro mitologia e como ainda não li Rick Riordan (eu sei, preciso ler, risos...) não conheço os Golem. Pela fantasia e por todo esse universo cheio de culturas diferentes eu não vejo a hora de ler!!! Depois da sua resenha é impossível resistir!!! Adorei!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Helloo, Sil! Tudo numa nice?!
    Eu estava de olho nesse livro há um bom tempo, todos os livros da Darkside lacram em diagramação e as estórias tem sempre um teor diferente e dark ahahaha. Eu gosto por demais de fantasia e estou nessa fase de ler esse gênero descontroladamente há algum tempo. Eu amo mitologia. *-* Não conheço sobre o Golem, mas tenho uma boa ideia do que é um Djim. Eu já sabia sobre esse ser mitológico, mas só ao longo da resenha que confirmei ser mesmo sobre a cultura árabe como estava pensando. Só o Djim já me deixou com curiosidade para ler ahahah.
    Beijin...
    Pieces of Alana Gabriela

    ResponderExcluir
  16. Oi, Sil! Tudo bem? Já tinha vontade de ler o livro por causa dessa edição maravilhosa, mas seus comentários me convenceram completamente e me fizeram perceber que devo ler "Golem & o Gênio" o mais rápido possível! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi, Sil! Que capa maravilhosa, me encantei aqui. Gostei da sua resenha, mas a história não me chamou tanto a atenção. Acredito que seja porque não conheço nada dessas mitologias, então me sinto muito perdida hahahha Beijinhos, Beatriz.

    www.odiariodeumaescritorainiciante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Menina, desde do lançamento que eu estou louca pra ler esse livro.
    Comprei o meu pela internet e chegou essa semana, e eu não sabia que
    era esse calhamacinho! hahaha
    Mas adorei a resenha e o enredo me atrai bastante.
    A imersão numa outra cultura é uma coisa incrível, não é?

    Estou muuito ansiosa pra ler!

    Beijinhos,
    Sala de Leitura

    ResponderExcluir
  19. Uma coisa concordo: a edição é linda! Essa editora anda caprichando na arte dos livros, são lindos e só por isso já dá vontade de comprar. Mas a história também é muito boa e que legal saber que é desses livros que você lê muito e nem percebe. São os melhores! Gostaria de conferir, acho que iria adorar.

    ResponderExcluir
  20. Essa editora é MARAVILHOSA! Ainda não consegui comprar nada deles, mas as edições são incríveis e o catálogo dá vontade de deixar todo o dinheiro na livraria! hahahahaha


    www.literaturaliteral.wix.com/litblog

    ResponderExcluir
  21. Que perfeita essa edição.
    Gostei bastante do pouco que foi descrito na resenha, e já estou completamente apaixonada, amo o gênero e os personagem já me conquistaram, gostei muito dessa mistura de culturas e a diversidade retratada durante a leitura.
    Vou garantir meu exemplar com certeza.
    Bom Dia.

    ResponderExcluir
  22. Essa edição da Darkside realmente é linda, morro de vontade de tê-la <3.
    Eu gosto muita da premissa do livro, e gosto também do fato da autora ter se preocupado em apresentar aspectos de culturas totalmente diferentes da nossa.
    Adorei a resenha e com certeza vou ler esse livro.
    Ah, e achei bem interessante o fato da ligação entre os protagonistas não ser de interesse romântico, e isso só me deixou ainda mais curiosa. Beijo!

    ResponderExcluir
  23. Esse livro é lindo, estou com ele aqui na minha estante parado, mas nas férias pretendo ler essa lindeza.
    Adorei a resenha e as fotos!


    bjuus!


    https://colecionandohistoria.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  24. Como foi que eu perdi essa resenha quando foi publicada????? Me mata Sil!!!! Eu mereço!!! Eu já paquero esse livro há MILÊNIOS, depois de sua resenha eu meio que PRECISO dele. Adoro a mitologia árabe #MilEUmaNoitesNaVeia \o/ e personagens femininas fora de padrão \o/ Eu sou feminista \o/ Sai do padrão e minha missão de vida! Preciso desse livro! Obrigada pela resenha linda, um convite perfeito para enfrentar o preço salgado e viver um boa experiencia literária!

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo