26 maio 2016

Resenha | O Sol é para todos - Harper Lee


Livro: O Sol é para todos
Série: Não
Autora: Harper Lee
Editora: José Olympio
Gênero: Romance
Páginas: 364
Ano: 2015

Resenha:
Em O Sol é para todos, conhecemos o mundo pelos olhos de Scout, uma garota de seis anos que vive em Maycomb, pequeno município do Alabama, no inicio dos anos 1930. Ela mora com seu pai Atticus, seu irmão Jem, e Calpúrnia, a cozinheira. Essa ultima que vive em pé de guerra com Scout, mas Scout sempre perde as discussões, já que seu pai sempre fica do lado de Calpúrnia. Não tem muito o que se fazer na cidade, principalmente nas férias de verão e os limites deles para as brincadeiras é ao alcance dos berros de Calpúrnia, ou seja duas casas para um lado, até a casa da rabugenta Sra. Dubose, e três casas para o outro lado, até na residencia dos Radley. Toda vez que eles passam na frente da casa dos Radley, eles passam correndo com medo. Dizem que a casa é  amaldiçoada, e que lá mora um fantasma do mal e que Boo Radley, o filho desequilibrado dos Radley, come esquilos e gatos crus. 

Scout vai a escola pela primeira vez e logo no primeiro dia já fica de castigo. Primeiro porque a professora não entende ela já saber ler e escrever, mais uma coisa que é culpa de Calpúrnia já que foi ela quem ensinou Scout a ler, e depois por conta de Scout falar a verdade sobre um aluno não ter o que comer e não aceitar a ajuda de ninguém. Scout não tem culpa se a professora é nova e não conhece as famílias locais. Mas logo é verão, e Dill, sobrinho da vizinha, vem passar as férias e eles se divertem imitando as pessoas e encenando as suas cenas preferidas dos filmes de cinema. Mas isso logo fica cansativo, e por mais que eles avisem Dill, ele fica obcecado pela casa dos Radley e desafia Jem a ir até lá. A ideia é fazer com que Boo sai de casa. Mas Atticus fica muito bravo e faz eles prometerem deixar o vizinho em paz.

Mas as férias acabam e Scout tem que voltar para a escola, porque até agora ela não conseguiu convencer seu pai de que não precisa ir. E logo vem mais confusão pela frente. Scout precisa brigar com um dos alunos que diz em alto e bom som que Atticus defende pretos. Quando ela pergunta a seu pai se é verdade, ele diz que está defendendo Tom Robinson, um negro que frequenta a igreja de Calpúrnia que foi acusado de estuprar uma garota branca, e pede que Scout não brigue mais por isso, já que ela vai ouvir bastante coisa a esse respeito daqui para frente. Então ela preferiu ser chamada de medrosa à brigar, só para não decepcionar Atticus. E como se não bastasse ter que ouvir falarem de seu pai na escola, agora ela tem que ouvir em sua família também. Seu primo Francis diz a ela que seu pai adora pretos e que ele é a ruína da família. Ela não aguenta e soca a cara de Francis. Mas Scout vai ter que aprender a se controlar, porque isso será só o começo dos tempos difíceis que ela, Jem e Atticus irão passar.

Esse é o tipo de livro que eu não leria se não estivesse no desafio literário que estou participando. Mas ainda bem que estava lá, porque é uma história linda e que merece a pena ser lida. Quando vi que o assunto era o racismo, achei que a história fosse bem mais pesada, mas como é vista através dos olhos inocentes de uma criança, ela se tornou leve e agradavel, sem deixar de passar a mensagem que a a autora queria. Mensagem essa que é tão atual quanto no dia em que o livro foi escrito em 1960 e quando a história acontece em 1930. Apesar de hoje em dia o racismo ser considerado crime, isso não impede de algumas pessoas continuarem a se acharem melhores do que os negros. Infelizmente eu conheço muita gente assim. Dizem "eu não sou racista, tenho amigos negros, mas minha filha(o), não pode se casar com alguém de 'cor', imagine o que as pessoas vão pensar". Essa é a nossa realidade.

Scout, ou melhor Jean Louise, é uma criança como qualquer outra e acompanhar a história pelo seu ponto de vista foi um prazer. Quem ai que na sua infância não tinha aquela casa mal-assombrada que todos os amigos tinham medo de até passar em frente e viviam desafiando uns aos outros para entrar na casa? Foi muito bom relembrar esse tipo de coisa. E também de perceber como vemos o mundo diferente quando somos crianças. Como achamos que é tão fácil mudar as coisas e achamos que os adultos é que não querem fazer nada. Isso é mostrado pela autora nos personagens de Scout e Atticus, por vezes visto pelos filhos até como um covarde, mas pelo seu exemplo, vemos como as crianças aprendem. São as ações dos pais que ensinam e não suas palavras. Enfim, é um livro que irei reler futuramente. Ele é ótimo e indico para todos. Essa nova edição da José Olympio está maravilhosa, com uma capa linda.

"Mas antes de ser obrigado a viver com os outros, tenho de conviver comigo mesmo. A única coisa que não deve se curvar ao julgamento da maioria é a consciência de uma pessoa."

"Queria que você a conhecesse um pouco, soubesse o que é a verdadeira coragem, em vez de pensar que coragem é um homem com uma arma na mão. Coragem é fazer uma coisa mesmo estando derrotado antes de começar. E mesmo assim ir até o fim, apesar de tudo."

"Ninguém precisa mostrar tudo o que sabe. Não é educado. Em segundo lugar, as pessoas não gostam de quem sabe mais que eles. Incomoda. A gente não muda os outros falando direito, eles precisam querer aprender. E se não querem, o jeito é ficar calada ou falar como eles."

"Olha, Jem, eu acho que só existe um tipo de gente: gente."

Nota:




23 comentários:

  1. Oi Sil! Eu li este livro por causa de outros livros que havia lido e gostado, pois vira e mexe O Sol é Para Todos era citado nas histórias e eu queria muito saber o segredo desta história. É lindo e tocante e adorei de coração.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Eu sou louca para ler essa estória, mas ainda não tive a oportunidade. Mesmo assim, eu acredito que vou me apaixonar pela Scout, parece ser uma protagonista muito carismática.
    Ao contrário de você, esse é o tipo de livro que com certeza eu leria!

    Beijos, Hel - Leituras & Gatices

    ResponderExcluir
  3. Oie Sil =)

    Eu preciso criar vergonha na cara e e ler esse livro rs... Sempre leio tantas resenhas positivas e ele é um daqueles livros da vida de pelo menos umas dez pessoas que conheço. Preciso me redimir dessa minha falha rápido.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil
    que bom que gostou da leitura do livro e que ele estava em sua lista e valeu a pena, a história parece ser bonita e tenho curiosidade em ler já que sempre falam super bem desse livro, gostei da resenha e ótimos quotes esses escolhido por você.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sil! Tudo bem?

    Nossa. Nossa! Já vi esse livro tantas vezes por aí e nunca dei nada por ele! Como assim, produção? Lendo as suas impressões, percebi que estou perdendo a oportunidade de conhecer uma história incrível e tocante. Gosto de livros que trabalham temas pesados de forma diferenciada. E esses quotes... amei! muito, muito e muito!

    Um beijo,
    Blog Doce Sabor dos Livros | Página no Facebook | Twitter |
    docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil, tudo bem?
    Faz um bom tempo que eu queria ler esse livro, mas confesso que não sabia do que se tratava. Só queria ler, pois todos diziam que é um livro muito bom. Obrigada pela sua resenha, agora que sei sobre o que se trata o livro, vou querer ler o mais breve possível :)
    Racismo é um tema muito atual e infelizmente, não sei se um dia deixará de ser. É bem como você disse, as pessoas acham e alegam que não são racistas. Mas aí elas surgem com alguns comentários que olha...
    Ahhh e sobre casas mal assombradas da infância hahaha, nem me fale. Aqui no meu bairro tinha uma que a gente morria de medo e sempre ficava se desafiando. Acredita que agora eu moro nesta casa ????? hahahha. Claro, ela foi reformada e não parece mais abandonada, só mal assombrada hahahah, mas só um pouquinho, no escuro e eu sou medrosa mesmo kkkk
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ola! Acredita que tenho esse livro em casa, mas não li! Traz um tema tão importante para nossos dias, realmente gostei. Por ser pelo ponto de vista de uma criança deve ser mais tocante ainda né! Linda sua resenha!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil
    Faz tempo que eu quero ler este livro, mas estou esperando uma promoção para compra-lo. Acho muito interessante este assunto e com certeza irei ler um dia. Adorei saber sua opinião sobre.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Esse livro é muito bem falado, aliás, é apenas elogiado, pois nunca vi ninguém falando mal dele. Eu ainda não o li, e sei que estou perdendo uma ótima história. Assim que eu tiver tempo eu lerei sem falta! uehueheuheuhe

    Abraços,

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
  10. Esse é um livro que provavelmente eu não leria também pelo estilo, mas imagino o quão reflexiva e bonita deve ser, principalmente por ser uma versão ingênua pela criança, é uma visão até interessante para descobrirmos o que passa na cabeça delas nessas situações. Adorei a resenha!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Já ouvi muitos comentários positivos sobre esse livro, mas ainda não li! Adorei sua resenha e acredito mesmo que o livro deve ser uma delicia de ler, ainda mais através dos olhos de uma criança, que tem todo um jeito especial de entender o mundo, criando explicações para aquilo que elas não entendem! Gostaria de saber com quantos anos a autora escreveu esse livro, fiquei curiosa! Está aí mais uma dica de leitura para minha lista que só aumenta! rsrsrs
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Que história deliciosa de ler, não é mesmo? Consegue ser forte e ao mesmo tempo mantem a inocencia pela visão de Scout. Uma grata surpresa e uma das melhores leituras que fiz e ainda bem que você também pode desfrutar dela.

    Visite: Cantina do Livro

    ResponderExcluir
  13. Oi, eu estou louca para ler esse livro por causa dos temas que ele aborda e por ser narrado por uma criança, deixa a historia mais encantadora para mim. Amei a resenha e só instigou a minha curiosidade e fiquei louca para saber o desfecho. Já entrou na minha lista de desejados.
    bjus

    ResponderExcluir
  14. Olá, Silvana.
    Este é um livro que está na minha lista de leituras desejadas. Quero lê-lo justamente por falar sobre racismo e ser narrado do ponto de vista de uma criança com certeza ameniza a carga de peso que esse assunto carrega.

    Abraços.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
  15. Oi, Sil!

    Pois esse é um livro que morro de vontade de ler, tenho em casa, e fico protelando. Todo mundo diz que a história é maravilhosa e convenhamos que é muito importante também. Povo acha que racismo é "coisa do passado", mas existe sim, em pleno século XXI. :(

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com.br

    ResponderExcluir
  16. Eu sempre tive muita vontade de ler essa obra, mas ficava faltando um empurrãozinho. Sua resenha me ajudou a mudar logo minha situação e tentar conseguir o livro, rsrs.
    Realmente entendo que visto pelos olhos da criança o racismo deve ser algo leve e indiretamente, mas mesmo assim, deve ser triste.:(
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  17. Olá, Sil.
    Quero muito conferir essa obra. O fato de abordar um tema pesado, como o racismo, pelos olhos de uma criança é algo bem interessante. Sem falar que a obra deve carregar uma crítica social fortíssima.
    Sem dúvidas, está na minha lista de desejados.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de maio. Serão três vencedores!

    ResponderExcluir
  18. Olá, Sil. Para quem não conhece muito bem a história acha essa capa feia. Eu até achava, mas depois de ler sua resenha vi que tem muito da história nela. A história é um tanto interessante, mas eu não leria ela, acho que agora não é o momento, mas futuramente com certeza eu irei dar uma chance. Adorei sua resenha!

    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  19. Olá. Eu não sabia que este livro é narrado pelo ponto de vista de uma criança. Eu nunca dei muita atenção para esta obra por ter o mesmo receio que ti, pela temática e tudo mais; Só que sendo uma criança torna a obra bem diferente do que eu achei que seria. É interessante ver que um livro tão antigo ainda diz algumas coisas que passamos nos dias de hoje... e é triste ver que mesmo após tantos anos evoluímos tão pouco.
    Beijos
    Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  20. Sempre quis ler este livro... Já vi tanta gente comentando que me interessei bastante!!!

    Adorei o blog!!

    http://colecionadoresdelivross.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Interessante narrar um tema forte assim pela visão de uma criança, com certeza fica mais leve e mais belo com certeza, pela simplicidade das crianças. Infelizmente o racismo ainda exite mesmo e duvido que algum dia deixe de existir e é por isso que livros assim são sempre tão importantes. Gostei muito da sua resenha e fiquei bem interessada no livro.

    ResponderExcluir
  22. Sempre Leio resenhas positivas desse livro, e que bom que você leu e gostou. e falar sobre racismo, ainda mais de época. Esse tema me chama bastante atenção, anoterei aqui nome do livro pra ler depois.

    Blog Rascunhos da Lyh

    ResponderExcluir
  23. Oie!
    Até pouco tempo eu não tinha interesse em ler esse livro, mas tenho lido tantos elogios a esse clássico que estou reconsiderando, parece ser um livro repleto de mensagens e reflexões.
    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo