03 junho 2016

Resenha | Flor de Cerejeira - Alana Gabriela


Livro: Flor de Cerejeira
Série: Não
Autora: Alana Gabriela
Gênero: Jovem Adulto, Romance
Editora: Amazon
Páginas: 315
Ano: 2016

Resenha:
Yoko tinha uma vida muito agradável. Ela tinha um grupo de ótimas amigas, tocava violino e estava treinando com muito afinco para fazer parte da orquestra da Juventude de Macon, além de participar da organização do Festival Cherry Blossom junto do seu pai. Mas um erro acabou com tudo. E esse erro nem foi seu. Seu pai, dirigindo bêbado, acabou matando um pai de família e fugiu sem prestar socorro. E de repente ela estava em um tribunal ouvindo a sentença do juiz e seu pai foi tirado dela bem no dia do seu aniversário. Ela não sabe se odeia o juiz que deu a sentença, ou se odeia seu pai por ter feito isso. E as coisas que pareceram ruins a princípio, só foram piorando com o tempo.

"Não sou a Yoko destemida e extrovertida de antes. Tranquei-me numa caixa de vidro. A essência parece ser visível para quem me vê pelo exterior, mas a verdade é que ela está escondida, as pessoas só não pararam para prestar atenção nisso ainda. Eu  sou quebrável no final das contas. Uma simples batida contundente e posso rachar."

Três meses depois, sua mãe está trabalhando dobrado para conseguir pagar as contas. Suas amigas, todas lhe deram as costas e agora ela é tratada na escola, como se ela fosse portadora de alguma doença contagiosa. Sem falar que agora ela é o alvo das "brincadeiras " de todos. Seu antigo grupo de amigas são as piores. De amada por todos, ela passou para a garota que tem um pai assassino. Mas o pior foi quando ela foi pega por uma gangue na rua. O líder era amigo do filho mais velho do homem que seu pai atropelou. Ela apanhou tanto, que teve que ir ao hospital e ficou vários dias sem se mexer. E até hoje ela tem pesadelos com esse dia.

E agora que é uma excluída, Yoko começa a olhar para os outros que estão nessa mesma situação com outros olhos. É  assim que ela começa a reparar em Aidan, um aluno da sua sala. Ninguém chega perto dele depois que ele brigou na porta da escola quando descobriu que estava sendo traído. Ele brigou com três e já tinha derrubado dois quando conseguiram apartar a briga e também ele já foi preso. Por isso ele está sempre sozinho. E os dois acabam juntos em um trabalho da escola. Yoko começa a se aproximar dele e percebe que quando está com ele, ela pode ser ela mesma, não a pessoa que ela vem fingindo ser esse tempo todo. Será que duas pessoas tão machucadas pela vida, poderão um dia vê-la diferente?

— Como sabe que estou trancada na raiva e na tristeza?
— Porque você é um espelho um pouco melhorado do que eu já fui há alguns anos. Enxerguei-me em você.

Já tinha lido um livro da Alana antes de saber que ela era a Nina, e amei a escrita dela. E mais uma vez a autora conseguiu me surpreender e me encantar com uma história tão linda como essa. A Alana abordou um tema tão forte, mas escreveu sobre ele de uma forma tão singela que mesmo doendo e sofrendo junto com a Yoko, ainda assim, eu conseguia respirar e ter uma esperança. Geralmente quando vemos um caso como esse, atropelamento e fuga e ainda por cima com o motorista bêbado assumindo o risco de matar alguém, sempre pensamos em como ficou a família da vítima, eu pelo menos nunca pensei em como está a família do assassino, e foi isso que a Alana abordou aqui e com muita competência.

Yoko e sua mãe foram tão vítimas quanto, Acho que Yoko foi até mais, porque além de se consumir pela culpa, ela ainda está sofrendo nas mãos das ex-amigas e do filho da vítima, que acha que tem que fazer justiça pelas próprias mãos. E sofre tudo isso calada. Eu não me conformava dela ficar quieta, e nem reagir as agressões, nem contar para ninguém o que acontecia. O pior é que nem a mãe, nem os professores olham realmente para ela, porque eram marcas visíveis. Mas não é isso que acontece as vezes com alguém próximo e nem percebemos? Mas ela sofreu tanto que deu vontade de entrar na história para ajudá-la. E Aidan, é um amor gente. Mesmo sofrendo de Tei, Transtorno Explosivo Intermitente, é linda a forma como ele trata Yoko. E outro personagem que amei e queria ter lido mais sobre ele foi, Kai, irmão de Aidan.

A escrita da Alana é incrível e já posso ver um futuro agradável para ela. Editoras olhem para esse talento que está despontando no mercado nacional. Uma coisa que notei na Alana é que ela é bem descritiva nas cenas e isso é uma coisa que não gosto muito nas minhas leituras, mas ela faz isso de uma forma que não fica maçante e sim só nos deixa mais à vontade com a história.  E eu que nem gostava de cerejeiras antes, agora olho para a flor de uma outra forma e no momento é uma das minhas flores favoritas. Essa capa é linda e com certeza indico o livro. Leia um nacional, leia um livro da Alana, você não vai se arrepender.

Nota:





16 comentários:

  1. Já tinha visto falar sobre esse livro, aliás, no blog da Alana! Enfim, fico super feliz em ver que o livro dela está tento tanta repercussão, em breve vai estar pipocando propostas de editoras! ueheuheuehueeh

    Abraços,

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
  2. Olá Sil, tudo bem?

    Alana comentou comigo sobre esse livro, mesmo sem ter lido eu adorei toda a ideia que ela construiu após ler sua resenha fiquei ainda mais encantada, eu sempre tive curiosidade de lero gênero de romance escrita pela Alana ela tem uma talento incrível e sempre fiquei imaginado como seria, estou apaixonada pela sua resenha e tenho certeza de que vou amar, só falta tempo pra ler HAHAHA.

    Beijinhos

    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Acho um pouco forçado isso de as amigas ignorarem a menina por um erro que nem foi ela que cometeu, uma pegada já muito usada na maioria dos livros :( mas a premissa me deixou curiosa, como ela vai reverter a situação, e imagino que seja bem reflexivo também

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. A Alana já está na minha lista, é a 3ª resenha positiva que leio do livro dela e estou aqui ansiosa... e olha que minha pilha não tem fim. A história está sendo indicada por blogueiras que são muito respeitadas por mim.

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oi Silvana
    que linda essa história
    me dei vontade de ler
    é mesmo, nós nunca paramos para pensar que a família de quem está errado também é vitima. Bem legal essa outra visão.
    Quero ler.
    Imagens lindas
    bju


    http://karinapinheiro.com.br/o-blog-virou-livro/

    ResponderExcluir
  6. Olá Sil,
    Não conhecia o livro que capa bonita.
    Eu já assisti uns filmes, aliás ontem mesmo um tava passando no Corujão, com temas relacionamos a esse do atropelamento e fogem e tals. Mas sempre são do ponto de vista da vítima.
    Imagino a carga emocional para ambos os lados, ainda mais para a filha do cara. Amigas bem escrotas!

    P.S.: Ah quando puder procura mais séries de britânicas, de época, você vai adorar. Tem uma, North & South é maravilhosa.

    tenha um ótimo final de semana.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil! O livro parece ser ótimo e abrodar temas importantes, só tenho visto resenhas positivas! E a capa é linda *-* Orgulho da nossa literatura <3
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, já conhecia o livro mas ainda não tive oportunidade de ler. Quero muito começar, afinal, adoro livros com temas polêmicos e um casalzinho de dar inveja. A resenha está linda!
    Um abraço.
    Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  9. Oi
    que bom que gostou de ler esse livro, a Alana criou uma boa história e eu até troquei uma ideias com a Alana ela é super simpática, ficava morrendo de dó da Yoko ela não merecia aquilo e aquelas garotas nunca foram amigas de verdade ela.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi, Sil!
    Ainda não conhecia a autora, e achei o título do livro tão lindo, que acho que leria apenas pelo título! rs Me animei em saber que a autora tem uma ótima escrita, espero que as editoras comecem a dá mais valor a escritoras assim! <3
    Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Elidiane - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Pronto, esta é a segunda resenha que leio desde livro que me deia completamente apaionada pela obra sem nem ter a lido propriamente dito, hehe. Tudo me chama a tenção, desde a capa maravilhosa até o enredo criado pela autora. adoraria poder lê-lo.

    Bj, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oiii Silvana, tudo bem?
    Infelizmente essa obra não despertou muito meu interesse, sou completamente apaixonada por essa capa, mas achei a premissa tão sem sal para mim, por mais que sua resenha tenha ficado incrível, pularei a dica da vez.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia o livro e nem a autora. Mas gostei da historia do livro, amei sua resenha, tbm nao gosto de leituras mto descritivas, mas qdo o autor consegue escrever algo assim e sem deixar cansativo já ganha pontos comigo

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia o livro e nem a autora. Mas gostei da historia do livro, amei sua resenha, tbm nao gosto de leituras mto descritivas, mas qdo o autor consegue escrever algo assim e sem deixar cansativo já ganha pontos comigo

    ResponderExcluir
  15. A capa é linda! E como assim a autora é brasileira?? Adorei. Espero lê-lo um dia.
    Beijos,
    Layane Machado.

    ResponderExcluir
  16. Oi Sil!

    Já conhecia a Alana, mas não conhecia esse livro e já gostei logo de cara! Eu também nunca pensei muito em como fica a família da pessoa que comete um crime, sempre pensamos nas vítimas, mas nunca imaginamos que a família se torna tão vítima quanto... Deve ser uma leitura bem difícil e cheia de drama, quero muito ler!

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo