15 setembro 2016

Resenha | Confissões de uma garota excluída, mal-amada e (um pouco) dramática - Thalita Rebouças


Livro: Confissões de Uma Garota Excluída, Mal - Amada e (Um Pouco) Dramática
Série: Não
Gênero: Juvenil
Autora: Thalita Rebouças
Editora: Arqueiro
Páginas: 272
Ano: 2016

Resenha:
Tetê, aos quinze anos, acaba de ser declarada maluca pela sua família e vai ser obrigada a se consultar com um psiquiatra. Mas na opinião dela quem precisa de ajuda realmente é a sua família. A começar pelo nome que eles escolheram para ela, Teanira, uma junção dos nomes Tércio e Djanira, seus avós. Mas ela não vai criar caso e vai ir de boa ao consultório. Ela sabe que não é maluca, só é diferente das outras garotas. Qual é o problema dela não ter amigos, não querer namorar e de não gostar de raspar as axilas e de depilar o buço? Ela sabe que não está dentro do padrão de beleza atual, ela usa óculos, aparelho nos dentes, está um pouco acima do peso, tem um monte de espinhas na testa e não sai muito de casa. Mas isso porque adora cozinhar e se deliciar com o resultado. Ela também não sorri muito e chora por qualquer motivo, até por causa do sabor do chiclete que sua família insiste em comprar, de canela, que ela odeia.

Tudo isso e mais um pouco ela conta em sua sessão com o psiquiatra. E o pior ainda está por vir. Ela vai começar em uma escola nova, já que depois que seu pai perdeu o emprego, eles foram obrigados a morar com seus avós. Seus pais estavam quase separados, mas devido a crise financeira, resolveram ficar juntos por enquanto. O medo de Tetê é que a nova escola seja um pesadelo igual era na escola anterior, onde ela era zoada pela escola toda depois de ter aberto seu coração para um garoto que só se aproximou dela por interesse. Ele espalhou para todo mundo que ela estava desesperada para arrumar alguém e que seu sovaco fedia a molho de tomate vencido. E olha que na época ela tomava banho quase todo dia. E se as pessoas já não se aproximavam dela antes, depois disso então nem se fala. E ela tem certeza de que na escola nova vai ser a mesma coisa, porque adolescentes cruéis sai iguais em todo lugar.

E chega o temido dia. Tetê já chega na escola suando em bicas de tanto nervoso. Mas para sua surpresa, Tetê encontra um igual na mesma sala que ela. Ele é quase tão branco como ela, usa óculos de lentes grossas e tem muitos pelos nos braços. E ninguém fala com ele. Seu nome é Davi e Tetê tem certeza de que serão amigos. E para completar ele mora com seus avós, por isso sua linguagem é um pouco antiga. Mas logo depois entra na sala um deuso da beleza e Tetê já se apaixona por ele a primeira olhada e ele parece ser legal já que vem falar com o Davi. A perfeição de garoto se chama Erick. Mas é uma pena que ele já tem namorada e a garota, Valentina, também é perfeita. Mas o dia ainda não tinha terminado e Tetê faz mais um amigo, Zeca. As coisas não poderiam ser melhores. Dois amigos e no mesmo dia. Talvez a nova escola não seja tão ruim quanto ela pensava. Mas ela estava enganada.


Apesar da autora já ter vendido mais de 2 milhões de livros, esse foi meu primeiro contato com ela. E se os outros livros dela forem como esse, já quero ler todos. O livro é ótimo. Eu ri do começo ao fim da história. Só tem uma parte que é um pouco mais triste, mas são coisas da vida. O assunto abordado pela autora, é um que sempre vai estar na moda, porque é uma coisa que existe desde sempre e infelizmente enquanto o ser humano não mudar o pensamento, vai continuar existindo, o bullying. E uma coisa que achei muito interessante é que não é apenas os adolescentes que fazem isso com a Tetê, mas sua família também. A coitada está perdida, não tem sossego nem em casa. A autora optou por abordar o assunto de uma forma bem divertida, mas mesmo enquanto estamos rindo, não deixamos de pensar em tudo o que está acontecendo, as atitudes das pessoas e as consequências dos seus atos.

Eu diria que a autora tem um talento para criar personagens carismáticos, porque até os "vilões" conseguem a nossa simpatia ao longo da história. Mas também, quem ai que quando era um adolescente, nunca falou uma palavra maldosa ou com segundas intenções, ou mesmo para deixar de ser o alvo do bullying passando a bola para outra pessoa, que atire a primeira pedra. Infelizmente a maioria das pessoas que praticam o bullying, ou já sofreram com ele em algum momento, ou estão fazendo para desviar a atenção de algo que ela não gosta nela mesma. Mas a autora sabe como abordar o assunto e deixa ótimos conselhos com a história da Tetê para quem está nessa temível fase da adolescência. Uma coisa que gostei e muito, foi a forma como a autora fez com que a Tetê sofresse algumas mudanças. Ela deixou claro que elas vieram de dentro para fora. a Tetê aprendeu a se gostar, e as mudanças exteriores são meros detalhes do que ela passou a sentir.

A edição do livro está perfeita. A Arqueiro está de parabéns. Não só a capa, mas todo o livro é um capricho, a cada página virada, dá gosto de ter um livro como ele em mãos. Sem falar que tem receitas super fáceis de fazer ao longo do livro. Receitas de gordices que infelizmente no momento não posso comer, mas quando puder vou fazer todas hehe. E o nome do livro também é um charme e descreve bem a protagonista. Só me resta indicar o livro para quem curte o gênero e para quem não curte também. Acho que você vai gostar.

Nota:





21 comentários:

  1. Oi Sil
    Eu tive o prazer de ler outros livros da autora, sou fã dela e meu sonho é conhece-la um dia.
    Este livro é bem gostoso de ler, eu curti a leitura e adorei as receitinhas!!

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi,

    Amei sua resenha, e mais ainda, adorei esse livro que estou de olho desde o lançamento!

    Abraços...

    http://blogmichaelvasconcelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, Sil.
    Não curto muito essa literatura mais jovem, mas reconheço a importância. Afinal, é bom para a formação do adolescente e ainda fala de assuntos como bullying.
    Não leria a obra, mas compraria para meus primos e primas.
    Boa dica.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de setembro. Serão três vencedores, cada um ganhando dois livros.

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil, esse livro deve ser tão legal, quero ler!
    rs

    beijinhos, Debi
    http://www.deborabrazil.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sil!
    Quero ler esse livro. Também nunca li nada da Rebouças e nem havia tido vontade de ler outra história dela, anteriormente. Mas a premissa desta história, em especial, despertou meu interesse.
    O bullying, sem dúvida, é muito cruel. Já vivi momentos horríveis e sei como é tão traumático.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Amei a sinopse, mas infelizmente nunca li essa obra.
    Ainda não conhecia e fiquei bem curiosa.
    Art of life and books

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil! Eu nunca li nada da autora, mas este livro tem sido tão elogiado que estou com muita vontade de conferir. O assunto abordado sempre me interessa. Até a família judiava da menina? Que dó!

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Oie Sil =)

    Sempre leio boas resenhas do livro da Thalita Rebouças, mas confesso que tenho receio por achar que ela escreve mais para o público teen. Pode até parecer meio bobo da minha parte, mas fico com medo de ler e me sentir a velha rs...

    Gostei da premissa desse livro, pelo visto a autora soube abordar um tema pesado com um toque de leveza e isso faz toda diferença em um livro. Quem sabe eu não me anime em ler ele =D

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  9. Helloo, Sil! Tudo numa nice?!
    Eu já li outro livro dessa autora e curti então não me surpreende a qualidade que é muito boa. Gosto de ler livros desse tipo para intercalar leituras mais pesadas e densas. Eu ia ler esse, mas acabei estacionando a ideia por um tempo, mas sua resenha me animou! *-*
    Uma coisa sobre o nome da protagonista: eu detesto quando os pais juntam os nomes de parentes para colocar o nome do filho. Helloo!! É o nome do FILHO. Tem uns pais muito inconsciente, viu. Tem uma amiga de minhas irmãs que tem o nome: Ronawany. A junção de Ronald e Joseany. Eu não gosto disso.
    Enfim, estou super curiosa para conferir essa obra.
    Beijin...
    Pieces of Alana Gabriela

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil,
    Não li nada da autora ainda, mas fico feliz que você tenha gostado tanto da leitura a ponto de querer os livros dela. Dica anotada.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil!

    Eu tenho muita vontade de ler um livro da Thalita, a autora é um fenômeno! Que bom que vc gostou da leitura e que os personagens sejam cativantes! Espero poder ler este livro logo!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  12. Oi, Sil!
    Nunca li nada da Thalita, mas um dia pretendo mudar isso.
    Até hoje, só vi uma resenha meio negativa sobre essa história, mas nada que vá alterar minha vontade de ler.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio de aniversário Balaio de Babados e Postando Trechos
    Participe da promoção 1 Ano de Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  13. Oie,
    nossa estou doida para ler, parece ser um livro fofo e leve.
    Gosto bastante dos livros da autora mesmo sendo para um publico bem mais jovem rs

    bjos
    Blog Vanessa Sueroz

    ResponderExcluir
  14. Me encantei com esse livro, deve ter uma história incrível. Vou anotar e sem dúvidas explorar muiiito. ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  15. Guuuuria do céu, eu já queria ler esse livro antes, mas agora...
    Primeiro porque é da Thalita e eu ADORO ela, segundo pela capa e pelo nome, coisas que eu achei incríveis. Mas nunca tinha parado pra ler SOBRE o livro, nem sabia do que se tratava. Amei o tema! Deve ser um livro excelente mesmo!

    Beijos,
    Sara | Lendo com Amor
    www.lendocomamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá Sil, tudo bem?

    Você acredita que não li nada da autora ainda? Tenho muita curiosidade, ela é muito querida e já tem muitos livros, vamos ver se começo por esse que pela sua resenha é muito bom...bjs.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oiii Sil

    Acho que esse é um dos titulos mais largos que ja vi...rsrs
    Achoa capa super fofa e te confesso que se ainda estivesse na adolescência, estaria provavelmente louca atrás desse livro. Tenho muita curiosidade de conferir alguma obra dessa autora, parece ser ótima.
    Fico feliz que a leitura tenha sido boa e a história tenha te encantado.

    Beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  18. Sil, ele é daqueles livros que tu só lê a sinopse e já pensa: QUERO. Nesses tempos fui na Americanas, e só tinha um exemplar, acredita que cheguei a esconder o livro? Porque se sobrasse dinheiro, eu ia levar! Infelizmente não sobrou e ainda não comprei.
    A tua resenha foi a primeira que eu li sobre o livro, e eu também não li nenhum outro livro da autora. Bullying é um assunto complicado, e eu gosto muito de ler livros desse gênero por saber como é estar na pele de uma pessoa que já passou por isso. Quer ler esse livro demais! Ótima resenha.
    Beijão,
    radioactivebookss.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Esses pais dela são mesmo malucos por colocar um nome desses na coitada kkkk nunca li nada da Thalita, apesar do sucesso das suas obras, mas imagino que a escrita leve e divertida dela faça com que o assunto não se torne tão pesado. Bullying é uma praga que infelizmente sempre vai existir e esses livros são muito bons pra quem sabe até prover um pouco de consciência às pessoas.

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Também ri muito com a Tetê, me apaixonei pela narrativa descolada da Talitha da aquela vontade de espalhar pelo mundo néh?!?!?

    #DoQueEuLeio

    ResponderExcluir
  21. Nossa que livro encantador!! Fiquei bem curiosa com ele... vou por na minha pequena lista de desejos para esse ano ainda!!! Bjs

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo