23 setembro 2016

Resenha | A Coroa - Kiera Cass


Livro: A Coroa
Série: A Seleção #5
Gênero: Romance, Distopia
Autora: Kiera Cass
Editora: Seguinte
Páginas: 310
Ano: 2016

Resenha:
Eadlyn nunca quis se casar, mas foi praticamente obrigada pelos seus pais a participar da Seleção. No começo ela está muito relutante, mas conforme foi conhecendo os selecionados, ela viu que alguns deles eram bastante agradáveis e estava até se divertindo, mesmo sabendo que o povo a odeia e acham que ela nunca será uma boa governante. Mas tudo virou de cabeça para baixo. O príncipe Ahren, fugiu para se casar com a princesa da França. Sua mãe ficou em choque quando ouviu a notícia e sofreu um ataque cardíaco e no momento está muito ruim no hospital. Maxon que não conhece outra vida sem ser aquela em que America está presente, largou tudo e não sai do lado dela, deixando assim para Eadlyn a difícil tarefa de governar Iléa.

E como A Seleção é um dos desejos de seus pais, Eadlyn resolve prosseguir com ela, mas decide chegar logo a fase da Elite e anuncia quem serão os cinco candidatos restantes. Aqueles que de uma forma ou de outra, conseguiram tocar seu coração: Gunner, Kile, Ean, Halen, Fox e Henri. E Eadlyn não sabe qual é a tarefa mais difícil, administrar A Seleção ou o país. Em sua primeira reunião com o Conselho, ela já tem que tomar uma difícil decisão. Alguns conselheiros querem declarar guerra à França por causa da atitude de Ahren, eles dizem que ele ter fugido é uma traição. Mas Eadlyn é firme e diz que não foi traição e sim amor, e para conseguir o respeito do Conselho, ela precisa até demitir um dos conselheiros. Nem se passou um dia ainda em que Eadlyn está no comando, e ela já entende o porque de seus pais insistirem em seu casamento. Ela percebe que sozinha ninguém consegue. 

E ela não sabe como vai dar conta de tudo. Seu apoio e conselheiro Ahren, está em outro continente. Seu pai não sai do lado de sua mãe, que ainda não acordou e seus dois irmãos menores só tem a ela para recorrer. E as palavras de Ahren, não saem de sua cabeça: o povo a despreza e não vão aceitá-la como governante. O que ela deve fazer? Que atitude tomar? Será que a solução está em quem ela irá escolher para marido? Pensando assim ela deve escolher alguém que a agrade ou alguém que tenha a aprovação do público? E se ela não encontrar isso em uma mesma pessoa? Cheia de questionamentos, Eadlyn de repente recebe o apoio de alguém que ela nunca esperou. Mas será que ela pode confiar nessa pessoa para ajudá-lá a mudar a opinião do público ou a intenção dessa pessoa é exatamente a oposta?

"Sim, a minha vida era única e sagrada, mas desde o instante em que nasci — meros sete minutos antes do meu irmão —, ela pertenceu a todos menos a mim."

Apesar de muita gente não ter gostado, eu gostei de A Herdeira e de Eadlyn. Mas parece que a autora ouviu os fãs que reclamaram da protagonista, porque nesse livro, ela é outra pessoa. Depois do baque que ela sofreu no final do livro anterior, ela foi obrigada a amadurecer. De uma pessoa completamente mimada, ela se transformou em uma mulher forte e decidida. Aprendeu a olhar para as necessidades das pessoas a sua volta e não olhar somente para seu umbigo e os papéis acabaram invertidos. Ela que se tornou o apoio de seu pai. Mas como disse na resenha anterior, eu entendi o seu comportamento. Você se torna o adulto que foi ensinado a ser quando criança e acho que America e Maxon foram bem relapsos em sua educação, ainda mais que ela seria a futura rainha. Mas é como dizem, a vida ensina e ela teve que aprender a ser uma pessoa melhor do jeito mais difícil.

Tenho que dizer que discordei do final que a autora deu para a escolha do futuro Príncipe-Consorte. Não que não tenha concordado com a escolha, mesmo meu favorito sendo outro, mas achei que aconteceu aqui, igualzinho aconteceu em Jogos Vorazes, a situação escolheu por ela. Em nenhum momento eu acreditei no amor dela pelo escolhido. Achei que foi bem forçado. E também achei o final bem corrido, faltou algumas páginas para que a história terminasse decentemente. E mesmo gostando muito do livro e dando nota máxima, por conta da escrita viciante da Kiera, não posso deixar de dizer que seria melhor ela ter escrito só a trilogia mesmo. Esses dois livros não acrescentaram nada a história. A edição está linda, como as outras da série, e um detalhe foi que o povo odiou a capa e eu amei. Gostei muito do vestido e o rosto da modelo está bem o que imaginei como estaria a Eadlyn no começo da história.

Nota:




22 comentários:

  1. Oi, Sil!
    Eu faço parte do grupo que não gostou da Eadlyn. Na verdade, eu não gostei nadinha de mais alguns livros na série. Enfim... Por conta disso, eu estou meio desestimulada a ler esse último. Essas transformações da água pro vinho e amores forçados me brocham legal.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio de aniversário Balaio de Babados e Postando Trechos
    Participe da promoção 1 Ano de Estilhaçando Livros
    Participe da promoção 5 anos de Além da Contracapa

    ResponderExcluir
  2. Oie,
    estou contigo nesta.
    Também achei muito forçado a escolha do príncipe e isso era um dos pontos focais do livro, então achei o livro bem mediano.

    bjos
    Blog Vanessa Sueroz

    ResponderExcluir
  3. Eu já ouvi tantas opiniões sobre esse livro que nem sei mais o que pensar, rsrs; Quero muito ler pra tirar minhas próprias impressões! Sua resenha ficou ótima, bem sincera e objetiva!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oieee, eu amei muito a trilogia a Seleção e sinceramente achei desnecessário os livros da Eadlyn, achei ela muito arrogante e não tinha o carisma da América, e sim o final foi bem forçado, fiquei triste por não ter sido tão bom, mas tem quem gostou neh.

    XoXo

    http://www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil!
    Que linda sua coleção!! Eu li os três primeiros livros em e-book e agora quero ter todos físico. Eu comecei a ler a Herdeira e acabei parando pq não gostei da menina, mas quero sim concluir a leitura e ler A coroa. É uma série que eu gosto muito, e as capas são maravilhosas.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. OIiii Sil, tudo bem?
    Eu tenho problemas com essa antiga trilogia, atual série hahahha
    A proposta dela realmente não me atrai :P
    Essa coisa toda de seleção e tal, aiaiia
    Se já é difícil escolher entre dois, quero ver entre cinco ahhahah E isso que você disse, de não ter sido ela que escolheu, mas sim a situação, já me deixa meio assim
    Então não é algo que eu leria. Pelo menos não no momento. Quem sabe no futuro.
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Sil,
    eu não gostei muito de A Herdeira, então ainda não li A Coroa, eu concordo contigo que se tivesse ficado só na trilogia talvez teria sido melhor. Mas que bom que a personagem amadureceu, porque foi algo que me irritou bastante no outro livro. Sempre tem aquela coisa de que poderia ter terminado melhor, né!? ahah e nem sempre quem a personagem escolhe é quem a gente quer. Mas que bom que gostasse do livro! Vou ler em breve.
    Beijos,
    https://radioactivebookss.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Não li ainda a série, mas tenho vontade de conhecer, principalmente os 3 primeiros livros, que dizem que são os melhores.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Gente, eu odeio essa capa, hahaha. Enfim, todo mundo diz que esse livro é desnecessário, mas ainda assim quero lê-lo. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras / Sorteio de 3 KITS

    ResponderExcluir
  10. Amo muito esses livros e acho que nunca vou me arrepender de ter lido todos eles. Fiz até uma resenha no meu blog falando sobre o que tem por trás do que parece ser um simples romancezinho de príncipe e plebeia até haha

    xox ♡
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
  11. Amei sua resenha, gostei bastante da história, só não gostei da capa do livro. Hahahaha

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, Sil! A escrita da Kiera é muito envolvente e o clima dessa série é muito bacana, então eu acabei curtindo a leitura de A Coroa. No entanto, também achei o desfecho bem corrido e não gostei tanto da escolha do príncipe. Realmente, seria melhor ter mantido como uma trilogia. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Sil,
    Não adianta, 'A Herdeira' me decepcionou tanto que não tinha como eu gostar de 'A Coroa'.
    As capas são maravilhosas, mas tia Kiera Cass estragou tudo. Uma pena que Eadlyn não consiga me agradar.
    Beijos
    estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Eu concordo com você em muitas coisas. Realmente a Kiera merece nota máxima, por conta da escrita viciante, mas seria melhor ela ter escrito só a trilogia mesmo pq esses livros só estragaram a América que ficou chata #ProntoConfessei, são dois livros não acrescentaram nada a história. E ao contrário de você achei a capa FEIAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA de doer, apesar de concordar que a modelo é a encarnação da Eadlyn no começo da história. E sim, "A Sereia" segue sendo o meu livro preferido da Kiera, até sorteie o meu volume, mas vou comprar de novo pq é uma história que eu gostaria de reler é muito linda. Espero que ela escreva mais lindezas no futuro!

    Pandora

    ResponderExcluir
  15. Oi Sil!

    Eu só a li a primeira trilogia, mas interessante saber que a autora mudou a protagonista, pq realmente o pessoal estava reclamando. Pelo jeito não vou gostar do final, já que tb não gostei da conclusão do romance de JV.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  16. Da série, li só A Seleção e parei por aí mesmo. Achei óbvio com quem ela ia ficar no final e todo o desenrolar da história. Também ouvi muita gente criticando esse volume, e é bem chato o amor da protagonista não convencer. Em jogos vorazes, como você exemplificou, eu tinha o meu favorito, mas em momento algum acreditei no amor dela por um ou por outro. Ou por qualquer um além da irmã, né kkkk ela era meio robô. Mas que bom que apesar de tudo, a leitura foi agradável e a protagonista amadureceu!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá! Olha esta série na minha opinião poderia muito bem ter acabado na trilogia mesmo. Achei desnecessário estes dois livros que foram lançados depois de A Escolha. Li A Herdeira e me arrependi de ter feito a leitura. Bom, pelo jeito temos opiniões divergentes hahaha. Acho as capas lindas, apenas!!

    Beijão da Lari!
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  18. Ai ai, só tretas né? HAHAH MESMO que muita gente fale que a série não fica muito boa depois do livro ou do terceiro, sei lá, tenho curiosidade pra saber como é realmente :)

    Gostei da sua resenha.

    Beeijão
    http://www.carolhermanas.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Com certeza esse livro não faz meu gênero e acho um pouco clichê, mas eu daria uma chance por conta da sua resenha, você me convenceu e a capa é linda.♥
    Art of life and books.

    ResponderExcluir
  20. Ainda nao li este... sou vou no segundo livro, mas quero ler todos, a serio quero mesmo. Adorooo a história, em portugal ainda nao vi todos esses livroa da coleção, acho que ao existem 3 ou 4 só. Beijinhos.

    ResponderExcluir
  21. Oi Sil! Eu achei forçada a mudança da protagonista, preferia que ela tivesse mudado de maneira mais gradual e que não tivesse deixado de lado alguns traços marcantes de sua
    personalidade.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  22. Olá, Sil.
    Por um lado, é bom saber que a protagonista amadureceu e cresceu no enredo, o que é excelente. Ninguém gosta de protagonista cheio de mimimi.
    Por outro lado, o fato desses novos livros acrescentarem muito pouco ao enredo me desanimam.
    Ainda não sei se lerei a série.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de setembro. Serão três vencedores, cada um ganhando dois livros.

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo