12 setembro 2016

Resenha | A Rainha Vermelha - Victoria Aveyard


Livro: A Rainha Vermelha
Série: A Rainha Vermelha # 1
Gênero: Distopia
Autora: Victoria Aveyard
Editora: Seguinte
Páginas: 422
Ano: 2015

Resenha:
O mundo é dividido em dois povos: os que tem sangue prateado e os que tem sangue vermelho. Os prateados são os governantes, já que eles tem poderes especiais e são como deuses e os vermelhos são os que trabalham para os prateados terem suas vidas de deuses. Mare Barrow pertence a uma das famílias pobres de sangue vermelho. Ela está prestes a completar dezoito anos e como não tem uma ocupação será enviada para o exército, de onde raramente alguém volta vivo e quando volta, não é inteiro. Somente os vermelhos que vão para o exército, os prateados só lutam para exibir seus poderes e mostrar aos vermelhos porque são eles que mandam. Essas lutas acontecem toda primeira sexta e os vermelhos são obrigados a assistir. Mas assim que um dos prateados é derrotado, mais que depressa os médicos entram na arena para curar o perdedor, já que os prateados não devem morrer, principalmente na frente dos vermelhos.

Ninguém quer ir para o exército, por isso desde crianças os vermelhos já começam a aprender um ofício, mas Mare passa seu tempo roubando para ajudar sua família e tentando achar uma solução para não ser obrigada a ir para a guerra. Mas quando seu amigo Kilorn perde seu mestre e vai ter que ir para a guerra em uma semana, ela tem uma ideia para salvar os dois, mas como tudo tem um preço, ela vai precisar de duas mil coroas. Com a ajuda de sua irmã Gisa, que é aprendiz de costureira, Mare consegue entrar no Palacete do Sol, a casa de verão do rei. Mas as coisas saem do controle, acontece um ataque terrorista na capital de um grupo intitulado A Guarda Escarlate, e na confusão que se inicia, sua irmã também termina encrencada. Dominada pela culpa, Mare não sabe mais o que está fazendo. É quando o destino coloca um jovem misterioso na sua frente, Cal, que acaba sendo sua salvação. Ele consegue um emprego de criada no Palacete para Mare.

E logo no primeiro dia, ela já vai servir em um grande evento, a Prova Real, que é onde as jovens prateadas representantes das Grandes Casas, demonstram seus poderes, e a mais talentosa entre elas, se casará com o príncipe herdeiro. Mas durante o evento, um acidente quase tira a vida de Mare, que só não morre porque descobre diante do rei e de toda nobreza que tem um poder misterioso. Mas como isso é possível sendo ela uma vermelha? Diante dessa impossibilidade, o rei decide que Mare fingirá ser uma nobre prateada, filha de um general morto em batalha e que foi criada por um soldado vermelho e se casará com o príncipe mais novo, o príncipe Maven. Dessa forma ele calará tanto as Grandes Casas, como o grupo vermelho rebelde, A Guarda Escarlate. Em troca, ela pede que o rei libere seus irmãos e seu amigo da guerra. E enquanto faz o jogo do rei, Mare descobre que pode ser útil a causa vermelha. mas suas escolhas pode matar mais vermelhos do que salvar.

"Não posso dar um escorregão sequer. Nem agora nem nunca. Sou especial. Sou um acidente. Uma mentira. E minha vida depende simplesmente de sustentar a ilusão."

Não sei nem o que dizer para expressar o quanto gostei desse livro. Para começo de conversa ele me deixou em uma ressaca literária. Já tentei uns 5 livros diferentes e não consegui ler nenhum. Comecei ele com as expectativas lá embaixo, depois de ter lido várias resenhas dizendo que a autora tinha feito uma salada de vários outros livros do gênero como Jogos Vorazes, GOT e A Seleção com os X-Men. Por isso acho que gostei tanto, por não estar esperando nada legal. Ele tem sim elementos dos livros citados, mas conforme vamos lendo, podemos ver que a autora criou uma história só dela. Mas também acho dificil de encontrar uma distopia que tenha algo completamente novo. Mas voltando ao livro, eu quero a continuação para ontem, acho que assim curo minha ressaca hehe.

A história é dinâmica e não lembro de ter ficado entediada em nenhuma parte da história. O ritmo é constante e a cada nova página, vamos descobrindo coisas novas e a ação vai rolando solta. E amei a parte dos X-Men. Lembro o quanto me decepcionei com a trilogia Estilhaça-me, porque prometeram os X-Men e ficou só na teoria. Aqui não. Eles aparecem constantemente, usam seus poderes e lutam muito. E é um livro que você não pode se apegar a ninguém. Não no sentido George Martim, mas no sentido de que a qualquer momento a pessoa em que você mais confia vai se revelar completamente o oposto do que você imaginava. A traição e as mentiras rolam soltas pelo poder. Ninguém é confiável. E se tiver que citar algo negativo sobre o livro, talvez seja a falta de explicações para como tudo chegou naquele ponto.

Mare é um personagem que adorei. Ela não é a mocinha perfeita, ela erra e faz jogo duplo. Mas é forte e leal a causa, mesmo que isso coloque sua vida em risco. E tem umas horas que ela é bem burrinha mesmo, mas o resto compensa. Maven e Cal são os príncipes perfeitos. Tão diferentes e tão iguais entre si. Eu fiquei dividida entre eles o livro todo. Mesmo que o romance quase não apareça na história, ele fica em último plano, é dificil não torcer para que Mare se apaixone por um dos dois. E a Rainha gente, achei alguém igual a Cersei hehe. E para completar tem um daqueles finais de tirar o folego. Sei que muita gente não gostou, mas gosto é gosto e cada um tem o seu. Eu particularmente amei. A edição está linda, com uma capa maravilhosa. Recomendo o livro. Leiam e ame ou odeie o livro hehe.

Nota:





23 comentários:

  1. Oi, Sil!
    Eu até gostei desse primeiro livro. Não virou favorito, mas me conquistou pra eu ler a continuação. Já a continuação.. Eu abandonei porque não aguentei a personagem principal.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio de aniversário Balaio de Babados e Postando Trechos
    Participe da promoção 1 Ano de Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  2. Oie,
    li este livro em ebook, mas adorei também, na verdade li os três em sequencia e são mtoo bons!

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Esse livro parece ser muito, mas muito bom! Tenho muita vontade de ler ele e agora a vontade só aumentou.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil!!

    Eu quero muito ainda ler, não só por causa da salada com vários livros, mas porque ou pessoal adora ou detesta, daí quero ter uma opinião sobre rsrsrs Mas que bom que vc gostou!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Todo mundo fala tanto desse livro que fico sempre sem graça por não ter lido também. Isso porque estou fugindo um pouco desse gênero, embora nem sempre seja possível. Mesmo assim, ainda tenho curiosidade e vontade de ler. Futuramente quem sabe?
    Beijos
    http://recolhendopalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil, tudo bem?
    Tenho muita curiosidade em ler esse livro!
    Só desanimei em saber que tem triângulo amoroso, não tenho mais paciência pra isso haha. :~
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil,
    Eu gostei muito do primeiro livro, e acho que autora teve muito potencial para a escrever essa história. Se você ficou assim com o final desse livro, nem quero imaginar como você vai ficar com o próximo. Torço para um romance ai também rsrs.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  8. OI Sil! Que bom que superou as expectativas, eu até gostei mas esperava bem mais da trama. Quero ver se no próximo a autora consegue me empolgar mais.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  9. Oie Sil =)

    Eu infelizmente não morri de amores por esse livro. Na verdade acho essa série meio que uma miscelânea de outras séries já conhecidas. E a protagonista me irritou profundamente ¬¬

    Mas já no segundo livro a história deu uma boa melhora o que me faz acreditar que a Victoria tem muito o que surpreender ainda. Estou na torcida para que o próximo livro os pontos de vista seja intercalados entre a Mare e o Cal.

    Espero não me decepcionar.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  10. Oi Sil,
    passando para dar um oi. Eu estou em 70% deste livro, de modo que, acabei não lendo a resenha com medo de encontrar algum spoiler.
    O que posso te dizer é que gostei bastante no começo, mas agora me sinto lendo uma variação de A Seleção sabe ?! Como se fosse a outra parte da mesma história, é algo bem surreal isso, mas enfim...
    Eu espero que daqui para frente melhore, pois estou meio empacada.
    Beijos
    www.estilogisele.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sil!
    Esse livro está na minha lista de desejados, já quero conhecer essa mocinha decidida! <3
    Gosto desse gênero de leitura, e essa pegada de X-men me deixou curiosa!

    Beijos,
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Sil,
    Adorei a resenha! Eu acho essa capa linda mesmo! To rindo aqui com a mistura com x-Men, então capaz de eu curtir.
    Achei legal essa coisa do sangue prateado e a Mare parece ser uma protagonista bacana, já curti o perfil dela que você descreveu.

    P.S.: No Ensino Fundamental eu me ferrava mais em História. Daí no Ensino Médio - outra escola - o professor deixava consultar na hora da prova porque ele gostava de textão HAHAHA lembro que ele dava aula de Filosofia tb no primeiro ano e deixava consultar.

    tenha uma ótima terça :*
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  13. Oi Sil! Estou doida pra lê-lo! *-* Tbm li muitas resenhas meio negativas, mas tenho a sensação de q vou gostar bastante dele, haha
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil, sua linda, tudo bem?
    OMG!!! Preciso desse livro!!! Eu sempre acabo para trás, acho que sou uma das últimas a ler os livros badalados, é que gosto de comprar todos da série e ler de uma só vez. Acho que ficarei muito nervosa, porque você disse que não podemos confiar em ninguém, porque irei sofrer se perceber que as pessoas que acredito serem os heróis se revelarem os vilões. Mas confesso que vou adorar se isso acontecer!!! Fiquei mais empolgada depois do seu texto, não vejo a hora de ler!!! Adorei sua resenha!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oiii Sil

    Eu tb peguei esse livro sem nenhuma expectativa e acredito que foi justamente isso que me permitiu gostar tanto dele. A Mare me encantou em vários momentos. Claro que ela dá as suas bolas foras, mas no contexto geral foi uma boa protagonista. E as surpresas e reviravoltas que o livro traz me deixaram em choque, principalmente no final. Quero elr logo a segunda parte.
    Espero que sua ressaca passe logo.

    Beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  16. Olá, Sil.
    Realmente é bem complicado fazer uma distopia totalmente original. Poucos autores conseguem essa proeza.
    Quanto ao livro, a premissa é interessante e acredito que eu iria gostar. Tenho o livro, mas devido aos comentários negativos, acabei não lendo. Talvez dê uma chance agora.
    Ótima resenha.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de setembro. Serão três vencedores, cada um ganhando dois livros.

    ResponderExcluir
  17. Oi Sil
    Pelo que vi vc curtiu muito o livro. Eu ganhei este livro num sorteio, iniciei a leitura e parei, não fluiu. Vejo todo mundo falando super bem e tenho vontade de tentar de novo, quem sabe eu goste.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oie! Tudo bem? Estou louca para ler esse livro, qualquer resenha que eu leia fala muito bem dele, estou com a curiosidade a mil!
    Bjss, venha conhecer mais uma Poeta do Projeto Poetas Urbanos (meio atrasadinho a divulgação, mas vale a pena conferir! ;) http://resenhasteen.blogspot.com.br/2016/09/projeto-poetas-urbanos-naan-angel.html

    ResponderExcluir
  19. Olá♥
    Achei muito linda a história do livro, já tinha ouvido falar da obra, mas não conhecia a história e jamais imaginei que era tão interessante.
    Parabéns, amei a descrição. ♥
    Art of life and books

    ResponderExcluir
  20. Oi, Sil

    Tive que ver sua resenha desse livro, pois ele foi uma das piores leituras do ano passado pra mim. A gente costuma ter opiniões parecidas, mas dessa vez não bateu a conexão! Hahaha
    Eu realmente não gostei, achei essa mistura muito mais presente do que a parte original da história que, para mim, só foi aparecer ao final do livro. Mas como consegui a parceria com a Cia das Letras, vou solicitar a continuação quando der pra ver se eu mudo de opinião.

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Faz um teeeeeeeeempo que eu quero ler esse livro, sério.
    A cada resenha tenho mais vontade hahahaha

    Beijos,
    Sara | Lendo com Amor
    www.lendocomamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Só uma coisa a declarar:

    Apaixonei hahahaha


    Lista aumentando....

    Bjs

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo