25 março 2017

Resenha | Darkmouth - Os Caçadores de Lendas - Shane Hegarty


Livro: Os Caçadores de Lendas
Série: Darkmouth #1
Gênero: Fantasia, Aventura, InfantoJuvenil
Autor: Shane Hegarty
Editora: Novo Conceito
Páginas: 336
Ano: 2017

Resenha:
A cidadezinha de Darkmouth quase não aparece nos mapas, e quando aparece sempre está localizada no local errado. Por isso quando chega alguém diferente na cidade, é porque erraram o caminho para onde estavam indo. Para chegar até a cidade, tem que passar por um dossel de árvores, cujos galhos se estendem de cada lado até se engancharem no alto e a cada quilômetro percorrido, esses galhos vão ficando cada vez mais fechados e mais baixos. E quando a pessoa pensa que eles vão riscar o seu carro, eles atravessam um túnel e saem em uma rotatória onde uma placa dá as boas vindas a Darkmouth. Mas o que os visitantes enxergam, é o grafite que está em um muro escrito Monstros cujo S forma uma serpente que parece estar engolindo uma criança. Os visitantes então contornam a rotatória e vão embora da cidade.

O que é uma pena, porque Darkmouth é uma cidadezinha bem legal e faz bastante tempo que ninguém é comido por um monstro. Eles não são monstros na verdade, são Lendas que já chegaram a compartilhar a Terra com os humanos, mas por se tornarem muito invejosos e violentos, uma guerra eclodiu sobre a Vilas Flageladas e as Lendas foram banidas. Mas de vez em quando eles reaparecem em Darkmouth, a última das Vilas Flageladas. E para isso existe os Caçadores de Lendas, que são os responsáveis por caçar e capturar as Lendas que ocasionalmente passam pelo portal. E quando um portal é aberto dependendo da Lenda que passou por ele, vem uma quantidade de chuva com eles. Conforme o poder da criatura é a intensidade da chuva.


Em Darkmouth, há 42 gerações, a família de Finn são os Caçadores de Lendas, e Finn é o próximo na sucessão. Ele tem 12 anos e desde criança treina para assumir o posto quando completar 13 anos. Mas ele é uma piada se comparado a seu pai, que não é apenas um Caçador, mas O Caçador de Lendas. E agora que seu pai vai assumir uma posição no Conselho dos Doze, a cidade vai ficar sob sua responsabilidade. Mas ele tem que passar pela Cerimônia de Conclusão antes e para isso ele tem que vencer pelo menos três Lendas e ele está longe disso. Mesmo estudando e treinando o tempo todo, ele continua sendo um fracasso. Porque na verdade seu sonho é ser veterinário e domesticar as Lendas e não acabar com elas. E as pessoas estão começando a duvidar deles, porque só em DarkMouth as Lendas continuam aparecendo? E as coisas só pioram quando uma das Lendas trás um recado dizendo que as Lendas estão se reerguendo e que o menino cairá.

Recebi esse livro em parceria com a Novo Conceito e quando peguei ele para ler não sabia nem do que se tratava. Já comecei gostando da edição do livro que está um arraso. A capa é linda e a diagramação tem tudo a ver com a história, tornando ela ainda mais agradavel. Logo no inicio temos um mapa da cidade, o que me deixou bem feliz, já que adoro livros com mapas. E para minha surpresa, temos várias ilustrações ao longo do livro. A narrativa é em terceira pessoa, onde acompanhamos principalmente o que está acontecendo ao redor de Finn, mas temos também alguns capítulos onde vemos como estão as coisas do outro lado do portal, o lado das Lendas. E ainda temos algumas páginas do Guia Conciso do Mundo dos Caçadores de Lendas, onde conhecemos mais sobre a história deles.


Eu adoro literatura infantojuvenil, mesmo já tendo passado bastante dessa idade. Mas quem começou a ler com os livros da Série Vagalume, nunca deixa de gostar de livros assim. E Os Caçadores de Lendas, já prende logo de cara. Logo no primeiro capítulo já fui sugada para dentro da história e já vi que ia ser mais uma história que eu ia adorar. O lugar é interessante, os personagens são simpáticos e a escrita do autor é ágil. mesmo no começo tendo mais partes descritivas, para nos situar na história é claro, isso não prejudicou a desenvoltura da leitura. Tem muita ação, aventura, segredos sendo descobertos e um toque de humor, já que o Finn é um personagem muito atrapalhado, principalmente quando ele tenta capturar alguma Lenda.

Gostei bastante do autor ter abordado a questão sobre ser o que o pai deseja. Vemos aqui claramente que Finn não quer seguir a profissão da família, mas é empurrado pelas circunstancias e para agradar aos pais. E infelizmente muitos jovens passam por isso, tendo que seguir a carreira da família. Finn é um menino solitário, ele não tem amigos e muito menos o apoio do pai, mas isso não impede que ele seja um garoto gentil. Gostei bastante dele. Em contrapartida odiei o pai dele quase o livro todo, principalmente quando ele ficava descrevendo as conquistas dele e menosprezando o Finn. Temos vários personagens interessantes, mas não vou conseguir citar todos, só não posso deixar de citar o Broonie, uma das Lendas da qual gostei bastante. E para não me alongar muito mais, vou terminar indicando o livro para quem gosta do gênero. Tenha certeza de que você vai passar momentos bem divertidos com ele.

Nota:





16 comentários:

  1. Oi! Que enredo interessante, achei bem legal. Fiquei curiosa para saber como Finn irá lidar com tudo. Bjos ❤

    Click Literário

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que legal!! Já li acho que uns 2 livros do selo Irado, e gostei bastante de ambos. São sempre histórias juvenis e fantasiosas que nos envolvem com facilidade. Sua resenha ficou sensacional, super bem escrita, e certamente foi um grande fator pra me convencer a conferir a história!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sil!!
    Não conhecia o livro, mas já gostei também!
    Gostei da premissa e gosto do gênero.
    Tbm adoro livros infanto-juvenis e tbm li muito a Coleção Vagalume, haha
    Anotarei a dica ;)

    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil! Eu recebi esse livro, mas ainda não li, uma colaborada achou bem parecido com Percy Jackson e achei isso bem positivo! A edição está bem bonita mesmo, espero tb curtir a leitura!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil! Eu também já passei da idade, mas não dispenso um livro do gênero. Este foi novidade quando recebi, nunca havia visto nada sobre ele e espero que a história me encante também.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Achei a arte do livro muito bonita e depois da sua resenha, já o adicionei na minha lista de futuros livros a serem lidos. =D

    http://entremundosliterarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi
    nem conhecia o livro, parece ser uma história cheia de aventura, já que quando os protagonistas tem em torno dessa idade sempre tem, a capa realmente é bonita.

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sil.
    Eu já conheço o livro pela capa, mas não sabia nada sobre o mesmo.
    Eu adoro um infantojuvenil e quando ele tem um toque de fabtasia eu fico mais empolgado para ler.
    Nunca li um livro desse selo, mas pelo que vejo são ótimas histórias.
    Logo que vi a primeira imagem, já imaginei que a edição estaria excelente. Adoro livros com ilustrações.

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil
    Eu tbm adoro infantojuvenis, e este parece ser bem gosto de ler e com ilustração, já gostei. Ainda não conhecia o livro, mas fiquei bem interessada, curto livros como este.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil,
    Até que eu gosto de infantos-juvenis, mas essa premissa não me empolgou muito.
    Acho que não faz meu gênero, vou passar a dica de hoje, afinal, ainda preciso ler aqueles romances históricos maravilhosos que você sempre me indica, rs.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olar Sil, eu não leio infanto-juvenil faz um bom e longo tempo, mas a trama desse livro é bem original o que dá um ponto para me curiosidade começar a crescer. Sua resenha está bem completa e voce ainda mostra as ilustrações, achei super legal <3 Mas não se leria agora, tenho uma lista de psicopatas e crimes na frente uahsuahsuau

    bjs, Carol | Espilotríssimo
    www.carolespilotro.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, Sil!
    Também amo uma fantasia infantojuvenil. Não sabia dessa, mas já anotei a dica.
    E eu tenho certeza que vou odiar o pai do Finn.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Três Anos de Historiar

    ResponderExcluir
  13. Gostei da capa,mas não consigo ler livros nesse estilo,geralmente eu sempre paro antes da metade,enfim,a dica é muito boa e tenho certeza que vai agradar quem gosta desse estilo :D
    Beijos ^.^

    ResponderExcluir
  14. Oie, tudo bom?^
    Só de ver os detalhes desse livro eu já fiquei com vontade. Adoro esse estilo, esssa vibe *-* parece ser muito legal. Pretendo ler em breve

    Beijos,
    Paixão Literária

    ResponderExcluir
  15. Oi, Sil.
    Confesso que não é um livro que me chame atenção.
    Mas parece ser uma leitura agradável para quem gosta.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  16. Oi, Sil

    Eu não curto muito livros infantojuvenis, já comentei isso por aqui, e foi até por isso que chamei o Joãozinho para resenhar livros do gêneros lá para o blog. Acho que ele iria adorar essa história!! Também adoro livros com mapas, é muito legal para a gente se situar na história. A diagramação parece estar mesmo um arraso.
    Realmente muitas crianças e adolescentes se sentem pressionados a seguir a carreira dos pais, isso deve ser muito frustrante para eles.
    E a coleção Vagalume... que saudade! Eu quase choro quando lembro que o cupim comeu os meus livros da coleção!

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo