10 setembro 2019

Resenha | Anne de Green Gables - L. M. Montgomery


Livro: Anne de Green Gables
Série: Anne de Green Gables #1
Gênero: InfantoJuvenil
Autora: L. M. Montgomery
Editora: Autêntica Editora
Páginas: 320
Ano: 2019

Resenha:
A senhora Rachel Lyndi é uma mulher muito ocupada. Ela é uma excelente dona de casa, "administra" o Grupo de Costura, ajuda na gerência da escola dominical e ainda faz trabalhos comunitários na igreja. Mas ainda lhe sobra tempo para "cuidar" da vida de todos no povoado de Avonlea, na Prince Edward Island, no Canadá. Para entrar e sair de Avonlea, todos os moradores tem que passar por sua casa, que fica bem no começo da unica estrada que leva até o povoado. Por esse seu "cuidado" com os vizinhos, é que ela percebe que tem alguma coisa errada acontecendo com os irmãos Cuthbert. Matthew Cuthbert raramente sai de Green Gables e ainda mais tão arrumado quanto ele está.

Para descobrir o que está acontecendo Rachel vai até Green Gables, onde fica sabendo que Matthew e Marilla decidiram adotar um menino de um orfanato da Nova Escócia e que ele está chegando no trem da tarde. Marilla explica que Matthew está ficando velho e já não aguenta fazer todo o trabalho sozinho, por isso eles decidiram adotar um menino na faixa dos onze anos, que é uma idade onde ele já vai poder trabalhar, mas ainda é relativamente pequeno para poder ser treinado adequadamente. Mas qual não é a surpresa de Matthew ao chegar a estação e em vez de um menino, quem está lhe aguardando é uma menina, e muito esquisita por sinal. Matthew não sabe o que fazer e acaba levando ela para casa, para Marilla resolver o problema.


A garota, que queria se chamar Cordélia, na verdade se chama Anne "com E" Shirley. Anne é uma uma menina ruiva, magrela e sardenta, de 11 anos que fala pelos cotovelos, tem uma imaginação peculiar e uma forma bem particular de expressar o que está sentindo. Anne não se conforma de saber que os Cuthbert queriam um menino e entra em "profundo desespero". Mas ela não se deixa abater e logo está alegre novamente porque Green Gables é o lugar mais bonito que ela já viu. Porém o entusiasmo da menina não amolece o coração de Marilla, que decide devolver Anne. Mas assim como Anne já tinha enfeitiçado Matthew no caminho até Green Gables, ela acaba também mudando a opinião de Marilla no mesmo caminho, só que no sentido contrário e Marilla decide ficar com Anne.

Eu conheci a história da Anne pela série da Netflix e só depois de assistir e me encantar com a história foi que descobri que a série do streaming era baseada em uma série de livros. Então fui procurar as resenhas sobre a história, mas li algumas que me desanimaram bastante. Mas quando vi que o Grupo Autêntica estava lançando o livro com essa capa perfeita, eu já desejei ele e assim que surgiu a oportunidade de ler eu não pensei duas vezes. E quando o livro chegou em minhas mãos eu vi que não é só a capa que está maravilhosa, mas a edição toda está de arrasar. E todo leitor sabe que uma edição bem feita já é meio caminho andado para se gostar do livro. Existem outras edições do livro aqui no Brasil, mas nenhuma chega perto dessa publicada pela Autêntica.

A história da Anne foi escrita em 1905 e publicada pela primeira vez em 1908. Se você assim como eu torce o nariz para "clássicos", já deve ter pensado, nossa vai ser uma leitura arrastada por causa da linguagem antiga. Não sei dizer quanto as outras edições, mas essa da Autêntica está maravilhosa até nesse sentido. Se ninguém me falasse, eu pensaria que o livro foi escrito esse ano de tão de boa que está a linguagem do livro. E logo na primeira página já me apaixonei por ele, e olha que a Anne nem tinha aparecido ainda. Depois foi só amor a cada palavra lida. Sabe aqueles livros que a gente quer ler bem devagarinho só para durar mais? E torço muito para que a editora traga os outros livros da série, porque a Anne fez tanto sucesso que a autora acabou escrevendo nove livros tendo a Anne como personagem principal.


Para quem ainda não conhece a Anne, ela é aquele tipo de criança especial, que raramente encontramos. Anne é espontânea, fala o que está sentindo, sente tudo intensamente, se preocupa com todos a sua volta, é dona de uma imaginação sem limites, romantiza tudo a sua volta, e até por isso ela vê a vida de uma forma que ninguém mais consegue enxergar, atrai todo tipo de desastres e finalmente, fala muito e usa palavras "difíceis". As conversas com Anne não são diálogos e sim monólogos, porque ela vai emendando um assunto no outro sem nem perceber. E ao mesmo tempo que vai falando ela vai sentindo tudo aquilo, então seu humor vai mudando de uma hora para outra. Mas como disse a Srt. Barry, uma das personagens do livro "Se tivesse nessa casa uma criança como Anne, eu seria uma pessoa melhor e mais feliz".

O livro compreende um longo período de tempo. Começa com Anne aos onze anos quando ela chega em Green Gables e termina com ela aos dezesseis. Por isso ele destaca algumas passagens mais marcantes na vida de Anne e principalmente como ela mudou a vida de todos em Avonlea. A principal mudança vemos nos irmãos Cuthbert. Matthew é um homem muito tímido que tem pavor de falar com pessoas do sexo feminino pois tem vergonha de sua aparência, mas tem seu coração amolecido por Anne em questão de horas. Já Marilla, Anne também conquista no mesmo dia, mas ela reluta em admitir qualquer sentimento pela menina com medo de estragar sua educação. E o mesmo acontece com as pessoas idosas e as crianças do lugar.


Uma das coisas que gostei bastante no livro foi que a autora mesmo lá, há mais de cem anos atrás escreveu uma história feminista, mesmo com o costume da época, e criou mulheres emponderadas. Acho que todo mundo que não sabe ainda o que é feminismo deveria ler esse livro. Respeito, independente do sexo, é isso que vemos nessa história. A amizade e seu valor também se faz presente. E outra coisa para se amar em Anne é seu amor pelos livros. A leitura de Anne é tão prazerosa que eu li ele o tempo todo com um sorriso nos lábios. Eu me diverti muito com ela e me emocionei também, e acabei derrubando algumas lágrimas no final. E eu poderia ficar aqui horas falando sobre essa personagem encantadora, mas quero que você leia o livro e sinta o mesmo que eu. Leitura mais do que recomendada e, para a editora faço um apelo, por favor tragam mais Anne para nós.

Nota:











17 comentários:

  1. Oi, Sil como vai? Que resenha bacana. O livro parece incrível, despertou meu interesse. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. ola
    eu vi esse livro em um outro blog e fiquei primeiramente apaixonada pela capa que é linda
    interessante o livro ter sido escrito há tanto tempo
    sem duvida quero ler sim

    ResponderExcluir
  3. primeiro que edição mais linda, e esse livro parece mesmo ser muito amor, já quero conhecer melhor essa personagem excepcional que é a Anne

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil,
    Que encanto de edição hein? Digna da Anne!
    Eu ainda não li os livros, apenas a conheço da série e gosto muito da personagem.
    Quero dar uma chance aos livros da série, mas quero essa edição aí que você tem!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil,

    Essa edição foi linda demais!
    Eu não li os livros, mas assisti a primeira temporada da série e curti bastante a história.
    Bom saber que apesar de ser um clássico, o estilo de leitura é bem fluido.

    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  6. Olá...
    Adorei sua resenha!
    Ainda não conhecia esse livro, mas fiquei super empolgada pra ler... Fiquei curiosa pra saber como há mais de 100 anos a autora conseguiu escrever uma história feminista... Adoro histórias em que o autor desafio a época em que se passa.
    Dica anotada!!!!
    Bio

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Sil!
    Infelizmente eu abandonei a leitura desse livro porque não fluía de jeito algum, mas pretendo voltar algum dia.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio de aniversário Balaio de Babados e O que tem na nossa estante. Participe!

    ResponderExcluir
  8. Oi
    eu adoro a serie, que bom que gostou da leitura e que a história andou bem para você, tenho muita curiosidade com a leitura e que bom que essa edição está linda.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil! Eu conheço a história pelo que vi na primeira temporada do seriado e lendo a resenha percebo que a essência da obra foi bem conduzida na adaptação. Lendo a resenha me senti de volta ao mundo da Anne. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil,
    A história parece ser adorável, e a edição está lindíssima mesmo.
    Vi que uma outra editora lançou uma versão nova tb, recentemente. A capa feita por uma artista que acompanho no insta. Enfim, tenho muita vontade de ler e conhecer a série também. E é bem provável que eu fique na leitura do primeiro, pois é o único que tenho no KIndle.

    E amei saber sobre esse tom mais emponderado da história.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil, eu estou com a edição da Martin Claret, me parece mais simples que essa, mas bonita! Eu estou bem ansiosa pra conferir e depois vejo a série na Netflix rs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  12. Oi Sil, eu nem sabia que tinha livro, cheguei apenas a assistir ao seriado, e por isso mesmo eu acho que não leria o livro, justamente por já ter visto a adaptação.
    Mas curti sua resenha!!

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
  13. Oi Sil, eu amei que colocou fotinhos do livro por dentro pois não sabia que era tão fofo. Eu adorei o seriado então logo tive curiosidade em ler esse livro.
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Oii! :)
    Não sou muito fã de séries, mas já tinha escutado falar sobre a série da Netflix, mas não sabia que era baseada em livros, rs. A capa é realmente maravilhosa e fiquei curiosa para conhecer mais sobre os livros! Vou adicionar na minha lista <3

    Beijos
    www.ventodoleste.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi, Sil! Tudo bom?
    Ai como eu quero ler esse livro/ver a série KJASNFUOASBUOASGBGUOAA mas não acho tempo pra encaixar nenhum dos dois.
    Parece uma história muito sensível e fofa e aaaaaaaaaa o poder feminino! Só com algumas quotes e cenas que já peguei soltas por aí já sei que vou amar.
    E essa edição, gente! Que linda!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  16. Primeiramente, achei a edição lindíssima, e a sua resenha me conquistou haha.

    Beijo
    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  17. Oi Sil!
    Eu gosto de ler clássicos! E sou apaixonada pela história da Anne já na série, então sei q vou gostar dos livros tbm! Estou com um planejamento de ler a versão em inglês esse ano ainda, vamos ver se dá certo! rs
    Linda edição da Autêntica! 😍
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo