05 setembro 2019

Resenha | As Dez-Vantagens de Morrer Depois de Você - Fernanda de Castro Lima


Livro: As Dez-Vantagens de Morrer Depois de Você
Série: Não
Gênero: Jovem Adulto
Autora: Fernanda de Castro Lima
Editora: Verus
Páginas: 252
Ano: 2019

Resenha:
Gabriela e Julia estavam de bobeira numa tarde de calor e muita preguiça quando Julia teve a brilhante ideia de as duas fazerem uma lista de dez coisas que elas deveriam cumprir no caso da outra morrer. Gabriela que sempre foi mais reservada e não gosta de se expor, colocou itens que ela considerava como besteira na lista, como tomar 2 litros de sorvete de uma vez, ficar uma semana sem celular, tomar banho de chuva, essas coisas. Mas Julia, que sempre foi a líder das duas e pensava fora da casinha, escreveu coisas que ela sabia que iam tirar Gabriela da sua zona de conforto. Cada uma escreveu sua lista e colocou em dez envelopes, que só deveriam ser abertos na sequencia e somente quando o ultimo item fosse cumprido.

Mas isso foi apenas uma brincadeira, porque afinal quem estava pensando em morrer aos dezessete anos? Só que cinco meses depois Julia sofreu um terrível acidente e veio a falecer. Gabriela ficou devastada e sem chão e por um tempo nem lembrou da existência dos envelopes e quando lembrou, o que ela mais queria era cumprir todos os itens para sentir que Julia ainda estava por perto. Isso até abrir o primeiro envelope. Logo de cara Julia colocou uma coisa que ela sabia era quase impossível de Gabriela fazer: saltar de paraquedas. Julia ignorou o desafio por um tempo, mas acabou fazendo e apesar de ter odiado o tempo todo, ela sabe que foi uma experiencia incrível que ela vai levar para o resto da vida.

Pensando que o pior já tinha passado Gabriela abriu o segundo envelope e claro que não, ela ainda ia passar muita vergonha nessa vida, porque o segundo item da lista é ter aulas de dança, justamente para a pessoa que parece um robô dançando. Ela até tenta convencer seu amigo Fabinho a ir com ela, mas ele se recusa e Gabriela descobre que seu par será seu Toninho, um senhor que aparenta ter cento e trinta anos, mas é um pé de valsa. E no terceiro envelope é que vem a maior surpresa: se apaixonar. Meio desanimada, Gabriela decide deixar esse item em aberto e abre o quarto envelope. E nessa jornada ela vai descobrir que estava vivendo sua vida pela metade e que até depois de morta Julia foi mais do que apenas sua amiga.


Esse enredo não é original, eu mesmo já li vários livros com essa premissa de "lista" com coisas para cumprir. O mais famoso deles, que acredito que todo mundo conheça é P.S. Eu te amo. Mas quem liga para isso? Eu não, e me joguei de cabeça nesse livro fofo e amei a leitura. O assunto que a autora abordou no livro é o processo do luto, que infelizmente todo mundo vai passar por ele um dia e é uma coisa que não existe um manual, cada um reage de uma maneira e tempos diferentes. Eu perdi meu pai há três anos e ainda hoje tem horas que o coração fica tão apertado que a gente acha que não vai aguentar. E ainda o processo com ele começou antes de sua morte física porque ele teve Alzheimer e fomos perdendo ele aos poucos.

Aqui a autora escolheu abordar o assunto de uma maneira leve e divertida, até despretensiosa, mas o sofrimento existe e faz o leitor se emocionar em cada página. Mas não me entendam errado. No meu entender a autora não escolheu fazer o leitor sofrer junto com a personagem, como geralmente acontece em livros do gênero onde a gente se acaba de chorar, e sim passar pelo processo junto com ela de uma forma divertida e bem humorada e quando me refiro a emoção, é ver como a Gabriela cresceu durante esse processo e começou a ver e viver a vida de uma outra forma.

A Gabriela é o personagem principal, mas conforme ela vai abrindo os envelopes, ela vai lembrando de alguma situação que viveu com a Julia, por isso é como se conhecêssemos a Julia tanto quanto conhecemos a Gabriela. Mas ao mesmo tempo, como vemos a Julia pelos olhos da Gabriela, pode ser que estamos vendo uma Julia "perfeita " e que a realidade pode ser diferente. E falando em envelopes, foi uma coisa que gostei bastante, porque hoje em dia a coisa é tão virtual que cartas e bilhetes escritos a mão está virando relíquias do passado, e até por isso amei a capa e a edição do livro, onde deu até uma nostalgia hehe.

Outro ponto que gostei bastante foi que a autora mostrou através da personagem Gabriela dois aspectos do luto, um muito fofo onde a Gabriela tenta cumprir os desejos da sua amiga e mostrar para todos o quanto ela amava a Julia e outro bem egoísta onde vemos uma Gabriela que não enxerga nada nem ninguém a sua volta e acha que só ela tem o direito de sofrer pela Julia. Teve umas vezes que deu raiva dela, mas aqui entrou a parte do crescimento que citei porque ela conseguiu ver como estava agindo e acabou mudando suas atitudes. Outra coisa que não posso deixar de falar é que a autora abordou também sobre o sentimento de culpa que a pessoa que ficou viva sente por ainda estar aqui enquanto a outra se foi.

Mas a história não é somente sobre luto. O livro é um jovem adulto e por isso tem todos os clichês do gênero. Teve algumas situações que não tinha como não dar risada porque quando a gente se coloca no lugar dela a gente quer matar a amiga morta hehe. E também não posso deixar de citar os personagens secundários, como seu Toninho e sua esposa e os "possíveis pretendentes" da Gabriela que juntos, deixaram o livro ainda mais fofo. Enfim, é um livro gostoso de se ler. Dá para ser lido em um dia porque a gente começa a ler e quando percebe está tão envolvido que não quer parar até terminar. Eu recomendo sem sombra de dúvida.

Nota:









15 comentários:

  1. Oi, Sil tudo bem? Essa temática é bastante comum em livros desse gênero, embora muita das vezes acarreta uma leitura do tipo "mais do mesmo" não parece ser o caso desse livro. Uma leitura leve e descompromissada é bom, principalmente depois de uma leitura mais densa. Gostei da indicação. Abraços!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada por ter lido o meu livro e também pela resenha linda, Silvana! De <3! E que relato forte sobre sua experiência pessoal. O Alzheimer é muito cruel, não só com quem está doente, mas com todos ao redor. É uma das perdas mais dolorosas que podemos enfrentar - tive parentes muito amados que tiveram. Como você disse, essa perda acontece aos poucos e essa despedida é triste demais. Mais uma vez, obrigada mesmo por ter lido o livro. Pra mim é realmente uma alegria e uma grande honra saber que consegui tocar você de alguma forma.

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil,

    Eu estou com o livro aqui para a leitura e quando vi que ia ser lançado já senti que ia gostar da história. Tambem não ligo do tema de cartas ser bem clichê, pelo contrário, até gosto rsrs.

    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil! Eu não imaginava uma história assim, que fosse capaz de fazer rir e também emocionar. Eu não me lembro de ter lido uma história parecida, nem mesmo o livro P.S que você menciona, e estou bem curiosa. Que bom que curtiu. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sil

    Eu quase não leio sinopses e me surpreendi que são duas amigas e não um casal onde um deles morre! Chocada! hahahaha
    Pra mim era algo mais adulto, justamente como PS Eu Te Amo como você até mencionou. Eu tiro as fotos das sinopses pros stories, mas quase nunca leio, no máximo passo o olho. hahahaha
    Parece ser fofinho, apesar de eu não curtir muito YAs.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sil
    Eu comprei outro livro da autora mas acabei não lendo, só que eu adoro obras com luto e superação, pra mim são temas ótimos de serem trabalhados e por isso quero muito ler a obra.
    Beijo!
    Te convido a responder meu questionário para o TCC, vai ajudar muito! RESPONDER
    Capítulo Treze
    INSCREVA-SE NO CANAL
    Sorteio de aniversário dos blogs O que tem na nossa estante e Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil. Matar a amiga morta é demais rsrsrsrsr sendo o tema de luto eu vou ter que ler com mais calma porque geralmente mexe comigo!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sil!
    Realmente o enredo não é o mais original, mas ainda assim achei muito atrativo. Gosto de história onde vemos a superação dos personagens.

    Beijos
    Construindo Estante || Instagram

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil.
    O enredo não é mesmo original. Me lembro de Brittainy C. Cherry quando penso nesse tipo de premissa. Mesmo assim, gostei bastante da história apresentada. Gosto de temáticas mais fortes envolvendo esse tipo de narrativa, inclusive de superação e o lidar com o luto.
    Beijos.
    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  10. Oi, Sil!
    Esse título é tão mórbido... mas ainda bem que, apesar de clichê, a história é bem desenvolvida.
    Sobre a série da Lisa, o primeiro livro é um pouco empacado no começo, por conta que a Lisa te familiariza com tudo, mas compensa e muito continuar.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio de aniversário Balaio de Babados e O que tem na nossa estante. Participe!

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil, gosto de livros assim, quando a gente começa não quer mais largar.
    Segunda resenha que leio deste livro e não imaginava tamanha profundidade e acabei entendendo o título do livro. Quero ler este livro..

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
  12. Essa história deve ter sido ótima, leio poucas coisas assim, mas sempre que leio, me sinto como se estivesse sentindo todos os sentimentos do personagem.

    Beijo
    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  13. Nem sabia que a premissa de "P.S Eu amo você " era essa.Acredita?

    Quando eu li sobre a história,lembrei de "A lista de Brett" que já virou um dos meus favoritos do ano.Se você não leu eu recomendo que leia .

    Esse parece ser um livro bem legal ,hehe.

    Gostei da dica

    Beijos

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
  14. A premissa desse livro é muito envolvente. Daquelas que prendem e envolvem. E que mesmo tendo a morte em seu enredo, é um livro que aquece o coração.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  15. Ai Sil, você não sabe. Eu ia nesse lançamento, mas acabou que tive que trabalhar e perdi a chance!
    Ai sabe quando você desanima de comprar a obra? Porém, o arrepedimento bate ainda mais forte quando li sua resenha!!!!!!!!!!
    NÃO ACREDITO!
    Beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo