22 agosto 2020

Resenha | Anne de Avonlea - L. M. Montgomery

Livro: Anne de Avonlea
Série: Anne de Green Gables #2
Gênero: Clássico/Jovem adulto
Autora: L. M. Montgomery
Editora: Autêntica
Páginas: 288
Ano: 2020

Resenha:
Após terminar seus estudos na Queen's Academy, Anne Shirley agora com dezesseis anos, pretendia fazer o curso superior. Mas as circunstancias obrigaram-na a voltar para Green Gables para ajudar sua mãe adotiva Marilla. Então Gilbert Blythe por "amizade" decidiu lecionar em White Sands e deixar a vaga na escola de Avonlea para Anne. E desde que voltou Anne tem sonhado em como vai fazer a diferença na vida dos seus alunos e um dia algum deles será famoso e quando ela já for velhinha vai ter seu papel reconhecido e será agradecida publicamente pelo papel que desempenhou com suas lições.

Mas no momento seus devaneios são interrompidos porque seu novo vizinho o senhor Harrison está furioso porque Dolly, a vaca Jersey de Anne, acaba de invadir a plantação de aveia dele. E mesmo sabendo pela senhora Rachel Lyndi, que sabe de tudo o que acontece em Avonlea nos mínimos detalhes, que o senhor Harrison é um excêntrico, Anne dá sua palavra de honra que isso não vai mais acontecer. Mas Anne deveria ter pensado duas vezes antes de se comprometer pela vaca, e quando percebe está metida em mais uma confusão. Tudo isso enquanto tenta criar a Sociedade para Melhorias em Avonlea, que não é um tarefa fácil graças a aversão dos moradores por qualquer tipo de mudança.


E mudança é o que Anne e Marilla vão ter ao ficarem responsáveis pela criação dos gêmeos Davy e Dora, filhos de um primo distante de Marilla que acabaram de ficar órfãos. Dora é uma criança quieta e bem comportada, mas Davy é o oposto, uma verdadeira peste, o que faz com que Marilla queira bater nele o tempo todo. Porém Anne acredita que se deve educar as crianças sem castigos e surras, inclusive ela usa esse novo método em sua sala de aula. E sua experiencia como professora está sendo gratificante, principalmente por conta de um novo aluno, Paul Irving, que ela sabe ser sua alma irmã. E Paul é somente uma das pessoas que vieram para acrescentar nessa nova fase da vida de Anne.

"— Os versos e a rimas são somente a aparência exterior do poema, e não o poema realmente, assim como seus babados e suas rendas não são você, Jane. O poema verdadeiro é a alma que está dentro dele... e aquela cena maravilhosa é a alma de um poema não escrito. Não é todo dia que podemos ver uma alma... mesmo que seja a de um poema."

 Eu assisti a primeira temporada de Anne e amei a história. Por isso quando recebi o primeiro livro da série da editora, passei ele na frente dos outros e li sem demoras. E consegui gostar ainda mais do livro do que da série de tv. E estava até meio receosa de ler esse segundo e ele não ser tão maravilhoso quanto foi o primeiro. Mas nem devia ter me preocupado. Assim que comecei a ler já me vi novamente envolvida pela história e me peguei rindo com essa personagem que já mora em meu coração. Anne está mais velha, mas a essência dela continua a mesma, por isso não tem como não se apaixonar ainda mais por ela.

E o engraçado é que o livro é um clássico, escrito a mais de 100 anos e a gente nem percebe isso de tão boa que é a história. Não me entendam mal com minha colocação. É que eu particularmente tenho uma grande dificuldade em ler clássicos, por isso esse meu espanto. Não sei se isso se deve a tradução, quem leu em outra versão me diga ai nos comentários, o certo é que a impressão que tenho é de que estou lendo um livro contemporâneo. E a edição ajuda bastante. E já que estou falando de algo antigo, gostaria de ressaltar a forma como as coisas mudaram, porque Anne mesmo tendo dezesseis anos no começo desse segundo livro, é tão ingenua que acho que nem os bebés de hoje em dia são tão inocentes quanto ela.


Mas voltando ao livro, eu sou apaixonada por essas edições da Autêntica. Como Anne fez um grande sucesso na Netflix e é de domínio publico, várias editoras publicaram seus livros por aqui. Mas escolhi essa edição porque achei a mais bonita de todas. Cada um tem um gosto e o seu pode ser diferente do meu, por isso escolha a edição que mais lhe agrada e vá ler essa história que é uma das mais bonitas e significativas que já encontrei. E pasmem: feminista. Desde o primeiro livro vemos que Anne pensa bem diferente da sua época e procura fazer o que acha certo e passar seus valores para seus alunos. E como me diverti com ela em suas aulas. Na verdade o tempo todo. Eu ri muito com diversas cenas, tanto da Anne como de Davy, que apesar de ser um aprontão, é tão fofo que a gente perdoa ele porque ele sempre tem uma justificativa plausível para suas "artes".

Anne continua igualmente encantadora, mesmo não sendo mais aquela criança que fala mais que a boca, ela ainda é uma sonhadora que procura ver o lado bom de tudo. Mas não falem de seus cabelos ruivos, que isso ainda é um ponto fraco dela. E como torci para que ela e o Gilbert desencantassem logo, mas como disse antes, ela é muito inocente e acredito que só no próximo livro que esse amor entre os dois irá se desenvolver. E tem muitos personagens queridos nesse livro. Amei os novos personagens, me emocionei com a história de alguns deles e adorei rever personagens antigos que ainda continuam iguaizinhos. Não vou falar mais nada porque o livro é curto e quero que vocês tenham a mesma experiencia que eu tive, mas indico o livro com certeza, estou cada vez mais apaixonada pela série.

Nota:







16 comentários:

  1. Oi, Sil tudo bem? Me parece um livro encantador, assim como esta capa que encanta aos olhos. Ótima resenha. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Também tenho dificuldades em ler os clássicos e no caso de Anne, nem a série eu consegui assistir, abandonei no primeiro episódio por que não me causou interesse. Mas é claro... Não dá pra negar que a edição da série está linda, vi alguns outros exemplares, mas concordo, a autêntica arrasou na edição.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sil!
    Comecei a assistir Anne algum tempo atrás e gostei, mas acabei largando com o tempo. Confesso que a série de livros sempre me chamou atenção e também considero essa edição a mais bonita haha :D
    Tenho muuita dificuldade em ler clássicos! Se for contar todos os livros que acabei abandonando por conta disso..

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  4. Oi, estou lendo esse livro agora e amei sua resenha ♥️
    Estou conhecendo os gêmeos agora, e foi uma surpresa muito boa, não tem como não se apaixonar por esse livro né? Realmente não parece um clássico.
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil,
    Eu parei de ver a série de TV exatamente porque queria ler os livros.
    E estou de olho nessas edições iguais as suas, porque sei que a leitura vai fluir, estou com medo de comprar da Martin Claret e me arrepender.
    Não vejo a hora de ler Anne e Gilbert!!!!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. hahhahaha
    Realmente tem alguns livros que a edição fica incrível e só me dou conta que estou lendo um clássico, quando dou de cara com essas inocências que hoje em dia ninguém mais tem... rs Mas que bom que o livro te agradou mais que a série. =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  7. Sil, acredita que ainda não li e nem assisti essa história? Cada resenha, seja do livro ou da série, eu fico pensando "por que eu ainda não embarquei?". Mas uma hora vai, juro! E eu acho as capas desses livros tão lindas. Não consigo me apaixonar só por uma! Porém, se eu não me engano, na última Bienal eu lembro de ter visto algumas edições no stand da Autêntica e fiquei encantada. ♥ Enfim, adorei a resenha e acho que deu para entender um pouco mais porque essa série é um fenômeno. Ah! Te entendo, algumas vezes, tenho dificuldade com alguns clássicos bem antigos. Aliás, nem sabia que tinha tudo isso de existência hahaha.

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil, eu estou lendo, mas minha edição é da Martin Claret e estou amando tb. É uma narrativa fácil e fluida mesmo, é gostoso de acompanhar a jornada da Anne.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Oi, Sil.
    Que saudade de aparecer por aqui no seu cantinho. Eu amo a Anne, mas confesso que só assisti a série, quero ler os livros, mas nessa pandemia minha rotina de leitura ficou bem escassa.
    Enfim saudades Sil.
    Beijo Cá

    ResponderExcluir
  10. Oi, Sil. Tudo bem?
    Eu estou com muita vontade de conhecer os livros e só vejo resenha positiva, eu assisti a série inteira e gosto muito.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sil. Tudo bem?
    Eu estou morrendo de vontade de conhecer a série de livros da Anne, sou apaixonada pela série e até agora não vi resenha negativa dos livros.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
  12. Oi, Sil! Tudo bom?
    Eu dei uma puladinha na sua resenha porque não sei muito o que rola no futuro da Anne, então vou guardar a surpresa. Tô quase terminando o primeiro volume e totalmente apaixonada pela história, pela ambientação e pela narrativa. A Anne às vezes me dá um pouco nos nervos falando TANTO mas no fim das contas é engraçadinho (eu 100% Marilla UHUHASUHASUHASUHAS).

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Sil! Eu não li nenhum dos livros, mas pelas suas resenhas a história parece ser apaixonante. Eu achei essa edições lindas demais, deu até vontade de comprar. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil, tudo bem?
    Lendo seu carinho pela obra me fez até repensar em dar uma segunda chance. Assisti ao primeiro episódio mas achei lento, não me fisgou. :(
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Adoro a série da Netflix e achei curioso já ter coisa da terceira temporada no plot do segundo livro. Quando eu pegar para ler essa série também pretendo ler pelos livros da Autêntica.
    Sobre o lance do receio da narrativa de livros clássicos: eu me divirto horrores lendo clássicos que já acompanhei a série/filme (como Sherlock e Os Três Mosqueteiros!).

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi Sil,
    Assisti toda série e amei. Li o primeiro livro e agora pretendo ler o segundo. A minha edição é da Ciranda cultural, mas esta tua está muito linda.

    Beijinhos
    https://tecendoaliteratura.blogspot.com/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo