25 novembro 2020

Resenha | O plano perfeito para dar errado - Cameron Lund

Livro: O plano perfeito para dar errado
Série: Não
Gênero: Jovem Adulto
Autora: Cameron Lund
Editora: Faro Editorial
Páginas: 304
Ano: 2020

Resenha:

Agora é oficial. Keely Collins é a última virgem do último ano do ensino médio de Prescott. Até o dia do seu aniversário de dezoito anos, Keely se preocupava com isso, mas como Danielle, uma das garotas mais descoladas da escola ainda lhe fazia companhia nessa questão, a coisa nem era tão feia assim. Mas agora Danielle finalmente decidiu se entregar a Chase, no quarto dos pais de Andrew, seu melhor amigo desde antes de seu nascimento já que suas mães se conheceram nas aulas de preparação para o parto, e sobrou para Kelly o terrível posto de única virgem de toda sua turma. E esse título vai permanecer pelo menos até o fim do ano escolar, quando Keely vai para a faculdade e finalmente vai poder encontrar um cara legal e confiável para ela viver seu momento especial.

Não que Kelly esteja esperando se apaixonar ou se casar para enfim dar esse passo, mas é que todos os caras que ela conhece são seus amigos desde sempre. Quando ela e Andrew entraram no jardim de infância, suas famílias acharam que o apego entre eles ia acabar, já que Andrew ia conhecer outros meninos e conforme eles fossem crescendo ele ia até ter vergonha de ter uma amizade tão intima com uma menina. Mas isso não aconteceu, pelo contrário. Keely foi incorporada ao circulo de meninos e eles a tratam como se ela fosse um deles. Então como pensar em transar com um cara que ela viu tirando meleca do nariz e participando de campeonatos de peidos?  

Mas agora a sorte parece estar a seu favor. Quando os pais de Andrew acharam a camisinha deixada por Chase e Danielle na cama deles e descobriram que Andrew tinha feito uma festa escondido para comemorar o aniversario de Keely, como castigo os dois tiveram que arranjar um emprego para aprenderem a ter responsabilidade e é assim que Keely conhece um sósia de James Dean, um cara mais velho que já está na faculdade e parece muito interessado em Keely. Mas suas amigas convencem Keely de que Dean não vai gostar de transar com uma virgem e ela só pensa em uma solução para seu problema: perder a virgindade o mais rápido possível com alguém que ela confia. E quem ela confia mais nesse mundo do que seu melhor amigo Andrew?

E temos aqui mais uma história jovem adulta com o clichê do melhor amigo. Desde que fiquei sabendo que a Faro ia lançar esse livro já me veio um sorriso no rosto porque sou dessas que ama um clichê e essa história logo de cara me pareceu ser leve e divertida, daquelas que a gente cansa de assistir na sessão da tarde. Mas me enganei pensando que seria só um romance leve porque temos assuntos muito sérios sendo abordados na história, entre eles o machismo e o bullying. Mas temos sim aquele romance gostoso de se acompanhar e torcer pelo casal. Mas confesso que minha paciência ficou no limite em alguns momentos porque acontece por aqui aquele mesmo problema de sempre nos livros de romance, a falta de diálogo.

Num primeiro momento achei que a autora fosse abordar esse assunto da virgindade de uma forma diferente e já estava preparada para me irritar. Quando li a sinopse achei que ela fosse querer perder a virgindade só para não ser a única virgem entre as amigas, mas não foi bem assim que desenrolou. E logo no inicio a autora já me fez parar para pensar. Ela levanta a questão de porque a virgindade tem que ser um prêmio para os homens. Algo que deveria ser uma experiência para a mulher acaba como um presente para o "homem certo". E também a questão sobre a perda da virgindade, aqui no caso se traduz como rompimento do hímen, estar relacionada a garota virando mulher. E as lésbicas continuam meninas a vida inteira? E quem não tem hímen não vira "mulher"? São questões a se pensar.

E uma coisa que gostei foi que a autora abordou sabiamente a questão do sexismo ao colocar uma personagem, no caso a Danielle, sendo chamada de vagabunda e por ai vai, ao decidir transar, enquanto o cara que "cometeu o crime" com ela saiu como o gostosão da história. E a mesma personagem também foi alvo de bullying por ter cometido tal ato. Quando se fala de feminismo a questão da liberdade sexual é uma das que mais vemos as mulheres questionando. Porque a mulher não pode beijar quem quiser, gostar de sexo, vestir a roupa que quiser sem ser rotulada e ouvir xingamentos por parte de quase todo mundo. E aqui inclui-se mulheres também, porque existem muitas mulheres machistas sim. E depois ainda sofrer abuso e ter que ouvir de um homem que a culpa é da vitima. 

E vamos falar sobre a premissa do livro, o bendito plano. É claro que já sabemos que a coisa não vai dar certo de jeito nenhum. Como assim vou pedir para meu melhor amigo transar comigo e a amizade vai continuar igualzinha e ainda mais sendo claramente, claro que não para a protagonista, que o bendito cujo é apaixonado por ela? E aqui entra o que me fez não dar nota máxima para o livro. Kelly tem dezoito anos, mas age como se tivesse treze. Sem falar que não enxerga o que está bem diante dos seus olhos. É claro que o Andrew poderia ter dito com todas as letras o que sentia por ela, mas tem coisas que são tão obvias e ainda assim tem gente que precisa desenhar para entender. E não é só isso. Depois que ela percebe que não é amizade que rola entre eles, ainda continua teimando em transar com o outro por despeito.

Mas fora minha irritação com a protagonista eu gostei muito da história. Até porque tenho que relevar algumas coisas já que passei bastante da idade do publico alvo do livro. E a escrita da autora vale a pena. Sabe aqueles livros que a gente não consegue largar até ver o final da história? E eu precisava saber se eles iam ficar juntos no final, mesmo já sabendo que isso iria acontecer. Confuso né? hehe. Só sei que esse livro daria um ótimo filme. Quanto a edição, temos o capricho de sempre da Faro e é mais um daqueles livros que dá gosto de ter na estante. Finalizo a resenha indicando o livro para todos que gostam de um romance teen. As vezes tudo o que a gente quer ler é um livro como esse, um romance clichê para se apaixonar e se divertir.

Nota:






17 comentários:

  1. Primeiramente, gostaria de confessar que livros com capas ilustradas minimalistas estão me conquistando cada vez mais! Achei que pode ser uma história bem clichê, então fico com receio de acabar não gostando, mas posso dar uma chance.

    Blog Tagarelando Livros

    ResponderExcluir
  2. Oi.
    Quem saber esse livro não ganha em breve uma adaptação para o cinema, né?!
    Seria ótimo.

    Gostei da resenha e estou encantada com essa edição, a capa é linda e parece que foi muito bem trabalhada.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sil! Acho que também já não estou no público-alvo deste livro rsrs adoro suas resenhas! ;)

    beijos

    https://ludantasmusica.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olha que eu não dava nada por esse livro, mas agora já quero ler pra ontem depois dessas tuas considerações sobre a moça querer perder a virgindade. Acho que nunca li um YA que comentasse algo do tipo
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil, tudo bem?
    Gostei muuuito da proposta, parece ser um romance mega envolvente e levinho. Mas entendo você, também me irrito com dilemas que poderiam ser facilmente resolvidos com diálogo. Sem tempo, sabe? Hahahahaha! Também curti a problematização sobre virgindade: espera-se que nós saibamos "satisfazer" na cama ao mesmo tempo em que esperam que sejamos puras e intocadas. No mínimo contraditório, né?
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Esse era o lançamento mais recente da Faro que eu realmente estava curiosa sobre e gostei do que li sobre a história, pois todo esse lance da virgindade me fez lembrar de uns filmes "coming-of-age" que eu adoro.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Ei, Sil, tudo bem? Eu já tinha lido uma resenha desse livro e gostado, mas eu tenho quase certeza que esqueci de adicionar na lista de leituras. O título do livro condiz perfeitamente com a história kkk. Apesar de ser clichê e apesar da raiva que a protagonista fez, eu acho que esse livro deve ser daqueles que no final deixa a gente com sorriso bobo. E é super interessante a autora trazer um romance, mas com várias problemáticas trabalhadas na história. Dessa vez não vou esquecer de anotar a dica!


    Books House

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sil! Tudo bom?
    A capa desse livro é muito fofinha, mas a premissa não me ganhou tanto. E tu falar que se irritou com a atitude da protagonista - 18 anos agindo como se tivesse 13 meu deussss - zero paciência ultimamente pra personagem assim UASUHASUHASUHASUH

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Senti falta de leituras assim no meu ensino médio, me sanaria de muitas dúvidas! Parece ser ótimo e muito leve! Gostei bastante <3
    Beijossl Blog Seja Agridoce ♥️♥️♥️

    ResponderExcluir
  10. Oi, Sil. Como vai? Realmente às vezes um romance clichê é bom para relaxar, embora eu não prefira! Que bom que a leitura lhe agradou, mesmo com algumas ressalvas. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Não tenho paciência para romances clichês com falta de diálogo e mocinha redundante, haha. Mas, lendo a sua resenha eu mudei completamente de preceito sobre o livro e o coloquei na minha lista, achei legal que o livro tenha trazidos assuntos dignos de reflexão, há alguns dias atrás eu estava conversando com meu marido sobre virgindade e a gente entrou na questão de a menina ter outros tipos de relações que não envolvam o hímen, virgindade mesmo é só um rótulo antigo.
    Enfim, um livro que também fala bastante sobre a forma como homens e mulheres são tratados diante do mesmo assunto é "99 Dias", não sei se já leu, tem resenha no blog, mas a questão no livro não envolve virgindade, e sim traição.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  12. Oi Sil, tudo bem? Eu ainda estou lendo e gostando bastante. É uma narrativa para um público mais jovem mesmo, mas está divertida rs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  13. Eu detesto personagens assim e me irritam muito. Mas depende bastante de como a história irá desenvolver e se eu vou sentir uma simpatia por ela. A capa e diagramação estão lindos.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil,

    Aquele clichê que a gente ama ler mesmo sabendo o final rs.
    Eu vi a divulgação do livro e fiquei curiosa porque sei que se ler vou curtir a história.
    Só fiquei meio com um pé atrás com essa ''maturidade'' da personagem. Espero não me irritar com ela.

    Bjs
    https://diarioelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi, Sil!

    Quero muito ler esse livro! Também sou dessas que adora um clichê romântico e já fica toda feliz e ansiosa pra ler a obra hahaha

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi Sil,
    Tive algumas leituras que tive que pensar muito nessa questão: o livro tem problemas ou sou eu que não estou na idade/época certa para lê-lo? Um exemplo claro para mim foi Coraline.
    Porém, não descarto a possibilidade de gostar dessa leitura, porque vai que... né? Amo um clichê! kkkk
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Eu não sei se leria esse livro, porque estou fugindo de clichês no momento. Mas gostei de saber que a autora soube levar temas tão sérios adiante, de forma inteligente. Que bom que a leitura funcionou para você, apesar das ressalvas. Eu também passaria nervoso com uma personagem tão imatura quanto essa protagonista.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo