02 julho 2022

Resenha | A Influencer - Ellery Lloyd

Livro
: A Influencer
Série: Não 
Gênero: Suspense
Autora: Ellery Lloyd
Editora: Intrínseca
Páginas: 304
Ano: 2022

Resenha:
Dizem que nas redes sociais você tem uma vida perfeita. Ou seria a vida que seus seguidores gostaria que você tivesse? E se para agradar os fãs é preciso mentir, manipular e criar uma vida completamente diferente da real, Emmy não hesita em fazer. Dona do ig mama_semfiltro a vida de Emmy foi planejada para ser o exemplo de muitas mães de primeira viagem que precisam de suas dicas e conselhos. Uma vida feita de mentiras. Emmy era uma editora de moda bem sucedida quando viu a oportunidade diante de seus olhos e não pensou duas vezes antes de largar tudo e entrar para o mundo digital. Quando Emmy contatou uma agente, ela disse que saúde mental e maternidade era o que estava em alta no Instagram, então ela não hesitou e alguns meses depois estava grávida e com toda sua vida nas redes sociais planejada. 

Mas as fotos e legendas perfeitas não estava dando muito certo, então Emmy resolveu dar uma maquiada na situação. Por exemplo, seus filhos Coco e Bear dormem como dois anjos, mas isso não é interessante é nem gera engajamento, então nas redes sociais eles viram os próprios diabinhos que não deixam os pais dormirem e isso está atrasando o lançamento do novo livro do Dan. E como toda mentira tem que ter um fundo de verdade para ser convincente, Dan realmente não consegue escrever, mas é porque a cada cinco minutos precisa parar para atender a campainha e assinar o recebimento de algum produto grátis que enviaram para a esposa. E a casa deles perfeitamente arrumada precisa ter aquele ar de bagunça para as fotos, então nada como alguns minutos antes, sair jogando brinquedos e roupas pela casa. 

Sem falar no cabelo de Emmy, que necessita de um retoque, mas se ela pintar não vai ganhar a simpatia de tantas mães que não tem tempo de ir até um salão, nem os milhares de produtos que recebe grátis das fabricantes de cosméticos. E não custa nada fingir que saiu de casa com a roupa do avesso e com os tênis com o par trocado, afinal essas pequenas mentirinhas não prejudicam ninguém. Será mesmo? Emmy pode até acreditar que o único risco que corre é o do cancelamento ou até mesmo alguns atritos com Dan. Nada que não possa ser superado rapidamente já que eles se amam. Mas o que ela nem imagina é que o perigo é bem maior. Alguém está seguindo seus passos de muito perto e não apenas nas redes sociais e a intenção é acabar com sua vida tirando dela o seu bem mais precioso. 


Esse livro foi o 44 do Clube Intrínseco. Sempre que vem algum suspense eu já passo na frente e com esse não foi diferente. Mas infelizmente o livro deixou bastante a desejar. Dois terços do livro são muito cansativos e as coisas só melhoram quase no final, onde tudo que não aconteceu antes, cai em cima do leitor de uma vez. A história é interessante, o tema atual, mas não foi bem desenvolvida. Não temos nenhum personagem cativante, todos sem exceção são praticamente intragáveis, e ainda temos um texto praticamente sem diálogos. Demorei quase um mês para ler um livro que se fosse diferente, eu leria em um dia.

Começando pela Emmy. Ela é uma mentirosa manipuladora que tudo o que faz é pensado e planejado para as redes sociais. Tem horas que dá asco ao ver como ela usa os filhos e situações que deveriam ser mantidas privadas para ganhar seguidores e manter o engajamento. Não tem como gostar dela e não entender o lado da "vilã" da história se for pensar em tudo o que ela faz e é como pessoa. Mas por outro lado o motivo de tudo, o que a "vilã" faz é tão sem propósito que também não dá para justificar suas atitudes. Emmy errou no caso sim, mas não chega nem perto de ser um motivo para mover o ódio todo da antagonista e nem explicar seus atos.

E ainda temos Dan, o marido que poderia ser a única pessoa gostável do livro, mas que não ganha a simpatia do leitor porque fica em cima do muro o tempo todo. Na verdade ele não está em cima do muro porque escolheu um lado sim, ele sabe que tudo que Emmy faz está errado, mas finge não ver porque está confortável com aquela vida. E depois no final suas atitudes provam realmente seu caráter. Aliás, o final é um das poucas coisas boas do livro. Depois de uma história cansativa com capítulos e mais capítulos narrando a vida fútil e falsa da Emmy, temos uma quase reviravolta no final, mas que também infelizmente não tem nada de novo e já cansei de ver finais parecidos em outros livros.

Infelizmente os autores, sim autores porque o nome Ellery Lloyd é o pseudônimo do casal Collette Lyons e Paul Vlitos, apostaram em um tema que tinha tudo para dar certo porque é algo tão atual, com pessoas realmente fingindo uma vida que não existe nas redes sociais, outras acreditando em tudo e se martirizando porque a sua vida não é tão perfeita quanto a de um ou outro influencer, e ainda tem os famosos haters, mas não souberam desenvolver a história a ponto dela se tornar um suspense interessante e que prendesse o leitor em seus capítulos. Por isso é uma leitura que não indico. Mas amei a edição e a cor que acho uma das mais bonitas do clube até agora.

Nota:








7 comentários:

  1. Oi, Sil. Como vai? Que pena que a obra não tenha funcionado para você, não é mesmo? A premissa deste livro é tão interessante e atual. Uma pena! Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil, tudo bem?
    Dói o coração uma das edições mais lindas, ter uma história que não consegue chegar ao ápice. Ainda mais com um tema tão atual!
    Sabe que eu tenho um certo receio com um livro com dois autores desde que li Nunca Jamais da Colleen com a Tarryn, ambas são ótimas separadas, mas juntas não deu certo...
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Adorei a proposta do livro, é uma pena que não te agradou muito.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Caramba! Pela sinopse seria um livro que eu leria, mas pelo que você escreveu acho que nem vou arriscar, já tenho muitos livros na fila hehehehehehe

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil! Eu não tinha visto nada sobre este livro ainda, mas admito que depois da sua resenha, não tenho vontade nenhuma de ler. Uma pena a boa proposta não sido melhor utilizada. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Nossa, Sil. Realmente é um livro ruim no final das contas... =/ Quando eu vi o nome, imaginei logo que seria algo bombástico, mas depois que vi a nota que você deu no Instagram, estava curiosa para saber o que tinha de tão ruim na obra, e agora entendo o motivo... =/
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  7. Oi
    pena que a história acabou não te agradando, eu até que curti a leitura e li relativamente rápido, mas concordo que é difícil de se simpatizar com os personagens e senti bastante raiva deles, o Dan na verdade eu senti que ele tinha um pouco de inveja da mulher, por ter sucesso e colocar dinheiro dentro de casa, até porque depois que assumiu o instagram foi ele.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo