08 agosto 2015

Resenha | Fragmentados - Neal Shusterman


Livro: Fragmentados
Série: Sim
Autor: Neal Shusterman
Editora: Novo Conceito
Gênero: Distopia, Aventura
Páginas: 368
Ano: 2015
Resenha: 
A Lei da Vida
A Segunda Guerra Civil, também conhecida como "Guerra de Heartland", foi um conflito longo e sangrento motivado por uma única questão.
Para acabar com a guerra, uma série de emendas constitucionais conhecida como " A Lei da Vida" foi criada.
Ela satisfez tanto o exercito Pró-Vida como o Pró-Escolha.
A Lei da Vida declara que a vida humana não pode ser tocada desde o momento da concepção até que a criança chegue à idade de 13 anos.
No entanto, entre os 13 anos e os 18 anos, a mãe ou o pai pode escolher "abortar" retroativamente uma criança...
...com a condição de que a vida da criança não tenha, "tecnicamente", um fim.
O processo pelo qual uma criança é ao mesmo tempo eliminada e mantida viva é chamado de "fragmentação".
Agora, a fragmentação é uma pratica comum e aceita pela sociedade.
Connor Lassiter vai fugir. Ele tem dezesseis anos e descobriu à três semanas que seus pais assinaram a ordem para ele ser fragmentado. E como se não bastasse, ainda marcaram uma viagem para um dia depois do procedimento. Ele combina com sua melhor amiga de fugirem juntos, mas quando ele passa na casa dela, ela mudou de ideia. Ele não pode voltar, por isso ele pensa em pegar uma carona em algum caminhão e até consegue isso, mas ele esquece do celular e seu pai e a Juvis (policia juvenil), conseguem encontrá-lo. Mas ele não vai ser levado de volta e sai correndo no meio do transito provocando um acidente.


Risa Ward vive sob a tutela do estado. Ela toca piano muito bem, mas não é excelente. Em sua ultima apresentação, ela cometeu cinco erros. E esses erros estão custando caro. Como ela não é um destaque, agora que ela tem 15 anos, ela não tem mais lugar nas Casas Estatais e a única coisa que sobra para ela é a fragmentação. Ela está sendo levada para uma instituição para ser fragmentada quando o ônibus em que ela está, sofre um acidente ao desviar de dois garotos que estão correndo no meio da estrada. E ela tem a chance de fugir. Ela não pensa duas vezes e corre para fora do ônibus.


Lev Calder sempre soube que seria fragmentado. Ele é um dízimo. Seus pais tiveram 10 filhos e ele como é o mais novo, será entregue para a fragmentação. Em sua festa de 13 anos está todo mundo que Lev conhece e ele tira todas as garotas para dançar. Ele estava muito feliz até que na hora do brinde seu irmão mais velho diz que não vai compactuar com aquilo e vai embora da festa. Depois disso, ele fica um pouco triste mas, ele sabe qual é o seu papel desde muito cedo. E no dia seguinte ele está indo para o Campo de Colheita, onde acontece às fragmentações, quando um maluco surge no meio da estrada, abre a porta do carro e pega ele como refém. Depois que os dois fazem um ônibus bater em um tronco, ele consegue se libertar, mas quando está voltando para o carro, seu pastor grita para que ele fuja. É a ultima coisa que ele ouve antes de levar o tiro de tranquilizante.


Quando acorda, Lev está amarrado a uma arvore no meio do bosque e o garoto que o sequestrou conversa com uma garota como se nada tivesse acontecido. Eles se apresentam como Connor e Risa e dizem que agora eles estão juntos, fugindo da fragmentação. O que eles não entendem é que Lev não quer fugir. Mas por enquanto, ele vai fingir que está do lado deles até ter uma chance de escapar. E como se não bastasse, eles acabam se metendo em outra confusão e acabam com um bebê trazido pela cegonha. Será que eles conseguirão sobreviver até os dezoito anos fugindo de um Sistema que os "fragmentaria". E Lev conseguirá escapar para cumprir sua missão?


Desde que vi o teaser de fragmentados, que fiquei doida para ler esse livro. Eu adoro uma distopia e essa tinha tudo para dar certo. E deu. Desde Jogos Vorazes que eu não lia uma distopia tão bem escrita. O autor ousou ao levantar a questão sobre até onde vai uma vida, até quando estamos vivos realmente. Os adolescentes são fragmentados com a promessa de que viverão suas vidas em várias outras pessoas, Mas isso é viver? Se seus pensamentos e lembranças, até mesmos sua vontade está em outra pessoa, isso significa que você continua vivo? E sua alma, como fica no processo? Essa é a questão que assombra os fragmentários durante a história. Uma história com um ritmo eletrizante, e com um capitulo dedicado a uma das fragmentações, que me deixou muito perturbada. Ponto para o autor.

Dos personagens, me apaixonei por todos. Não só os três protagonistas, mas também os que foram surgindo durante a fuga. Connor é um líder nato, apesar de ser considerado um encrenqueiro e talvez até por isso foi mandado para a fragmentação. Risa é o contraponto de Connor, é ela quem consegue fazer com que ele pense as suas atitudes. E é claro que ficamos torcendo por um romance entre os dois. Mas Lev foi o meu preferido. Eu não sabia o que esperar dele. A todo momento ele me surpreendia. Quando eu pensava que ela ia agir de um jeito, ele fazia o contrário. E o final foi de arrasar corações. A história é narrada em sua maioria pelos três, mas temos varias visões diferentes da história, de pessoas que ajudaram eles, de policias, e até da multidão. E não posso deixar de citar o capricho da Novo Conceito com a capa que está perfeita e com a edição do livro. Sem falar nos marcadores que cada vez que eu olho me dá um arrepio. Recomendadíssimo!

Nota:


Quem não assistiu ainda, aproveite. Você vai querer ler o livro ontem.

15 comentários:

  1. Oi, Sil!
    Também adoro distopias. Nem preciso dizer que estou morrendo de curiosidade de er Fragmentados, né?!
    Desde que começaram com a divulgação.
    Estou curiosa para saber como todo o enredo irá se desenvlver. E para conhecer os personagens também.
    Adorei a resenha.
    Beijos

    www.construindoestante.com || Curta a fanpage
    Esse é o mês de aniversário do blog! Participe da Promoção e do Top Comentarista

    ResponderExcluir
  2. Oi Silvana tudo bem?
    Eu li essa resenha bem por alto mesmo porque esse é meu livro de fim de semana.
    Eu adoro uma distopia e ver que você favoritou o livro, me deixou mais animada pra me jogar na leitura.
    Um livro bem escrito, com enredo bem construído e personagens bem estruturados são pontos consideráveis pra uma boa leitura, e fragmentados oferece tudo isso.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil,
    Primeira resenha que leio, estava bem curiosa e putz, acho que fiquei meio arrependida de ter mandado esse pra minha prima haha.
    Gostei do desenvolvimento e realmente, o BT ficou demais! Ótima resenha!

    bjs e tenha um ótimo domingo.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sil! Desde que li a sinopse desse livro fiquei super curiosa. Até o momento vi apenas comentários positivos sobre ele, o que só aumentou a minha curiosidade. Não vejo a hora de conferir essa história. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Sil, como está?
    Ao ler a sinopse, fiquei muito curioso, afinal durante a Segunda Guerra Mundial teve muitas coisas difíceis de se explicar, mais sempre estou atrás de mais informação e esse livro pode ajudar haha
    " Quero muito le ;) '
    Abraços!!!

    Passa lá no blog, esta cheio de novidades!!!

    www.pedrosanttos.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil!
    Desde que vi este livro pela primeira vez, fiquei muito curiosa. Também adoro distopias e o enredo desta é instigante! Gostei de conferir sua resenha, bom saber que você gostou tanto!
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com | Participe da promoção

    ResponderExcluir
  7. Oiee
    Tudo bem?
    Tenho vontade de ler esse livro. Ele parece ser bem maneiro, ainda mais pela distopia *0*
    Beijinhos Screepeer
    http://screepeer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, Sil.
    Se eu já imaginava que iria amar essa distopia, depois de ler a sua resenha e entender melhor a essência, estou louco pela a obra. A premissa é até meio angustiante. Afinal, estamos pensando em humanos quando falamos nos fragmentados...
    Já quero ler a obra. Amei a resenha!

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha! Nem estava mais afim de ler distopias, mas esse me despertou o interesse.

    Beijos
    http://aluafoiaocinema.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil, ando meio cansada de distopia, pra falar a verdade! MAS se vc se apaixonou pelos personagens, capaz de eu conseguir me apaixonar tb rsrsrsrss


    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sil!

    Olha, não li sua resenha toda, mas assim que vi que você leu Fragmentados tive que vir aqui dar uma olhadinha!
    Não li a descrição da história, só suas consideração, pq quero ler o livro sem saber de nada!
    Mas só de saber que a história é bem escrita e que você curtiu já fico mais e mais ansiosa, já que temos opiniões parecidas quanto aos livros!!
    E nossa, um capítulo pra uma das fragmentaçõessss!!!!!!

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  12. Oii Sil, tudo bem??? Eu estou louca para ler este livro =D
    Ele tem uma premissa que incomoda, mas acho que irei curtir sim. Um beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá Sil,

    Essa é primeira resenha que leio desse livro, estou muito curioso e sua resenha só aumentou a minha curiosidade, gosto do gênero e nesse livro ele veio com polêmica....bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Fragmentados foi uma grata surpresa pra mim. Achei um livro interessante e já estou ansioso pelo segundo! :D
    Alexandre do blog Do Que Eu Leio
    @_alexandremelo

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo