22 agosto 2015

Resenha | Mentiras que confortam - Randy Susan Meyers


Livro: Mentiras que confortam
Série: Não
Autora: Randy Susan Meyers
Editora: Novo Conceito
Gênero: Drama
Páginas: 368
Ano: 2015

Resenha:
"É melhor ouvir uma verdade dolorosa do que uma mentira reconfortante. No final, a verdade vai acabar vindo à tona e vai machucar muito mais do que se tivesse sido contada antes."
Antes.
Tia está apaixonada pela primeira vez por um homem com conteúdo. Ela está com 24 anos e Nathan, um professor universitário, tem 37. Ele é sua vida, ela depende dele para tudo. Parece que ela só desperta para viver quando está com ele. E agora ela tem uma notícia maravilhosa para contar a ele. Ela está grávida. Agora ela tem certeza de que fará parte da vida dele para sempre. Mas quando ela conta da gravidez, Nathan diz para ela dar um jeito. Ele já tem uma família e não vai deixá-la de jeito nenhum. Tia conhece Juliette, pois já andou espionando a casa de Nathan. Mas ela não vai abortar. Ela decide ter seu filho e dar para adoção. Ela até escolhe a família que vai adotar sua filha. E em meio a gravidez conturbada, ela ainda tem que enfrentar a doença de sua mãe que está morrendo com câncer. Sua mãe implora que ela não faça isso, mas ela está irredutível. Ainda mais que ela ainda ama Nathan.

Juliette sempre foi muito vaidosa. Ela tinha que ficar sempre bonita e bem arrumada por causa de uma espécie de competição entre ela e a casa de seus pais. Tinha horas que ela não sabia se ela ou a casa era quem dava mais orgulho a eles. Então depois que deixou seu emprego para cuidar de seus filhos, e o salário de seu marido não era suficiente para manter seus produtos caros de beleza, foi natural que ela começasse a fazer algumas experiências caseiras e junto com sua amiga abriu um negocio de produtos orgânicos para cuidados com a pele. Ainda não conseguiram ganhar dinheiro com o negócio, mas ela sabe que está perto. Ela passa horas mexendo com os produtos, mas sua família vem em primeiro lugar. E num dia como outro qualquer em que está preparando a janta, Nathan chega do trabalho bem esquisito e quando ela pergunta o que aconteceu, ele diz que teve um caso.

Caroline e Peter são bem diferentes um do outro. Onde um não consegue, o outro é especialista. Eles se completam. Talvez por isso seu casamento já dure 5 anos e sempre que eles fazem amor é como se fosse a primeira vez. Peter faz com que Caroline seja uma pessoa melhor. E ela quer ser a pessoa que ele vê nela. Mas se tem uma coisa que Caroline não concorda, é que será uma boa mãe. Sua mãe deu tanto amor à ela e a seus irmãos, que ela tem certeza de que nunca vai conseguir ter a mesma dedicação. Então quando eles descobriram que Peter era infértil, ela suspirou aliviada. Mas Peter não se conformou e quer a todo custo adotar uma criança. E ele tem certeza de que agora é a hora certa disso acontecer.

Depois.
"Se você abrir mão do seu bebê, também pode abrir mão da suas pernas, pois vai se sentir uma aleijada."
Tia lembra muito bem das palavras de sua mãe antes de morrer a cinco anos atrás. Olhando as fotos de sua filha, que Caroline manda todo mês de março, ela percebe o quanto sua mãe estava certa. Mesmo depois de todo esse tempo, ela ainda não encontrou todos os pedaços do seu coração que foi destroçado por Nathan. E num impulso, ela coloca todas as fotos dentro de um envelope e envia para Nathan. Juliette e Nathan ainda estão juntos, mas a naturalidade do casamento foi embora junto com a confissão dele. E Juliette fica sem chão quando abre o envelope e vê as fotos. Toda a dor da época que soube da traição, volta mais forte ainda. E antes de mostrar as fotos a Nathan, ela decide procurar Caroline, que também tem seus demônios, ela ainda não aprendeu a ser uma boa mãe.

Quando comecei a ler esse livro, achei que não ia gostar, pois de cara já tem uma coisa que não gosto: traição. Mas fui lendo o livro e apesar da traição ser o ponto chave que desencadeou toda a história, o foco da autora não é na traição e sim nas mentiras ocasionadas por ela. Temos três personagens principais, três mulheres completamente diferentes, mas que vivem mentindo para todos e o pior, para elas mesmas. Tia finge que não se importa de ter dado sua filha para a adoção, que não pensa nela a cada instante e também que já esqueceu a forma como Nathan lhe abandonou. Juliette, por sua vez, finge que perdoou seu marido da traição, mas quando descobre que ele tem uma filha, ela não consegue mentir mais. E Caroline, finge que está feliz com seu casamento e com seu papel de mãe.

O livro é narrado pelas três personagens principais, um capitulo cada, mas temos alguns narrados por Nathan também. Isso foi fundamental na minha opinião, porque eu já o odiava com todas as minhas forças, mas vendo pela sua perspectiva, pude entender seu lado da história. Não que tenha aceitado o que ele fez, porque traição na minha opinião não tem perdão. Juliette foi minha personagem favorita, talvez por ser a traída da história. Mas gostei de como ele enfrentou toda a situação. Caroline também gostei bastante, me identifiquei com ela, porque também tenho esse medo de não saber cuidar de uma criança. Agora Tia foi a que mais me desagradou. Eu não achei que ela amava o Nathan e sim que ela estava obcecada por ele, pelo proibido. E também não aceitei sua justificativa para dar a filha para adoção. Enfim, recomendo para quem gosta de um bom drama,

Nota:




14 comentários:

  1. Oi, Sil! Tudo bem? Mesmo gostando da sua resenha e sendo fã de bons dramas, acho que não leria o livro. Também não curto traição! :///

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Estou lendo esse livro no momento, estou gostando da narrativa da Randy. Até agora não posso dizer se gosto ou não gosto do livro, mas estou achando a trama interessante e a resenha me diz que não vai ser frustrante ir até o fim... Fico com vontade de pedir spoiler, mas vou me conter, melhor descobrir lendo néh?!?!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Olá, Sil.
    Um livro bem diferente, deveras. Não imaginava esse enredo pela capa, tanto que me surpreendi com a resenha. Talvez eu dê uma chance, principalmente porque o livro não foca na traição.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  4. Oi Silvana, eu também não esperava encontrar tanto nesse livro. Achei que ele seria mais do mesmo. Ainda bem que isso não acontece, espero ter a oportunidade de ler esse livro logo, ele me parece ter uma boa história, daquelas que me agrada.

    bju
    Vento Literário / No Facebook / No Twitter

    ResponderExcluir
  5. Que premissa densa, hein?!
    Achei bacana, não me recordo de já ter lido algo parecido, fiquei bastante curiosa!
    Adorei o blog, é lindo, já estou seguindo pra poder acompanhar sempre vocês!
    Beijinhos,
    Alice
    www.wonderbooksdaalice.com

    ResponderExcluir
  6. Heey, Sil!
    O livro parece ser bem interessante, nunca li nada com essa premissa ^^
    Abraços!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil!
    Gostei muito de conferir sua resenha, parece ser um livro cheio de intrigas. Gostei do enredo, apesar de também não gostar das atitudes dos personagens mas acho interessante quando estes têm defeitos e qualidades; faz deles humanos. Fiquei curiosa para acompanhar a vida das três mulheres. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com | Participe da promoção

    ResponderExcluir
  8. Oiii Silvana

    No geral eu também não gosto de livros sobre traição, mas gosto de livros narrados sob a perspectiva de vários personagens, porque isso faz a gente entender vários pontos de vista. Por enquanto esse livro ainda não me chama muito a atenção, mas gostei muito da sua resenha

    Beijokas

    naprateleiradealice.com.ar

    ResponderExcluir
  9. Oi Silvana
    Achei bem interessante sua resenha e fiquei bem curiosa em relação ao livro, apesar de também não gostar de livros sobre traição.

    Beijos,
    http://saracavalcantes2.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oie Sil =)

    Estou lendo muitas resenhas positivas desse livro, mas no momento ela é o tipo de leitura que não me deixa com aquela curiosidade sabe. Adoro um bom drama, mas esse me pareceu um pouco pesado para o meu momento atual.

    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sil!!

    Realmente há pessoas que permitem-se viver na mentira apenas pelo fato de ter medo da realidade, né? Parece ser um livro bem dramático mesmo, e gostei de saber que são três mulheres narrando! Estou com minha lista de prioridades cheia, mas vou adicionar esse no "quero ler" para não esquecer!

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook - Participe do sorteio e concorra
    a um exemplar do livro Como Eu Era Antes de Você e a um lindo marcador de página pintado à mão! :)

    ResponderExcluir
  12. Oiii Sil, tudo bem??? Traição também é um assunto que sempre me incomoda :(
    Mas acho que assim como você, também ia curtir o livro já que aborda vários outros temas e fala sobre como as mentiras invadem e atrapalham a nossa vida se a gente deixar. Adorei a resenha :) Um beijão e uma ótima semana =D
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Essa capa é bonita, mas o livro em si simplesmente não me interessou, a premissa dele não me deixou curiosa. Mas gostei da resenha.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Olá Sil,


    Essa é a primeira resenha que leio desse livro, não sabia muito o que esperar dele, mas sua resenha me deixou com vontade de ler, dica anotada...bj.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo