26 agosto 2015

Resenha | A namorada do meu amigo - Graciela Mayrink


Livro: A namorada do meu amigo
Série: Não
Autora: Graciela Mayrink
Editora: Novo Conceito
Gênero: Romance, Literatura Nacional
Páginas: 336
Ano: 2014

Resenha:

Cadu, Beto e Caveira, são conhecidos pelo bairro como "os três mosqueteiros", pois são inseparáveis. Mas tem alguém querendo fazer parte dessa turma. É Juju, a vizinha que mora na casa da frente de Cadu. Mas eles não querem nem saber dela andando atras deles. Eles já estão na faixa dos 12 anos e ela ainda é uma menina chata de 8. Sem falar que Juju vive dizendo para todo mundo que é namorada de Cadu e que vai se casar com ele quando eles crescerem. Então quando fica sabendo que Juju vai se mudar para outra cidade, Cadu fica feliz da vida e quando Juju vem se despedir dele e pede para ser o D'Artagnan, ele até aceita, pois não vai ver ela nunca mais mesmo.

Oito anos depois, Cadu agora é um estudante de direito e ainda tem uma forte amizade com Beto e Caveira. Cadu é o mais tímido dos três, por isso ele prefere ficar com uma menina de cada vez. Beto é o pegador e fica com uma garota diferente cada noite. E Caveira se faz de coitado e acaba se dando bem sempre. Cadu estava visitando sua mãe durante as férias e acaba de voltar para a cidade quando fica sabendo da noticia. Juju, aliás Juliana, está de volta à cidade e para completar, está namorando com o Beto. Cadu que lembra bem da chatice da Juju, sente até pena de seu amigo. Mas isso só até encontrar com eles. Assim que olha para Juliana, Cadu fica perdidamente apaixonado.

Agora ele vai ficar dividido entre esse sentimento que descobriu ter pela Juju e a amizade de Beto, seu amigo desde sempre. E a coisa só piora quando Beto pede que Cadu fiquei de olho em Juliana para que ninguém venha querer tirar uma casquinha de sua namorada. Mas Cadu não consegue pensar em outra coisa que não seja ficar com a Juliana. Até seu pai percebe isso e diz para ele tomar cuidado para ninguém sair machucado da história. E como seu pai não para de pegar no seu pé. Cadu resolve arrumar uma namorada para ele, a mãe de Caveira que é viúva. E como se não bastasse, ele ainda tem que driblar Alice, irmã mais nova de Beto que cismou que vai conquistar Cadu de todo jeito.

Não tinha lido nada da autora ainda e gostei do que li. Ela sabe escrever uma história leve, agradável e gostosa de ler, daquelas que você lê um pouco e quando percebe já foi 100 páginas. O meu problema com o livro não foi a capacidade da autora em desenvolver a história e sim a minha idade em relação aos personagens do livro. Se tivesse lido esse livro quando tinha uns 15 anos mais ou menos, teria adorado, mas hoje com 34, ficava a todo momento me perguntando se eu era tão besta assim e se tomava esse tipo de atitude quando tinha a idade deles hehe. E o pior que eu era igualzinha hehe. Se me perguntasse hoje quem eu escolheria, a amiga ou o namorado, eu não pensaria duas vezes para escolher a amizade, mas naquela época eu teria ficado na duvida igual o Cadu.

Dos personagens, meu preferido foi a Alice. Ela foi a unica autêntica na minha opinião e apesar de ser a mais nova de todos eles, foi a que tinha mais atitude e que rendeu bons momentos na história. Os três garotos, são três garotos que tenho certeza de que as meninas da faixa etária que citei, irão se apaixonar por eles. Agora Juliana foi a que menos gostei. Se você gosta de um cara, porque está namorando com outro? Só para não ficar sozinha? Faça me o favor! E outra coisa que me incomodou foi o amor a primeira olhada do Cadu na Juliana. Ele odiava a menina até aquele momento e bastou ver ela crescida com um corpo legal, pronto já se apaixonou. isso não é amor e sim atração. Mas enfim, foi uma leitura super rápida pelo tanto de páginas que o livro tem e recomendo para quem está nessa faixa etária que citei.

Nota:




15 comentários:

  1. Oie Sil =)

    Li esse livro ano passado e gostei e desgostei de muita coisas sabe. A narrativa da Graci é maravilhosa, do tipo que você vai lendo e nem sente. Porém me fiquei com a mesma sensação que você em relação aos personagens. Achei todos muito imaturos, bobos sei lá rs...
    Até por esse motivo ando evitando livros mais teens ultimamente, por que estou chegando a conclusão que não tenho mais idade para eles rs...

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  2. Oii, tudo bom?
    Nunca li nenhum livro da autora, mas a história apresentada no livro me pareceu bem previsível. Quer dizer, a gente sempre vê esse tipo de história nos livros atualmente e pra ser sincera não tenho certeza se leria '><
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
  3. Olá, Sil. Tudo bem?
    Eu tenho alguns problemas com livros mais jovens exatamente pelo mesmo motivo que você teve com esse. Geralmente não consigo lembrar sendo tão "bobo" quanto alguns livros adolescentes retratam. Acho que nós só passamos da idade mesmo. O problema não é com o livro, mas conosco. rs
    Passo a leitura, mas certamente posso indicá-la aos meus alunos.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sil! Tudo bem? Adorei a resenha! Mas agora fiquei com receio de ler o livro... E se eu também não gostar das atitudes juvenis dos personagens? Ai, ai... Mas acho que ainda vou dar uma chance para obra, pois a premissa do livro me chama a atenção! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/2015/08/resenha-premiada-johnny-bleas-um-novo.html <- Tá rolando promoção do livro "Johnny Bleas - Um Novo Mundo" lá no blog! ;)

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil!
    Li esse livro ano passado e não gostei muito. Achei a história mediana e achei que os personagens eram imaturos demais. Caveira mesmo foi um dos que não suportei. Enfim, esperava demais do livro e me decepcionei.
    O primeiro livro da Graciela, Até Eu Te Encontrar, eu amo! E acho que, por esperar algo parecido neste segundo, é que fiquei tão chateada. Enfim... coisas da vida. rs
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil,
    Vishe acho que vou me identificar um pouco com você, após ler esse livro.
    Começa por eu também preferir a amizade, se fosse comigo haha
    Gostei que a protagonista é minha xará haha deveria ter cantado Baba da Kelly Key do Cadu.
    HAHA

    Ótima resenha!

    bjs e tenha uma ótima quinta
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho 20 e acho que não aguentaria muito ler!
    Acho que a mesma historia poderia ser interessante com personagens cheios de personalidade, um envolvimento e não olhei, apaixonei! UEHUEHUE

    Gostei muito das suas resenhas e vou começar a acompanhar o blog..

    Bjs, Tay.

    http://www.quesefucsia.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi
    Eu ainda não li nada da autora e mesmo não estando na faixa etária que você~e falou eu tenho interesse de ler, até porque parece ser rápida e leve um bom livro para se distrair. Mais acho que iria me irritar também com os personagens.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, Sil!
    Nunca li nada da autora, mas eça parecce saber desenvolver um enredo.
    A história parece ser legal. Fiquei curiosa para saber o desfecho de tudo.
    Beijos

    www.construindoestante.com || Curta a fanpage
    Esse é o mês de aniversário do blog! Participe da Promoção e do Top Comentarista

    ResponderExcluir
  10. Olá, Sil!

    Ainda não conhecia o livro e nem a autora. Achei a capa tudo a ver com o título, e o enredo me parece ser bem interessante. Fiquei curiosa. rsrsrs.

    Beijo, And!

    Blog Cantinho da And

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sil!

    hahahahah adorei seu comentário em relação a idade dos personagens. Eu tenho 27 e me sinto da mesma maneira com alguns livros, por isso evito ler livros onde os personagens sejam muito novos (salvo os da Colleen Hoover, que escreve personagens adolescentes com personalidades muito maduras). Fora isso, eu não me arrisco muito pq também fico pensando "gente, eu não era TÃO infantil assim", "gente, eu não agia assim", etc! hahahahahah
    Enfim, eu acho que não leria o livro, mas que bom que pelo menos a leitura fluiu bem! :)

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook - Participe do sorteio e concorra a um exemplar do livro Como Eu Era Antes de Você e a um lindo marcador de página pintado à mão! :)

    ResponderExcluir
  12. Esse livro está na minha lista de desejados, não sou fã do gênero, mas vejo tantas pessoas falando dele que deu vontade de ler hahaha.

    Beijos ♥
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Sil,
    Acho que é exatamente por isso que me impressiono com o John Green. Ele escreve para um publico adolescente, mas seus livros sempre tem uma mensagem que irão impactar os leitores, independentemente da idade.
    Tbm nao curto quando transformam atração em amor. A meu ver, balizar algo tão importante assim é banalizar o próprio livro.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oii Sil, tudo bem? Tenho este livro aqui em casa para ler, mas ainda não me animei :P
    E acho que eu não iria curtir pelos mesmos motivos que você. Eu tenho 22 anos, mas alguns adolescentes em livros me irritam, kkkkk
    E também ia falar desse "amor " repentino do Cadu. Ah sim, a menina cresceu, ficou bonitona e agora está apaixonado? Ah vá, kkkk
    Mas a Ju eu até entendo, hehhe, fiz tanto disso na minha vida ;P
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo