25 novembro 2019

Resenha | As Quatro Rainhas Mortas - Astrid Scholte

Livro: As Quatro Rainhas Mortas
Série: Não
Gênero: Fantasia
Autora: Astrid Scholte
Editora: Galera Record
Páginas: 392
Ano: 2019

Resenha:
O continente de Quadara era governado por um único rei até o dia de sua morte. Então suas quatro viúvas decidiram dividir o reino em quadrantes com cada uma delas governando sua região de origem. As quatro rainhas reinam juntas, mas separadas. Juntas porque as quatro residem no Palácio de Concórdia, mas separadas porque cada uma delas reina pensando em seu próprio povo. A coroa é passada de mãe para filha, que assim que nasce é levada para ser criada em seu quadrante, para aprender os costumes do seu povo e somente com a morte da atual rainha,ou por abdicação da mesma, é que a sua filha se despede do seu quadrante e é levada ao Palácio para ser coroada, de onde nunca mais pode sair para sua própria segurança.

Atualmente Marguerite, rainha de Toria é a mais velha das quatro com 40 anos. Seguida de Iris, rainha de Archia com 30. Corra, a rainha de Eonia está com 25 e Stessa a rainha de Ludia é a mais nova com 16. O quadrante de Archia é o responsável pela comida de Quadara, pois suas terras são as únicas férteis dentro os quatro. Eles valorizam a simplicidade e o trabalho duro. Já Eonia é o oposto de Archia, lá eles valorizam a tecnologia e a evolução e estão sempre em busca de coisas que facilitem suas vidas. Em Ludia temos a valorização da diversão e da arte acima de tudo e Toria é o quadrante do comercio, que liga os outros três. Aparentemente as quatro rainhas se dão bem, mas cada uma delas tem seus próprios segredos.

E quem vai acabar envolvida nesses segredos é Kelarie Corrington, que aos dezessete anos é a toriana mais hábil na arte da mentira e do roubo de Jetée, distrito conhecido por seus famosos contrabandos. Seu ultimo alvo foi um mensageiro eonista que saia da Casa da Concórdia com um estojo de comunicação. O que Kelarie nem imaginava é que dentro do estojo tinham chips de comunicação (chips que contêm memórias) com planos de assassinatos das quatro rainhas de Quadara. Agora ela vai se unir ao mensageiro que ela roubou e os dois tem que correr contra o tempo para descobrir o assassino, já que suas próprias vidas também estão em risco.


Infelizmente esse livro vai entrar para aquele time do "fui com muita sede ao pote". Mas em parte isso foi culpa da editora porque eles fizeram uma baita duma divulgação nele e assim fica dificil não criar altas expectativas. Quanto a edição, não tenho do que reclamar porque além da capa incrível, ainda temos o mapa de Quadara na contra-guarda do livro que além de orientar o leitor durante a leitura, ainda deixa a edição muito mais bonita. Já a história é boa, mas faltaram algumas coisas para o livro ser uma excelente história de fantasia como foi prometido. Mas por ser o livro de estreia da autora, achei que ela se saiu bem.

O livro prometia uma história de fantasia com toques de mistério. O mistério até que existiu, mas se compararmos a parte fantástica do livro com outros do gênero, deixou bastante a desejar. A ideia da autora até que foi boa. É muito interessante toda a estrutura que ela criou para Quadara. E se ela tivesse focado mais no desenvolvimento de todo esse cenário, acho que o livro teria sido muito melhor. Eu fiquei querendo saber muito mais do que a autora apresentou. E outro ponto forte do livro que ela também deixou a desejar foram as quatro rainhas. Todas as quatro tinham potencial para a autora criar uma série incrível, mas ela escolheu matá-las logo no "primeiro", se tornando uma história de livro único.

E sendo as quatro rainhas "mortas", ela precisava de alguém para protagonizar essa história e sua escolha Kelarie não conseguiu me conquistar. Ela até que é uma boa personagem, mas passou longe de ser aquela protagonista que vai fazer o leitor torcer por ela e por vezes se colocar no lugar dela. Outra coisa que achei demais foi o romance que a autora tentou criar entre a Kelarie e o mensageiro, não colou. Foi instantâneo e não convenceu, até porque eles eram tão diferentes que nunca dariam certo. A não ser que o romance fosse desenvolvido de outra forma e então a autora poderia ter aproveitado ele para falar mais sobre as diferenças entre os quadrantes, que foi uma das coisas que já citei acima.

Quanto a questão do assassino(a) eu particularmente não consegui descobrir o nome da pessoa, mas lá pela metade do livro a autora fez uma revelação que já se tornou meu(inha) principal suspeito(a). Porque quando acontece uma assassinato a primeira pergunta é quem vai lucrar com isso? Então já ficou meio que evidente quem era o(a) culpado(a). E o final também não me agradou porque achei que tudo se resolveu da maneira mais fácil possível. Sabe final de novela, foi bem parecido. Mas como um todo eu achei o livro bom, só não crie muitas expectativas com a leitura, que pode ser que a sua seja melhor do que a minha. E para finalizar quero falar de uma coisa que gostei bastante na história por ser o contrário do que sempre vejo nos livros. Mas como pode ser considerado um spoiler, só selecione se quiser ler. A história é dividida entre o tempo presente e o futuro, diferente do que sempre vemos com presente/passado. Achei muito legal isso.

Nota: 







15 comentários:

  1. Oi, Sil como vai? A capa desse livro é muito bonita e atraente. Gostei da premissa, apesar de suas ressalvas, me parece um livro interessante, pois eu particularmente gosto do gênero. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil!
    Eu nao sabia dessa divisao da narrativa mas ja curti *--* eu vi uma primeira resenha bem negativa sobre a obra mas confesso que ainda quero arriscar. Nao tenho expectativa alguma entao pode ser que comigo funcione.

    Abraços
    Emerson
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. se tem um mapa eu já gosto! haha adoro esse genero de leitura, mas pena que ele não é tudo isso...

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. Uau, essa capa está tão linda. É daqueles livros que a gente levaria só pela capa. Uma pena a história não ser tão boa!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sil. Tudo bem?
    Eu também estava empolgada com esse livro, a propaganda nas redes sociais realmente está forte, principalmente a comparação com A Rainha Vermelha e agora lendo sua resenha é muito bom que minhas expectativas fiquem baixas para ler com mais tranquilidade e aproveitar sem esperar muito dele. Que pena que te deixou com muita sede ao pote.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sil

    Infelizmente eu não consegui enxergar nada realmente bom, que se salvasse dentro da narrativa. Devido ao histórico da autora eu esperava bem mais desse debut! Uma coisa que eu não perdoo é informação jogada, que é o que mais temos aí. E como a autora já deixou bem claro que não haverá outro livro, eu não consigo nem relevar os defeitos na esperança de um desenvolvimento em um outro volume.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Sil!
    Menina, quando vi toda essa propaganda, eu vi algumas resenhas no goodreads e a maioria apontava alguns detalhes que eu não curto em fantasias. Então eu nem criei vontade de ler esse livro...
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil,
    Primeira vez que vejo este livro e tinha ficado curiosa, mas acho que não é bem o tipo de leitura que eu gosto.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil, bom ao que parece é um livro bom desde que não se tenha muitas expectativas rsrs eu adoro edições com mapas, realmente está bem bonita!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. Oi
    é a segunda resenha que leio desse livro, e levantaram pontos parecidos, principalmente referente a protagonista, pena que a leitura não foi tudo o que esperava, as vezes acontece da editora fazer muito barulho e o livro não ser grande coisa, gostei da resenha.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Amei a resenha e achei a capa espetacular. Uma pena que a autora decidiu acabar com tudo logo no primeiro livro, se queria matar as rainhas podia fazer isso uma em cada livro hahaha
    Beijos
    www.dearlytay.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Sil,
    Nossa que chato esse livro parece ser a uruca do mês da galera.
    Eu falei pra Tami que até leria só pra saber mais dos chips, e agora vc me deixou curiosa com o assassinato tb.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  13. Olá! A edição está linda. pena que não te agradou tanto, sei que não fluiu, não conhecia o livro mas, tem muitos livros que não fluem mesmo. Quem sabe algum dia esse entre para minha pilha de livros.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil! Eu espero que a obra não me decepcione, eu estava bem animada desde o lançamento e torço para aproveitar a leitura. No entanto, a sua é a segunda resenha que leio que menciona não ser uma obra nota máxima. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  15. Gostei bastante do artigo de hoje, sempre estou aqui acompanhando seu blog. Tenho aprendido muitas coisas legais aqui e te agradeço por compartilhar...

    Beijos 😘.

    Meu Blog: Blog com melhores dicas de unhas

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo