15 dezembro 2019

Resenha | A Garota No Gelo - Robert Bryndza


Livro: A Garota No Gelo
Série: Detetive Erika Foster #1
#3 - Sob Águas Escuras
#5 - Sangue Frio
Gênero: Suspense, Policial
Autor: Robert Bryndza
Editora: Gutenberg
Páginas: 336
Ano: 2016

Resenha:
Lee Kinney está desempregado desde que saiu da escola há seis anos e até então estava vivendo as custas do seguro desemprego. Mas o governo mudou as regras e para receber o auxílio ele teve que aceitar um trabalho de jardineiro no Horniman Museum. Mas naquele dia ele só foi trabalhar por insistência da sua mãe. Era gelo e frio para todo lado que ele olhava e Lee já estava indo embora quando ouviu um celular tocando. Certo de que ia fazer um dinheirinho com a venda do iPhone que ele avistou sob o lado congelado, Lee tentou alcançá-lo. Mas junto ao celular, debaixo de todo aquele gelo, Lee também encontra um corpo de uma mulher. O celular pertence a Andrea Douglas-Brown e provavelmente o corpo é o dela, que está desaparecida há quatro dias. Andrea pertence a uma família da alta sociedade de Londres e grande parte da polícia estava mobilizada à sua procura.

A Detetive Inspetora Chefe Erika Foster está de volta ao trabalho depois de um período afastada e é colocada a frente das investigações pelo Superintendente Marsh. Em seu ultimo caso, Erika fracassou em uma missão importante e cinco policiais perderam suas vidas, entre eles seu marido Mark. Erika sabe que está recebendo um voto de confiança do Superintendente Marsh, mas ela não tem certeza de essa é a hora certa de voltar, porque tudo lembra o que ela perdeu. E além de seus problemas pessoais, Erika ainda vai ter que enfrentar a resistência de seu colega de equipe o Detetive Sparks, que estava chefiando a equipe até então e também da própria família da vítima, pois Lady Douglas-Brown é eslovaca, assim como Erika, mas Erika não é de Bratislava, o que faz dela a escória da Eslováquia.

A neve e o gelo destruiu qualquer evidência no local do crime e o pouco que Erika consegue apurar, que Andrea foi vista em um bar conhecido por ser frequentado por prostitutas, não agrada ao chefe de Erika, que diz para ela não seguir essa linha de investigação. E é a mesma resistência que ela encontra com a família de Andrea, que insiste em pintar uma imagem de garota perfeita, que não condiz muito com o que Erika vem apurando. Então quando Erika descobre que a morte de Andrea tem o mesmo modus operandi que outras quatro prostitutas, ela é retirada do caso. Mas Erika não vai desistir tão fácil assim. Ela tem certeza de que sua teoria sobre os crimes é a correta e vai lutar pelas vitimas, mesmo que isso coloque em risco sua carreira.

Esse livro foi lançado na época que estava em alta os livros com Garota isso e Garota aquilo no título. E na capa até cita o nome de dois dos mais famosos. Mas ele é bem diferente dos dois citados. Enquanto Garota Exemplar e A Garota No Trem puxam muito para o lado do suspense, A Garota No Gelo é mais aquele livro policial misturado com drama, que aqui no caso o drama é a vida da protagonista. A Garota No Gelo é o primeiro de uma série de cinco livros já publicados aqui no Brasil. Eu já li e já resenhei dois deles, o terceiro e o quinto. Mas como disse nas resenhas, por causa da vida da protagonista ser praticamente metade da história, mesmo os casos dos livros tendo começo, meio e fim, é necessário que eles sejam lidos na ordem. Porque se não o leitor vai ficar perdido, o que aconteceu comigo.

Por isso eu comprei os três livros que faltavam e comecei a ler eles em ordem. E já comecei bem porque eu amei o livro e dei nota máxima. Hoje em dia com tantas bandeiras sendo erguidas, principalmente a do feminismo, o que sou totalmente a favor quero deixar claro, existem uma espécie de politica onde as protagonistas femininas tem que ser Girl Power. Por isso foi uma surpresa quando encontrei em Erika uma personagem totalmente fragilizada e perdida. Não que ela não seja forte, nem empoderada, mas ela está em um momento dificil e isso acabou com ela e por pouco ela não consegue se levantar da cama todas as manhãs. E o pouco que lhe resta acaba sendo retirado quando até sua carreira que era ainda o que a mantinha de pé, é ameaçada.

Dizer que amei a história é pouco, eu não conseguia parar de ler porque precisava de respostas. A leitura foi eletrizante e manteve o mesmo ritmo alucinante do começo ao fim.  Do começo mesmo porque logo no prólogo temos a descrição do sequestro e morte da Andrea e fica aquela duvida o livro todo sobre quem a matou. O autor vai soltando as pistas, mas eu confesso que em nenhum momento desconfiei quem era o(a) assassino(a). O caso foi muito interessante de acompanhar, mas eu particularmente me vi ainda mais envolvida com a detetive Erika e seus dilemas do que com o próprio caso. Nossa que absurdo o que faziam com ela, teve machismo e xenofobia. Eu queria entrar no livro e falar umas verdades na cara daquele povo todo.

Como eu já li o ultimo livro, sei de alguns acontecimentos futuros na vida da protagonista, e isso influenciou a minha visão de alguns personagens. Teve alguns que não consegui gostar de jeito nenhum porque já sei o que eles vão fazer lá na frente. Mas em compensação já amei logo de cara a Detetive Moss e o Patologista Forense Isaac. Que por sinal eu já gostava deles e nesse livro me cativaram ainda mais. Enfim, eu amei e recomendo muito a leitura. E vamos para o próximo, que segundo li nas resenhas, é o mais fraco dos cinco, mas espero gostar. Quanto a edição do livro está muito bem feita e a capa eu não sei se gosto ou não. Acho meio esquisito esse olho ai na capa hehe. Mas a cor eu amo.

Nota: 










15 comentários:

  1. Oi, Sil como vai? Essa série parece espetacular não é mesmo! Para os amantes do gênero é sem dúvida uma escolha acertada. Eu gosto do gênero, logo então fiquei interessado na obra. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Acho que eu iria gostar do livro, curto esse gênero, mas primeiro vou ler os livros na ordem para não me perder
    Beijos ♡ Blog | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil, eu vou tentara aproveitar agora no fim do ano e pegar os livros dessa série, já que estou numa vibe de livros do gênero. Espero gostar assim como você!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sil! Tudo bom?
    Eu amo quando o thriller segura a gente na tensão e te faz avançar nas páginas porque PRECISA DE RESPOSTAAAAS. Os melhores livros do gênero seguram essa emoção até o fim.
    Eu lembro de ver esse na época da hype dos vários títulos parecidos, mas foi na época da minha overdose de thriller também. Quem sabe algum dia consiga ler!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Amei a resenha. Gosto muito de livros nesse estilo e até já tinha visto a capa desse e amado.
    Beijos
    www.dearlytay.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil, tudo bom?
    Já li esse livro, preciso continuar a série e assim como você, foi difícil parar a leitura.
    Gostei bastante da narrativa e quero só ver para qual caminho a vida da Erika tomará, ela tem um grande trauma a superar.
    beeeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Uau, que relato. Essa empolgação em ver que você não conseguia parar de ler. Já deu para ver que a leitura foi maravilhosa!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá...
    Adorei sua resenha!
    Essa série vem fazendo bastante sucesso e sempre esbarro com ela no ig :)
    Ultimamente venho gostando bastante de livros de suspense e essa série está no topo dos meus desejados! Gostei de conhecer suas impressões sobre a obra e gostei principalmente de saber que esse é um suspense diferente que mistura policial com drama e ainda levanta questões feministas!!! Já quero ler :D
    Bjão

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil, menina, não sabia que o livro tinha uma "série" e que ler na ordem pode ser essencial para o bom entendimento. =O
    Adorei sua resenha e tenho este livro em casa, eu só ainda não o li e agora to até meio perdida, porque desconheço os outros ou até mesmo a ordem!
    Fico feliz que o livro te prendeu, adoro livros assim.

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil,
    Sua resenha foi tão empolgante que me deixou com vontade de ler. Eu gosto muito deste tipo de enredo porque não queremos parar de ler até ver o desfecho. Adorei sua resenha.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Decidi que não posso deixar 2020 passar sem ter lido um livro desse autor! Você fala tão bem dele que me sinto uma alien por ainda não ter dado uma chance
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  12. Oi, Sil!

    É tão bom quando nos deparamos com livros assim, que começamos a ler e não conseguimos parar mais até ter devorado tudo! São sempre os melhores, e apesar de livros policiais não serem o meu forte, fiquei curiosa pra dar uma conferida com a sua resenha!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi Sil! Essa é uma das melhores séries policiais que temos atualmente, eu gosto muito da Erika e torço para que venham para cá mais obras do autor. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  14. Oi, Sil
    É o tipo de livro que eu não me interesso em ler mas fico curiosa a respeito da obra. Já até pedi spoiler e sei basicamente o final hahah de toda forma, eu amo essa capa.
    Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Sil!
    Thriller e um tipo de leitura que nao funciona comigo. Eu ja ate tentei mas falhei miseravelmente e nem tento mais. Acho que por hora, apesar dos elogios eu sigo com minhas fantasias.

    Abraços
    Emersond
    https://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo