17 dezembro 2019

Top 5 | Primeiros livros que li na minha vida

Faz tempo que essa coluna não aparece por aqui. E hoje resolvi reviver ela com os primeiros livros que li na minha vida. Eu fui uma criança um pouco diferente. Enquanto as crianças liam livros infantis eu já comecei por livros pesados. E não somente no sentido literal, mas de serem fortes mesmo para uma criança. Vamos a eles.

1 - Alguém Espia Nas Trevas

Logo que aprendi a ler com seis anos, eu não tinha o que ler. Mas minha irmã, 11 anos mais velha que eu, era uma leitora voraz e raramente eu a via sem um livro a mão. A gente dividia um beliche e ela lia até altas horas da noite. Acho que devo a ela meu amor pela leitura. Então um dia enquanto ela trabalhava eu peguei esse livro na cama dela e acabei devorando ele, escondido é claro. Meu primeiro livro foi um suspense, e acho que por isso é meu gênero favorito.

2 - Horror em Amityville

Também da fase peguei escondido, esse livro foi meu segundo e confesso quase morri de medo. Isso porque eu lia ele de dia. Se fosse hoje eu não teria lido ele naquela idade, mas é como disse acima, eu estava ávida por ler e era o que tinha a mão hehe. Eram livros que cabiam na faixa etária da minha irmã, não na minha. E acho que ela nem desconfia que eu li eles hehe.

3 - O Colecionador

Esse livro foi relançado pela DarkSide então acredito que muita gente veio a conhecê-lo por isso. Mas eu peguei esse "emprestado" na estante do meu cunhado. E é outro que me arrependo por ter lido nessa idade porque ele é muito forte. Para falar a verdade eu acho até que não entendi bem o que o autor quis passar ao escrever uma história como essa. 

4 - Feliz Ano Velho

Esse também peguei escondido da minha irmã. Foi a primeira biografia que li e acho que foi um pouquinho culpa dele eu não ser tão fã do gênero. Mas é outro livro que não era indicado para minha idade e não é culpa do autor eu tê-lo lido ainda criança.

5 - Noite Sem Fim

E então eu conheci um mundo chamado biblioteca. E fui ler livros para crianças? Não. Conheci minha autora favorita da vida: Agatha Christie. E engraçado que ele não está entre os meus favoritos da autora. E ele até foge bastante do estilo dela. Mas me fez ficar curiosa com sua escrita e me levou a ler todos os livros dela que encontrei. Só então parti para série vagalume e outros livros infantis.


E vocês, qual foram os primeiros livros que vocês leram na vida? Já leram algum dos livros citados?






12 comentários:

  1. ola
    Li varios livros da Agafha Christie mad esse nao li e quero conhecer a escrita da Mary Higgins
    tenho alguns livros dela e pretendo fazer a leitura deles em 2020

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sil como vai? Desses de sua lista eu li todos, embora esses livros não tenham sido os meus 5 primeiros de minha vida como leitor. Os 5 primeiros livros que eu li foram os gibis da Turma da Mônica, Dom Casmurro, O Cortiço, Sherlock Holmes e Cecília Meireles com livros poéticos. Gostei da sua lista. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sil! Tudo bom?
    Adoro essas retrospectivas literárias porque mostra muito sobre a nossa trajetória como leitoras na vida! Eu tenho O Colecionador aqui mas nunca li. Acho que os primeiros 5 livros que li na vida foram sequenciais os 5 primeiros Harry Potter <3

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Hey Sil! Tudo bem?
    Não li nenhum desses, que vergonha kk
    Os primeiros livros que li na minha vida foram o mistério do cinco estrelas, do marcos rey, e depois a sequência de percy jackson!
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    | Blog Misto Quente |

    ResponderExcluir
  5. Esse post deve ter te deixado bem nostálgica, é tão bom lembrar das primeiras coisas que fizemos. Adorei conhecer os primeiros livros que você leu, Sil! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  6. Menina, você começou cedo e com livros super pesados mesmo! Mas não te recrimino, quando era mais jovem adorava esse estilo também, li Terror em Amityville, A Entidade, Onde estão as crianças? e outros...
    Amei suas escolhas e tb de conhecer um pouco mais de você!
    E os primeiros livros que li foram do Paulo Coelho, um atrás do outro..


    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
  7. O primeiro livro que eu li foi A comédia dos Anjos, de Adriana Falcão, lembro que peguei na escola. Antes disso eu lia muito os gibis da mônica e do Seninha hahahaha
    Olha esses livros que vc leu, eu não passava nem perto huahuhsaush amei demais esse post ♥

    Beijo
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil,

    Meus primeiros livros foram a série do Harry Potter e até hoje é só amor por fantasias rs.
    Confesso que não li nenhum desses, mas realmente são bem pesados para uma criança. Que bom que não te desmotivou, pelo contrário, ganhou gosto pela leitura rs.

    Bjs, boa semana!
    https://diarioelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil, eu acho que os primeiro foram contos de fada rs e na escola a coleção Vagalume, eu sempre tive contato com a leitura desde muito cedo tb. Lembro que li E não sobrou nenhum (que o título era outro) com quinze anos, acho que foi o primeiro menos infantil!

    Adorei o post!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. Oi
    desses eu só escutei falar de Horror em Amityville, mas não é um tipo de livro que me agrada, diferente mesmo seus gostos para leitura na infância, eu li as histórias de princesa, li um do monteiro lobato, mas nao lembro muito bem o nome dos outros livros.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sil
    Amei o post! Mas confesso que tenho que voltar muito atrás no tempo pra conseguir lembrar de fato o que li primeiro. Desde a infância eu já gostava de ler, lembro daqauele livro O caso da borboleta atíria e só haha mas já li todos os gibis da Turma da Mônica, eu amava!
    Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oie Sil

    Não acredito que você leu "O colecionador " novinha. Até agora não sinto preparada para essa leitura.
    Eu sabia da existência desse livro antes da Darkside relançar porque foi citado em um outro livro ,mas infanto-juvenil.
    Isso me fez lembrar de quando eu tinha 8 anos e comecei a ler "Vidas secas" que estava na estante da minha tia.Só comecei a ler ,logo viram e tiraram o livro da minha mão. Porém até agora não li "Vidas secas"

    "Noite sem fim" foi um livro da Agatha que li só esse ano.Nem parece livro da Agatha, bem diferentão...

    Beijos

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo