25 janeiro 2021

Resenha | Em Águas Profundas - Patricia Highsmith

Livro: Em Águas Profundas
Série: Não
Gênero: Suspense 
Autora: Patricia Highsmith
Editora: Intrínseca
Páginas: 304
Ano: 2020

Resenha:

Melinda e Victor Van Allen tem um casamento nada convencional. Há pouco mais de três anos Melinda teve seu primeiro amante e desde então Vic viu uma fila de homens entrando e saindo de sua casa. Por toda cidade de Little Wesley, Vic é elogiado por sua paciência e tolerância com a esposa, sendo até chamado de santo por alguns. A verdade é que Vic sempre acreditou que essa "fase" da esposa fosse passar e no momento isso está começando a incomodá-lo. Talvez por isso quando o atual amante de Melinda, Joel Nash, vem conversar com ele, Vic decide inventar uma pequena mentira que vai mudar sua vida para sempre.

Quando interrogado por Joel sobre o quão bem ele aceita essa situação, Vic diz que a coisa não é bem assim e pergunta se ele lembra de Malcolm McRae, um dos ex-amantes da sua esposa que foi assassinado a pouco tempo, e para espanto de Joel, Vic assume a autoria do crime. E Vic gosta tanto da cara de Joel que acaba falando a mesma coisa para outro amante de Melinda. Mas o que pretendia ser apenas um susto nos amantes da esposa, acaba virando uma bola de neve quando a notícia se espalha pela cidade e todos começam a comentar e alguns a acreditar que o cidadão-modelo tenha cometido um crime. 

Porém Vic não fica muito preocupado com isso já que Melinda volta a ser a esposa do início do casamento, inclusive novamente dando atenção a filha deles, Trixie. Mas a fase boa não dura muito já que o verdadeiro assassino de Malcolm é preso e Melinda volta a antiga rotina dos amantes. E quando o amante do momento morre afogado em uma festa onde Melinda estava exibindo a nova conquista para todos os amigos do casal, Melinda não hesita em acusar Vic de assassinato. E mesmo fazendo o papel da viúva sofrida, Melinda ainda tem tempo de encontrar outro amante, mas ela nem imagina que as coisas não irão voltar a ser como antes. 

O brinde do Clube Intrínsecos de dezembro foi o livro Em Águas Profundas da autora Patricia Highsmith. O livro estava esgotado há décadas nas livrarias brasileiras. Para quem ainda não conhece a autora, como eu antes de receber o livro, seu primeiro romance, Strangers on a Train, publicado em 1950 foi filmado por Alfred Hitchcock. Ela também é a criadora do personagem Tom Ripley, o sofisticado sociopata do filme O talentoso Ripley. Então imaginem as minhas expectativas para a leitura do livro. E não sei se é características de suas obras, mas tanto no filme O talentoso Ripley, que foi meu único contato com alguma coisa da autora, e nesse livro em questão, o protagonista é o vilão e a autora consegue fazer com que o leitor torça por ele.

Num primeiro momento eu fiquei meio assim com essa revelação do assassino logo de cara. Imaginei que fosse ser como nos thriller psicológicos que estou acostumada a ler que fica aquela dúvida durante todo o livro se o protagonista é o assassino ou não, com narradores não confiáveis, fazendo o leitor duvidar do que está lendo. Mas então vi que o objetivo da autora com a história não era esse e sim jogar com o leitor sobre até onde vai o certo e o errado. No caso, Vic é o vilão ou a vitima? É Melinda quem trai, então é ela a errada e seus amantes merecem sua punições? O certo é que você fica em uma saia justa durante toda a leitura e sentindo culpa porque acaba torcendo para que Vic consiga se safar de seus crimes.

A gente fica tão incomodado com a situação, achando Vic um banana por aceitar de boa toda a situação que quando enfim ele reage, sem planejar nada, no calor do momento e na apresentação da oportunidade, a gente sente uma empatia pelo personagem e logo em seguida a culpa por ter ficado feliz com aquilo. E outra coisa que me incomodou mais ainda foi por todo machismo envolvido no assunto. Primeiro pensei, a autora escreveu isso porque foi lá em 1954 quando as coisas ainda eram assim, apesar de que ainda hoje a culpa de tudo é da mulher, até mesmo ser estuprada é culpa dela, por isso ela está apresentando um homem como o doce, gentil, um ótimo pai, e uma mulher como a bêbada que trai o marido com qualquer homem que apareça em sua frente.

Mas não foi tudo com o consentimento dele? Então porque estou julgando e achando certo ele se vingar de algo que ele concordou. E se os papéis estivessem invertidos, será que nossa posição seria a mesma e Melinda seria tão amada e Vic tão odiado pela cidade se fosse ele quem traísse? Então percebi como a autora me manipulou e jogou meu próprio preconceito na minha cara. Um preconceito que existe, por mais que a gente negue, mas que está enraizado lá no fundo e vez ou outra insiste em dar as caras.

E não tem lado certo nessa situação porque os dois estão ali acomodados em uma relação que não existe. Eu tentei entender o motivo de cada um para continuar com esse casamento, mas não consegui. Melinda achei que fosse por causa do dinheiro, mas Vic chega a oferecer o divórcio com uma pensão gorda e ela recusa. Já Vic não quer nada com Melinda, então porque continua fazendo o papel do corno manso? Até parece que eles gostam desse jogo entre eles. Infelizmente para o leitor só faz passar raiva. Mas ainda assim é um bom livro do gênero, com exceção do final que achei muito sem graça para tudo o que ela apresentou até então, por isso não dei nota máxima para o livro. Mas indico para quem gosta de um livro policial que não foca na elucidação do crime.

Nota:








14 comentários:

  1. Olá...
    Adorei sua resenha!
    Ultimamente ando vendo muitos comentários sobre esse livro e estou com ele na minha listinha de desejados. Achei engraçado você chamar Vic de banana e fiquei curiosa para conhecê-lo rsrsrs... Acho que essa questão do machismo também vai me incomodar, mas, quero ler mesmo assim.
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Gente, que casal é esse?! Eu no começo da resenha achei que iria encontrar um thriller também, mas isso foi realmente um tapa na cara. E, pela idade do livro, percebemos que o tapa na cara que a autora deu é atemporal... rs Eu estava me perguntando também o porquê desses dois não se separarem, e minha teoria é que talvez um dependa do outro para continuar fazendo o que está fazendo. O que também é uma relação muito esquisita, olhando assim...
    Gostei desse livro e não posso dizer que gostaria de ler, pois se está esgotado há décadas, acho que nem em sebo eu devo encontrar mais... =/
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil, eu ainda não tive a oportunidade de conferir a obra, mas achei que se causa tanto incômodo e levanta tantas questões deve ser uma leitura ótima. Quero conferir!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    É raro eu ler thrillers e esse não me chamou a atenção quando eu li a sinopse, não sabia nada sobre a autora e achei interessante ela já ter sido adaptada pelo Hitchcock, além da abordagem desse livro em que você vai avaliando como é a índole dos personagens.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Gostei da capa, muito bonita! Mas não é o tipo de história que seria interessante pra mim, são tantos questionamentos que a leitura deve se tornar cansativa hahaha mas ainda assim me arriscaria só pra poder dar uma opinião sobre o livro hahaha
    Beijoss, Nada Produtiva ♥️♥️♥️

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sil! Tudo bom?
    Eu tô muito curiosa com esse livro desde que vi a premissa e o tanto de elogios que recebeu e tem recebido! Essa coisa da autora manipular quem tá lendo, quando bem feito, deixa a gente muito AAAAAAAAA das ideias.
    Vou tentar colocar em alguma TBR próxima!

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  7. OI.
    Amei saber que logo de cara veio a revelação, j´pa gostei do livro por isso e não tenho que ficar até o final ansiosa para saber quem é hahahahah
    Já quero ler.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sil!

    Eita nossa.. que relação doida a desses dois. Ela totalmente infiel, sem um pingo de amor pelo marido, e ele sendo trouxa de concordar com toda a situação. Dá pra ver pela sua resenha como a autora manipula os preconceitos do leitor, mas não sei se eu leria porque achei toda essa premissa já bem doida hahaa

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Gente!! Que doida essa história!! Pela resenha, fiquei com raiva dos dois já hehehe. Muito confusa a relação deles, né? E, sem dúvida, se fosse o oposto, acho que ela não seria idolatrada. Interessante refletir sobre essas questões, né? Enfim, apesar de não ler muito o gênero, fiquei curiosa para saber o final. =D

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  10. Nossa, eu acho que ia passar muita raiva em algumas partes da narrativa hehehe. Mas, apesar disso, parece ser interessante.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  11. sempre que leio bebo chá ou chocolate quente
    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi Sil!
    Parece uma leitura interessante. Já fiquei nesse dilema de mudar minha opinião sobre um personagem somente pelas coisas que a história apresenta. Eu gosto de ficar nesse dilema e fiquei curiosa quanto a leitura.
    Beijos

    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  13. Oi, Sil. Tudo bem? Parece-me um bom livro. Que bom que gostou, apesar das ressalvas. Ótima resenha. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo