02 junho 2022

Resenha | Mestres do Mistério - vários autores

Livro
: Mestres do Mistério
Série: Não 
Gênero: Romance Policial
Autores: Arthur Conan Doyle, Edgar Allan Poe, Jacques Futrelle, G.K. Chesterton e Wilkie Collins
Editora: Faro Editorial 
Páginas: 160
Ano: 2022

Sinopse:

Cinco mestres do suspense estão reunidos em uma sala trancada... 

Imagine o seguinte cenário: um personagem resolve se isolar em uma sala. Diz que quer se concentrar, que precisa de alguns minutos para si, e dá a entender que se sente ameaçado por outra pessoa. Na despedida, faz questão de trancar a porta por dentro. E algo suspeito acontece. Horas depois, ele não responde às batidas na porta. Então ela é arrombada. Dentro da sala, descobrimos o seu cadáver, com indícios de assassinato. Mas como é possível, se a porta ficou o tempo todo trancada e a chave continua na fechadura, do lado de dentro? 

Essa premissa consagrada pelos escritores mais talentosos é o ponto de partida de todas as histórias reunidas neste livro. E o segredo por trás de cada trama cabe a você descobrir! 

Então, apure os sentidos, aguce seu senso de detetive e prepare-se para entrar em um mundo de suspense e mistério, desfrutando das histórias mais criativas publicadas em todos os tempos. 

Com curadoria de Victor Bonini!

Resenha:
Desde que vi a Faro anunciando esse livro, eu já desejei ele. Como fã de livros de mistério desde que me conheço por gente, é claro que assim que ele chegou aqui em casa já furou a fila na pilha de leitura e acabei lendo ele em um dia de tão bom que é. Como vocês podem ver pela sinopse, o livro tem a curadoria do Victor Bonini, de quem já resenhei alguns livros aqui no blog e que assim como eu é fã da Agatha Christie. Bonini reuniu nesse livro cinco contos que partem da mesma premissa, mas não é somente essas cinco histórias que usam o mistério do quarto fechado como ponto de partida, ela é bem comum nos romances policiais porque prende o leitor em um mistério considerado praticamente impossível de desvendar.

Mas não quando temos detetives como Sherlock Holmes em cena. Logo no primeiro conto já vamos nos deparar com o detetive inglês no conto A aventura dos dançarinos. Por já ser fã do Arthur Conan Doyle e seu famoso detetive eu já havia lido esse conto anteriormente, mas confesso que depois de tantos livros lidos as histórias se embaralham em nossa mente e da história só lembrava mesmo é das figuras dos dançarinos. E temos mais uma história incrível do autor com um desfecho surpreendente. Mas o que chama a atenção nos livros com o detetive não é nem a resolução do caso em si, e sim a forma como a mente do detetive trabalha e de como ele consegue solucionar o caso que seu amigo e parceiro o Dr. Watson, assim como o leitor, nem imagina antes de ele revelar os detalhes. 


O segundo conto, Os assassinatos na Rua Morgue do autor Edgar Allan Poe, também foi uma releitura. Esse conto foi meu primeiro contato com o autor e foi o que mais gostei dele até agora dos que eu li. Aqui também temos um cenário onde é praticamente impossível descobrir o que aconteceu, e o crime e a resolução em si é ainda mais interessante do que a do conto anterior. E confesso que achei que o autor deu uma viajada na resolução do mistério, mas ainda assim é impressionante. Também pouco me lembrava da história, só tinha uma coisa muito clara na minha mente quando lembrava desse conto, a capa do livro que peguei emprestado na biblioteca municipal aqui da minha cidade. Era uma capa bem feia por sinal, e relendo agora vi que a capa traz um baita de um spoiler.

O terceiro conto foi o que mais me prendeu e se tornou meu favorito do livro. Em O problema da cela 13, Jacques Futrelle traz um personagem que fiquei encantada em conhecer. Já disse aqui em outras resenhas o quanto personagens inteligentes me atraem e o professor Augustus Van Dusen está bem acima da média. Já me apaixonei pelo personagem e vou querer ler outras histórias com ele. Eu fiquei vidrada no conto esperando que ele ia cumprir o que prometeu, fugir de uma cela trancada em uma semana usando a mente, apenas tentando descobrir a forma que ele ia conseguir. E assim como os outros personagens do conto, fiquei besta com o desenrolar da história e das revelações finais.


Em seguida temos O homem invisível do autor G. K. Chesterton. E foi o que menos gostei dentre os cinco. Precisei ficar pensando nele um tempo antes de passar para o próximo conto porque de primeira não entendi muito bem a história, principalmente o final. E por ultimo temos A história do viajante a respeito de uma cama estranhamente ruim do autor Wilkie Collins. Achei a história bem intrigante também, assim como no segundo e quarto conto, ela tem um tom mais sombrio que deixa o cenário mais sufocante e intrigante. E finalizou o livro com chave de ouro. Se você assim como eu aprecia romances policiais, esse livro vai ser uma bela aquisição a sua coleção. 

E agora preciso falar dessa edição que mais uma vez temos a Faro arrasando. A capa é paperback, mas parece ser capa dura de tão lindo que são os detalhes nela. As gravuras lembram bastante molduras com detalhes específicos das histórias. Na hora lembrei das edições de colecionador que tinham nas bibliotecas. Na contra guarda, na folha de rosto e nas aberturas de capítulos temos ilustrações lindas dos autores. E um detalhe que amei é que temos a tradução das palavras de outros idiomas que são usadas durante a história, na forma de notas de rodapé. Eu amo os livros da Agatha, mas como faz falta a tradução de algumas palavras e até mesmo frases inteiras usadas pelo detetive Hercule Poirot.   

Nota:






11 comentários:

  1. Oi Silvana, tudo bem?
    Gosto de um bom mistério, então já fiquei curiosa para conhecer cada conto. Dica anotada!!!

    *bye*
    Marla
    http://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oii, não conhecia esse livro, mas adorei sabe que Edgar Allan poe está nele rs. Estou muito entusiasmada para saber mais a respeito☺
    Beijos!
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  3. Que bonita essa edição Silvana, fiquei morrendo de vontade de ver de perto. E de ler também, adoro um bom mistério. :)

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil, como você está?
    Nossaaaa, Victor Bonini!!!!!!! Eu gosto tanto dele! Acho que ele não voltou ao Brasil ainda né? Bom, deixa a fofoca pra depois, vamos falar do livro em si.
    QUE CAPA É ESSA? Eu também pularia ele na frente de todos os outros, ainda mais sendo um dos seus gêneros favoritos!
    Pessoalmente, não gosto tanto do Poe e isso me desanima, mas acho que merece uma chance, parece um LIVRÃO!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil, eu estou apaixonada por esse livro desde a primeira vez que vi a Faro anunciando. É um dos meus desejados, agora mais ainda, sabendo dos contos que tem. Até então, só tinha visto do Conan Doyle e já fiquei de olho, haha.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  6. Oie, não sabia que o livro era tão lindo por dentro. Já tinha me interessado pelos dois primieros autores e quero muito ler a obra.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Adorei a ideia dessa coletânea. Será ótima pra conhecer alguns autores clássicos novos, que ainda não li. Fiquei encantada com essa edição quando vi pelos stories da Faro.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil! Vou ler essa semana e estou com expectativas altas. Há histórias aí que faz tempo que quero ler. A edição é linda mesmo.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil,
    Ainda não conhecia esse livro, mas como também sou fã de mistérios, suspenses e afins, já coloquei o título na minha lista de futuras leituras. Tenho vontade de ler O Homem Invisível, uma pena que o conto não tenha de conquistado tanto quanto os outros. Ahh e a edição parece mesmo estar linda, mesmo já conhecendo alguns contos, o livro é lindo para se ter na estante.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  10. Oi, Sil. Tudo bem? Parece uma antologia de excelência este livro. Fiquei tentado a ler a obra. Que bom que gostou. Abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil, tudo bem?
    Achei linda essa capa e o livro sem dúvida é de um gênero que eu aprendi a amar recentemente. Me decepcionei um pouco ao saber que os contos do Doyle e do Poe eu já li, mas ainda estou curiosa pelos outros 3.

    Até breve;
    Te espero nos meus blogs!
    Mente Hipercriativa (Livros, filmes e séries)
    Universo Invisível (Contos e Crônicas)

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo