26 junho 2022

Resenha | O Retorno do Rei - J. R. R. Tolkien

Livro: 
O Retorno do Rei
Série: O Senhor dos Anéis #3
Gênero: Fantasia
Autor: J. R. R. Tolkien
Editora: Martins Fontes
Páginas: 450
Ano: 2000

Contêm spoilers dos livros anteriores.

Resenha:
As forças do mal estão se reerguendo e Sauron, o Senhor do Escuro, está a procura do seu anel, e é só uma questão de tempo até ele encontrar, já que o Um anel também quer voltar para seu Senhor. Por todos esses anos o Um Anel esteve em posse de Bilbo Bolseiro que ao decidir desaparecer deixou o Um Anel para seu sobrinho Frodo, que agora vai ter a missão ingrata de levar o Um Anel até Mordor, local onde ele foi forjado, para destruí-lo. Mas Frodo não vai estar sozinho nessa jornada. Uma comitiva com representantes de vários povos é formada. Mas durante a viagem eles sofrem algumas perdas e acabam se separando com Frodo e seu fiel amigo Sam seguindo rumo a Mordor enquanto Aragorn, Legolas e Gimli seguem a procura de Merry e Pimpim que foram levados pelos orcs. 

Sam e Frodo acabam se encontrando com Gollum, que serve de guia para a dupla de hobbits, mas o poder do Um Anel é mais forte que a criatura e Gollum leva Frodo direto para morte. Sam pega o Um Anel para tentar cumprir a missão, mas descobre que Frodo ainda está vivo, mas foi capturado pelos orcs. E enquanto isso Aragorn, Legolas e Gimli não encontram apenas os hobbits sequestrados, mas também Gandalf, que eles acreditavam estar morto. Eles acabam tendo um confronto com Saruman que estava se comunicando com Sauron através de um palantír (uma espécie de bola de cristal), e Pimpim movido pela curiosidade acaba usando o objeto e Sauron além de ver o hobbit e achar ser ele o portador do Anel, descobre os passos do grupo. 

Por isso o grupo acaba se separando mais uma vez, já que Gandalf  na tentativa de proteger Pimpim leva o pequeno com ele para Minas Tirith, para tentar alertar Denethor para a guerra iminente. Já Merry permanece junto dos Cavaleiros de Rohan e, Legolas e Gimli acompanham Aragorn pelas Sendas dos Mortos, local de onde ninguém nunca voltou vivo. Mas Aragorn como herdeiro de Isildur é o único que pode tentar mudar isso. E eles precisam de toda ajuda possível, seja ela dos vivos ou dos mortos. Cada um tem uma missão pela frente nessa guerra que já começou, porque a escuridão já se abateu sobre a Terra Média e eles tem muitas batalhas para lutar e sua única esperança é distrair a atenção de Sauron até que Frodo consiga destruir o anel. 


Tentei fazer um apanhado geral de como está a situação até o momento, mas isso tudo que falei não chega nem a 1% do que a história realmente entrega. Tem tanta coisa acontecendo, tantos cenários e personagens e cada um deles lutando em uma batalha diferente e tudo está ligado, e a gente fica até sem fôlego durante a leitura. Foi um nervoso, um roer de unhas, a gente torce, chora, ri, passa raiva com alguns personagens e até luta com eles. Porque se for ver é uma luta de um David contra milhares de Golias. Fica aquela sensação, é vocês são bons, mas já viu a quantidade de soldados que tem do outro lado? E soldados que não se importam em morrer.

Os dois primeiros livros são excelentes, mas se comparados a esse, eles chegam a ser somente bons de tão perfeito que é esse terceiro livro. É uma obra prima, tanto que é referencia do gênero e como disse na resenha do segundo livro, se você não leu os livros, você ainda não sabe o que são livros de fantasia. A leitura é difícil no começo? É sim, mas depois que você começa não consegue mais largar. Eu inventei de reler os livros no ano passado e acabei em uma ressaca literária de livros do gênero porque não tem comparação com os outros. Depois que você lê Tolkien parece que os outros livros perdem a cor. E só agora consegui finalizar a trilogia. E a vontade é de começar tudo de novo hehe. 

E eu ainda tive uma dificuldade adicional na leitura. Minhas edições são as da Martins Fontes, cujas páginas são brancas e as letras minúsculas. Tente ler eles a noite e com sono. Embaralha tudo e por vezes lia a mesma linha de tão confuso que ficou. Mas ainda assim gosto dessas capas antigas. E por falar em edição, não sei como está a nova da HarperCollins, mas nessa que tenho tem os mapas, um apêndice com árvore genealógica, linha do tempo, calendário, pronúncia, o que torna o universo criado pelo autor ainda mais rico e interessante. Mas na minha opinião eu preferia ter lido algumas dessas informações antes de começar a ler a história, e não depois de terminar. Teria deixado a leitura mais proveitosa. 

Quando comecei a releitura da Saga do Anel não sabia que havia uma nova adaptação desse universo da Terra Média em andamento, agora as expectativas estão lá nas alturas. Até porque de tantas adaptações que temos, os filmes da trilogia são uns dos poucos que eu gosto bastante. Mesmo tendo mudado muita coisa, dando destaque para algumas situações e personagens que são apenas mencionados nos livros, Arwen e seu romance com Aragorn que o diga, ainda é uma boa adaptação porque a essência da história e dos personagens estão ali. Mas novamente se você só assistiu e não leu os livros, saiba que está perdendo muita coisa.

Agora vamos falar sobre o melhor personagem dessa trilogia: Samwise Gamgee. Quem seria Frodo nesse churrasco se não fosse o Sam? Ele é leal, corajoso, sensato, habilidoso, sábio e quando nada disso dá certo, ele ainda continua porque é o certo a se fazer. Frodo tem lá seus méritos, mas sem Sam ele não teria chegado nem na metade do caminho. Os quatro hobbits na verdade são os protagonistas dessa história, porque tudo começa com eles e termina com eles. Merry e Pimpim também provam seu valor e fazem a diferença nessa luta do bem contra o mal. E outra pessoa que tenho que destacar é a personagem mais corajosa desse terceiro livro: Éowyn. Dentre tantos homens e praticamente três mulheres na história, é uma delas que tem colhões para ir lá e enfrentar o cara. E até por isso acho que preferia um final diferente para ela.

E além de todas as coisas perfeitas e maravilhosas que existem nessa história, o melhor de tudo na minha opinião é que existe um depois. Sim, o livro não acaba com o final da batalha como acontece em todos os livros de fantasia. Eu tenho um nervoso de saber o que aconteceu com os personagens, quem casou, quem teve filho, como ficou o psicológico deles e não tem. Mas nesse não, umas boas 100 páginas foram reservadas para mostrar como ficaram as coisas após a guerra. E eu poderia ficar aqui horas falando sobre cada um deles e descrever meu amor por Aragorn, Legolas, Gimli, Gandalf e até mesmo Gollum que querendo ou não esteve presente quando eles precisaram dele, mas vou parar por aqui, porque sei que quase ninguém lê resenhas enormes. Só me resta indicar os livros para todos amantes de fantasia. E se você assim como eu já leu os livros, bora reler hehe.

Nota:







9 comentários:

  1. Oi Sil! Conheço a história só dos filmes, que são maravilhosos, mas tenho imensa vontade de ler a obra escrita. Você fala com tanta empolgação, que dá vontade de correr e começar a ler na hora. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil, estou ensaiando a releitura da trilogia faz tempo, mas preciso! Gosto da trilogia toda, foi uma longa jornada e muito prazerosa de ler!

    Bjs, Mi

    Na Nossa Estante

    ResponderExcluir
  3. Oie, que desfecho emocionante. Nunca li o livro, então imagino que a experiência seja totalmente diferente do filme, o que espero conhecer.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  4. Eu me sinto meio ET por nunca ter lido Tolkien haha mas não faz muito meu genero!
    Adorei a resenha!!
    Beijinhos
    Tati
    https://conclusoesliterarias.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá.
    Conheço esse livro, acho a edição muito bonita mas, ainda não consegui ler.
    Amei a resenha. A maneira que você escreve é clara e acaba instigando ainda mais a curiosidade.
    Beijos.




    http://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi
    que bom que gostou de reler esse terceiro e achou melhor que os dois primeiros, eu já assisti alguns filmes, mas confesso que não sou muito ligada a esse mundo do senhor dos aneis até por isso eu nunca tive vontade de ler, mas quem sabe um dia. Eu quero reler uns livros meus, mas tenho tanto livro novo que acaba não sobrando tempo.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Sil. Como vai? Que bom que gostou. Particularmente gosto das obras do autor. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Sil, um dia eu consigo ver todos os filmes até o final.
    Ai se funcionar, eu pego os livros, mas a verdade é que eu sei que não vou conseguir porque eu já estou quase desistindo de ler GOT, e olha que eu até tenho os livros, mas não consigo me empurrar a ler! É denso demais, num tema já bem complicado para mim... Fantasia clássica tem que amar, rs.
    beeeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil, eu sou da turma que ama fantasia, mas nunca leu Tolkien, haha. Eu sou fã apaixonada de As Crônicas de Nárnia, porém não me animei em ler O Senhor dos Aneis, por saber da linguagem extremamente descritiva, que infelizmente não é para mim. Mas fico muito feliz que você tenha curtido a releitura. Vi que a Harper Colins está relançando diversos clássicos e estou curiosa também para ver como ficaram as edições.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob


    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo