13 abril 2022

Resenha | As Duas Torres - J. R. R. Tolkien

Livro: 
As Duas Torres
Série: O Senhor dos Anéis #2
Gênero: Fantasia
Autor: J. R. R. Tolkien
Editora: Martins Fontes
Páginas: 364
Ano: 2009

Contêm spoilers do livro anterior.

Resenha:
Frodo recebeu uma missão ingrata: levar o Um Anel, que governa todos os outros, até o local em que foi forjado para destruí-lo. Isso enquanto as forças do mal estão cada vez maiores e Sauron, O Senhor do Escuro, clama por ter seu anel de volta. Mas Frodo não foi sozinho nessa jornada, nove formam a comitiva para a Montanha da Perdição em Mordor. Mas nem todos eles vão chegar ao seu destino. Enquanto todos acreditam que Gandalf está morto, um deles sucumbe ao poder do anel e acaba fazendo Frodo tomar uma decisão as pressas e assim ele segue com Sam enquanto os outros acabam dispersos por um ataque de soldados-orcs.

Durante o ataque, Boromir é ferido mortalmente e não consegue proteger os hobbits, e Merry e Pimpim são levados pelos orcs. E antes de morrer ele pede que Aragorn vá para Minas Tirith e salve seu povo. Mas Aragorn não pode deixar seus companheiros de viagem para trás e junto com Legolas e Gimli eles partem no encalço dos orcs, que eles descobrem estar a serviço do mago traidor, Saruman. Mas a busca termina quando eles encontram Éomer junto aos Cavalheiros de Rohan, que diz ter acabado de matar os orcs que eles estão perseguindo e não havia nenhum Hobbit ente eles. O que aconteceu foi que os dois conseguiram fugir e se encontram com Barbárvore, o mais velho dos ents da Floresta de Fangorn.

Enquanto isso Frodo e Sam começam sua viagem para destruir o Um Anel, primeiro de barco, depois a pé, praticamente sem ter ideia do caminho a seguir. E eles não estão sozinhos, Gollun/Sméagol segue a dupla de amigos de perto. Eles conseguem dominar a criatura, mas Frodo se compadece e não tem coragem de matá-lo. Então fica decidido que Gollun vai guiá-los até Mordor. Gollun promete servir ao mestre do "precioso", mas Sam não confia nele nem um pouco, ainda mais que a criatura parece estar em uma luta consigo mesmo. E a desconfiança só aumenta quando Gollun diz que conhece outro caminho para entrar em Mordor. Um caminho que passa pelas Montanhas da Sombra: Cirith Ungol.


Eu demorei horrores para reler esse livro porque acabei tendo uma ressaca de livros de fantasia bem no meio da leitura e deixei-o de lado por um tempo. Mas quando passou voltei a ler e finalizei em dois dias. E não entendo como tem gente que diz que gosta de livros de fantasia e não gosta dos livros do Tolkien. Essa trilogia é mais do que perfeita. E sem falar que foi a inspiração para todos os outros autores do gênero. O que sempre vejo falarem é que os livros são chatos e a escrita arrastada. Eu não consigo ver isso. A cada detalhe que o autor acrescenta é só mais uma cereja para coroar o bolo que já está maravilhoso.

E o engraçado que eu achava esse livro o mais fraco da trilogia com as lembranças dele da minha primeira leitura, mas agora só penso onde que achei que esse livro era mais fraco? Talvez eu tenha estranhado o livro ser dividido em duas partes e não ter elas intercaladas. O grupo se separou e vamos acompanhar a história de um grupo de uma vez e só depois a história do outro. Mas as duas partes são igualmente boas e fiquei sem saber qual parte dessa jornada que gostei mais. A primeira metade ou livro três, tem mais ação, no sentido de batalha, mas na segunda ou livro quatro, o clima é mais sombrio com o anel ficando mais forte quanto mais se aproxima de seu mestre e também temos uma cenas de arrepiar.

As cenas vão passando como um filme na nossa mente. É tudo tão bem descrito que dá para assistir as palavras. E olha que é um mundo completamente diferente, com lugares e criaturas que a gente nunca ouvir falar e por vezes dá até um nó na língua ao tentar pronunciar. O certo é que roí as unhas de desespero por ver os caminhos de nossos heróis se tornando cada vez mais perigoso e eles lá, principalmente a dupla de hobbits, totalmente inocentes e despreparados para o que está por vir. Mas o que lhes falta de força e habilidades, sobra em coragem e lealdade. Nesse segundo livro é que podemos ver como Sam é o melhor personagem dessa série e que lealdade é seu segundo nome. 


E aqui mais uma vez podemos ver como as adaptações que não são tão fiéis influenciam nossa opinião. Na minha cabeça que claro, ficou mais as lembranças do filme, o Gollun se rebelava mais pelas atitudes do Sam, mas de acordo com o livro ele não teve nenhuma culpa e enxergou desde o começo o que estava para acontecer. E falando no Gollun, ele é aquele personagem que a gente tem uma relação de amor e ódio porque você quer que o personagem se redima, mas ele ficou tanto tempo com o anel que isso é quase impossível. É só ver como o anel influenciou outros personagens que praticamente nem tiveram tanto contato assim com o Um Anel.

E dos personagens da outra metade da história, o grande destaque vai para Barbárvore. As cenas com ele foram as mais fascinantes. Vou até assistir o filme novamente para ver se ele teve esse reconhecimento que teve no livro, porque não lembro muito bem. Aragorn continua um personagem misterioso e não tem aquele destaque todo dos filmes, esperemos o terceiro livro. E Legolas e Gimli também se destacam pela amizade e a disputa saudável entre amigos. Mas enfim, o fim nos espera e não vejo a hora de reler o terceiro e ultimo livro da saga. E termino indicando os livros, mas leiam em outra edição porque essa que estou lendo as páginas são brancas e a letra minúscula, o que atrapalha um pouco o ritmo da leitura.

Nota:








11 comentários:

  1. Oi Silvana, eu não sou muito de livros de fantasia, por isso não li. E também não sou muito de filmes de fantasia, mas curiosamente assisti os filmes. Acho que esse universo do Tolkien é tão fascinante que tenho até vontade de ler tudo um dia. Os livros já se tornaram clássicos, né? Projeto pro futuro!

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil!
    Ainda não li nada do Tolkien, acredita? Mas tenho muita vontade! Só acho que antes vou ler As Crônicas de Nárnia, hehehe.
     Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
  3. Oiee! Sil, acredita que nunca li nada do Tolkie?!!! Comecei a me interessar por esse gênero a pouco tempo, comprei as Crônicas de Nárnia e o Hobbit, mas ainda não li nenhum deles haha!
    O Senhor dos Aneis esta na minha lista.
    Obrigada por alertar sobre a Edição, não curto páginas brancas e pior ainda letras minúsculas 🤣🤣🤣🤣

    Beijinhos
    Tati
    https://www.conclusoesliterarias.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Tenho a trilogia e outros livros do J. R. R. Tolkien mas ainda não os li, só vi os filmes mesmo. Os filmes adoro, vamos ver se gostarei dos livros também, já que tem suas diferenças e a escrita é densa.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sil!
    Eu ainda não tive a oportunidade de ler essa trilogia! Tenho muita vontade. Sua resenha foi um lembrete para eu parar de enrolar. Assim como parei a enrolação em relação aos livros da Jane. Já li alguns ensaios escritos por Tolkien durante a faculdade e gostei bastante da escrita dele e de suas explicações. Assim que puder, lerei sim.

    beijos

    https://duquesaazarada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sil! Tudo bom?
    Eu terminei a leitura dele recentemente e já me deu saudade e vontade de reler. Ele só não é meu favorito da trilogia porque O Retorno do Rei existe, mas amo tudo. Principalmente Rohan! Meu arco favorito, meus personagens favoritos <3

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil, como você está?
    Primeiro lhe desejo uma feliz e abençoada Páscoa! ♥
    E sobre a leitura, você é meu orgulho! Eu sempre quis ler algo do Tolkien, mas eu não consigo nem terminar de ver todas as adaptações, imagina se eu pego o livro? kkkk
    Um dia vai, nem que seja pelos filmes! kkkk
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oie, tenho muita vontade de ler esses livros, tanto que compreo o box haha. Ele ta meio esquecido na estante, mas quero mudar isso.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  9. Eu sou a fã de fantasia que foge do Tolkien, haha. Mas eu fujo porque são verdadeiros tijolos e não sei se dou conta, especialmente por estar na fase de querer livros mais curtos. Quem sabe um dia eu dê uma chance às obras do autor, até porque realmente ele é uma inspiração, até para os jogos de RPG atualmente.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  10. Oi, Sil. Como vai? Para mim é uma surpresa você curti R.R.Tolken. Eu gosto de suas obras, embora eu as ache um pouco cansativa. Sua resenha está maravilhosa. Abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá Silvana
    Assisti os filmes mas nunca li os livros .Aliás nunca li nada desse autor .Fantasia não é um gênero que eu curto muito Mas entre ler um livro de fantasia e assistir um filme desse gênero vou sempre preferir assistir.Filmes de fantasia funcionam melhor para mim do que livros.

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo