31 julho 2014

Resenha | Menino de Ouro - Abigail Tarttelin

Começo essa resenha dizendo ser esse um dos livros que mais me emocionaram durante a minha vida. E quando digo emoções, não me refiro a lagrimas e sim sentimentos que eu achava que nem poderia sentir lendo um livro. Chorei sim, mas foi muito mais do que isso. Foi uma mistura de amor, raiva, revolta, pena, solidariedade, impotência, agonia, compaixão, curiosidade, ingenuidade e até em alguns momentos dor física. E assim terminado o livro, posso dizer que Max é sim um garoto de ouro, mas não por sua vida perfeita, e sim por sua coragem em enfrentar algo que poucos, muito poucos enfrentariam.

Max Walker, nosso protagonista, tem uma vida perfeita. Ele é o filho que todos os pais pediram a Deus, sempre obedece em tudo, ajuda no que pode e ainda é legal com seu irmão mais novo. Ele é o capitão do time de futebol da escola, e sempre está rodeado de garotas interessadas nele. Sem contar que ele só tira ótimas notas e é um dos melhores alunos da escola. Ele é a combinação perfeita entre o atraente e o inteligente. Ele é o melhor amigo que alguém poderia ter, sempre está pronto para ajudar e aceita ficar em segundo plano para que seu amigo possa ficar em destaque. Só tem um porém, Max Walker tem um segredo...

Um segredo que apenas sua família e seu melhor amigo Hunter conhece. Hunter é como se fosse da família, pois, ele é filho da melhor amiga da mãe de Max e eles foram criados juntos. Por isso desde pequeno, quando tomaram banho juntos pela primeira vez, Hunter descobriu seu segredo. Mas Hunter é de confiança, ele nunca contaria a ninguém. E para a família de Max, o segredo tem que ficar para sempre escondido. A imagem da família perfeita tem que permanecer. Sua mãe Karen, é uma famosa advogada, ela tem até a roupa perfeita para ser usada em cada ocasião, a roupa perfeita do trabalho, a roupa perfeita de mãe; Seu pai Steve, é um exemplo de pai de família e favorito a um cargo politico.

Mas toda essa perfeição depende do segredo de Max continuar sendo um segredo. E logo no começo do livro um acontecimento vem abalar essa segurança. Uma das pessoas que conhecem esse segredo, acaba traindo a confiança de Max. Da forma mais suja que alguém poderia fazer isso. Max, enfrenta tudo calado, sofrendo toda a dor física e psicológica sozinho, mas na primeira oportunidade ele procura a Dra. Archie que vai ajudá-lo passar por isso. E é lá no consultório que ele encontra Sylvie, sua futura namorada. Numa narrativa intercalada entre o ponto de vista dos vários personagens, vemos o desenrolar da história, da revelação do segredo e das consequências dele na vida de de todos, principalmente na do Max.

"— A coisa mais assustadora é um segredo, ele diz
— Como um segredo pode ser assustador?
— Segredos são como vermes invisíveis — Max diz lentamente — Não, são como zumbis. Eles saem e comem as suas entranhas, e você fica vazio e não consegue ser corajoso. Eles comem... as suas cordas vocais, então você  não tem voz. Eles sugam todo o oxigênio e você não consegue respirar."

 Eu ganhei esse livro em uma promoção, na verdade eu pude escolher entre três livros, e quando escolhi esse, a pessoa que era responsável pelo sorteio me disse que eu tinha feito uma ótima escolha, que Menino de Ouro era um dos melhores livros que ela tinha lido na vida. Eu pensei que bom, mas não dei muita importância. Esses dias olhando na estante a procura do próximo livro para ler, me decide por ele. Ah, se arrependimento matasse. Porque causa, motivo, razão ou circunstancia eu não li esse livro antes? Só posso pensar que não estava na hora, que eu ainda não estava preparada para apreciar uma leitura tão impar quanto essa.

Já disse acima o quanto ele me tocou. Mas parece que por mais que eu escreva nessa resenha, irá ficar muito abaixo do que merece esse livro. Irão faltar palavras para descrever tudo o que ele representa. Não conhecia a autora, mas dou a ela meus parabéns por abordar um assunto tão difícil e que quase não tem informações sobre. Li em alguns blogs que o livro abordava a sexualidade, mas nunca imaginei que era esse o assunto especifico. É muito mais do que eu podeira imaginar. Se você não gosta de livros com cenas fortes descritas na integra, não leia, pois logo no começo, a autora descreve uma cena chocante. Para não me alongar mais, pois sei que a maioria das pessoas não leem resenhas enormes, só posso dizer leia esse livro e se apaixone pelo Max, assim como eu me apaixonei.
Nota:



24 comentários:

  1. Oi Silvana :)

    Eu estou louco nesse livro, meus colegas já leram e dissera que é maravilhoso. Sua resenha serviu para intensificar ainda mais minha vontade de ler. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Sempre tive vontade de ler esse livro, mas ainda não tive a oportunidade. Com sua resenha, a vontade só cresceu.
    Livros tocantes são os melhores.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de julho

    ResponderExcluir
  3. Puxa Silvana! Nunca tinha sequer ouvido falar sobre esse livro e sua resenha acabou de me convencer a comprá-lo AGORA para ler! Obrigada pela dica! Já imagino que vá gostar bastante!
    Você leu Extraordinário? Fui com um super pé atrás pq não acreditava em tudo que falavam a respeito dele e fiquei caidinha pelo Auggie! Pela força, pela coragem!
    :*

    ResponderExcluir
  4. Oi Silvana
    Sua resenha me impressionou, ler logo no começo que "esse foi um dos livros que mais te emocionaram durante a sua minha vida", me deixou bem curiosa para saber mais sobre a história. Quando terminei de ler toda a sua resenha, fui até um site de compras e comprei o livro, isso mesmo, já comprei e vou ler em breve.
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  5. Sinceramente nunca tinha ouvido falar desse livro e bem, sua resenha realmente me empolgou pra ler ele. Já adicionei nos meus desejados e se tudo der certo, logo logo o lerei!

    Beijinhos, Thamires R.
    http://marcaprovisoria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil!!

    Nossa!
    Que resenha foi essa?? Parabéns!!!
    Eu não tinha ouvido falar sobre o livro mas estou super curiosa pra descobrir esse segredo e entender o que está acontecendo. Quero me sentir que nem vc ao ler... Acho que quando isso acontece o livro cumpriu o seu papel.

    Beijinhos,
    entrechocolatesemusicas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. cara se eu fosse olhar o livro logo de cara eu não me interessaria por ele, mas gostei da resenha.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  8. Gostei da resenha, não conhecia o livro ainda.
    Anotei a dica aqui, quem sabe ele não entra na minha lista de leitura para este ano ainda?

    detudoumpouco28.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Nossa sério não dava nada nesse livro, se não fosse sua resenha provavelmente nunca nem me interessaria por ele mas agora preciso achar pra compra nem que seja e-book *-*
    Beijos,

    Amanda
    www.divaliterario.com.br

    ResponderExcluir
  10. Dá para perceber o quanto você se envolveu e gostou do livro á cada palavra dita. Percebi a forma como você queria dá enfase aos pontos positivos. Tenho curiosidade sobre o livro, mas confesso que nunca foi tão extrema como agora, ao ler sua resenha. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia o livro ainda, gostei muito da resenha, super completinha
    Beijos
    http://segredosdacahlima.blogspot.com.br/
    P.S. Criei meu canal no youtube a pouco tempo, se puder se inscreve lá
    https://www.youtube.com/channel/UCbXdcVKY5mYCuN-Guxar0GA

    ResponderExcluir
  13. Hum...que tudo de bom! Nunca tinha ouvido falar nesse livro, mas me interessei. Você e a menina de quem você ganhou o livro falaram super bem. Quero ler.
    Beijos!
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  14. Sem ler o livro já sei qual o segredo de Max! Haha, amei a resenha!
    Beijokas da Dany ♥

    Blog Montada no Estilo - - > WWW.MONTADANOESTILO.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
  15. Amei a resenha!
    Não li o livro ainda, mas parece ser muito bom. Já coloquei na lista! :D
    Beijo

    http://canastraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Sil, tudo bem?

    Nossa, vc me deixou curiosíssima. Preciso ler esse livro tb. Tenho uma ideia do que se trata. Mas se foi um dos melhores que vc já leu, preciso dar uma chance a ele tb. Sei muito bem como vc se sente ao escrever a resenha =P Tb me sinto assim, as vezes.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  17. Eu ainda não li o livro, mas preciso ler urgentemente.
    Certeza que vou me encantar.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  18. Oii Sil!
    Que delicia você então escolheu bem! :)
    Não conhecia o livro, mas sua resenha, encantadora, me deixou super curiosa! Parece ser aquele tipo de livro que a gente guarda com carinho!

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
  19. n li ainda, mas amei a resenha, ja esta na minha listinha
    Bjuuuuuu
    http://umabonecamasnaodeporcelana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. oie Sil
    uau, não conhecia o livro , mas sua resenha me deixou muito curiosa.
    Fiquei aqui imaginando diversas teorias para esse segredo.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  21. Nossa, eu nunca tinha ouvido falar desse livro, não o conhecia. Sua resenha ficou ótima e me deixou bem curioso. O livro deve ser ótimo!!! Preciso ler =D

    Até mais!
    Math // de-livro-em-livro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Oi, Sil!
    Esse livro parece ser incrível mesmo.
    Desde o mês passado venho desejando-o, pois o descobri a pouquíssimo tempo. Parece ser uma leitura incrível mesmo.
    Vários leitores o elogiaram e agora você foi mais um. Necessito urgentemente!
    Gostei muito de saber sua opinião. (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  23. Oi Sil!
    Nossa, o livro parece ser bem tocante mesmo. Adoro esses livros que nos trazem uma reflexão muito mais que um rio de choro. Acho importante que a literatura nos traga isso. Fiquei bastante curiosa e confesso que nem conhecia o livro, mas já o quero ler.

    Beijos, http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Eu ainda não li este livro, mas ele está na minha lista. As resenhas que leio sobre ele me encantam.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo