21 junho 2015

Resenha | Apenas um Ano - Gayle Forman

Livro: Apenas um Ano
Serie: Apenas um Dia #2
Autor: Gayle Forman
Gênero: Jovem Adulto, Romance
Editora: Novo Conceito
Páginas: 352
Ano: 2015

Resenha:
O livro começa com Willem acordando no hospital, em Paris. Ele está confuso e não lembra dos últimos acontecimentos. Apenas alguns vislumbres vem a sua mente. Vislumbres dela. O médico diz que provavelmente ele foi agredido por alguém e lutou com esses agressores. E conforme ele vai pensando, alguma coisa vai tomando forma, ele sabe que precisa ir, que tem alguém lhe esperando. O médico não quer deixar ele sair do hospital, pois ele está muito machucado. Mas Willem sabe que tem que ir, ou ele vai perdê-la. De repente um nome vem a sua cabeça: Lulu. Ele lembra do quarto branco onde eles estavam, mas ele não sabe onde fica esse quarto.

Ao ver que Willem vai partir de qualquer jeito, o médico acaba liberando-o. E quando ele deixa seu endereço para cobrança, ele acaba vendo o simbolo em sua caderneta. Está em chinês, mas ele sabe o que significa: dupla felicidade. Willem sai procurando qualquer coisa relacionada ao simbolo e por acaso, acaba no local exato em que ele se lembra de ter estado com ela, Mas é ai que ele percebe que Lulu foi o nome que ele deu a ela. Ele não sabe nada sobre ela, nem seu nome verdadeiro. Ele lembra também que ela não sabia falar francês, nem conhecia nada ali. Provavelmente ela ficou desesperada quando acordou e não viu ele em parte alguma. Os dois não tem como se encontrar. Foi apenas um dia incrível em sua vida. o acaso os uniu e o acaso os separou.
"Tudo o que sei é que ela é uma garota que se parece vagamente com Louise Brooks. mas o que é isso? Os contornos de uma pessoa, mas, na verdade, não mais reais do que uma fantasia projetada em uma tela."
Willen estava voltando para a Holanda quando conheceu Lulu, depois de dois anos fora. Seu pai faleceu e como sua mãe não tem cidadania holandesa, é ele quem tem que assinar os papéis para formalizar a venda da casa. Ma quando ele conheceu Lulu, foi como se o universo dissesse para que ele prestasse atenção, então ele desistiu da viagem e foi com ela para Paris. Foi apenas um dia, mas o melhor dia de sua vida. Ele tenta esquecer, mas tudo lembra ela. Então ele decide que se o destino quiser eles vão se reencontrar e com a ajuda de um amigo começa uma viagem pelo mundo a procura de Lulu. Mas o destino não parece estar a seu favor. Acompanhe Willen nessa busca, não só pela garota que  "manchou" ele, mas uma busca por si mesmo.
"Então conto tudo a minha mãe. Sobre essa garota, essa garota estranha e sem nome a quem eu não mostrei nada, mas que viu tudo. Conto a ela que, desde que a perdi, me senti perdido."
Apenas um Ano é e não é uma continuação de Apenas um Dia. O final de Apenas um Dia é angustiante, e assim que terminei, corri ler Apenas um Ano para saber o que tinha acontecido, pensando que a história continuava do ponto em que parou. Mas caí do cavalo. Em Apenas um dia vimos que Allyson e Willem tiveram um dia magnifico, mas acabaram se desencontrando e a história continua daquele ponto em diante e não sabemos mais nada sobre Willem, nem os motivos dele ter abandonado Allyson logo depois deles terem dormido juntos. É em Apenas um Ano, que vamos ver o que realmente aconteceu com Willem, e a história continua dali em diante com a narração de Willem e termina no mesmo ponto em que terminou Apenas um Dia.

Eu disse na resenha anterior que não consegui conhecer Willem, que só tinha a visão de Allyson sobre ele. Felizmente nesse livro, isso foi remediado. Willem não é um mocinho romântico que não vai olhar para nenhuma outra mulher até encontrar Allyson, nem o bad boy gostosão, que pega todo mundo e não está nem ai para ninguém. Ele é simplesmente humano. O que gostei e muito na autora foi isso, ela escreve pessoas reais. Willem acerta muito, mas não deixa de errar por muitas vezes também. E gostei muito de acompanhar seu amadurecimento durante a história. Posso dizer sem sombra de duvida que esses dois livros foram os mais românticos que li ultimamente. A autora mostrou que não precisa "se tocar" para demostrar amor. Allyson aparece uns 5 % nesse segundo livro, mas o romantismo está presente no livro todo.

Fiquei frustada algumas vezes durante a história. Teve momentos que eles estiveram tão perto um do outro, mas seus caminhos não se cruzaram. E o que dizer do final? Lendo algumas resenhas fiquei sabendo que tem um conto, Apenas uma Noite, que ainda não foi trazido para o Brasil que conta o que aconteceu depois do encontro deles. Mas mesmo se não vier, eu fiquei satisfeita com a forma como terminou. Eu que não gosto de finais abertos, achei que tinha tudo a ver acabar da forma como acabou. Só me resta recomendar o livro. Foi um dos melhores que li ultimante. E só uma coisa que fiquei chateada, foi que as capas dos livros são diferentes. Gosto de ter capas com o mesmo padrão na estante.

Nota:




20 comentários:

  1. Super pensei que era "Se eu ficar" mas parece ser um pouco parecido com ele, deu vontade de ler!
    Beijos

    www.batom-veermelho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil,
    Vejo tanta gente falando bem da autora, mas as premissas dos livros dela nao conseguem me empolgar.
    Que bom que a autora encontrou um ponto de equilibrio na composição do personagem. Acho que cair no extremo de mocinho romantico ou de bad boy já deu o que tinha que dar.
    Eu gosto bastante de finais abertos, e acho que sao poucos os autores que tem coragem para fazer isso.
    Abraço,
    Alê

    ResponderExcluir
  3. Preciso muito ler esse livro, estou com muita vontade <3 Mas me falta $$, hahaha !! Adoro os livros da autora, e acho que vou adorar esse também;

    Beijos
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. ainda não conhecia esse livro! parece ser bem envolvente. Me lembrou aquele filme Se eu ficar, já ouviu falar?
    amei seu blog!
    Beijos Gi
    Blog: http://ginabero.blogspot.com.br/
    Canal : https://www.youtube.com/user/Lilakarine/videos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme é baseado em um livro da mesma autora hehe.

      Excluir
  5. Olá!
    Apesar de tantas resenhas positivas sobre os livros da autora, não consigo me interessar muito pelo estilo dela. Até leria, mas não com tanta empolgação.
    Que bom que você gostou, espero que minha opinião mude quando eu me aventurar a lê-lo!
    Beijinhos

    Paixão de Leitora | Fanpage

    ResponderExcluir
  6. Ouvi falar muito bem desse livro, mas já vi que o final é o divisor de águas: ou você ama ou odeia. Estou meio temerosa pelo desfecho, então não sei se vou ler ou não, mas pela sua resenha deu para perceber que é um livro muito bem escrito.
    Eu também não esperava menos da Gayle, de qualquer forma.

    Beijos,
    Bi.

    - www.naogostodeunicornios.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Silvana!
    Não li nenhum dos livros, mas acho que ficaria frustrada sabendo que os dois não se reencontram. :(
    Acho que sou meio romântica demais hahaha!
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, Sil.
    Eu imaginava também que esse livro fosse uma continuação linear do anterior. De certa forma, saber que é apenas uma forma de aprofundar ainda mais o personagem me deixa mais animado. Afinal, sempre é bom conhecer de forma mais intrínseca os personagens que nos cativam.
    Excelente resenha.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  9. Oie,
    ainda não li o primeiro livro, mas a história de ambos parece ser boa, acho que vou gostar mais deste segundo do que do primeiro rs

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil, já li o primeiro mas nem sabia que tinha o segundo
    que legal
    beijão
    Um Mundo Em Duas 

    ResponderExcluir
  11. Oie Sil =)

    Tenho que ler o primeiro livro ainda, mas cadê tempo rs... Gosto bastante da narrativa da Gayle e estou bastante curiosa para conhecer essa história. Espero não me decepcionar.
    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  12. Oi
    gostei da resenha quero ler esse livro e apenas um dia também pois gostei da escrita da autora e é como você falou ela escreve personagens humanos.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi, Sil! Tudo bem? Como falei na resenha de Apenas Um Dia, estou mega interessado em ler esses livros, pois eles me parecem ser ótimos! Mas tem duas coisas que estou pensando aqui: 1- Será que eu vou engolir esses finais em aberto? e 2: Será que vou gostar dessas capas diferentes? Ah, a propósito: A Novo Conceito não relançou o primeiro livro seguindo o padrão do segundo? Eu vi que eles iam relançar, mas até agora não encontrei ele... Adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tony.
      Se não gostar do final aberto, tem um conto que conta o que aconteceu depois. Quanto as capas O primeiro livro vai ter uma capa combinando com o segundo. É que as minhas ficaram diferentes.

      Excluir
  14. Oi Sil! Amo realmente suas resenhas, mas não sei se eu leria esse livro, não fui muito com a cara deles... Ainda mais por ter continuação, fico receosa, sabe?
    Mas como sempre, você é maravilhosa, continue sempre com esse seu trabalho incrível!

    eraumavezlivrosecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Ótima resenha... deu até vontade de ler.

    SUA ESTANTE

    ResponderExcluir
  16. Oi Sil! Tudo bom?
    Você com essa resenha me tirou da cabeça algo bobo. Eu juro que eu achava que esse livro é continuação da série "Se eu ficar",como se fosse o terceiro livro.Acho que me deixei levar pela capa parecida demais. Agora já sei! rs.

    Bjão.
    Diego, Blog Vida & Letras
    TEM PROMOÇÃO no Blog, participe: http://blogvidaeletras.blogspot.com.br/2015/06/promocao-blog-vida-letras-e-os.html#comment-form

    ResponderExcluir
  17. Tive uma experiencia muito positiva com Gayle Forman este mês, porém ainda não tenho certeza se quero ler estes outros livros dela.

    seguindo

    http://vicioseliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oiii Sil, tudo bem??? Adorei a sua resenha, mas confesso que acho o tema um pouco batido :P
    Mas isso não quer dizer que não leria. As vezes os autores conseguem ser tão maravilhosos, que um clichê vira algo magnifico. Acho que eu ia curtir bastante :)
    E eu adoro finais abertos, hahahha
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo