16 junho 2015

Resenha | Apenas um Dia - Gayle Forman


Livro: Apenas um Dia 
Serie: Apenas um dia #1
Autor: Gayle Forman
Gênero: Jovem Adulto, Romance
Editora: Novo Conceito
Páginas: 384
Ano: 2014

Resenha:
Allyson Healey acabou de se formar no ensino médio e ganhou de presente dos seus pais, uma viagem para a Europa pelo Teen Tours! para que ela viva uma experiência cultural. Logo no segundo dia da viagem, sua amiga Melanie convenceu Allyson a cortar o cabelo bem curto. Segundo Melanie, elas tem que se reinventar para entrar na faculdade. Allyson quase surtou quando se olhou no espelho. Mas agora ela já se acostumou. Agora que a viagem terminou, quase todo mundo irá voltar para casa, mas Melanie e Allyson vão pegar um trem até Londres onde irão ficar três dias na casa de uma prima da Melanie. Mas elas ainda tem uma noite para se divertir com Shakespeare. E quando elas recebem um panfleto de um evento sobre o Bardo ao ar livre, elas decidem ir.

Na verdade é Allyson que decide ir por causa do garoto que estava entregando os panfletos. Elas mentem para a Sra. Foley e acabam assistindo um espetáculo magnífico de rua. O garoto dos panfletos é um dos atores da peça, mas Allyson não consegue falar com ele. Melanie estranha essa atitude de Allyson, pois, Allyson é toda certinha e detesta mentir. Mas logo depois ela volta a ser a Allyson de sempre e volta para o hotel dormir enquanto Melanie sai para aproveitar a última noite da viagem. No dia seguinte, elas pegam o trem e Melanie logo que entra no trem, começa a dormir e Allyson decide tomar café da manhã, já que não conseguiu comer nada no hotel. E para sua surpresa, e felicidade, ela encontra o garoto da peça.

Ele se apresenta como Willem e diz a Allyson que ela não se parece com uma americana e começa a chamá-lá de Lulu, abreviação de Louise, uma estrela dos filmes mudos, com quem Allyson se parece muito na opinião dele. E quando chegam a Londres, ele fica sabendo que Allyson queria ir a Paris mas essa parte da viagem foi cancelada por causa da greve dos controladores de voo. Então ele sugere que ela vá agora, que de trem são apenas duas horas de viagem. Allyson começa a arrumar um monte de desculpas, como não ter mais dinheiro e não saber falar francês, então Willem diz que ele paga sua passagem e será seu guia em Paris. Contrariando todas as expectativas, ela decide ir. O que será que aguarda Allyson nessa decisão impulsiva? Acompanhe Allyson nessa decisão que irá mudar a sua vida.
"Talvez tenha sido apenas faz de conta. Naquele dia, eu realmente me transformei em Lulu. Talvez não a Lulu do filme ou a verdadeira Louise Brooks, mas minha própria ideia do que Lulu representava. Liberdade. Ousadia. Aventura. Dizer sim."
Essa é a minha primeira experiencia com a autora e gostei muito do que li. Ela sabe como contar uma boa história. E sabe como deixar o leitor desesperado também. Ainda bem que já estou com o segundo livro aqui, senão essas horas já estaria surtando com o final do livro. O título do livro me enganou, fez com que eu pensasse que a história acontecia em apenas um dia. Só depois que fui entender que esse um dia não era o tempo da história, o um dia faz referência ao dia que mudou a vida de Allyson. Só depois que vamos conhecendo a história de Allyson é que vemos o que esse dia significou para ela. O dia que ela fingiu ser outra pessoa. O dia em que ela se libertou e realmente pode viver sua própria personalidade, não a pessoa que seus pais queriam que ela fosse e que ela sempre achou mais fácil de ser.

Pela história ter sido narrada na visão de Allyson pouco sabemos sobre o Willem. Fiquei em dúvida sobre quem ele era. Se ele era aquela pessoa mesmo ou se aquele era o Willem idealizado pela Allyson. Eu tive essa impressão dele, pois, ela mostrava ele de um jeito, mas as atitudes dele mostravam outra coisa. Espero que no próximo livro eu possa conhecer o verdadeiro Willem. Não vou estragar a surpresa contando o que acontece na viagem deles mas, eu não queria acreditar que aquilo tinha acontecido. Mas para Allyson foi o gatilho que impulsionou toda a mudança em sua vida. Só me resta recomendar o livro para quem gosta de um bom romance, mas que não abre mão de uma história mais profunda. Só um conselho, só comece a ler esse livro se tiver a continuação, Apenas um Ano, em mãos. Você vai terminar esse e querer ler o outro logo em seguida.

Nota:




14 comentários:

  1. Oi Sil!
    Que bom que você começou com o pé direito com a autora. Não foi o meu caso. Comecei por "Se eu ficar" e faço parte do time que achou que o livro foi mais badalado do que merecia, rsrs.
    Quanto a "Apenas um dia", não li, mas pelos comentários que leio, gosto do mistério que cerca o Willem e, claro, a viagem, né? :)
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não li nada dessa autora, acredita?Mas a sua resenha me fez ficar com vontade de ler ahahhaahha :)
    Sério.A história parece ser muuito bom. eheheheh!


    beeijos :)
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sil! Tudo bem? Ahhh eu PRECISO ler esse livro! A sua é a quarta ou quinta resenha mega positiva que leio para Apenas Um Dia e cada vez vou ficando mais e mais desesperado para ler essa obra! Não sou fã de romances mas algo me diz que vou adorar esse! :) Parabéns pela resenha!

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha! Já tinha lido um livro da Gayle Forman e estava louca para ler esse, mas acho melhor comprar Apenas um Ano antes de começar a leitura então haha

    Beijos!
    http://aluafoiaocinema.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Silvana tudo bem? lá no blog quem resenhou o livro foi a Lili e ela adorou, lendo também sua resenha fico cada vez mais inclinada para a leitura!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  6. Oie,
    tenho este livro em casa, mas ainda não li. Parece ser uma história bonita, mas não tenho certeza se vou gostar do livro rs
    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  7. Quase comprei esse livro ontem. ausuas Tenho curiosidade, dever ser realmente bom.

    http://blogexplicita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, Sil.
    Até a sua resenha, confesso que eu não tinha o mínimo interesse em ler a obra. Mas você me convenceu, de verdade.
    Acho que deve ser um livro com o desenvolvimento diferente dos demais romances, principalmente por se passar em um período tão curto de tempo.
    Excelente resenha.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  9. Olá
    fiquei bem chateado por saber que ele ganhou uma nova edição, muita sacanagem, tipo, a outra capa é mais bonita, kk, adorei esse livro Gayle é vida ♥♥
    Bjks
    Passa Lá No Meu Blog Pleas - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. que amor!! não conhecia mas assim já amei aquela coisa de "mal conheço e já considero" hahaha
    beijos
    Um Mundo Em Duas 

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo joia?
    Eu não curto muito o gênero, mas estou muito curiosa em ler esse livro, vejo muitas criticas positivas sobre ele !! Achei a capa tão bonita *-*

    Beijos
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Sil!
    Que bommm que gostou!!! Este é o meu livro favorito da autora. Já li a continuação, e mesmo não tendo gostado tanto como esperava, é um bom livro e dá para compreender muitas das atitudes do Willem. Espero que goste também.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oii!
    =)

    Eu sinto que esse livro me olha na livraria todas as vezes que vou lá, mas eu sou tão chatinho com séries e tão visual com capas delivro que nunca tive coragem de ler. A capa não me convida (que pecado essa minha mania!, rs. eu sei.) e eu não gosto de ler séries. Espero que isso tenha um final feliz.

    Bjão.
    Diego, Blog Vida & Letras
    http://blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, Sil! Da Gayle Forman eu li Se Eu Ficar e Para Onde Ela Foi e gostei bastante, mas não fiquei empolgada para conferir outras obras dessa autora, pois a sua escrita não me conquistou. Assim como a história de Apenas Um Dia, que não me deixou nada curiosa. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo