07 dezembro 2015

Resenha | Incarceron - Catherine Fisher


Livro: Incarceron
Serie: Incarceron - Livro 1
Autor: Catherine Fisher
Gênero: Distopia, Fantasia
Editora: Novo Século
Paginas: 352
Ano: 2012

Resenha: 
Incarceron é uma prisão que foi criada com o intuito de livrar o mundo da "escoria", aquelas pessoas desprezadas pela sociedade. Só que eles não queriam apenas punir e sim mudar essas pessoas. Para esse experimento, entrou na prisão setenta sapientes junto com os presos, para passarem a sua sabedoria a eles. A Prisão foi selada e somente seu Guardião é que tem acesso a ela, ninguém mais conhece a sua localização. Ninguém entra, ninguém sai. Só que Incarceron, que foi criada para ser uma espécie de paraíso, com labirintos, florestas e mares, passou a ter vida própria e a controlar a todos. Do paraíso ao inferno. As pessoas lá dentro agora tem que lutar para permanecerem vivos. Só que do lado de fora ninguém sabe disso, pois, o Guardião diz a todos que o progresso é excelente.
"Então, um dia, eu estivera conversando com a Prisão e, ao sair do aposento, ouvi-a rir. Um riso baixo e zombeteiro. O som me enregelou... Foi então que soube que tínhamos criado um demônio que nos destruiria."
Finn e Claudia tem uma coisa em comum, ambos estão presos. Finn está preso literalmente em Incarceron e Claudia está presa as vontades de seu pai, o Guardião de Incarceron. Quando ele está por perto, todos tremem de medo, inclusive Claudia. À filha do Guardião, somente o melhor está reservado, por isso ela está prometida desde criança, ao futuro Rei, mas com sua morte, esse compromisso passou ao irmão do Príncipe, Caspar, agora herdeiro do Reino. Ela acaba de saber que o casamento não será mais em um ano e sim em uma semana. O casamento foi antecipado, pois, Caspar, acaba de ser expulso da Academia apos um longo histórico de insubordinação. Claudia não tem nenhuma intenção de se casar e por isso ela dá um jeito de entrar na sala proibida de seu pai e é lá que ela encontra uma chave de cristal.

Finn é um "nascido na cela". Não se sabe como, mas de vez em quando Incarceron "cria" essas pessoas, sem nenhuma memória, mas a maioria fica louca. Finn teve a sorte de ser normal. Mas ele tem certeza de que veio do lado de fora da prisão, ele tem lembranças de sua infância.  E por isso ele tem a ajuda de alguns que querem fugir da Prisão e acreditam que essas lembranças são visões dadas por Sapphique, o único, dizem, que já consegui fugir. Finn pertence a um dos grupos que lutam para sobreviver e numa luta com um outro grupo, ele conhece a Mestra, que reconhece uma tatuagem em Finn, de uma águia com uma coroa. Essa tatuagem está em uma chave de cristal que foi encontrada pelo grupo dela. Finn consegue pegar essa chave. Agora ele e Claudia tem cada um, uma chave idêntica, e seus caminhos irão se cruzar. Será que eles conseguirão a tão almejada liberdade?
"— Como eu posso ajudar você? O que pode estar de errado em um mundo perfeito?            — Por favor – ele sussurrou desesperadamente. — Você precisa me ajudar a Fugir."
Comecei esse livro sem saber nada dele, nunca tinha lido nenhuma resenha e a sinopse pouco conta. O livro é narrado em terceira pessoa e, ora acompanhamos Finn dentro da prisão, ora Claudia fora dela. No começo o livro é um pouco confuso e demorei para entender que a história acontece no futuro. A forma como Claudia se vestia e descrevia as coisas, parecia que estavam no passado, mas só depois fui entender o que realmente tinha acontecido. No começo de cada novo capitulo, tem uns flashback contando como chegou aquela situação. As partes de Finn são as mais confusas, pois, dentro da Prisão, não sabemos o que é realidade e o que é fantasia. Já as partes de Claudia acompanhamos uma trama politica que vem sendo armada antes de seu nascimento.

Os personagens são todos encantadores, desde os protagonistas aos secundários. Claudia é a tipica mocinha que não se conforma com o que está vivendo e vai fazer tudo para mudar esse cenário, nem que para isso ela precise enganar e se esconder e ainda manter um sorriso no rosto diante de seu pai. Finn, gostei dele desde o inicio. Ele é o garoto perdido que queremos de toda forma que consiga escapar da Prisão. E acreditei nele desde o inicio, mesmo quando tudo estava contra ele. Agora tem um personagem que mexe com a gente e dá até agonia durante a leitura, Incarceron. A Prisão é um personagem, ela está viva e atenta a cada movimento que acontece dentro dela. Fiquei até com medo umas horas hehe. Só me resta recomendar o livro para os amantes de uma boa fantasia misturado com distopia e correr ler o segundo e ultimo livro dessa história magnifica.

Nota: 


37 comentários:

  1. Sil, por algum motivo os livros parecem tão interessantes quando você fala deles :3 Ou você só lê livros interessantes heheh. Mais um para a lista. A premissa é ótima né? Estou bem nessa vibe de ler coisas diferentes, com temas diferentes e propostas que fogem do comum. Quero ler com toda a certeza =D
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu não conhecia o livro e achei a capa muito curiosa, o título então .... nem se fala! comecei a ler a sua resenha sem saber o que encontraria e me surpreendi ao perceber que me interessei pelo livro, acho que eu gostaria bastante de ler, gente você falou tão bem dos personagens que fiquei com a maior vontade de ler e entender tudinho.

    ResponderExcluir
  3. Oi Flor
    Adorei a capa desse livro. A chave dá um ar enigmático.
    Gosto de ler livros sem ler resenha, sinopse e deixar me surpreender e gostei de saber que você gostou. Gosto de personagens diferentes e bem construídos como os que você relatou. A prisão ser um personagem é bem inovador.
    Adorei a dica, não conhecia, mas já entrou na lista.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  4. Olá, Sil, tudo bem?
    Você apresenta muitos títulos interessantes, e que me fazem ficar de boca aberta! Juro, que não conhecia esse livro e já me encantei com a ideia.
    Vou procurar saber mais e quem sabe em 2016 ele esteja entre os meus.
    bjs Ju
    Visite: Nossa Estante Nacional

    ResponderExcluir
  5. Oie Sil =)

    Eu conheço essa série e sempre me senti tentada a dar uma chance por que acho as capas lindas. Mas ai lembro que é uma série e desanimo rs...
    Quem sabe quando eu terminar uma ou mais séries que estou acompanhando no momento eu não me anime e acabe dando uma chance para ela. Sua resenha me deixou bem curiosa ^^

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  6. Olá Silvana
    Tudo bem?
    Também conheço a serie flor, iniciei a leitura do livro, mas tive que parar na metade pois surgiram outros compromissos e terminei deixando de lado, mas e simplesmente incrível como a historia e nada e como as coisas acontecem dentro dentro da prisão, são coisas realmente inesperadas e por vezes despeadoras, gosto bastante dos personagem principalmente a Claudia, apesar de seus medos eu exergo nela uma pessoa bastante corajosa e forte, pretendo retoma a leitura *-* mas depois de um tempo percebi que lembra bastante maze runner.

    Beijos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi! Sul deixa du entender essa história é composta por dois livros?! Qual o nome do segundo?
    Fiquei super interessada, uma prisão que deveria ser um lugar bom, criando vida e pelo que parece fazendo os personagens viverem alguns horrores. Adorei!
    Quando começou a sinopse também pensei que era uma história na época passada devido a ter Rei e Príncipes.
    Me pareceu uma distopia bem diferente!
    Abraço
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil!
    Não me recordo de já ter lido alguma resenha desse livro, e pelo que vejo é muito bom! Nossa, e pensar que eu tenho ele aqui e nunca dei uma segunda olhada direito, rs. Gostei muito da sua resenha, ficou perfeita!
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi!!!
    Achei muito interessante e intrigante tanto a sinopse quanto sua resenha. Adicionei e minha lista que está quilométrica. Gosto desde gênero de fantasia e distopia.

    Beijos Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil, não conhecia o livro e nem a serie e me interessei, ainda que não seja meu gênero literário favorito. Me encantei com os personagens só em função da forma como você os apresentou. Acho maravilhoso quando os personagens secundários ganham a atenção do leitor também, além da protagonista ser interessante. Me deu muita vontade de ler!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi.
    Nossa que livro interessante, uma prisão viva que forma quase um universo paralelo, e essas chaves o que sera que ela abre? Nossa que curiosidade.
    Não sei se irei gostar da Claudua, mas o Finn já me conquistou.
    A capa está muito linda.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oiii
    Fiquei um pouco perdida no início, depois entendi que é uma espécie de distopia.
    Aí me pareceu muito com o momento que estamos vivendo no Brasil, essa questão da marginalização.
    Já estou torcendo pelo Finn e querendo saber mais sobre o pai da Claudia. Quero dizer, deve ter um motivo para ele ser esse monstro, né?
    A humanidade não aprende mesmo, deixar todo o poder nas mãos de uma pessoa só.
    Fiquei curiosa para saber sobre essas crianças nascidas, ou criadas pela prisão, não entendi muito bem essa parte, mas me cheira a treta kkkkk.
    Muito interessante e instigante o enredo do livro, espero pela próxima resenha.
    bjs
    diariodeumapsicopedagoga.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá, Sil.
    Já sabia que se tratava de uma espécie de distopia, o que me agrada, é claro. Porém, essa é a primeira resenha que leio.
    Certamente vou conferir a obra. Gostei bastante do enredo.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de dezembro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
  14. Amiga eu nem tinha ideia sobre esse livro sabia?
    E achei legal ser da novo século. Muito legal.
    Espero poder ter a oportunidade de fazer a leitura, porque em se tratando de distopia e ainda ter um gênero de fantasia, eu acho que irei gostar bastante. Adorei a sua resenha. Ficou muito bem elaborada como sempre e tu sempre arrasando em senhorita hahahaah

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/resenha-lembra-de-mim.html

    ResponderExcluir
  15. Oi, Sil!
    Não conhecia essa série de livros, e com a sua resenha eles parecem muito interessantes. Vou esperar a sua resenha da continuação para adiciona-lo na minha lista de leitura!
    Te marquei em uma tag, vê lá!
    Beijos,

    Borboletas de papel Ƹ̴Ӂ̴Ʒ

    ResponderExcluir
  16. Oi, Sil!
    Gente, a capa desse livro me lembra muito a de Leviatã (acho que esse é o nome) e sempre achei que era da mesma série hahhahahah
    Eu também não vi muitas resenhas pela blogosfera, mas, às vezes, acho bom porque assim não influenciam tanto nossa opinião.
    Essa Prisão aí já atacou minha claustrofobia.
    Beijos
    Balaio de Babados | Participe da promoção Natal do Babado

    ResponderExcluir
  17. Ola a Sil a premissa me deixou confusa, lendo sua resenha consegui visualizar um pouco do tema do livro, mas mesmo assim ainda não chamou minha atenção, vou aguardar sua resenha do próximo livro, quem sabe me animo a ler. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  18. Oiiê
    Sempre tive muita curiosidade de ler essa serie, mas com o tempo meu interesse acabou! Achei sua resenha bem bacana e explicativa, assim como uma outra que eu li! e eu posso ter perdido o interesse mas essa capa continua perfeitamente linda!
    Bjks

    ResponderExcluir
  19. Oi Sil
    Ainda não tinha visto este livro, mas fiquei bem interessada e gostei da premissa dele. Valeu a dica.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Que louco esse livro, meu Deusss kkkkk.
    Achei incrível!! Me lembrou um pouco a história do Minotauro, só que dessa vez, o Minotauro é a prisão, né? E que louco isso da prisão estar viva! Achei uma ideia bem criativa e super legal, uma fantasia com distopia, e me empolguei bastante com o enredo e os personagens!

    ResponderExcluir
  21. Oie Siil,

    Sabe não sou de ler muito distopias, mas esse livro me fez muita vontade de ler. Que livro é esse? Fantasias é tudo de bom, ainda mais quando queremos fugir da nossa realidade. A premissa dele, é super interessante, então com certeza já está mais do que anotado na minha lista de desejados.

    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  22. Oiii Sil!

    Dois gêneros que eu não sou muito fã justamente por isso.tenho uma dificuldade gigante em ler esses livros e me concentrar nas obras. Mas esse me deixou bem curiosa! Gostei desses dois narradores e mesmo sendo um pouco confuso, acho que isso é proposital pra deixar curioso.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  23. Oi Silvana, eu não conhecia o livro ainda e confesso que fiquei super curiosa com ele, eu adoro uma boa fantasia e esse livro parece ter tudo, e que bom saber que tem uma continuação. Só posso dizer que com certeza eu leria logo que tiver oportunidade!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  24. Ah meu deeeeeeeeeeeeeeeus, quero esse livro pra já!! Nenhuma resenha me deixou tão curiosa com esse livro quanto você. Sério, pode esperar que logo faço resenha citando que você indicou hahahah preciso ler urgentemente *-*

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "A Luva de Cobre", vem conferir!

    ResponderExcluir
  25. O livro tem uma premissa interessante, uma capa enigmática, e a sua resenha ainda ficou maravilhosa e me deixou com vontade de dar uma chance ao livro, preciso dele!!!
    Estou seguindo e adorando seu cantinho <3
    Beijos.
    Criei, recentemente, um blog para falar sobre filmes, séries, cultura e artes no geral. Se você puder dar uma conferida eu ficarei muito grata: http://cineleva.blogspot.com.br/ :)

    ResponderExcluir
  26. Eu já tinha ouvido falar do livro, mas muito por cima. Essa é a primeira resenha que leio dele. Estava achando meio confuso, sem saber se eu iria me entender com a narrativa e essa coisa de flashback e da dúvida do que é realidade e o que é fantasia, mas parece que a autora soube explorar muito bem o que acontece e o livro ganha o leitor. E a prisão é um personagem também? Uau! Adorei a ideia disso, e fiquei mais do que curiosa para ler a história :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  27. OI Sil. Olha que me deu medo viu. Fiquei imaginando umas cenas do primeiro filme do Maze Runner e toda aquela prisão e agora tu me fala disto e fiquei imaginando milhares de coisas. Parece ser algo que mexe com a gente no meio da leitura e se você sentiu este medo, imagina eu!
    ,
    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  28. Olá!

    Nossa, eu comprei esse livro a uns 3 anos só pq achei a capa linda e nunca li! Minha irmã leu e não curtiu muito, como pouco se fala dele por ai, até hoje não li!! Você me encorajou agora rs

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  29. Oi Sil, sua linda, tudo bem
    Nossa, que história diferente, achei incrível esse enredo. Não conhecia, você é a primeira que me fala dele. E essa prisão estar viva, foi a cereja do bolo, com certeza. Estou curiosa para saber como ele entrou lá, como eles irão conseguir sair. Engraçado, que lendo a sua resenha, em nenhum momento ficamos pensando em se as pessoas que estão presas são boas ou más, só ficamos torcendo para elas fugirem.Não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Oi, Sil! Tudo bem? Achei a capa do livro tão linda e a premissa bem interessante. Acho que futuramente eu daria uma chance a ele! Adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Oie, Sil! Nem mesmo tinha lido a resenha e já fui no skoob colocar o livro na lista de livro á ler. Isso da prisão ter vida própria me deixou bem com medo, mas curiosa o bastante, rs.
    E sua resenha apenas agregou mais vontade de conhecer a trama de perto. Bela resenha

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
  32. Achei a proposta desse livro muito interessante, sério! Vou ler assim que puder, pois amei!

    ResponderExcluir
  33. Olá!
    Não entendi muito sobre a sinopse, admito. Achei meio confuso e achei estranho. Porém, gostei da sua resenha e fiquei curiosa para conhecer esse mundo. Espero ler em breve.
    Beijos :*
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  34. Nossa, esse livro parece ser incrível, cheio de aventuras ao descobrirmos esse novo mundo, ainda não tinha ouvido falar dele, mas com certeza ele já entrou na minha lista de próximas leituras.

    ResponderExcluir
  35. Oi!
    Nunca tinha visto nada desse livro, e estava um tanto quanto confusa quando li a sinopse na sua resenha, mas depois de ler sua opinião em si eu entendi bastante o livro, e achei fantástica essa história, ainda mais abendo que a prisão é quase como um ser real, que está prestando atenção em tudo.
    Achei essa distopia bem diferente, e com certeza entrará pra minha lista de desejados.

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  36. Olá...Silvana, tudo bem??
    Sempre vejo esse livro nas livrarias, as vezes tenho vontade de pegá-lo e outras vezes nem tanto... pelo que eu lembre essa é a primeira resenha que leio do livro e eu gostei muito viu... adorei a premissa e curti essa coisa da prisão meio que ter vida e você ter sentido medo... isso é muito bom de saber... sua resenha ficou ótima!!! Xero!!!

    ResponderExcluir
  37. Ahhhh, por isso que não me lembrava! Não li essa resenha!
    Essa capa também é maravilhosa e eu fiquei bastante interessada. Achei uma coisa meio Aladim! Hahahaha

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo